Cadastre-se grátis

Diversificação de investimentos: veja como fazer na sua carteira

A diversificação de investimentos é uma das principais estratégias disponíveis para você proteger sua carteira e aumentar as chances de ganhos. Ela consiste em montar uma carteira composta por ativos de diferentes tipos e de diferentes setores para que, quando um desses ativos se desvalorize, a perda seja compensada com a valorização de um outro.

Na busca por uma estratégia financeira sólida e resiliente, a diversificação de investimentos emerge como uma pedra angular para investidores de todos os perfis.

Este guia explora a importância e os métodos para diversificar eficazmente sua carteira de investimentos. Em um cenário econômico dinâmico e incerto, entender como distribuir seus recursos entre diferentes ativos torna-se essencial para mitigar riscos e potencializar retornos.

Ao mergulhar nas nuances da diversificação, você será guiado por insights práticos sobre como construir uma carteira robusta, alinhada com seus objetivos financeiros e tolerância ao risco. Descubra como a diversificação pode ser a chave para um portfólio mais equilibrado e resiliente ao longo do tempo.

Acompanhe este artigo e veja:

  • O que é diversificação de investimentos e qual sua importância.
  • Quais as vantagens de diversificar seus investimentos.
  • Como fazer a diversificação de investimentos do jeito certo.
  • Como diversificar seus investimentos com ajuda de especialistas do mercado e um plano personalizado para você.

O que é diversificação de investimentos?

Diversificar seus investimentos, de forma simples, é aplicar seu dinheiro em diferentes ativos, de classes distintas. E não deixar todo o recurso aplicado em lugar só.

Em vez de colocar todos os seus ovos em uma cesta, você distribui seus investimentos em diferentes tipos de ativos, como ações, títulos e imóveis.

Fazendo uma analogia, imagine que cada tipo de investimento é um ingrediente na sua salada financeira: ter uma mistura equilibrada ajuda a garantir que sua refeição (ou carteira de investimentos) seja mais saudável e resistente a flutuações imprevistas.

Para entender mais sobre isso, confira este vídeo e aprenda como funciona a diversificação de investimentos construindo uma carteira vencedora:

O objetivo principal ao fazer esta diversificação de investimentos da forma correta é uma das melhores estratégias para aumentar a segurança dos seus investimentos e também suas possibilidades de lucro.

Imagine que um investidor aplicou todo o seu capital, no total de R$10.000, em apenas um ativo da Bolsa de Valores acreditando que aquele ativo iria se valorizar em algumas semanas.

No entanto, como o mercado é bastante dinâmico, esta expectativa não se concretizou e o ativo acabou caindo ao invés de subir. Então, este investidor que não diversificou seus investimentos, acabou tendo uma perda.

Agora veja o exemplo de um investidor que decidiu diversificar seus R$10.000: ele selecionou 5 ações de diferentes setores da Bolsa para aplicar este dinheiro de forma equilibrada.

Desta forma, se uma destas ações se desvalorizar, ele pode ter as perdas suavizadas porque outras ações podem subir durante o mesmo período.

Então, no total, mesmo com uma das ações registrando queda, este investidor pode ter um saldo positivo na sua carteira graças à diversificação de investimentos.

Quais são os tipos de diversificação de investimentos?

Existem várias maneiras de diversificar investimentos. Aqui estão alguns tipos comuns:

  1. Diversificação de ativos: investir em diferentes classes de ativos, como ações, títulos, imóveis e commodities, para espalhar o risco.
  2. Diversificação setorial: distribuir investimentos em setores distintos da economia (tecnologia, saúde, finanças) para reduzir a exposição a eventos específicos.
  3. Diversificação geográfica: investir em diferentes regiões geográficas ou países para reduzir o risco associado a eventos locais.
  4. Diversificação interna: dentro de uma classe de ativos, como ações, diversificar entre diferentes empresas e setores para mitigar riscos específicos.
  5. Diversificação de estilo de investimento: combinar diferentes estilos ou estratégias de investimento, como value investing e growth investing, para equilibrar estratégias.
  6. Diversificação de prazo: equilibrar investimentos de curto, médio e longo prazo para atender a diferentes metas financeiras e horizontes temporais.
  7. Diversificação por tipo de investimento: incluir uma variedade de instrumentos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos e ETFs, para ampliar a diversidade.

A combinação dessas abordagens pode ajudar a criar uma carteira robusta e equilibrada.

Qual a importância da diversificação de investimentos?

Como falamos agora pouco, o mercado financeiro é muito dinâmico. Mesmo quem tem muita experiência e utiliza as melhores ferramentas para observar os movimentos do mercado, não consegue prever com 100% de certeza o que vai ocorrer no futuro.

É possível sim investir com maiores chances de ótimos resultados, mas nem sempre as perspectivas acontecem de acordo com o esperado. Por isso que diversificar seus investimentos é um pilar essencial para ter uma carteira vencedora.

Confira agora as principais vantagens da diversificação de investimentos:

1. Mais segurança

Já conversamos sobre isso, mas vale sempre repetir: uma das maiores vantagens da diversificação é o aumento da segurança e diminuição dos riscos. Ao não colocar todo o seu capital em um ativo só, você tem menos riscos de ter perdas que impactam todo o montante da sua carteira de investimentos de uma só vez.

