Cadastre-se grátis

Juros sobre Capital Próprio (JCP): entenda o que são esses rendimentos

Juros sobre o capital próprio (JCP) são proventos pagos pelas empresas aos acionistas como forma de remunerar o capital investido. Esses juros são calculados sobre o valor do capital próprio da empresa e são tributados na fonte. Os acionistas recebem os JCP como uma forma de distribuição de lucros, e o valor recebido pode ser utilizado para reinvestimento ou como renda adicional. Os JCP são uma alternativa às distribuições de dividendos e podem ser uma estratégia utilizada pelas empresas para otimizar a carga tributária e preservar o caixa.


Você costuma investir na Bolsa de Valores? Se sim, já deve saber que, ao comprar ações de uma empresa, você se torna “sócio” daquela companhia. Mas, além de poder lucrar com a variação dos preços dos ativos da empresa, você sabia que existem outras maneiras de lucrar com esse investimento? Uma delas é o recebimento dos Juros sobre Capital Próprio (JCP,)  ou JSCP.

Os Juros sobre Capital Próprio (JCP) são uma das formas mais utilizadas pelas empresas para remunerar os seus investidores. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e aprenda:

  • O que são Juros sobre Capital Próprio.
  • Regras para o cálculo dos Juros sobre Capital Próprio.
  • Diferença entre Juros sobre Capital Próprio e dividendos.
  • Vantagens dos Juros sobre Capital Próprio.

O que são Juros sobre Capital Próprio (JCP)?

Assim como os dividendos, os Juros sobre Capital Próprio são uma forma de distribuição de lucro bastante comum entre algumas empresas de capital aberto.

Na prática, os JCP são uma via de mão dupla: os investidores saem felizes por receberem uma remuneração extra de acordo com o desempenho do seu investimento e as empresas utilizam deles como um artifício contábil para pagar menos impostos.

Isso porque os pagamentos dos juros sobre capital próprio, na linguagem contábil, são considerados como despesa por serem realizados antes do lucro líquido.

Como os lucros da empresa “diminuíram”, o IR vai incidir sobre um valor menor e a companhia pagará menos tributos à Receita Federal.

Entretanto, nem por isso os JCP passam ilesos da mordida do leão. Assim que são depositados na conta do acionista da empresa, o Imposto de Renda incide sobre o valor com uma taxa de 15%. Ao contrário dos dividendos, que são isentos aos acionistas e tributados para a empresa.

Mas isso não quer dizer que os JCP não valem a pena devido à tributação. Como eles são isentos para a empresa, muitas vezes, a distribuição de JCP é mais frequente e de valores mais interessantes. 

O que você precisa saber é que, para investir com o objetivo de receber lucros de grandes empresas, não importa muito se são JCP ou dividendos, e sim escolher boas empresas e avaliar o valor de lucros que normalmente são distribuídos, além de fatores como a saúde da companhia e outros indicadores.

Para isso, procurar por conhecimento, seja cursos, análises e recomendações de profissionais é uma ótima forma de montar sua carteira.

Quais as regras para o cálculo dos Juros sobre Capital Próprio?

Para fazer o cálculo dos Juros sobre Capital Próprio, é necessário avaliar alguns documentos e demonstrativos contábeis da empresa.

A maioria dos documentos utilizados são referentes à apuração do lucro durante o ano de exercício da empresa, como a ECF (Escritura Contábil Fiscal), balancetes contábeis, livros razões etc.

Além disso, de acordo com a atual legislação tributária, o cálculo do JCP também levará em consideração os seguintes tópicos do patrimônio líquido da empresa:

  • Capital social.
  • Reserva de lucros.
  • Reservas de capital.
  • Prejuízos acumulados.
  • Ações em tesouraria.

Como calcular os juros sobre capital próprio?

Para calcular os juros sobre capital próprio (JCP), é necessário multiplicar o valor do capital próprio da empresa pela taxa de juros estabelecida. O resultado obtido representa o valor dos juros a serem pagos aos acionistas.

Os JCP são tributados na fonte e, após o cálculo, a empresa realiza o pagamento aos acionistas de acordo com sua participação no capital. Vale ressaltar que cada empresa pode estabelecer sua própria política de distribuição de JCP, sujeita a regulamentações e aprovação dos órgãos competentes.

Os JCP são descontados do valor da ação?

Quando uma empresa paga dividendos, juros sobre capital próprio ou outros proventos, é esperado que, nos dias seguintes ao pagamento, o valor das cotações se ajuste ao valor pós-distribuição. Isto é, como a empresa usa uma parte do caixa para para remunerar os acionistas, uma maneira de manter a precificação correta e o valuation “justo” é essa correção nas cotações. 

