O controle emocional é o primeiro passo para obter sucesso nas operações de Day Trade. Afinal, com as flutuações do mercado financeiro, é normal sentir ansiedade, medo ou até ganância na hora de operar. 

Se você é trader, provavelmente já arriscou mais do que deveria ou teve medo de seguir em frente quando viu as inúmeras oscilações nos valores dos ativos. 

Por isso é tão importante manter o controle emocional no mercado financeiro. Afinal, por mais que você saiba tudo sobre Análise Gráfica ou acompanhe os movimentos do mercado com frequência, 70% da estratégia é inteligência emocional e 30% conhecimento técnico.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da FGV mostrou que, em um universo de 20 mil traders, somente 1.500 operaram por mais de 300 dias. Essa taxa de desistência pode ser um indicativo da falta de controle emocional, já que o Day Trade exige paciência, calma e "sangue frio" para não se deixar levar pelo calor do momento.

Então, se você quer saber como as emoções podem interferir na sua rotina como trader, continue a leitura e aproveite as dicas.

Aprenda estratégias de trading que funcionam de verdade.

Aprenda estratégias vencedoras para lucrar na Bolsa em poucos minutos Veja aulas grátis para ser um scalper trader

O que é controle emocional?

Para exemplificar o que é controle emocional, considere uma pessoa que teve uma discussão em casa com um parente e depois saiu para trabalhar. Durante o horário de trabalho, ela conversou com os colegas, participou de reuniões e realizou suas tarefas normalmente.

Isso significa que, mesmo que tenha algo incomodando ou algum assunto mal resolvido, ela consegue focar e realizar suas atividades normalmente, separando as emoções do contexto em que ela está inserida naquele momento.

Entretanto, saber separar as emoções não quer dizer que a pessoa é fria e não se importa com nada. Apenas que ela sabe fazer um bom controle emocional, se permitindo sentir quando for o momento mais adequado, separando as áreas da sua vida e lidando com as dificuldades uma de cada vez. 

Em um mundo cada vez mais ágil, volátil e acelerado, é uma tarefa complicada controlar tantos sentimentos e saber a hora certa de transparecê-los.

Lidar com nervosismo, ansiedade, frustração e medo requer inteligência emocional e autocontrole, para que você consiga tomar as melhores decisões, sem deixar que outras sensações desviem seu foco.

E isso é mais importante ainda quando trazemos as emoções para o contexto do Day Trade. O controle emocional para trader é o primeiro passo para obter sucesso e conseguir ganhar mais dinheiro com as oscilações do mercado.

Assim, fazer um bom controle de riscos e se planejar deve ser a estratégia inicial de qualquer setup trader.

Mas como lidar com o emocional durante o dia a dia? É o que veremos no tópico seguinte.

Toro Trader Mobile

Aproveite o melhor do mercado com plataformas profissionais Acesse grátis e escolha a sua

Como lidar com o emocional nas operações de trading?

Quem é trader já passou por algum momento de perda. Inclusive, por conta disso, muitas pessoas deixam passar boas oportunidades pelo medo de tentar novamente e perder muito dinheiro.

Outro fator comum é o sentimento de confusão, de não saber para onde ir ou o que fazer. Considere que você já fez suas análises e sabe que entrar em uma determinada operação é um bom caminho. Mas antes de clicar e começar, de fato, você fica com o pé atrás e não tem coragem de começar. 

Superar esse tipo de sentimento e saber gerenciar os resultados que você obteve fazem parte do controle emocional.

Afinal de contas, operar com ansiedade e medo é o que pode trazer resultados ruins e fazer você desistir, certo?

Para começar a criar uma consistência emocional e não se abalar com as oscilações do mercado, existem algumas dicas práticas que podem ajudar você a reduzir a ansiedade no Day Trade. Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre os 3 pilares do trader.

 

Quais são os 3 pilares do trader?

Você já ouviu falar nos 3 pilares do trader? O escritor e professor Alexander Elder, autor do livro “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso” (Trading for a Living, em inglês) explica quais são os 3 pilares para se tornar um trader de sucesso.  

Esses pilares são mente, método e dinheiro. Confira:

  • 💭Mente: traders devem estar preparados psicologicamente, agindo de forma mais racional e com tranquilidade para operar. O comportamento deve se manter estável, mesmo que haja a sensação de euforia, pânico ou ganância. O autor ainda ressalta que, se houver qualquer aflição grave que deixe você triste ou sem foco nenhum, é melhor nem começar a operar naquele dia. A articulação mental deve ser 50% da operação.
  • 📊 Método: ter um método e uma estratégia são fundamentais para começar a operar. Estudar Análise Técnica é o primeiro passo para conhecer as melhores formas de acompanhar as flutuações na Bolsa. Assim, depois que tiver feito cursos para traders, estudado bastante e realizado backtesting, pode montar o seu próprio setup e iniciar seu dia de negociações. O método equivale a 30% do sucesso de uma operação.
  • 💰 Dinheiro: nesse pilar, é importante tomar cuidado com os prejuízos e fazer um bom gerenciamento de riscos. Estabelecer os stop loss e os stop gains servem justamente para evitar perdas consideráveis. Em resumo, o dinheiro equivale a 20% de uma operação, ou seja, tudo aquilo que envolve gerenciar as decisões ponderando qual será o ganho em relação ao risco. 

