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Consultório médico: saiba o que é necessário para abrir o seu

Para médicos que buscam maior autonomia em sua prática e estão dispostos a empreender na área da saúde, abrir o próprio consultório é uma das saídas mais comuns.

E essa iniciativa pode acontecer tanto de forma individual como com outros colegas, dividindo despesas e compartilhando estratégias de crescimento.

Então, para saber sobre como abrir um consultório médico, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!

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O que é um consultório médico?

Um consultório médico é um local dedicado ao atendimento de pacientes para consultas e procedimentos simples, ou seja, que não exigem uma estrutura hospitalar complexa.

Uma observação importante é que um consultório pode ser parte integral ou apenas uma parcela do trabalho de um médico.

Um médico cirurgião plástico, por exemplo, pode ter um consultório para atendimento e acompanhamento dos pacientes, ainda que o cerne de seu trabalho seja feito dentro de um centro cirúrgico.

O que é necessário para abrir um consultório médico?

Para abrir um consultório médico é necessário ter um planejamento inicial e um plano de negócios, além de estar atento às exigências legais.

Em geral, será necessário um investimento inicial para alugar um local, contratar auxiliares, arcar com custos fixos de energia, água e impostos, além de outras despesas como marketing e equipamentos.

Quanto aos aspectos práticos, é recomendável abrir um CNPJ para gerenciar as operações e ter maior facilidade ao declarar impostos e emitir notas ficais.

Um CNPJ médico também ajuda a separar o patrimônio da pessoa física e da pessoa jurídica, o que garante maior segurança e melhor regime tributário.

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Dicas para abrir um consultório médico

Abrir um consultório médico pode não ser tão simples quanto parece no início. Antes de ver o seu local dos sonhos funcionando a todo vapor e a sua agenda lotada, é necessário construir uma base sólida para que o seu negócio possa se sustentar.

Então, confira a seguir algumas dicas para empreender com segurança e estratégia.

Defina sua área de atuação

O primeiro passo para quem quer empreender por conta própria e começar a trabalhar na área da saúde é definir a sua área de atuação. Aqui não falamos simplesmente da sua especialidade, mas dos tipos de serviço e soluções que você pretende oferecer.

Com uma boa definição de área de atuação, será mais fácil entender que tipo de público você busca e direcionar os seus esforços para captá-lo. Além disso, também será mais fácil se posicionar como especialista e ser reconhecido como tal.

Crie uma estratégia de negócios

Todo médico que deseja iniciar o seu próprio consultório deverá se entender também como um empresário. Isso não significa se tornar um mercenário e exercer suas atividades apenas pelo dinheiro.

Em vez disso, ele deve compreender que agora será responsável por manter e administrar uma estrutura com funcionários, fornecedores, clientes e todo o arcabouço de direitos e obrigações que essa atividade demanda.

Por isso, é necessário pensar com estratégia para que o empreendimento seja sustentável e possa se desenvolver ao longo do tempo, sem perder a qualidade e o propósito.

Adote uma estratégia de marketing

Outro fator que deve estar entre os cuidados iniciais ao abrir um consultório médico é ter uma boa estratégia de marketing.

O marketing médico não é uma mera propaganda. Em vez disso, ele é o instrumento responsável por definir o seu posicionamento e a sua marca no mercado.

Ou seja, a forma como você será reconhecido e como alcançará novos pacientes passa diretamente pela forma com a qual decidirá de comunicar.

Além disso, vale lembrar que o marketing abrange toda a experiência do paciente, desde o design de seu logotipo até o contato pelas redes sociais. Por isso, é importante dedicar um tempo para estudar os seus princípios e técnicas, ainda que esta seja uma atividade que você escolha terceirizar.

Atente-se às exigências legais

Antes de abrir seu consultório, informe-se sobre as exigências legais para o funcionamento do empreendimento em sua região.

Verifique a necessidade de licenças, alvarás e a estrutura mínima necessária de acordo com a sua área de atuação.

Observe também as obrigações necessárias para funcionar enquanto empresa, como CNPJ, registro em conselhos, cumprimento de obrigações tributárias e outras demandas que possam surgir no processo.

Esteja a par das finanças e do cumprimento de obrigações

Como médico empreendedor, lidar com cálculos e burocracias passará a fazer parte da sua rotina.

Ainda que você escolha terceirizar a administração de seu consultório, é necessário estar atento ao que acontece de fato. Afinal, caso aconteça algum erro, a responsabilidade cairá sobre os seus ombros.

Por isso, fique atento às contas e movimentações administrativas de seu consultório, e não negligencie o acompanhamento de:

  • Obrigações trabalhistas
  • Obrigações tributárias
  • Pagamento de fornecedores
  • Pagamentos das despesas básicas
  • Declaração de impostos, entre outras.

Quanto custa para abrir um consultório médico?

Os custos para abrir um consultório médico variam de acordo com fatores como a localização, o público alvo e a especialidade atendida.

Uma sala para consultórios em um bairro nobre custará mais caro do que uma localização mais popular. Além disso, os custos do projeto arquitetônico podem ser mais elevados, conforme o padrão escolhido.

Outro fator que pode pesar nos custos iniciais são os equipamentos necessários para procedimentos e diagnósticos. Caso a sua especialidade demande aparelhos de alto custo, vale a pena calcular se vale a pena participar de uma sociedade médica, em vez de arcar com todos os custos por conta própria.

Uma saída para quem, após avaliar as com cuidado, deseja começar a empreender no ramo é contar com serviços e linhas de crédito especiais para médicos, que costumem ser mais vantajosas que as comuns.

Nesse sentido, o banco Santander oferece a conta Santander Select para médicos, na qual os profissionais têm acesso a assessoria personalizada, e produtos exclusivos, como cartões, empréstimos, financiamentos e linhas de créditos especiais para a compra de equipamentos e cursos de formação.