Cadastre-se grátis

Long & Short: veja como funciona essa estratégia de trading

A estratégia Long & Short envolve a compra de um ativo que se espera que aumente de valor (posição longa) e a venda simultânea de outro ativo que se espera que caia de valor (posição curta). O objetivo é lucrar com a diferença entre os preços dos dois ativos durante as operações na Bolsa de Valores.

Quando falamos do mercado de ações, é comum ouvir o termo Long & Short. Essa estratégia é bastante utilizada na Bolsa de Valores para comprar uma ação ao mesmo tempo em que você vende outra. 

O objetivo é obter o melhor lucro possível com a diferença de preço entre dois ativos. Mas você sabe como realizar essa operação?

Neste artigo, vamos mostrar quais são os tipos de Long & Short, os benefícios dessas operações, como você pode obter bons resultados e mais. Vamos lá?

O que é Long & Short?

Long & Short é uma operação de arbitragem, em que é possível comprar uma ação (long) e vender outra (short) simultaneamente.

Long significa posição comprada, enquanto short é a posição vendida. 

Em resumo, você vende um ativo visando comprar outro. Além disso, vale ressaltar que essa é uma operação não direcional, isto é, independe da tendência seguida pela Bolsa.

No Long & Short, traders ficam menos expostos ao risco de mercado (ou sistêmico), mas são mais sujeitos ao risco específico dos ativos envolvidos.

Bem simples, certo? Mas ainda que o conceito seja fácil de entender, é importante conhecer técnicas para alcançar os melhores resultados.

Antes de iniciar suas operações de Long & Short, é fundamental considerar o seu nível de aceitação de risco e a quantidade de tempo disponível para se dedicar ao trading.

No vídeo a seguir, a nossa Chefe de Análise de trading da Toro, Stefany Oliveira, resume bem o conceito da estratégia Long & Short:

Agora que já mostramos o que é Long & Short, no próximo tópico vamos saber como ela funciona na prática.

Como funciona a estratégia Long & Short?

Afinal, como funciona a estratégia Long & Short e de que maneira realizar essa operação?

Em primeiro lugar, é importante fazer uma análise sobre os ativos que você tem interesse. Por exemplo: o que é necessário saber sobre PETR4 antes de operar?

Lembre-se de pesquisar sobre o comportamento desse ativo, entender o contexto atual e tentar realizar uma projeção do que pode acontecer no curto prazo.

Aqui na Toro, nós disponibilizamos uma live diária no YouTube com recomendações dos melhores pontos de compra e venda para quem opera Day e Swing Trade. .

Após escolher os ativos nos quais você pretende operar, é importante identificar se eles têm uma conexão um com o outro. 

Se você optou por Petrobras (PETR4), é interessante utilizar um par de ações que siga o mesmo segmento, ou seja, o mercado petrolífero.

Então, suponha que na operação Long & Short você escolha comprar ações da Petrobras e vender da 3R Petroleum. Ambas são do mesmo setor, por isso estão correlacionadas.

Se o segmento sofrer uma forte queda ou tiver uma forte alta, tanto as ações da 3R quanto da Petrobras tendem a seguir uma direção similar.

Seguindo essa hipótese, é possível considerar que:

Quando as duas ações sobem, há ganho na posição comprada (long) e prejuízo na posição vendida (short). Porém, se ambas caírem, acontece o oposto: há ganho na posição vendida e prejuízo na comprada

Mas, se um dos papéis subir e o outro descer, o resultado é diferente. Caso as ações da Petrobras subam e as da 3R caiam, há ganho nas duas posições. Se as da PETR4 caírem e as da 3R subirem, o prejuízo será em ambas.

*Os exemplos citados nesse conteúdo não são recomendações de compra/venda nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.

Em resumo, o ganho da operação está na distorção de comportamento dos ativos. Isso é resultado de um ativo valorizar mais do que o outro, algo que acontece com uma boa frequência.

Essa diferença de performance entre as duas pontas (comprada e vendida) é conhecida como spread, onde você obterá o lucro da operação.

Então, considerando o histórico da empresa e as movimentações do mercado, se o preço do ativo que você escolheu está abaixo do esperado, a tendência é que ele suba futuramente. Logo, você consegue comprar o papel hoje e aproveitar essa queda.

