Os Fundos Imobiliários mais rentáveis do mercado podem ser medidos seguindo aspectos como: número de cotistas, maior valorização da cotação, maior dividend yield anual e maior crescimento dos preços da cotação somados aos proventos pagos.

Saber responder quais são os Fundos Imobiliários mais rentáveis do mercado pode levar a diferentes tipos de respostas. Esse questionamento vem surgindo com mais força na Bolsa de Valores (B3), dada a enorme popularidade que os FIIs alcançaram nos últimos anos.

Segundo dados da B3, hoje são mais de 350 FIIs listados, com um valor de mercado  total superior a R$130 bilhões e 1,4 milhão de investidores, sendo a maioria de pessoas físicas.  

Esses dados crescem mês a mês e aquecem ainda mais o mercado dos Fundos Imobiliários (FIIs), fazendo com que eles captem mais recursos e realizem investimentos para se tornarem ainda mais rentáveis. 

É justamente isso que iremos abordar no artigo de hoje. Sob diferentes perspectivas − FIIs com mais cotistas, com maior rentabilidade na valorização das cotas, maiores pagadores de proventos e outras −, conheceremos quais são os FIIs que estão em alta no mercado. Vamos lá?


Nova call to actionAproveite o jeito mais fácil de investir agora mesmo Faça seu cadastro grátis na Toro

O que são Fundos Imobiliários (FIIs)?

Inicialmente, vamos lembrar o que são os Fundos Imobiliários. Também chamados de FIIs, eles são ativos de renda variável que captam recursos dos cotistas por meio da venda de cotas na Bolsa de Valores com o objetivo de aplicar o patrimônio no mercado imobiliário.

Os gestores dos Fundos, então, vão construir, alugar ou vender imóveis − além de realizar outros investimentos financeiros imobiliários como CRIs e LCIs − para obter ganhos com a exploração dessas aplicações. 

Então, ao menos 95% dos aluguéis ou rendimentos dos FIIs são distribuídos aos cotistas semestralmente, mas a maioria opta por pagar todos os meses. Logo, é uma maneira de investir no mercado imobiliário sem precisar comprar imóveis inteiros, o que também dilui o risco da aplicação.

Se você quer saber mais sobre o que são, como encontrar e investir nos melhores Fundos de Investimento Imobiliário, confira um vídeo especial sobre o assunto:

Invista em uma carteira exclusiva com os melhores FIIs do mercado Comece agora e seja um Proprietário do Futuro

Como está o IFIX hoje?

O IFIX é o principal índice do mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) da Bolsa de Valores nacional. Ele é uma carteira teórica elaborada pela B3 que visa acompanhar o desempenho médio das cotações dos FIIs mais negociados pelos investidores.

Desde 2013, como podemos ver no gráfico abaixo, o índice retornou uma valorização de 85,56% frente a uma subida de 125% do Ibovespa, o termômetro do mercado ações. Ou seja, quem tinha uma carteira de Fundos Imobiliários semelhantes aos ativos que compõem o portfólio do IFIX teve uma valorização parecida, sem contar os proventos recebidos. 

Desempenho do IFIX frente ao IBovespa nos últimos anos

Fonte: B3

O mercado de Fundos Imobiliários Brasil ainda é jovem e está amadurecendo rapidamente. Haja vista o ingresso recorde de investidores pessoa-física citado no começo do artigo. Isso favorece que novos FIIs sejam lançados todos os meses, abrindo bastante espaço para aumentar a rentabilidade da sua carteira.

Quais são os melhores Fundos Imobiliários para investir hoje? Acesse grátis e descubra

Quais são os Fundos Imobiliários (FIIs) mais rentáveis?

Neste tópico, falaremos de alguns dos principais Fundos Imobiliários do mercado seguindo alguns critérios de procura e rentabilidade. É importante conhecer tais listas para iniciar o seu processo de escolha de quais FIIs incluir na carteira, após um estudo mais aprofundado que pondera também outros fatores.

FIIs com maior número de cotistas no Brasil

Inicialmente, vamos conhecer quais são os dez Fundos Imobiliários com o maior número de investidores-cotistas no Brasil, de acordo com os dados mais atualizados. São eles:

Código de negociação Nome do FII Número de cotistas
MXRF11 Maxi Renda 375.838
HGLG11 CSHG Logística 279.672
BCFF11 BTG Pactual FoF 279.598
XPLG11 XP Log 259.806
XPML11 XP Malls 252.767
KNRI11 Kinea Renda Imobiliária 234.310
VISC11 Vinci Shopping Centers 191.465
IRDM11 Iridium Recebíveis Imobiliários 155.014
VILG11 Vinci Logística 132.156
BRCR11 BTG Pactual Corp. Office 126.022

Fonte: FII Brasil

FIIs com maior rentabilidade nos últimos 12 meses

Segundo um levantamento da B3, publicado no Boletim Mensal dos FIIs e que mensura a rentabilidade nos últimos 12 meses (junho de 2020 a junho de 2021), os Fundos Imobiliários com a maior valorização foram:

Código de negociação Nome do FII Valorização em 12 meses
GSFI11 General Shopping e Outlets +114,2%
PLRI11 Polo Recebíveis Imobiliários I +74,8%
HCTR11 Hectare CE +55,2%
ARRI11 Átrio Reit Recebíveis Imobiliários +47,3%
IRDM11 Iridium Recebíveis Imobiliários +44,8%
HABT11 Habitat II +41,6%
CXTL11 Caixa TRX Logística +36,9%
CVBI11 VBI CRI +30,1%
PORD11 Polo Recebíveis Imobiliários II +24,3%
AFCR11 AF Invest Recebíveis Imobiliários +22,5%

Fonte: B3

FIIs com maior Dividend Yield acumulado nos últimos 12 meses

Agora, se considerarmos os Fundos Imobiliários com os maiores Dividend Yields acumulados nos últimos 12 meses (junho/2020 a junho2021), teremos os FIIs abaixo, conforme dados dos maiores sites de análise fundamentalista. O ranking também inclui o DY médio mensal no último ano. 

