Cadastre-se grátis

Nota de corretagem: o que é e como interpretar?

A nota de corretagem é um documento que contém todas as informações sobre as operações realizadas pelo investidor ou trader em um determinado período, como a compra e venda de ações, Opções, futuros, entre outros ativos financeiros.

Ela é um documento essencial para quem realiza operações na Bolsa de Valores, já que estão listados os principais números referentes aos ativos negociados durante o ano. Por conta disso, todo trader ou investidor precisa acessar as notas de corretagem para declarar o Imposto de Renda.

Neste artigo, você vai entender a importância da nota de corretagem, como interpretá-la e um exemplo prático de como ela funciona. Continue a leitura para saber mais.

O que é nota de corretagem?

Nota de corretagem é um documento que contém informações detalhadas sobre todas as transações financeiras realizadas na Bolsa de Valores. Ela é emitida pela corretora responsável pelas transações e serve como um registro oficial das operações realizadas pelo investidor ou trader.

Ela é um documento legalmente válido que atesta todas as transações realizadas em sua conta na corretora.

Assim, é possível verificar se as operações foram realizadas corretamente, se as taxas e impostos foram cobrados de forma adequada e se há alguma irregularidade.

Como funciona a nota de corretagem?

A nota de corretagem é emitida pela corretora de valores responsável pelas transações realizadas na sua conta. Ela contém informações detalhadas sobre cada transação, como o nome do ativo negociado, o valor da operação, as taxas e impostos cobrados, entre outras.

Para ter acesso à nota de corretagem, basta entrar em contato com a sua corretora ou acessar a plataforma da instituição. É importante verificar se todas as informações estão corretas e se há alguma irregularidade em relação aos investimentos ou operações realizadas.

Como acessar a nota de corretagem na Toro?

Aqui na Toro, a nota de corretagem pode ser acessada facilmente pela sua conta. Entretanto, é importante ressaltar que existem dois tipos de notas com objetivos distintos.

Entregue em padrão Sinacor, ideal para investidores que procuram o extrato anual para declarar o Imposto de Renda. Nessa alternativa, você terá acesso ao extrato consolidado do ano anterior.

Para acessar esse extrato consolidado, basta seguir o seguinte caminho:

✔️ Acesse a sua conta na plataforma da Toro Investimentos.
✔️ Clique na opção “Minha conta” no menu superior.
✔️ Selecione a opção “Imposto de Renda” no menu lateral.
✔️  Clique na opção “Nota de corretagem” para acessar o documento correspondente ao período desejado.

Abaixo, veja exemplos da nota de corretagem do extrato consolidado (sem valores especificados):

Caso haja alguma divergência ou erro na nota, é necessário entrar em contato com a corretora de valores para que a situação seja corrigida o mais breve possível.

Entretanto, há também o Comprovante de Operações, ideal para traders que precisam do extrato para ler os custos e Padrão Sinacor para emitir a DARF e também para declarar o Imposto de Renda. 

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

✔️ Acesse a sua conta na plataforma da Toro Investimentos.
✔️ Clique na opção “Bolsa” no menu superior. 
✔️ Clique em “Oportunidades da Bolsa”.
✔️Selecione a aba “Meus Investimentos”.
✔️ Clique na opção “Notas de Operações” e escolha entre as duas opções: Comprovantes (ideal para leitura dos custos) ou padrão Sinacor (ideal para Darf e Imposto de Renda).

Veja, a seguir, o exemplo de comprovante das suas operações de trading aqui na Toro:

Observação: o resultado consolida as informações anteriores para chegar ao valor líquido da nota, entrada ou saída de recursos na conta.

É importante ressaltar que a taxa de corretagem é um valor que pode ser cobrado por bancos ou corretoras para cada operação realizada na Bolsa de Valores. Entretanto, aqui na Toro, você tem Corretagem Zero, isto é, não paga nada para operar na Bolsa.

Por que há custos na nota de corretagem?

Mas afinal, se a corretagem é zero, por que há custos na nota de corretagem? A resposta é simples: 

Mesmo que a corretagem seja zero em determinadas operações, é possível que existam outros custos envolvidos na negociação de ativos financeiros. Por exemplo, na Bolsa de Valores brasileira (B3), as operações de compra e venda de ativos envolvem outras taxas e emolumentos, como a taxa de liquidação, a taxa de registro e a taxa de permanência.

  • A taxa de liquidação é uma tarifa cobrada pela B3 para custear os serviços de registro e liquidação das operações.
  • A taxa de registro, por outro lado,  é uma tarifa cobrada pela B3 para registrar as operações de compra e venda de ações.
  • Já a taxa de permanência é uma tarifa cobrada pela B3 quando os investidores mantêm posições em aberto por mais de um dia.

É importante ressaltar que, em alguns casos, pode ocorrer a zeragem da posição do investidor em determinado ativo financeiro, o que significa que a corretora encerra a posição automaticamente caso ela ultrapasse os limites estabelecidos pela Bolsa brasileira.

Em resumo, a nota de corretagem é uma ferramenta essencial para investidores e traders que desejam acompanhar e avaliar suas operações na Bolsa de Valores. 

Ela fornece informações precisas e detalhadas sobre todas as transações realizadas na sua conta, permitindo maior controle sobre seus lucros e despesas. Além disso, ela é fundamental para fazer a declaração do Imposto de Renda.

E por falar em Imposto de Renda, aqui na Toro você consegue acompanhar:

  • Os resultados das suas operações.
  • A cobrança das tarifas/taxas da B3.
  • E, por fim, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), que é uma parcela retida pela corretora de valores de parte do Imposto de Renda devido, sendo 1% sobre o lucro em operações de Day Trade e 0,005% sobre as vendas em operações de posição.

Se você ainda tiver dúvidas sobre os valores da sua nota de corretagem, você pode contar com a Assessoria especializada da Toro. Temos uma equipe preparada para te atender sempre que precisar. Conte sempre com o nosso time para estar sempre ao seu lado.

Antes de ir embora, confira abaixo todas as vantagens de ser trader aqui na Toro e comece hoje mesmo a potencializar seus lucros na Bolsa:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!