Porém, ao mesmo tempo em que você realizar o long, preste atenção também aos ativos que seguiram o movimento contrário, aqueles em que o preço subiu além do esperado.

Assim, se a cotação despencar com o tempo, você poderá obter, futuramente, o papel a um preço menor pelo qual foi vendido.

São várias táticas para conseguir realizar o Long & Short, certo? Por isso é tão importante controlar as emoções, estudar o mercado e considerar os prós e contras antes de começar a operar.

E já que estamos falando sobre prós e contras, confira no próximo tópico quais são as vantagens do Long & Short.

Quais são as vantagens da estratégia Long & Short?

Os principais benefícios dessa estratégia são:

  • Você opera na distorção das cotações, aproveitando os movimentos de alta e queda, reduzindo os riscos de perda.
  • O crédito da venda (short) pode ser usado para comprar outra ação (long). Com isso, o papel adquirido pode ser utilizado como garantia para a Bolsa de Valores.
  • A operação é mais vantajosa e menos arriscada do que em negociações apenas de venda a descoberto.

Contudo, é sempre bom relembrar que é necessário se preparar para realizar a estratégia. Como em qualquer operação estruturada, a B3 exige o depósito de uma garantia.

Além disso, é fundamental conferir se o aluguel da ação que você vai vender está disponível.

⚠️Em relação à tributação, ela é a mesma das operações com ações. Em posições compradas e vendidas, a alíquota é de 15% no Swing Trade e de 20% no Day Trade. Há isenção para vendas até o limite de R$20 mil no mês.

Agora que você conhece quais são as vantagens, veremos a seguir quais são os principais tipos de Long & Short.

Quais são os tipos de operações Long & Short?

As operações Long & Short são divididas em algumas categorias:

1. Ações ordinárias e ações preferenciais

Aqui, a operação é montada com ações da mesma empresa, mas de categorias diferentes. Existem as ações ordinárias (ON) e as ações preferenciais (PN).  Exemplos: ITUB3 e ITUB4; PETR3 e PETR4; BBDC3 e BBDC4.

2. Intra-setorial (papéis do mesmo setor)

Quando a operação é feita entre papéis do mesmo setor. Exemplos: ITUB4 e BBDC4 (bancos); CMIN3 e VALE3 (mineradoras); GGBR4 e USIM5 (siderúrgicas).

3. Intersetorial (ações de setores diferentes)

Nessa categoria, podem ser utilizados ativos que são de setores diferentes. Exemplos: NTCO3 e VALE3 (cosméticos e mineradora).

4. Controlada x controladora

Certas empresas de capital aberto são controladas por empresas que possuem ações na Bolsa. Então, os papéis de ambas geralmente têm uma grande conexão. Exemplos: BRAP4 e VALE3; ITSA4 e ITUB4; GOAU4 e GGBR4.

5. Ativo x índice

Nesse caso, traders podem diversificar a estratégia ao estruturar operações combinando ações com índices. Exemplos: BOVA11 e VALE3; ABEV3 e BOVA11.

Para deixar mais claro as diferenças de tipos de Long & Short, assista ao vídeo com o nosso Analista de Investimentos, Lucas Serra:

Quais são as principais estratégias de Long & Short?

É importante esclarecer que a estratégia Long & Short faz parte do grupo das operações estruturadasIsso significa que o comportamento dela difere das operações comuns, isto é, a compra ou venda de ações de maneira individual.

E para ativar o gatilho de entrada, 3 estratégias podem ser usadas nas operações de Long & Short:

  • Cointegração: utilizada para capturar os movimentos relativos entre 2 ativos. 
  • Correlação: análise do movimento dos ativos.
  • Gráfico indexado: quando se divide o preço do ativo A pelo ativo B e aplica-se alguns princípios da Análise Técnica para a abertura das operações.

Para entender no detalhe como cada uma delas funciona, assista ao vídeo a seguir:

Como vimos, Long & Short é uma estratégia eficaz, mas requer bastante estudo e preparo. Por isso, se você quiser colocar essa estratégia em prática de forma segura, faça o curso Como lucrar com a estratégia Long & Short.

As aulas são 100% gratuitas e vão mostrar como você pode minimizar sua exposição ao mercado e aumentar o seu potencial de ganhos.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!