2. Mais chances de sucesso

Além de poder suavizar os riscos nos seus investimentos, ao diversificar você também aumenta suas chances de ter excelentes ganhos. Isso porque você poderá aproveitar diversas oportunidades promissoras do mercado ao mesmo tempo, fazendo as possibilidades de ter resultados positivos serem bem maiores do que se investisse em apenas um ativo.

3. Mais equilíbrio

Com a diversificação dos seus investimentos, você também foca em algo muito importante: equilíbrio. Mesmo quem foca na atividade de Day Trade, pode ter uma carteira de investimentos de olho no longo prazo, considerando ativos para além das ações, e assim aproveitar modalidades diferentes da Bolsa de Valores. Desta forma, não é preciso olhar apenas para um caminho e sim buscar um equilíbrio entre várias possibilidades interessantes que o mercado oferece.

4. Mais facilidade

Outra vantagem bem legal da diversificação é poder acessar seus investimentos conforme suas necessidade. Isso porque ao investir em apenas um título ou ativo, todo o seu dinheiro fica “preso” em apenas um lugar, aguardando o vencimento ou alcance da meta definida.

No entanto, ao diversificar, você pode ter títulos com liquidez diária, que permitem resgatar o valor quando quiser, e também ativos de longo prazo, que costumam oferecer retornos melhores, mas exigem mais tempo de aplicação.

5. Mais oportunidades

Mais um ponto positivo de diversificar seus investimentos é poder aproveitar excelentes oportunidades e construir uma carteira com ótimo potencial de lucro.

É possível ter parte da sua carteira em ativos mais conservadores, como títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos com menor risco, e também alocar outra parte do capital da carteira em ativos promissores mas que exigem maior exposição a riscos.

Um pequeno percentual da carteira pode ser utilizado, por exemplo, para investir em Small Caps, ações de empresas com menor capitalização mas que podem oferecer crescimento exponencial.

Como fazer a diversificação de investimentos do jeito certo? 

A diversificação tem algumas etapas importantes que, independentemente do seu perfil de investidor, são necessárias para construir uma carteira de investimentos inteligente. Confira a seguir:

  • Defina seus objetivos: defina claramente seus objetivos financeiros, prazos e tolerância ao risco. Isso orientará suas escolhas de ativos.
  • Conheça seu perfil de investidor: após definir seus objetivos, é importante entender seu perfil de investidor. Isso facilita a seleção dos ativos para diversificar sua carteira, levando em consideração seu apetite ao risco, o valor total a ser investido e o tempo de investimento.
  • Conheça os ativos disponíveis: familiarize-se com diferentes classes de ativos, como ações, títulos, imóveis e outros. Compreenda como eles se comportam em diferentes condições de mercado.
  • Alocação de ativos: distribua seu dinheiro entre diferentes classes de ativos de acordo com seus objetivos. Por exemplo, se busca crescimento, pode alocar mais em ações; se busca estabilidade, pode favorecer títulos.
  • Diversificação interna: dentro de cada classe de ativos, diversifique ainda mais. Em ações, por exemplo, escolha empresas de setores variados para reduzir o impacto de eventos específicos.
  • Rebalanceamento regular: periodicamente, ajuste sua carteira para manter a alocação desejada. Isso evita que a performance desigual de diferentes ativos afete demasiadamente o seu portfólio.
  • Considere Investimentos globais: explore oportunidades internacionais para reduzir a dependência de um único mercado.
  • Reinvista os dividendos: use o valor dos proventos recebidos para aumentar a diversificação da carteira de investimentos comprando mais ativos variados.

Como ter ajuda de experts para diversificar meus investimentos? 

Como você viu neste artigo, fazer a diversificação dos seus investimentos da forma correta é um dos pilares mais importantes para ter melhores resultados. Mas entendemos que, na prática, diversificar pode ser uma tarefa mais complexa do que parece para muitos investidores, especialmente os iniciantes.

Afinal, selecionar os melhores ativos de cada classe de investimento, exige uma expertise para encontrar as melhores oportunidades e aproveitá-las na hora certa.

Por isso, a nossa equipe de Análise aqui na Toro estuda o mercado financeiro diariamente para recomendar carteiras de investimento sempre atualizadas e com ótimas perspectivas de ganho.

E o melhor: durante todo o processo de investir e rebalancear seus investimentos você pode contar com um Assessor de Investimentos da Toro para estar ao seu lado.

Para deixar tudo ainda mais fácil para você, temos à sua disposição um plano de investimentos personalizado para seu perfil e objetivos. Olha só tudo que você terá acesso de forma gratuita:

Carteira de investimentos diversificada

Aproveite as oportunidades que cada classe de ativo oferece e proteja seu patrimônio ao mesmo tempo em que aumenta suas chances de sucesso.

Recomendações feitas por experts certificados

Ações, FIIs, ETFs, Fundos de Investimento e Renda Fixa. Todos os melhores ativos do momento escolhidos a dedo pelos nossos Analistas de Investimentos para entregar um plano ideal para você.

Assessoria Exclusiva

Investindo acima de R$5 mil você já tem acesso à nossa equipe de Assessores qualificados para te ajudar a personalizar seus investimentos de acordo com seus objetivos.

E quem investe pela Toro a partir de R$100 mil tem um Assessor Exclusivo para construir uma carteira personalizada e ainda falar quando quiser direto no WhatsApp. Que tal começar agora mesmo? É só preencher o formulário a seguir:

fundo-lp-assessoria-100k-blog

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!