Cadastre-se grátis

8 dicas de ouro para economizar dinheiro no início do ano

Economizar dinheiro no início do ano requer disciplina e planejamento. Reduza despesas supérfluas, estabeleça metas realistas, faça uma planilha de gastos, negocie dívidas, opte por compras à vista e aproveite promoções. Não se esqueça de manter uma reserva de emergência.


IPTU, IPVA, matrículas em cursos, férias escolares e muitos outros gastos. O que tudo isso te lembra? O mês de janeiro, não é mesmo? O começo do ano é regado de metas, objetivos e esperança, mas também é um período com muitos gastos financeiros. 

No post de hoje, a equipe do Yubb, o buscador de investimentos online, vai falar sobre algo que parece ser impossível, mas não é: economizar dinheiro no início do ano.

Aproveite esse clima de novas realizações para mudar seus hábitos antigos e ter um ano com a vida financeira tranquila.

Confira, ao longo do artigo, as melhores dicas que vão te ajudar a ter mais dinheiro este ano.

1. Reflita sobre o ano anterior

Como esteve a sua vida financeira no ano passado? Responder a essa pergunta é essencial para conseguir estabelecer objetivos e metas para este ano. Saiu das dívidas? Entrou em dívidas? Gastou mais do que devia? Economizou o máximo possível? Abusou nas festas de final de ano? Comprou presentes muito caros?

Faça essa análise pessoal de acordo com todas as suas receitas e despesas do ano anterior. Isso é muito importante para que você consiga fazer um diagnóstico do que aconteceu. Se algo deu certo, repita. Se algo deu errado, evite. Com essa reflexão, você consegue ver onde pode economizar – principalmente nos primeiros meses.

2. Faça uma planilha de gastos

Logo na primeira frase deste post, nós já demos alguns exemplos de contas que precisam ser pagas em janeiro (IPTU e IPVA). Além disso, também existem outros gastos que dependem de pessoa para pessoa. Se o seu filho está de férias, talvez você tenha mais gastos em lazer com ele. Se você está na faculdade, é a época de pagar a taxa de matrícula. E assim por diante.

Crie um orçamento que inclua todas as despesas mensais e metas de economia. Faça uma planilha com todos esses gastos para que você visualize tudo que precisa pagar nos próximos dias. Se conseguir projetar para os próximos meses, melhor ainda.

Dessa forma, é muito mais fácil ter noção de quanto você precisa ter para pagar tudo e, assim, basta se policiar para não gastar mais que devia. Pensa sua vida financeira como uma empresa que precisa saber todos os gastos e todas as receitas que possui mensalmente.

3. Invista logo no primeiro mês

Você tem o hábito de investir o seu dinheiro mensalmente? Se sim, este tópico não é para você. Mas se você nunca investiu ou só investe esporadicamente, esta ano é a hora de você reverter essa situação e começar a ganhar mais dinheiro logo no primeiro mês do ano.

Sabe os gastos que nós acabamos de falar? Trate o investimento como um gasto obrigatório. A dica é: separe uma quantia para investir logo no início do mês. Na hora de pagar todos aqueles boletos mensais, coloque um “boleto” do investimento para que você se obrigue a aplicar o dinheiro. Vale lembrar que não precisa ser uma quantia absurda, viu? Dá para investir em bons produtos (e seguros) com valores baixos e que cabem no seu orçamento.

4. Procure uma renda extra

Se você está preocupado com os gastos de início de ano e não sabe como vai ser o seu ano, o que acha de procurar uma renda extra? O investimento, por exemplo, pode se tornar uma renda extra no futuro, já que você está ganhando um rendimento mensal (ou diário) e é um dinheiro que você não ganharia normalmente.

Mas, além disso, busque novas fontes para completar a sua renda e fazer com que você tenha mais dinheiro durante todo o ano. Vender objetos que não usa, procurar vagas sazonais, fazer freelancers, vender comida ou artesanato, dar algum curso… São muitas opções que podem te trazer uma receita a mais todos os meses do ano.

5. Crie um planejamento para objetivos

Quais são as suas metas para o ano? Por mais que você não tenha pensado nisso, no mundo das finanças é importante ter objetivos definidos. Depois de decidir tudo que quer realizar, torne o seu objetivo “palpável” e crie um planejamento para conquistá-lo.

Exemplo: você quer comprar um carro até o final do ano. Mas qual é o modelo do carro? Ele é manual ou automático? Qual será o gasto com gasolina e manutenção? Traga o seu sonho para realidade e planeje-se.

Agora que você já sabe qual é a quantia que precisa, quanto terá que economizar por mês para conseguir? Quais investimentos são indicados para esse prazo que você precisa? Fazer essa análise vai te ajudar a concluir seus objetivos mais rapidamente.

Por falar em planos, confira um vídeo especial com o Head de Assessoria aqui da Toro, Felipe Borges, a fazer seu planejamento financeiro e conquistar sua tão sonhada independência financeira.

https://www.youtube.com/watch/Qgcn_5jCDWo

6. Corte gastos supérfluos

Ousamos dizer que essa última dica é a mais importante de todas. Se você quiser ter uma vida financeira mais tranquila, não tem como fugir: é preciso economizar! Para isso, o nosso conselho é que você corte gastos supérfluos para ter mais dinheiro na conta.

Que tal ir para o trabalho de bicicleta uma vez na semana? Ou trocar os almoços caros por marmita? E aquela assinatura de TV a cabo que você nunca usa? São muitas opções que podem parecer bobagens, mas que fazem muita diferença no final do mês.

Outras possibilidades são:

  • Reveja gastos fixos: avalie contas de serviços como TV a cabo, internet e seguro para encontrar maneiras de economizar.
  • Corte despesas desnecessárias: elimine compras impulsivas e avalie assinaturas de serviços que você não utiliza.
  • Faça refeições em casa: comer fora pode ser caro, então cozinhe em casa para economizar.

Em finanças pessoais, é necessário “sofrer” um pouco para ter uma melhor experiência no futuro. Se você começar com esses cortes logo em janeiro, é muito mais fácil criar o hábito da economia para o resto do ano e, aos poucos, acumular um patrimônio muito maior do que você esperava.

7. Pague dívidas com juros altos

Dívidas de juros elevados, como cartões de crédito ou empréstimos pessoais, podem ser um grande obstáculo para economizar dinheiro. Priorize o pagamento dessas dívidas, começando pelas que têm as maiores taxas de juros.

Considere consolidar suas dívidas em um empréstimo com juros mais baixos, se for uma opção viável.

Faça pagamentos adicionais sempre que possível. Isso reduzirá o principal da dívida mais rapidamente e, consequentemente, os juros a pagar. No mais, negocie com seus credores para obter taxas de juros mais baixas ou planos de pagamento flexíveis.

Uma vez que você pague dívidas de juros elevados, redirecione o dinheiro economizado para suas metas de poupança, ajudando a construir um futuro financeiro mais sólido. Pagar dívidas de juros altos não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também libera recursos financeiros que podem ser melhor utilizados em economias e investimentos mais produtivos.

8. Compre com descontos, cupons e cashback

Comprar com descontos, cupons e cashback são estratégias para economizar dinheiro em suas compras:

8.1. Descontos

Muitas lojas oferecem descontos sazonais, promoções especiais ou liquidações. Fique de olho nas ofertas e compre quando os preços estiverem mais baixos. Além disso, algumas lojas oferecem descontos para grupos específicos, como estudantes, idosos ou militares. Certifique-se de aproveitar essas vantagens se você se qualificar.

8.2. Cupons

Os cupons de desconto são códigos ou vouchers que podem ser aplicados durante o processo de compra online ou impressos para uso em lojas físicas. Você pode encontrar cupons em sites especializados, aplicativos de compras ou mesmo diretamente nos sites das lojas. Esses cupons podem oferecer descontos em porcentagem, desconto em valor fixo ou frete grátis.

8.3. Cashback

O cashback é uma maneira de receber parte do dinheiro de volta em suas compras. Você se inscreve em programas de cashback ou usa aplicativos que oferecem essa vantagem. Ao fazer uma compra através de um link específico ou usando um cartão de crédito vinculado ao programa de cashback, uma porcentagem do valor gasto é devolvida a você em dinheiro, que pode ser transferido para sua conta bancária ou usado em futuras compras.

Essas estratégias podem resultar em economias significativas ao longo do tempo. No entanto, é importante sempre verificar os termos e condições, datas de validade e restrições associadas a descontos, cupons e programas de cashback para garantir que você aproveite ao máximo essas oportunidades de economia.

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!