Código de negociação Nome do FII DY (12 meses) Acumulado DY (12 meses) Média
DMAC11 FII Mac 45,22% 3,77%
THRA11 Cyrela Thera Corporate 35,56% 2,96%
RBBV11 JHSF Rio Bravo 29,81% 2,48%
SPTW11 SP Downtown 21,06% 1,75%
URPR11 Urca Prime Renda 18,56% 1,55%
ARCT11 Riza Arctium Real Estate 17,86% 1,49%
HCTR11 Hectare CE 17,33% 1,44%
AFOF11 Alianza FOFII 16,82% 1,40%
NEWU11 Newport Renda Urbana 16,63% 1,39%
XPCM11 XP Corporate Macaé 16,55% 1,38%

 

FIIs com maior valorização da cota somada aos proventos desde o lançamento

Por fim, outro estudo possível de realizar sobre os Fundos Imobiliários mais rentáveis se dá quando observamos a valorização do preço da cota negociada em Bolsa somada aos proventos recebidos, ou seja, aquele dinheiro que os Fundos distribuem mensalmente aos cotistas. Neste ranking, também disponível nos melhores portais de consulta de dados sobre FIIs do mercado, destacam-se:

Código de negociação Nome do FII Valorização + proventos desde o IPO
ABCP11 Grand Plaza Shopping +632%
BBFIB11 BB Progressivo +550%
FLMA11 Continental Square Faria Lima +391%
HGBS11 Hedge Brasil Shopping +303%
HTMX11 Hotel Maxinvest +289%
RCRB11 Rio Bravo Renda Corporativa +253%
HGPO11 CSHG Prime Offices +235%
HGRE11 CSHG Real Estate +189%
HGLG11 CSHG Logística +183%
RBED11 Rio Bravo Renda Educacional +164%


Para terminar esse tópico, lembre-se de que as rentabilidades passadas não são garantias de que o mesmo irá ocorrer no futuro

É importante dizer ainda que os FIIs apresentados no artigo não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos especialistas da Toro.

Caso queira  seguir uma carteira exclusiva dos melhores Fundos Imobiliários de um modo descomplicado, leia o próximo tópico. Para terminar essa parte do artigo, recomendamos assistir ao vídeo abaixo sobre os principais tipos de FIIs e ter mais clareza na montagem de uma carteira.

Invista em imóveis de um jeito revolucionário Seja um Proprietário do Futuro e comece agora

Carteira de Fundos Imobiliários: como montar a sua?

Como você deve ter notado, muitos fatores fazem com que os FIIs entrem nos diferentes rankings dos mais procurados do mercado. Mas será que eles são realmente os melhores Fundos Imobiliários para investir?

Ao escolher um FII para incluir no seu portfólio de investimentos, alguns fatores devem ser considerados para garantir que você está tomando a melhor decisão. São eles:

  • Objetivos e perfil de risco: as características do FII devem estar alinhadas ao que você espera nos investimentos e seu nível de tolerância ao risco.
  • Liquidez: se o Fundo tem um bom volume de negociações por dia, conforme a média do mercado.
  • Qualidade e vacância dos imóveis: avaliar se os imóveis são bons para seus fins e se eles estão ocupados e adimplentes na maior parte do tempo.
  • Tamanho do patrimônio e localização dos imóveis: analisar se os FIIs têm um patrimônio considerável, um ou mais imóveis e se eles estão bem localizados para a sua função.
  • Taxas cobradas: verificar se as taxas de administração e performance estão compatíveis com as cobradas no mercado.

Ademais, entre outros fatores a considerar, é preciso avaliar a governança e a qualidade da gestão do FII, a regularidade e o nível do dividend yield, se o Fundo tem planos de crescimento, entre outros itens.

Além disso, como forma de diversificar sua carteira e potencializar os ganhos, não abra mão de investir em mais de um FII e que sejam de diferentes setores, tipos e gestoras.

Por fim, você também pode recorrer aos especialistas do mercado e às carteiras recomendadas de Fundos Imobiliários como uma maneira de realizar as melhores aplicações nessa modalidade de investimentos. 

Proprietários do Futuro: a carteira recomendada de FIIs da Toro

Se você prefere e gosta de seguir carteiras recomendadas, tanto nas ações quanto nos Fundos Imobiliários, o ideal é que conheça o Proprietários do Futuro, a carteira recomendada exclusiva da Toro Investimentos que tem retornado valorização acima do IFIX e do CDI. Com planos de assinatura mensal e anual, você tem acesso a:

  • Carteira dos melhores FIIs adaptada aos seus objetivos.
  • Aulas ao vivo para tirar dúvidas e acompanhar a evolução.
  • Relatório completo dos Fundos recomendados.
  • Canal exclusivo no Telegram para receber dicas e notícias do mercado.

Além disso, você vai receber dos especialistas da Toro as sugestões de mudança e ajustes na carteira quando for necessário. Para saber mais sobre o Proprietários do Futuro, acesse o link abaixo.

Invista em uma carteira exclusiva com os melhores FIIs do mercado Comece agora e seja um Proprietário do Futuro