O Volume Weighted Average Price (VWAP) é um indicador de Análise Técnica que considera a média dos preços que foram negociados em um determinado período. Em português, a tradução literal é Preço Médio Ponderado por Volume.

Esse indicador é bastante utilizado por traders, já que fornece uma visão de preços sobre a tendência e o valor de um ativo. 

Para saber no detalhe como o VWAP funciona e como utilizar nas suas operações de trading, confira o artigo que preparamos para você.

Aproveite o melhor do trading ao vivo com experts.

Observe o mercado em ótima companhia Participe da live gratuita e aproveite o  melhor da Bolsa ao lado de experts

O que é o VWAP?

O Volume Weighted Average Price, ou VWAP, é um indicador que mostra o preço médio de um ativo ajustado pelo seu volume.

Ele é calculado durante as operações de Day Trade, tomando o valor total das negociações do ativo e dividindo-o pelo volume de negociações.

Com o VWAP, é possível ponderar a liquidez de um ativo em um determinado período, que pode ser intradiário, semanal ou mensal. 

Ao contrário de outras médias móveis, que focam os períodos, o VWAP é mais voltado para o volume financeiro, possibilitando identificar os movimentos de grandes players do mercado.

O VWAP é representado pela linha roxa no seguinte gráfico: 

gráfico com indicador vwap

Aproveite o melhor do mercado com plataformas profissionais Acesse grátis e escolha a sua

Como calcular o VWAP?

O cálculo do VWAP é realizado diariamente, começando no início do pregão até o horário do fechamento. Logo, o cálculo utiliza dados intradiários.

Veja como fazer essa conta:

VWAP = Σ (Volume x Preço) ÷ Σ Volume

Apesar de ser similar ao cálculo da média móvel simples, o VWAP é calculado quando se multiplica o preço pelo volume e o resultado é dividido pelo volume total.

Na média simples, o resultado é obtido ao somar o preço de venda de um ativo em determinado período e o resultado é dividido pelo período analisado. O volume, portanto, não é contabilizado.

Esse cálculo, porém, é realizado automaticamente por plataformas de trading, como o Profit Toro Trader. No vídeo a seguir, o Analista de Investimentos da Toro, Victor Lima, conta quais são as melhores plataformas de Day Trade para quem é iniciante ou avançado:

Quer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado

Quais são as vantagens de utilizar esse indicador?

O VWAP apresenta certas vantagens para quem opera no Day Trade.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que ele é um indicador utilizado como benchmark por grandes players.

O VWAP é usado como referência para avaliar a eficiência de execução de compra ou venda de grandes volumes de um ativo.

Isso significa que se os preços estão próximos da VWAP, são considerados "justos". Se estão muito longe acima do indicador, estão sobrecomprados. Da mesma forma, se estiverem muito abaixo, os preços estão sobrevendidos.

Em resumo, o VWAP não é utilizado apenas para gerar zonas de suporte e resistência, mas como uma referência para saber se o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido.

Como são os grandes players que movimentam o mercado e estes utilizam o VWAP como orientação para entrar ou sair das operações, ele é um indicador valioso para acompanhar suas próprias negociações diárias.

Então, após observar a tendência dos ativos — se terão uma alta brusca ou se estão em uma tendência de queda — será mais fácil definir as melhores estratégias. 

Embora o VWAP tenha grandes vantagens, ele também apresenta algumas limitações. Veja mais a seguir.

Toro Trader MobileQuer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado

Quais são as restrições do VWAP?

O VWAP reinicia a cada dia de negociações no pregão. Como ele é um indicador focado em volume,  é importante tomar cuidado ao utilizá-lo por diversos períodos, pois ele pode sofrer distorções. 

Além disso, mesmo que alguns players prefiram comprar quando o preço de um ativo estiver abaixo do VWAP ou vender quando estiver acima, esse indicador não é o único fator a ser considerado.

É fundamental elaborar uma estratégia que utiliza outros indicadores para fazer uma boa negociação.

 

Em fortes tendências de alta, o preço pode continuar subindo por muitos dias sem ficar abaixo do VWAP, por exemplo.

Portanto, esperar que o preço caia abaixo do VWAP pode resultar em uma oportunidade perdida caso os preços estiverem subindo rapidamente.

Outra restrição do Volume Weighted Average Price são os critérios subjetivos. Sabemos que o ideal é prestar atenção nos momentos em que os ativos são sobrevendidos ou sobrecomprados, mas como determinar isso, exatamente? 

A subjetividade pode ser um entrave na hora de utilizar o VWAP, por isso, é necessário fazer um bom gerenciamento de riscos.  

Por fim, podemos concluir que o VWAP é um bom indicador que pode trazer benefícios, principalmente no curto prazo. Entretanto, é necessário estudar os fundamentos da Análise Gráfica para conseguir obter os melhores resultados nas suas operações.

Por isso, aqui na Toro nós oferecemos vários cursos gratuitos para quem deseja se tornar um trader de sucesso. Nossos experts podem te ajudar a vencer na Bolsa sem ter que se expor a riscos desnecessários, tomando decisões inteligentes.

Acesse o botão abaixo para assistir nossas aulas e comece a revolução das suas operações de Day Trade hoje mesmo.

Seja um trader vencedor na Toro.

Tire todas suas dúvidas para se tornar um trader vencedor Faça gratuitamente o curso Day Trade para Iniciantes