Cadastre-se grátis

O que é ação no mercado financeiro? Veja tudo aqui!

Ações são títulos que representam uma fração do capital de uma empresa. Ao comprar uma ação, você se torna sócio da companhia e pode receber dividendos e lucros. Entenda como funciona o mercado acionário, avalie os riscos, diversifique a carteira e busque orientação de profissionais para investir com sucesso.



Você já deve ter escutado alguém conversando sobre investimentos em ações de uma empresa, ou então, ouviu notícias sobre o preço das ações da Petrobras, não é mesmo? Mas você sabe o que é uma ação no mercado financeiro?

O conceito de ação ainda gera confusão em muita gente. Porém, não é algo que você deve ignorar. Saber o que é ação é fundamental para você entender este mercado e realizar as melhores aplicações.

O que é ação?

Para entender o que é uma ação, primeiro vamos pensar no processo para que ela seja lançada no mercado. Você já deve imaginar que uma empresa, quando decide expandir sua atuação no mercado, precisa procurar recursos para possibilitar este crescimento.

Assim, um dos principais caminhos para essa expansão é a abertura de capital e a oferta de suas ações no mercado financeiro.

Dessa forma, ações representam uma fração do valor das empresas. Podemos dizer, então, que ação é um pequeno pedaço de uma empresa. E isso significa que, quando você compra uma ação, você se torna sócio dessa organização.

No mercado financeiro, as ações são constantemente chamada de papéis.

As ações são negociadas na Bolsa de Valores, que serve como um ponto de encontro online entre investidores que querem comprar uma ação e investidores que querem vendê-la. Além disso, a Bolsa também possibilita que as empresas disponibilizem suas ações para esses investidores, iniciando essas negociações.

Hoje em dia, muitas pessoas procuram esse tipo de investimento, pois sabem que pode apresentar ótimos resultados e render bem mais que a renda fixa.

E quem pensa assim tem razão. Porém, você deve saber que o mercado de ações apresenta alta volatilidade e por isso gera alguns riscos para os investidores.

Isso faz com que seja fundamental conhecer o mercado e entender os detalhes deste investimento para ter sucesso na Bolsa.

Saber o que é uma ação é o primeiro passo, agora é preciso entender as outras particularidades, para que você consiga ter certeza sobre como investir de forma inteligente.

Que tal ver um vídeo para entender melhor o que é uma ação?


Agora que você já sabe o que é uma ação, fica mais fácil entender os outros detalhes que fazem parte dos investimentos na Bolsa de Valores e alcança bons resultados ao aplicar seu dinheiro nessa alternativa.

Quais são os tipos de ações?

Agora que você já sabe o que é uma ação, pensa que é só investir porque são todas iguais? Não é bem assim, existem alguns tipos de ações e eles apresentam características bastante diferentes.

Conheça agora os dois tipos mais conhecidos e encontrados no mercado financeiro: as ações ordinárias e as ações preferenciais.

Ações ordinárias (ON)

A principal característica desse tipo de ação é garantir, ao investidor que a possui, o direito ao voto e participação nas decisões da empresa. Dessa forma, se você comprar uma ação ordinária de uma empresa, terá direito a participar das reuniões para decidir o futuro do negócio e exercer o direito ao voto nas decisões.

É importante saber que a participação na administração da empresa está relacionada com a quantidade de ações que você possui. Isso quer dizer que, quanto mais ações desse tipo você possui de uma mesma empresa, maior será sua influência na sua direção.

Ações preferenciais (PN)

Diferentemente das ações ordinárias, as ações preferenciais não dão direito à participação na administração da empresa. Por outro lado, a grande característica desse tipo de ação é a ordem de recebimento dos lucros da organização.

Se você comprar uma ação preferencial, terá preferência na hora de receber os lucros da empresa, como dividendos e outras compensações pagas aos acionistas.

Saber a diferença entre esses tipos de ações é muito importante para garantir que você escolha uma opção que combina com o seu planejamento de investimento. Agora que você já sabe as características das ações, fica mais fácil olhar para o mercado financeiro e encontrar as melhores oportunidades para alcançar o resultado que você espera.

Afinal, por que as empresas abrem o seu capital na Bolsa?

Agora que apresentamos os tipos de ações e as vantagens que cada uma traz aos investidores, você deve estar se perguntando o que leva uma empresa a abrir seu capital, não é mesmo?

Bom, como falamos no começo, as empresas sentem a necessidade de expandir seus negócios, conquistar o mercado ou mesmo acompanhar a movimentação dos seus concorrentes. Dessa forma é necessário a captação de recursos para possibilitar essa expansão.

Assim, uma das principais forma de obter esses recursos é por meio de um processo conhecido como IPO (Initial Public Offering, ou em português, oferta pública inicial). Depois de seguir padrões rigorosos, a organização é autorizada a lançar suas ações na Bolsa de Valores.

O primeiro momento de venda de ações é conhecido como mercado primário.

Este é o momento em que os ativos são negociados entre empresa e investidores, e o capital recebido é repassado para a empresa.

Ao realizar esse processo, a empresa consegue obter os recursos financeiros necessários por meio da negociação dos seus papéis. Além disso, a imagem da empresa também pode ser valorizada neste processo, o que faz com que ela consiga uma boa projeção no mercado.

Depois deste momento, chega a vez dos investidores negociarem as ações entre eles.

Ou seja, as ações que foram compradas diretamente da empresa agora serão negociadas entre as pessoas na Bolsa de Valores. Todo esse processo acontece online. É por isso que comprar e vender ações é bem mais fácil hoje em dia.

