O índice Preço/Lucro (P/L) é um múltiplo fundamentalista que compara a cotação de uma empresa com o seu Lucro Por Ação (LPA), dividindo o preço das ações pelo LPA, e serve para avaliar a atratividade de uma empresa como investimento e retorno aos acionistas, uma vez que diz por quantas vezes o lucro anual por papel de uma empresa está sendo negociado no mercado.
O Índice Preço/Lucro (P/L) é uma das métricas mais populares e amplamente utilizadas no mundo dos investimentos.
Se você é um investidor ou está pensando em investir em ações, provavelmente já ouviu falar sobre o P/L. Mas você sabe exatamente o que significa e como usá-lo para tomar decisões?
O Preço/Lucro é um dos indicadores mais usados para descobrir ações baratas e com alto potencial de crescimento.
Neste artigo, vamos explorar o que é o Índice Preço/Lucro (P/L), como ele é calculado e como interpretar seus resultados.
Além disso, discutiremos se existe um nível de P/L ideal para uma empresa e como usá-lo para avaliar o potencial de crescimento e rentabilidade de uma ação. Vamos lá?
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O que é o índice Preço/Lucro (P/L) de uma empresa?
Como dissemos na introdução, o P/L ou P/E (da sigla em inglês Price/Earnings) é um dos múltiplos fundamentalistas mais importantes e utilizados por Analistas e investidores no mercado de ações, BDRs e Fundos Imobiliários (FIIs), principalmente.
O índice Preço/Lucro (P/L) é uma medida que compara a cotação de uma empresa com o seu lucro por ação (LPA).
Via de regra, ele serve para indicar por quantas vezes o lucro anual dividido por todas as ações que uma empresa tem listada está sendo negociado no mercado.
Portanto, ele é um indicador importante para avaliar a atratividade de uma empresa como investimento e retorno aos acionistas, uma vez que pode indicar se a ação está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação ao seu lucro.
Como calcular o Preço/Lucro (P/L) de ações?
Agora, que você já conhece o conceito, como deve ter imaginado, o cálculo é bastante simples, uma vez que você precisa de apenas duas informações básicas: cotação e lucro por ação.
Então, na fórmula, basta dividir o primeiro pelo segundo.
Fórmula para calcular o Preço sobre o Lucro (P/L)
Índice Preço/Lucro (P/L) = Preço da Ação / Lucro por Ação (LPA)
Lembrando que, para calcular o Lucro por Ação (LPA), basta dividir o lucro líquido da companhia em um período por todas as ações emitidas.
Muitos portais especializados e até mesmo os sites de Relações com Investidores ou da B3 fornecem esse dado. Já o preço da ação pode ser facilmente encontrado no mercado de ações, no site da Bolsa ou no app da Toro.
Como concluímos, o resultado, que será um número cardinal e não uma porcentagem, vai representar quantas vezes o mercado está disposto a pagar pelo lucro gerado pela empresa.
Quando o Preço sobre Lucro (P/L) fica negativo?
Em determinadas situações, você pode se deparar com um índice Preço/Lucro negativo. Para esse resultado, na fórmula que vimos, apenas o LPA pode ser negativo, uma vez que as cotações não chegam a ficar abaixo de zero. O que isso vai significar na prática?
Isso pode acontecer quando a empresa está registra prejuízo líquido e, dessa forma, seu LPA é negativo.
Nesse caso, o P/L negativo indica que a empresa está operando com prejuízo e que os investidores estão pagando mais pelo preço da ação do que o lucro gerado por ela.
É importante ressaltar que o P/L negativo não é comum e geralmente é considerado um sinal de alerta para os investidores e outros indicadores precisam ser analisados.
Como analisar se o indicador Preço/Lucro (P/L) é bom?
Uma vez que sabemos o que é e como ele é calculado, podemos partir para a sua interpretação. Apesar da sua grande utilização, é necessário ter alguns cuidados na sua utilização e análise.
Uma primeira conclusão é de que os P/Ls mais altos indicam que o investidor paga “mais caro” pela empresas e os mais baixos significariam que os papéis estão descontados no mercado.
Isso também embute uma medida de risco, uma vez que, se o P/L é elevado, a incerteza gira sobre a lucratividade.
O P/L também pode indicar o otimismo ou o pessimismo do ponto de vista dos investidores.
Contudo, alguns cuidados e características devem ser considerados na Análise, tais como:
- Depende do setor: o P/L pode mudar de acordo com o setor, isto é, alguns setores podem, naturalmente, ter Preços/Lucros mais altos ou baixos que outros.
- Histórico e concorrência: é preciso estudar o P/L atual com o P/L histórico da empresa e do setor em que ela atua, bem como contra os concorrentes.
