Cadastre-se grátis

O que é Volume At Price? Saiba como usar nas operações de trading

Volume at Price é uma ferramenta de Análise Técnica que mostra o volume negociado de um ativo em diferentes níveis de preço em um determinado período. Com essa ferramenta, traders podem identificar as áreas de maior concentração de negociações e volume, além de reconhecer áreas de suporte e resistência para tomar decisões mais acuradas.

Para obter bons resultados na Bolsa de Valores, um dos métodos utilizados por traders do mundo todo é a Análise Técnica. Com ela, é possível identificar qual é o melhor momento para comprar ou vender um ativo, aumentando as chances de sucesso e diminuindo os riscos de perda.

Na Análise Técnica, um dos indicadores mais conhecidos é o Volume At Price (VAP), que mostra o volume total de negociações em cada nível de preço. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o VAP, a sua importância para traders e como fazer a leitura desse indicador. Confira a seguir.

O que é Volume At Price (VAP)?

O Volume At Price (Volume por Preço, em português) é um gráfico no formato de histograma horizontal que permite visualizar o volume de negócios acumulados por nível de preço.

Com esse indicador de Análise Técnica, é possível acompanhar as possíveis áreas de defesa do preço, bem como o posicionamento dos players.

O Volume at Price mostra o volume de ações negociadas em um nível de preço específico. Normalmente, é utilizado por traders para prever áreas de suporte e resistência.

Mas afinal, como ele funciona? Veja a seguir.

Como funciona o Volume At Price?

Agora que você viu o que é o Volume At Price e por que ele é tão utilizado em operações de trading, vamos entender um pouco mais sobre como analisar esse indicador. 

O VAP é utilizado para ilustrar um alto interesse de compra e venda em níveis de preço específicos, que podem ser indicativos de suporte e resistência em um determinado ativo.

Por exemplo, é comum ver o preço de um ativo enfrentar pouca resistência ao transitar entre níveis que têm pequenas barras de VAP. Porém, o preço pode ter dificuldade em se mover acima ou abaixo de áreas com grandes barras de VAP.

Alguns gráficos trazem a diferença entre volume de compra e venda, colocando as seções em verde ou vermelho. Na maioria das plataformas, o verde costuma significar “compras” e o vermelho “vendas”, mas isso não é uma regra.

A seguir, veja como é um gráfico de Volume At Price na plataforma Profit Pro:

Esses insights podem ser úteis para caracterizar os pontos de preço como níveis de resistência pesada ou suporte pesado, em vez de níveis genéricos.

⚠️É importante ressaltar que os gráficos de VAP mostram o volume total em determinados níveis de preço durante um certo tempo. Isso significa que projeções de níveis de suporte e resistência para um período futuro podem estar desatualizadas.

Os gráficos de VAP geralmente são usados em conjunto com outros indicadores de Análise Técnica para maximizar as chances de sucesso, incluindo padrões gráficos, como o Renko ou os candlesticks.

Como analisar o Volume At Price?

As barras do histograma se estendem da esquerda para a direita, começando no lado esquerdo do gráfico. O Volume é representado em quantidade de negócios, à direita dos preços. Visualmente, na plataforma Profit Pro, é possível conferir as barras de agressão de compra em verde, e de venda em vermelho.

Veja o exemplo a seguir, em que o período selecionado é a partir da abertura do pregão:

  • Faixas de preço com maior volume indicam maior interesse nesses níveis de preço.
  • Barras horizontais mais longas devem ser monitoradas para possível suporte/resistência no futuro. 

A quebra de preço acima de uma barra de volume pesado indica força porque havia demanda suficiente para romper a resistência (superar a oferta). Por outro lado, a quebra de preço abaixo de uma barra de volume pesado indica fraqueza, porque não havia demanda suficiente para superar a oferta.

Acompanhando esse indicador até o término do pregão, você pode observar se as barras estão crescendo ou reduzindo ao longo do período, o que oferece mais subsídios para o seu setup trader

Em resumo, o Volume At Price é recomendado para você ter um mapa mais completo do nível de interesse do mercado pelos preços dos ativos. 

Todo trader tem como objetivo entender a dinâmica do mercado e avaliar o comportamento das negociações. E quem faz operações de Day Trade, Swing Trade, Scalping etc, cada dia pode aprender um novo recurso ou técnica para agregar ao repertório.

O volume é um dos indicadores fundamentais para qualquer estratégia. Assim que você conseguir identificar a sua importância e utilizar esse recurso nas suas operações e análises, o seu desempenho pode evoluir de maneira significativa. 

E se você quiser contar com ajuda de experts do mercado para conhecer as melhores estratégias e se aprofundar ainda mais na Análise Gráfica, pode participar da live Day Trade & Mercado ao Vivo no YouTube.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nossos Analistas acompanham o mercado, comentam sobre as principais mudanças nesse cenário e ainda tiram suas dúvidas. É só clicar no play abaixo:

Seja um membro do Clube Trader Toro

Se você quer aprender a usar o Volume At Price e incorporar esse indicador nas suas negociações diárias, você pode começar se tornando membro do Clube Trader Toro

Ao se inscrever, você só recebe vantagens para as suas operações de trading. E a melhor parte: começar a usufruir dos benefícios é muito fácil. O Clube conta com 3 modalidades:

modalidades clube trader toro

Funciona assim: você libera cada vez mais benefícios à medida em que opera mais contratos. Em cada um deles, você terá diversas vantagens, como:

Starter: se você é Trader Starter tem acesso a benefícios como Profit Toro Trader gratuito para sempre e Assessoria especializada por WhatsApp.

Master: ao atingir o nível Master, você ganha todos os benefícios do Starter e muito mais, como a calculadora de Imposto de Renda integrada para ficar em dia com o leão.

VIP: o Trader VIP conta com todas as vantagens que você merece, incluindo canal exclusivo no Telegram com recomendações de trading em tempo real, conteúdos sobre a psicologia do trader e atendimento prioritário com a nossa Assessoria focada em Day Trade.

Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a operar com as vantagens de ser um membro do Clube Trader Toro.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!