Além disso, muitas corretoras de valores, que são as entidades responsáveis por ser a ponte entre a Bolsa e os investidores, passaram a aliar tecnologia e segurança para garantir que todos possam investir melhor.

Aqui na Toro, por exemplo, você consegue investir em ações de empresas de uma maneira muito simples e prática. Temos uma plataforma muito fácil de usar e que oferece recomendações de profissionais para te ajudar a explorar tudo que a Bolsa de Valores pode oferecer.

Como ganhar dinheiro comprando ações

Falamos sobre as ações negociadas na Bolsa e sobre o motivo das empresas ofertarem esses papéis, mas agora vamos falar sobre algo muito importante: como você pode ganhar dinheiro investindo em ações?

Podemos dizer que existem 3 formas principais de ganhar dinheiro no mercado de ações:

1. Valorização e queda de ações

A primeira forma é a mais conhecida e praticada por quem investe neste mercado. Como falamos, a Bolsa de Valores é muito volátil, ou seja, o movimento natural do mercado que faz com que os preços das ações mudem com frequência.

Assim, você pode ganhar dinheiro quando compra uma ação por um preço e consegue vender por um valor maior do que foi pago. O que nem todo mundo sabe é que também é possível conseguir lucro em um momento de queda, vendendo a ação por um preço alto e depois recomprando a ação por um valor menor.

O movimento de ganhar dinheiro com a queda das ações, normalmente, não é compreendido por investidores iniciantes. Mas é uma estratégia interessante para poder ganhar também com a Bolsa em queda.


2. Dividendos

Dividendos são uma parte dos lucros de uma organização que é distribuída aos seus acionistas. Dessa forma, se você possui ações de uma empresa que distribui dividendos, você ganhará dinheiro quando a organização for repartir os lucros.

O interessante é que no Brasil as empresas são obrigadas a distribuir, pelo menos, 25% do lucros para os investidores acionistas. É por isso que muitos investidores se interessam especialmente por ações de empresas que pagam bons dividendos frequentemente.

3. Juros sobre capital próprio

Os juros sobre capital próprio, ou simplesmente JSCP, são uma das formas mais usadas por empresas para remunerar os seus acionistas. Resumidamente, se você possui uma ação, poderá receber este pagamento que varia de acordo com o desempenho do seu investimento.

A grande diferença entre os JSCP e os dividendos é a obrigação quanto ao pagamento. Enquanto o pagamento de dividendos é uma obrigação prevista em lei, o JSCP funciona como um artifício contábil para pagar menos impostos e atrair investidores.

Isso acontece pelo motivo das empresas usarem estes pagamentos para reduzir o valor do lucro líquido anual.

Dessa forma, o Imposto de Renda vai ser aplicado sobre um valor menor e a empresa pagará menos tributos à Receita Federal.

Viu como é possível ganhar dinheiro investindo em ações de diferentes formas? Na hora de escolher as ações que você vai investir, é importante observar o mercado no momento e ver análises de quem entende do assunto. Assim, será possível escolher as melhores ações para investir. 

Antes de passar para o próximo tópico, confira como você pode investir nas melhores pagadoras de dividendos do mercado:

Como comprar ações na Bolsa de Valores

Durante muito tempo, muitas pessoas pensavam que comprar ações na Bolsa de Valores exigia muito dinheiro e uma especialização em mercado financeiro. Porém, nada disso é verdade hoje em dia.

É possível comprar ações com uma quantia menor do que você imagina e tudo isso de uma maneira muito fácil. Veja o passo a passo para comprar ações na Bolsa de Valores:

1. Faça um planejamento

Antes de realizar qualquer investimento, você deve realizar um planejamento, definindo principalmente seus objetivos. A lógica é muito simples: você precisa saber o que quer conquistar para conseguir escolher o melhor caminho para chegar neste resultado.

Então, nada de sair comprando ações sem antes fazer um bom planejamento, ok?

2. Abra uma conta na Toro

Como dissemos, é preciso contar com uma corretora de valores para intermediar o processo de compra de ações. Na Toro, abrir conta é de graça e todo o processo é online.

Assim que abrir sua conta, será preciso responder um questionário rápido sobre seus gostos e expectativas. Essas respostas são fundamentais para descobrir quais investimentos mais combinam com o seu perfil de investidor.

3. Escolha a ação

Com sua conta aberta e sabendo o seu perfil, o próximo passo é escolher a ação que mais combina com você. Como você já sabe a diferença entre os tipos de ações e suas particularidades, fica mais fácil escolher.

Se mesmo assim você ficar com dúvidas, nosso time de especialistas indica para você as melhores oportunidades do momento.

Aqui na Toro, queremos que você sempre invista com total clareza. Por isso, deixamos todas as informações disponíveis para você analisar quanto pode ganhar e quanto pode perder em cada recomendação, antes mesmo de investir.

Se você gosta de seguir dicas de Analistas e indicações dos profissionais, uma boa porta de entrada na Bolsa pode ser por meio das carteira mensal de ações recomendadas da Toro, em que os experts escolhem as melhores empresas com potencial para você ter mais chances ganhar no curto prazo.

4. Saiba a hora certa de investir

Na Toro, após escolher a ação, basta poucos cliques para investir. Além disso, você conta com a ajuda de assessores certificados para tirar suas dúvidas e te ajudar a fazer boas escolhas.

O mercado de ações é muito dinâmico, portanto escolher bem o seu investimento é fundamental para que conquistar bons resultados e aproveitar todas as vantagens que esse mercado oferece.

Que tal testar grátis a nossa plataforma e ver quais ações investir agora? Veja um tutorial em vídeo de como comprar suas ações com taxa de corretagem zerada:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!