Cadastre-se grátis

IR para trader: veja como declarar seu Imposto de Renda com facilidade

Imposto de Renda para trader é o imposto devido sobre o lucro obtido na negociação de ativos financeiros, como ações, futuros e opções. As regras são um pouco diferentes para quem investe em Renda Fixa, porque não é necessário esperar a declaração anual.

Se você realiza operações de Day Trade, é comum ter dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda. Afinal, quem negocia ativos na Bolsa de Valores precisa calcular e pagar o tributo das próprias operações.

Mas isso não precisa ser uma dor de cabeça. É possível fazer o seu IR de um jeito simples e rápido — e nós vamos te ensinar qual é a melhor forma de fazer isso.

Neste artigo, você vai entender como funciona o IR para trader e quais maneiras podem facilitar seu caminho na hora de fazer a declaração. Vamos lá?

Como funciona o Imposto de Renda para Day Trade?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a tributação que incide sobre as operações de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores é de 20% sobre o lucro, isto é, apenas sobre os ganhos mensais.

Independentemente do valor da operação, se você acumulou qualquer lucro líquido no mês, é obrigatório fazer a declaração para a Receita Federal.

Outro fator que deve ser esclarecido é que não existe isenção de Imposto de Renda no Day Trade. Se você fez qualquer tipo de operação diária, terá que pagar os 20%.

Quando falamos em Renda Variável, somente uma pequena parcela dos impostos é retida na fonte, sendo 1% sobre o valor dos rendimentos quando a operação for de Day Trade. O restante você precisa declarar posteriormente.

Assim, a isenção de IR para traders só vale para quem opera Swing Trade, cujas negociações podem acontecer em dias alternados.

Mas e se você não teve nenhum lucro? Nessa situação, a Receita Federal permite que essas perdas sejam abatidas no cálculo do imposto, desde que sejam relativas ao mesmo mês em que você teve prejuízo nas operações.

Por isso, se você é trader, lembre-se de fazer um levantamento de todas as suas operações referentes ao ano anterior. Elas serão fundamentais para tornar o momento da declaração mais fácil e menos trabalhoso.

Além disso, ao registrar suas negociações na Bolsa, você fica livre de multas por problemas na hora de enviar a declaração, evitando que você perca todos os rendimentos que obteve com as operações de trading. 

Saber como realizar esse processo corretamente evita dores de cabeça no futuro. Por isso, comece hoje mesmo a fazer uma planilha ou diário para acompanhar tudo o que você fez durante o ano.

Como fazer a declaração de operações de Day Trade?

Se você quer saber como iniciar sua declaração de ativos negociados nas suas operações de Day Trade, é bom seguir alguns passos:

  • Reúna todas as suas notas de corretagem.
  • Confira qual foi o lucro mensal das operações.
  • Pague 20% sobre o lucro. Como há o imposto retido na fonte de 1%, os outros 19% devem ser pagos por meio da DARF. É só gerar e preencher o documento, pagando o valor até o último dia útil do mês subsequente.
  • Apesar de ser uma tributação referente ao Imposto de Renda, você não pode esperar pela declaração anual. Como as operações na B3 são checadas pela Receita Federal mensalmente, traders têm o prazo de 30 dias para efetuar o pagamento do tributo.
  • Contudo, no momento da declaração anual, é necessário pagar um valor mesmo que não haja lucro, como mencionamos anteriormente.

Inclusive, nós preparamos um conteúdo completo com o passo a passo para você fazer sua declaração de ativos negociados na Bolsa de Valores. Veja no detalhe tudo o que você precisa saber para fazer sua declaração de IR focada em operações de Day Trade, com imagens ilustrativas e vídeos explicativos.

E como comentamos no início do texto, existe uma forma de passar por todo esse processo de um jeito rápido e descomplicado: basta você se tornar Trader VIP aqui na Toro. Continue a leitura para saber todos os detalhes.

Como ser um Trader VIP?

Quem é cliente da Toro tem inúmeros benefícios e um deles é o Trader VIP, o programa de vantagens para traders que operam acima de 1.000 minicontratos por mês.

Na tabela abaixo, veja um comparativo sobre os benefícios de quem é trader e de quem é Trader VIP na Toro:

BenefíciosTraderTrader VIP
Atendimento com Assessores especializados em trading.
Aulas especiais com estratégias avançadas para evoluir seus ganhos. 
Plataformas avançadas grátis para sempre e Corretagem Zero em todas as operações.
Acesso gratuito ao Mycapital, ferramenta para cálculo de Imposto de Renda.
Relatório especial personalizado com suas operações realizadas na semana.
Contato direto com a Mesa de Operações para potencializar seus resultados sempre que quiser.

Como você viu, quem é Trader VIP na Toro tem direito a benefícios que ajudam a tornar suas operações mais eficazes. E uma delas é o acesso gratuito ao Mycapital, ferramenta que possibilita aos traders o controle total dos ganhos em Renda Variável para efeitos de tributação. 

Veja mais detalhes sobre os benefícios dessa ferramenta no próximo tópico.

Como declarar o IR para Day Trade de um jeito fácil e rápido?

Para declarar suas ações no IR de um jeito fácil e rápido, você pode usar a ferramenta Mycapital, utilizada para o cálculo de Imposto de Renda e oferecida gratuitamente para os clientes que fazem parte do Trader VIP aqui na Toro.

Para facilitar o momento da declaração, o Mycapital oferece: 

  • Importação automática: suas operações são cadastradas no Mycapital de forma automática.
  • Geração de DARF: nos meses em que tiver imposto a pagar, o Mycapital gera seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais com o valor do imposto devido.
  • Declaração de IR: a ferramenta organiza suas informações no mesmo formato do programa da Receita Federal para facilitar a sua declaração.

Além disso, se você operar mais de 1.000 minicontratos mensais e se tornar um Trader VIP,  é possível também utilizar a Calculadora de IR quando quiser.

O Mycapital importa suas operações da Toro automaticamente para calcular seu Imposto de Renda. Dessa forma, é possível:

  • Manter seu custo médio atualizado, já considerando despesas operacionais e taxas da B3.
  • Gerar seus DARFs com facilidade em um sistema que realiza o cálculo de juros e multas automaticamente, facilitando a sua regularização.
  • Simplificar sua declaração de Imposto de Renda, gerando relatórios completos que vão facilitar a sua vida.

Vale ressaltar que a ferramenta é sincronizada com a sua conta Toro, além de ser extremamente rápida e prática para gerar os documentos e relatórios. 

Como começar a usar o Mycapital?

Se você se tornar Trader VIP,  receberá uma comunicação por e-mail informando sobre o benefício e terá acesso ao link para o cadastro na ferramenta.

Basta preencher todos os dados solicitados, inclusive a forma de pagamento. Mas não se preocupe: a plataforma é 100% segura e você não será cobrado enquanto continuar sendo um Trader VIP.

Depois, você deve selecionar a opção “Assinatura Mensal” e concordar com os termos do contrato. Pronto! Você já pode usar a ferramenta de forma gratuita.

⚠️ Caso você já tenha conta no Mycapital, após se tornar Trader VIP,  você receberá uma isenção mensal na cobrança do mês subsequente.

Enfim, com todos esses benefícios, fazer sua declaração de IR será um processo bem mais rápido, fácil e automatizado.

Aqui na Toro, você encontra as melhores plataformas de Day Trade e ainda tem acesso a diversos benefícios, que aumentam conforme a quantidade de minicontratos operados. Portanto, não perca tempo e faça seu cadastro hoje mesmo

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!