Como Elder é um psicólogo de formação, ele enfatiza bastante o aspecto psicológico das operações de trading. E como vimos, o controle emocional equivale à maior parte do sucesso no Day Trade.

Por sinal, o nosso Analista de Investimentos, Victor Lima, explica como falar como um trader de sucesso:

Seja um trader e domine a Bolsa, todos os dias. Ver aulas grátis

Até aqui, vimos qual é a importância da consistência emocional para traders. Agora, vamos às dicas para buscar os melhores resultados. 

Como se preparar para o Day Trade?

Se você quiser seguir a profissão trader ou apenas começar a operar como uma forma de ganhar dinheiro rápido, deve se preparar para obter bons resultados e colocar o lucro no bolso.

Logo, é interessante seguir alguns passos, como:

1. Faça um planejamento

Ter um plano é o primeiro passo para manter o controle emocional no trading. Afinal, se você já tiver tudo planejado, não haverá espaço para impulsos, como super alavancagem ou dobrar em posições que só trarão prejuízo. 

Se você traçar uma estratégia e tiver confiança de que ela é a melhor alternativa para bater suas metas, siga o plano e não se desespere. Lembre-se que você já considerou diversos caminhos, incluindo as possibilidades de ganhos e perdas. 

Para começar esse planejamento, uma dica é utilizar uma planilha de gerenciamento de risco e construir uma estratégia vencedora.

Planilha de gerenciamento de riscos

2. Faça testes antes de começar

Já ressaltamos aqui que é possível fazer backtesting antes de começar a operar. Fazer backtests nada mais é do que testar possíveis combinações e estratégias antes de começar, de fato, no Day Trade. 

Isso é um bom caminho para você conhecer as melhores plataformas de trading do mercado e ter um vislumbre de como pode ser um dia inteiro de operação.

Assim, você consegue entender como suas emoções podem influenciar suas escolhas e refletir bastante antes de tomar decisões.

3. Comece aos poucos

De nada adianta começar a operar muitos ativos de uma só vez, sendo que será difícil continuar no ritmo.

Se você for day trader iniciante, vai se complicar ainda mais. Por isso, comece devagar, vá se acostumando com o mercado e, quando tiver mais experiência, poderá montar novas estratégias com mais ativos.

Entenda como funciona o Day Trade ao lado de experts Acesse o curso gratuito para iniciantes 

4. Mantenha um registro da sua rotina trader

Um bom passo é registrar quais estratégias você utilizou e compará-las futuramente, vendo em quais situações você obteve mais sucesso. Como o mercado muda constantemente e, muitas vezes, rápido demais, é interessante manter um diário da sua rotina operacional.

Assim, você consegue identificar falhas técnicas e, claro, entender quais emoções interferiram nas negociações. Esse é um método de controle emocional, para que você possa aprender com os erros e não cometê-los novamente.

⚠️Além disso, nunca é tarde para relembrar: ganhos passados não são garantia de resultados futuros.

 

5. Cuidado com o efeito manada

Um fenômeno comum na Bolsa de Valores é o efeito manada, que se caracteriza por pessoas que se comportam da mesma forma em um determinado período. 

Se você seguir as ações de um grupo (daí a palavra "rebanho"), mesmo que tenha uma opinião diferente, pode acabar sofrendo prejuízos financeiros.

O sentimento de euforia e medo são comuns nesse tipo de situação, por isso tome cuidado para não tomar decisões baseadas nas opiniões de outras pessoas. Siga firme nas suas estratégias e no seu plano de gerenciamento de riscos para não ter dores de cabeça.

Em resumo, o controle emocional no Day Trade é o pontapé inicial para começar a operar. Com uma mente tranquila, uma estratégia montada e um gerenciamento de riscos adequado, seus resultados podem ser muito mais positivos do que você imagina. 

Claro que tudo isso será possível com o apoio de plataformas e ferramentas rápidas, que proporcionem a melhor experiência para as suas negociações na Bolsa.

O Profit Toro Trader, por exemplo, é 100% gratuito para sempre e oferece uma infraestrutura de ponta com co-location DMA4 em todas operações. Faça seu cadastro gratuito e comece hoje mesmo a vencer no Day Trade.

Vença no trading com a melhor plataforma do mercado.

Quer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado