Cadastre-se grátis

Marketing Médico: conheça as regras do CFM e como aplicar

Investir em marketing é uma estratégia cada vez mais necessária para o posicionamento de profissionais no mercado de trabalho, e no caso do marketing médico, esse trabalho deve atender a um conjunto de regras para respeitar as normas da profissão.

Nesse sentido, para regulamentar as práticas de acordo com a ética e o conjunto de responsabilidades próprios da profissão, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece normas e regulamentos a serem seguidos pelos profissionais.

Então, para conhecer melhor essas regras e entender como aplicar o marketing médico no dia a dia de seu consultório e prática profissional, confira agora o artigo que preparamos.

O que é marketing médico?

Marketing médico é o conjunto de estratégias e práticas voltadas para criar um posicionamento de imagem e divulgar o trabalho de profissionais, clínicas e hospitais, respeitando as normas estabelecidas pelo CFM.

Dessa forma, busca-se aplicar os princípios do marketing tradicional ao contexto da saúde, de modo que se possa criar um posicionamento de imagem, construir uma reputação, atraindo novos pacientes e cativando os atuais.

Essa reputação, é claro, deve ser acompanhada de uma prestação de serviços de alta qualidade e de cuidado com a experiência do paciente em todas as fases do atendimento.

Dessa forma, neste tipo de marketing, deve-se evitar propostas sensacionalistas, promessas de resultados irreais, exposição da imagem dos pacientes, propaganda enganosa, práticas desleais, entre outras.

VEJA TAMBÉM: Finanças para médicos: como organizar a vida financeira ao sair da faculdade?

Regras do CFM para marketing

Um dos objetivos do marketing médico é desenvolver o relacionamento e a confiança entre médico e paciente. Com isso, o profissional pode desenvolver estratégias para alcançar novos clientes não apenas falando de si, mas fornecendo informações relevantes para o seu público.

No entanto, é necessário levar em consideração as necessidades específicas do público-alvo e aderir a padrões rigorosos em sua comunicação para garantir que seus conteúdos sejam precisos, não enganosos, e que respeitem a confidencialidade e privacidade dos pacientes.

Nesse sentido, a Resolução CFM nº 2.336/2023 traz as diretrizes mais atuais e estabelece que é permitido:

  • produzir conteúdo educativo, com informações relevantes sobre serviços, procedimentos e especialidades;
  • utilizar canais de mídia, tais como websites, redes sociais, anúncios online e offline, eventos comunitários, entre outros;
  • utilizar imagens de caráter educativo, relacionadas à especialidade do médico, acompanhadas de texto educativo com indicações terapêuticas, bem como as possíveis complicações;
  • publicar selfies, imagens e áudios em redes sociais, desde que não tenham características de sensacionalismo ou concorrência desleal;
  • utilizar imagens de pacientes, desde que tenha a devida autorização, preservando-lhe a privacidade e o anonimato;
  • informar sobre valores de consultas, meios e formas de pagamento;
  • orientar pacientes sobre características do local onde os serviços são oferecidos, bem como seu portfólio de atendimento;
  • apresentar seu ambiente de trabalho, incluindo equipamentos com indicações de uso ,conforme informações do portfólio da Anvisa;

Quantos às proibições, é vedado:

  • publicar imagens manipuladas, melhoradas ou que identifiquem o paciente;
  • publicar imagens não autorizadas, ainda que o paciente não seja identificado;
  • ensinar técnicas médicas a não-médicos;
  • divulgar equipamentos ou medicamentos que não tenham registro na Anvisa ou na agência que a suceda;
  • fazer postagens sensacionalistas, com autopromoção, mercantilização do ato médico ou com promessas irreais de resultados;
  • divulgar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir à confusão com a divulgação de especialidades
  • oferecer serviços por meio de consórcio e similares;
  • garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • participar de propaganda enganosa de qualquer natureza; entre outras.

Lembrando que os pontos acima são as regras de maior destaque para o marketing médico, e que é necessário consultar as demais regras para trabalhar com segurança.

Santander Select: conheça os benefícios para médicos

Para os médicos que procuram uma solução financeira adequada ao seu perfil financeiro, o banco Santander oferece uma solução sob medida para as suas necessidades: a conta Santander Select.

Ao abrir uma conta no Santander, os médicos passam a fazer parte da categoria Select, que é voltada para clientes com perfil de alta renda e oferece vantagens, tais como:

  • Cartões de crédito black ou infinite, com anuidade gratuita ou reduzida e vantagens como pontos, milhas e acesso a salas VIP;
  • Assessoria financeira especializada;
  • Linhas de crédito especiais para financiamentos e empréstimos;
  • Condições especiais de crédito para para cursos de extensão e especialização, MBA, mestrado e doutorado, com parcelamentos de até 60 meses;
  • Condições especiais para financiamento de máquinas e equipamentos para consultório;
  • Condições especiais para transferências internacionais, saques compra e venda de moeda;
  • Menores taxas de administração; entre outras.

Por que o marketing médico é importante?

O marketing médico desempenha um papel crucial na promoção da saúde e no fornecimento de informações sobre sintomas, tratamentos e serviços médicos disponíveis aos pacientes, desde que feito de acordo com as exigências regulatórias.

Para os pacientes, conhecer as possibilidades relacionadas a sua saúde é de grande importância na hora de escolher um profissional, e os conteúdos produzidos sobre o assunto, ainda que pretendam divulgar um profissional ou instituição, também tem o papel de disseminar informações confiáveis.

Já para os médicos, o marketing tem a função de cultivar o relacionamento com os pacientes, garantindo-lhes uma experiência satisfatória desde o primeiro contato, além de promover maior visibilidade, reconhecimento e credibilidade.

Investir em marketing também ajuda a passar uma imagem profissional e posicionar o médico como uma autoridade e referência em sua área de especialização, o que contribui para atrair e cativar os pacientes.

VEJA TAMBÉM: Médico plantonista precisa ter CNPJ? Saiba a resposta! || CNPJ Médico: Conheça os formatos e qual vale mais a pena