Cadastre-se grátis

Qual o melhor score para cartão de crédito? Saiba a diferença!

Você sabia que o seu score de crédito é muito importante para determinar se conseguirá ou não ter um cartão? Isso porque, geralmente, os bancos analisam o score antes de aprovar ou negar um pedido.

Inclusive, o score também influencia diretamente os empréstimos, financiamentos e até o aumento de limite. Por isso, é importante sabe qual o score para cartão de crédito mínimo, regular e bom. Confira!

Score de crédito: o que é e como funciona

O score de crédito é, basicamente, uma pontuação da Serasa que indica as chances de alguém pagar suas contas em dia. Assim, ela é usada pelos bancos para saber a reputação financeira de um cliente.

A pontuação do Score vai de 0 a 1.000. Dessa maneira, quanto mais alta a pontuação, maior a sua probabilidade de conseguir aprovação de crédito, pois há um menor risco de inadimplência.

Esse funcionamento se baseia em um cálculo estatístico, que leva em consideração várias informações obtidas através de bancos, comércios, empresas de telefonia, entre outros. Os critérios da Serasa são:

  • Compromisso com o crédito (55% de peso na pontuação).
  • Registro de dívidas e pendências (33% de peso na pontuação).
  • Consultas ao CPF do consumidor (6% de peso na pontuação).
  • Evolução financeira (6% de peso na pontuação).

Ou seja, o objetivo do score para cartão de crédito é ajudar as empresas a entenderem qual o nível de risco. Por isso, ele é usado como referência antes de tomar decisões de concessão de crédito.

Qual o melhor score para cartão de crédito?

O score de crédito é determinado por uma escola que define se o consumidor oferece alto, médio ou baixo risco de inadimplência. Assim, confira as 3 faixas de pontuação do Serasa Score e suas diferenças,

Score baixo (entre 0 a 300)

A pontuação entre 0 a 300 pontos é o score mínimo para cartão de crédito. Essa faixa é considerada vermelha, ou seja, há um alto risco da pessoa ser um mau pagador e ter hábitos financeiros ruins.

Por isso, normalmente terá dificuldades em conseguir aprovação em um cartão de crédito. Nesse caso, o ideal é buscar cartões que não consultam o score, cartões pré-pagos, consignados ou de débito.

Score regular (entre 300 a 500)

A pontuação mais popular no Brasil: entre 300 a 500 pontos, o score regular. Desse modo, o consumidor tem à sua disposição mais alternativas de cartões, mas ainda não é apto a ter um cartão alta renda.

Por mais que não seja uma pontuação muito alta, esse grupo é capaz de arcar com seus compromissos. Sendo assim, pode pedir e aproveitar várias opções de cartões convencionais com um bom limite.

Por exemplo: cartão Santander Elite e cartão Santander SX.

Score alto (entre 600 e 900)

Por outro lado, quem possui um score de crédito entre 600 a 900 pontos, consegue as melhores oportunidades. Especialmente, quando o score é acima de 900, ou seja, praticamente perfeito.

Isso prova para as empresas que o consumidor é confiável. Dessa forma, ele consegue opções mais vantajosas e aprovações facilitadas em cartões exclusivos, como Mastercard Black ou Visa Infinite.

Se quiser solicitar um, conheça as melhores opções:






Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Cada instituição financeira tem seus próprios critérios internos sobre qual é o score mínimo para oferecer um cartão de crédito. Por isso, não existe uma pontuação mínima fixa para aprovação.

Afinal, existem empresas que até não consultam o score. Entretanto, geralmente as linhas de crédito são reprovadas quando a pontuação está entre 0 a 200, já que demonstra um maior risco de inadimplência.

Portanto, de modo geral, um score acima de 500 facilitar ter um bom cartão de crédito liberado. Assim, a tendência é que quanto maior o score, maiores serão as chances de conseguir sua aprovação.

Todavia, lembre-se que não é apenas o score que os bancos levam em consideração para aprovação.

Como consultar meu score de crédito?

Que tal descobrir qual o seu score de crédito para saber quais são as suas chances de conseguir linhas de crédito? Para verificar a sua pontuação atual, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.
  • Por fim, faça o login.

E pronto! Em seguida, já poderá encontrar o seu score na tela. Além disso, terá também outras opções, como conectar suas contas bancárias, ver os cartões de crédito disponíveis para sua faixa, entre outros.

Perguntas frequentes sobre score para cartão de crédito

Pedir cartão de crédito diminui score?

Não. O que pode diminuir o score de crédito é a forma como usa o cartão e fazer várias solicitações em um curto período de tempo.

Isso porque as instituições financeiras enxergam como uma maneira desesperada de conseguir crédito.

De quanto em quanto tempo atualiza o score?

O score pode atualizar de um dia para o outro. Por isso, é essencial manter sempre hábitos financeiros saudáveis.

Score 400 é bom para cartão de crédito?

O score 400 é regular, o que significa que há menos riscos de inadimplência. Assim, a solicitação do cartão tem mais chances de ser aceita.

Dicas para aumentar o score e ter um cartão de crédito

Agora, você já sabe que o score influencia na aprovação do cartão de crédito e na concessão de outras linhas. Por isso, bons hábitos financeiros garantem melhores chances e uma vida financeira mais saudável.

Portanto, confira algumas dicas para manter sua pontuação do score sempre boa:

  • Pague suas contas em dia, desde faturas do cartão até contas de água.
  • Se tiver dívidas, renegocie e limpe o seu nome.
  • Evite atrasos e inadimplência financeira.
  • Use o cartão de crédito de forma consciente e respeitando seu orçamento.
  • Sempre mantenha seus dados cadastrais na Serasa atualizados.
  • Ative o Cadastro Positivo, um tipo de currículo dos hábitos financeiros.
  • Não minta sobre a sua renda.
  • Faça um planejamento financeiro e, se possuir mais de um cartão de crédito, organize os seus gastos e datas de vencimento para não gastar mais do que pode arcar e perder o pagamento.
  • Tenha sempre uma reserva de emergência para não criar dívidas.

Além disso, tenha paciência. Isso porque melhorar o seu score de crédito não é algo imediato, mas um processo que requer tempo e consistência. Dessa forma, são hábitos com resultados a longo prazo.

Seguindo essas dicas, poderá ser visto como um bom pagador pelas instituições e aumentar suas chances de conseguir um cartão com limite alto. Mas, lembre-se que esse não é o único critério.