Cadastre-se grátis

Clínica médica: o que é e como abrir? Confira!

Uma clínica médica pode ser a porta de entrada para os profissionais da medicina que querem empreender na área da saúde.

Afinal, por meio desse empreendimento é possível que o profissional tenha a oportunidade de gerir o próprio negócio utilizando os conhecimentos médicos de maneira independente.

Por isso, a seguir, confira o que é clínica médica, como abrir uma e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Investimentos para médicos: veja o que comprar hoje!

O que é clínica médica?

Clínica médica é, de maneira simples, um estabelecimento que oferece uma variedade de serviços médicos para os pacientes, entre diversas especialidades.

Cada um dos profissionais atuantes do local, que podem ser pessoas de diferentes formações, como médicos com várias especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, contribuem para oferecer os cuidados e especialidades necessárias.

Além disso, as clínicas médicas podem oferecer desde consultas de rotina até exames com diagnósticos avançados e tratamentos especializados, dependendo, claro, dos recursos disponíveis.

Como abrir uma clínica médica?

Abrir uma clínica médica requer muito planejamento, pois são necessárias várias etapas importantes até, de fato, haver o funcionamento.

A seguir, conheça algumas dessas etapas e fique por dentro de todas elas antes de começar o processo de abertura da sua clínica.

Faça uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado antes de abrir uma clínica médica é fundamental para obter informações assertivas sobre a demanda pelos serviços médicos que serão oferecidos.

Além disso, é necessário identificar os possíveis concorrentes e fazer uma análise dos potenciais pacientes.

Isso fará com que o dono da clínica entenda quais serviços são, naquela região, mais procurados, o que fará com que as estratégias de negócio sejam definidas de forma concisa.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios inclui informações básicas sobre o empreendimento. Por meio dele, será possível definir quais os objetivos da clínica médica, além de:

  • qual o público-alvo;
  • quais serviços serão oferecidos;
  • quais as estratégias de divulgação e plano de marketing como um todo;
  • projeção de custos e receitas;
  • qual será a estruturação da clínica; etc.

Regularize a clínica

A regularização envolve obter as licenças e autorizações necessárias, para que o lugar possa funcionar de forma legal. Isso inclui, por exemplo, registros nos órgãos de vigilância sanitária, licenças municipais – a depender do local – entre outras.

Essas medidas são fundamentais para que a clínica possa operar de forma legal e garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados a todos os pacientes.

Tenha ciência do investimento

Lembre-se de calcular todos os custos envolvidos não apenas na abertura da clínica, mas também para a manutenção do local.

Lembre-se de alguns gastos básicos, como:

  • aluguel ou compra do espaço;
  • compra de equipamentos médicos;
  • compra de móveis;
  • contratação de funcionários;
  • custos com marketing, etc.

Lembre-se de fazer uma estimativa realista, seja dos investimentos iniciais ou dos custos recorrentes, para garantir que haja capital suficiente para iniciar e manter a clínica médica.

Clínica médica e consultório médico: qual a diferença?

A diferença entre uma clínica médica e um consultório médico está, geralmente, no tamanho e nos serviços oferecidos.

O consultório, por sua vez, é menor e oferece serviços básicos, como consultas e exames simples. Já a clínica tende a ser maior, pois oferece mais especialidades e serviços completos, como tratamentos especializados e exames com diagnósticos.

Conta Select para médicos

Se você é médico e quer abrir uma clínica ou consultório médico, abrir a conta Select pode ser uma oportunidade única, pois o banco Santander oferece condições especiais de financiamento para máquinas e equipamentos necessários para iniciar o empreendimento.

Além desse benefício, é possível contar, também, com:

  • financiamento para especializações, MBAs, mestrado, doutorado com grandes parcelas;
  • financiamento de máquinas e equipamentos para investir no seu negócio;
  • financiamento imobiliário com condições especiais;
  • acesso a seguros e assistência 24h;
  • acesso mais facilitado de cartões black;
  • experiências Select, como acesso a salas VIP em aeroportos e eventos;
  • atendimento personalizado 24h por meio do chat;
  • assessoria com especialistas para investimento.