JCP x dividendos: entenda as diferenças

De acordo com a legislação que rege as Sociedades Anônimas (empresas de capital aberto), toda e qualquer companhia que tenha ações negociadas na Bolsa de Valores deve, obrigatoriamente, distribuir entre os seus acionistas parte do seu lucro líquido na forma de dividendos.

Os dividendos, portanto, são frações dos lucros que a empresa teve durante o ano de exercício. Por se tratar de um resultado positivo líquido sobre o valor, já foram deduzidos os devidos tributos.

Então, o investidor que detém ações de uma empresa que lucrou ao longo do ano, receberá os dividendos referentes à quantidade de papéis que possui já líquido, livre de impostos.

Por outro lado, como falamos, os Juros sobre Capital Próprio são uma espécie de artifício contábil utilizado pelas empresas.

Por serem categorizados como despesa, o valor dos JCP é deduzido do lucro antes do desconto do IR. Logo, as empresas pagam menos impostos ao remunerar os investidores dessa forma.

Como as empresas não pagam IR sobre esse valor, a tributação ocorre diretamente no depósito da quantia para os investidores, com taxa de 15% retido na fonte.

Por isso, a principal diferença entre Juros sobre Capital Próprio e dividendos é que, no primeiro, existe o desconto de Imposto de Renda sobre o valor e, no segundo, você receberá a quantia referente aos lucros da empresa onde investe já sem impostos.

Quer saber mais? Veja o vídeo onde explicamos como identificar boas pagadoras de dividendos e aproveitar as melhores ações para comprar hoje

Bem interessante não é mesmo? Por isso, muitos investidores escolhem ações que permitam viver de dividendos ou do recebimento de JSCP. Para ficar melhor, investir nessas ações é muito simples por meio da Toro Investimentos.

Quais as vantagens do JCP?

Como já foi dito neste artigo, os Juros sobre Capital Próprio são uma relação ganha-ganha entre as empresas e os investidores.

Imagine que você invista em uma empresa e, além dela ter se valorizado após você comprar ações, ela ainda pague a você uma quantia extra referente aos JSCP. O quão bom isso seria? É o sonho de muitos investidores, certo?

Já para as empresas, o benefício está mais do que claro. Ao pagar os Juros sobre Capital Próprio para seus investidores, além de manter a alegria entre os acionistas e incentivar a compra de mais ações, a principal vantagem está na questão tributária.

Quanto mais lucros a empresa pagar na forma de JCP, menos imposto ela paga, já que o Imposto de Renda vai incidir sobre uma quantia menor.

Essas vantagens fazem muitos investidores se interessarem por empresas que distribuem seus lucros aos acionistas com frequência. Mas você sabe identificar quais oportunidades são realmente interessantes?

Aqui na Toro, você tem acesso aos melhores investimentos de acordo com o seu perfil de investidor, seja para investir em ações com grande potencial de pagamento de JCP ou mesmo para operações mais arrojadas. 

É possível investir em Juros sobre Capital Próprio?

Como você já viu, os JCP são um tipo de lucro distribuído aos acionistas de uma empresa. Portanto, não é possível investir somente em Juros sobre o Capital Próprio. Para estar apto a receber esse benefício, você deve primeiro investir em ações de alguma empresa que pague o JCP aos seus acionistas.

Para saber quais empresas são essas, você pode acessar o site da B3 e verificar o histórico de pagamento de JCP de cada uma delas. 

Os Juros sobre Capital Próprio podem render a você bons retornos, que vão além do desempenho das empresas no mercado financeiro.

Por isso, incluir tais companhias na sua carteira de ações pode ser uma ótima oportunidade. Inclusive, existem investidores que preferem focar apenas nesse tipo de ação. Preencha o formulário abaixo e veja as recomendações da Toro:

fundo-carteira-dividendos-updt-blog

Entretanto, vale lembrar que o principal segredo para o sucesso no mundo dos investimentos é a diversificação da sua carteira de investimentos. Dê o play no vídeo abaixo e entenda melhor:

Por isso, evite aplicar todo o seu capital em renda variável e, mais do que isso, aplique-o em empresas diferentes e não foque apenas naquelas que pagam Juros sobre Capital Próprio e dividendos.

Fazendo isso, você pode se proteger melhor das oscilações do mercado financeiro e poderá aumentar as chances de ter bons retornos com suas aplicações ao longo do tempo.

E para atingir seus objetivos, inclusive, investir para receber Juros sobre Capital Próprio, conte com a Toro para andar ao seu lado.


Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!