Cadastre-se grátis

Resultado das eleições americanas 2024: como e onde investir a partir de agora?

O resultado das eleições americanas de 2024 trouxeram mudanças significativas no cenário econômico, gerando dúvidas sobre o impacto nos investimentos, política internacional e outros temas.

Com o novo presidente eleito, investidores precisam avaliar ajustes estratégicos para manter a segurança e rentabilidade do portfólio.

Este texto traz uma análise sobre os impactos esperados nos mercados e na economia e como adaptar sua carteira para aproveitar oportunidades e mitigar riscos, considerando as possíveis políticas econômicas e os efeitos nos mercados globais nos próximos anos. Vamos lá?

Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos em 2024?

Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais dos EUA, segundo projeção da Associated Press (AP). Com isso, ele se tornará o 47º presidente na história do país.

Até a publicação deste conteúdo, a AP indicava a vitória de Trump nas eleições presidenciais estadunidenses, com 295 delegados e 73.493.418 votos (50,7%) contra 226 delegados e 69.173.237 votos (47,7%) para Kamala Harris.

Com votos suficientes, ele supera Kamala Harris, ainda que a contagem total não esteja concluída.

O resultado foi anunciado pela AP às 7h30 de quarta-feira (6/11), após Trump ultrapassar os 270 delegados necessários. Ele tomará posse em 20 de janeiro de 2025, marcando seu retorno ao poder após quatro anos.

Já está no ar um episódio especial da nossa websérie sobre as eleições nos EUA. João Freitas, Analista de Investimentos da Toro, comenta a vitória do candidato republicano e as primeiras reações dos mercados, cobrindo dólar, Bolsas, yields dos treasuries, commodities e ouro.

Assista ao episódio completo no YouTube da Toro e acompanhe outros vídeos com detalhes das propostas do novo presidente:

Eleições no legislativo

Além do pleito para presidente, o Partido Republicano conquistou o controle do Senado dos EUA com vitórias em Virgínia Ocidental e Ohio, garantindo maioria no próximo ano.

O partido também obteve ganhos na Câmara, consolidando apoio ao governo de Donald Trump, caso confirmada sua vitória presidencial.

Com pelo menos 51 cadeiras no Senado e vantagem na Câmara, os republicanos poderão nomear juízes e fortalecer sua agenda política. Ademais, as disputas finais na Câmara e em alguns estados podem ampliar ainda mais essa maioria.

SAIBA MAIS:
➡️ Veja a lista completa com todos os presidentes dos Estados Unidos na história
➡️ Como funciona a eleição presidencial nos EUA? Entenda agora!

Quem é Donald Trump?

Donald Trump é um empresário, ex-apresentador de TV e político americano, conhecido por seu estilo direto e controverso.

Ele nasceu em 1946 em Nova York e construiu sua fortuna principalmente no setor imobiliário, expandindo seus negócios para marcas, cassinos e entretenimento.

Em 2016, foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos como candidato do Partido Republicano, derrotando Hillary Clinton. Em 2020, foi derrotado por Joe Biden em sua tentativa de reeleição.

Contudo, em 2024, ele se candidatou novamente e venceu a eleição, retornando ao cenário político com promessas de uma agenda de continuidade nas políticas republicanas.

Será a primeira vez na história dos EUA que um presidente exerce 2 mandatos não consecutivos.

Quais foram as principais promessas de campanha de Donald Trump?

Durante seu primeiro mandato (2017-2021), suas políticas foram marcadas por cortes de impostos, tensões comerciais com a China, endurecimento nas políticas de imigração e uma postura nacionalista.

Então, seu governo teve um forte posicionamento protecionista e, na gestão fiscal, expansionista. Para 2024, ele retornou com novas propostas em diferentes áreas.

Agora, com a eleição de Donald Trump, vários impactos serão observados em diferentes áreas da economia e dos mercados.

Pensando nisso, preparamos uma série de vídeos que lhe ajudarão a entender as primeiras repercussões e o que os especialistas esperam daqui para frente.

Impacto nos mercados

Em mais um episódio da websérie sobre as eleições dos EUA, exploramos as oportunidades de investimento com a vitória do candidato republicano Donald Trump.

Segundo a equipe de Análise da Toro, a expectativa de redução de impostos, tanto corporativos quanto para as famílias, pode impulsionar o lucro de empresas como Walmart e Berkshire.

Com menos regulação estatal, bancos como o JP Morgan também podem se beneficiar.

Em um cenário de possível alta inflacionária e juros elevados, títulos públicos e de crédito privado high yield ganham destaque.

Assista ao episódio completo e baixe nosso relatório gratuito com recomendações de especialistas para proteger seu portfólio:

Política econômica

No vídeo a seguir, exploramos a proposta econômica de Donald Trump. Como vimos, sua campanha promete fortalecer os EUA com políticas focadas em economia, emprego, segurança nacional e uma postura protecionista no comércio internacional.

Priorizar o combate à inflação, reduzindo restrições na produção de energia e abandonando o “Green New Deal,” está entre suas metas, buscando assim uma maior independência energética.

Outras propostas incluem cortes em gastos governamentais, menos regulamentação para reduzir custos e incentivar o crescimento econômico.

Além disso, o “Sonho Americano” seria incentivado com políticas que facilitam a compra de imóveis, reduzem regulações em educação e saúde, e promovem alternativas de ensino mais acessíveis e alinhadas ao mercado de trabalho.

Assista ao episódio completo no YouTube da Toro:

Política externa

Por fim, temos ainda um episódio especial sobre a política externa do candidato eleito. Nesta seara, a campanha de Trump defende uma postura protecionista para fortalecer a indústria americana, reduzir o déficit comercial e trazer cadeias de suprimento de volta aos EUA, proteger os trabalhadores americanos, garantindo maior independência da China.

Para proteger o mercado interno, o plano inclui uma tarifa mínima de 10% sobre diversos produtos estrangeiros, com foco em importações da China.

Entre as metas de Trump também estão o alívio do custo de vida para os americanos, por meio de cortes de impostos para trabalhadores e isenção fiscal sobre gorjetas.

Outra prioridade é manter o dólar como moeda de reserva global e promover a paz no Oriente Médio, além de buscar uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Entenda mais assistindo ao episódio completo:

Como e onde investir a partir de agora?

Com a confirmação da vitória de Donald Trump, o cenário econômico global ganha novas direções. O fim da corrida eleitoral nos EUA marca o início de um governo republicano com propostas que podem impactar diversos mercados.

Então, é o momento de ajustar seu portfólio considerando essas mudanças e identificar onde estão as melhores oportunidades para crescer seu patrimônio.

Para ajudar, preparamos um relatório gratuito com estratégias de investimento que podem se beneficiar desse contexto.

Você pode investir nas recomendações disponíveis no relatório com poucos cliques pelo seu aplicativo Toro.

Clique na imagem a abaixo para acessar o conteúdo e conte com nossa Assessoria Exclusiva para orientá-lo a investir nas melhores oportunidades e alcançar o sucesso financeiro.