- Modelo de negócios: o índice P/L pode se manter alto ou baixo por mais tempo a depender do modelo de negócios da empresa.
- Recorrência dos lucros: lucros não recorrentes (ganho não regular ou que não tem origem nas operações da empresa) podem distorcer momentaneamente o P/L. É preciso estudar também a consistência histórica dos resultados, as margens e o fluxo de caixa.
- Comportamento de manada: efeitos de manada (grandes compras ou vendas) ou oscilações de curto prazo podem alterar significativamente as cotações, modificando o resultado do P/L.
- Potencial de crescimento: levando em conta fatores como inovação, perspectivas de mercado e estratégias de expansão.
- Solidez da empresa: análise da solidez financeira da empresa, levando em conta fatores como endividamento, capacidade de geração de caixa e estrutura de capital.
- Perspectivas econômicas e políticas do país: em mercados mais sólidos e menos arriscados, as métricas de P/L podem ser mais elevadas do que nos países em desenvolvimento.
Lembrando que nenhum indicador fundamentalista deve ser estudado de forma isolada para tomar decisões.
Esteja atento que o tempo para que o investidor veja o retorno do seu investimento depende de vários fatores, como a rentabilidade da empresa, a evolução do mercado e o desempenho da economia em geral.
Além disso, a decisão de investir em uma empresa não deve se basear apenas no P/L, mas em uma análise mais completa que leve em conta outros dados e fatores relevantes para cada companhia.
Índice P/L: quanto maior melhor ou quanto menor melhor?
Para responder essa pergunta, entenda que não há uma regra que determine um número mágico para o P/L. Como dissemos, isso vai depender do cenário e da disposição do mercado em pagar pelas ações da empresa.
Um P/L de 10 significa que o preço atual da ação está sendo negociado a 10 vezes o lucro por ação (LPA) da empresa. Em outras palavras, o mercado está disposto a pagar 10 vezes o lucro anual gerado por cada ação da empresa.
Um P/L de 10, por exemplo, pode ser considerado um valor razoável em algumas situações, mas é importante levar em conta que o P/L varia de acordo com o setor da empresa e com as condições do mercado.
Em alguns setores, um P/L abaixo de 10 pode ser considerado baixo, enquanto em outros setores um P/L acima de 20 pode ser considerado normal. É importante analisar o P/L em conjunto com outros indicadores e fatores antes de tomar decisões de investimento.
- Preço/Lucro (P/L) baixo: pode indicar que o mercado tem baixa confiança no negócio ou que os investidores ainda não perceberam o potencial de investimento da ação, além de distorções momentâneas.
- Preço/Lucro (P/L) alto: no value investing, pode representar um indicativo de que a ação de uma companhia é negociada acima de seu “preço justo” ou refletir as boas expectativas do mercado sobre ela.
Além disso, é importante considerar o estágio de maturidade da empresa, isto é, se é uma marca com produtos, serviços e resultados já consolidados ou ainda está em crescimento e expansão.
Nesse caso, o autor do clássico livro sobre investimentos “Um passeio aleatório por Wall Street”, Burton Malkiel, traz algumas conclusões para observar o Preço/Lucro de empresas em crescimento:
“Procure situações de crescimento com índices Preço/Lucro baixos. Se o crescimento ocorre, geralmente existe um duplo bônus: tanto o lucro quanto o índice P/L aumentam, produzindo grandes ganhos. Cuidado com ações com índice P/L muito alto cujo crescimento futuro já está descontado. Se o crescimento não se materializa, as perdas são duplamente pesadas: tanto o lucro quanto o índice P/L caem”. Burton Malkiel – Um passeio aleatório por Wall Street.
Qual é o índice Preço/Lucro (P/L) do Ibovespa histórico?
O índice Preço/Lucro (P/L) histórico do Ibovespa é um indicador que mostra o comportamento do P/L médio das empresas que compõem a carteira do índice ao longo do tempo.
Ele representa uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado de ações brasileiro em relação a outros mercados e a sua própria evolução ao longo do tempo.
Ao longo dos anos, o P/L médio do Ibovespa tem variado bastante, refletindo a dinâmica do mercado e as expectativas dos investidores em relação às empresas.
Por exemplo, em períodos de otimismo e crescimento econômico, é comum que o P/L médio seja mais elevado, enquanto em períodos de recessão e incerteza, ele tende a ser mais baixo.
A análise do P/L histórico do Ibovespa pode fornecer informações valiosas para investidores que buscam identificar oportunidades de investimento e tomar decisões de forma mais informada. Observe:
Note que ele acompanha de perto a linha de pontuação do Ibovespa no nosso gráfico que traça um histórico desde 1999.
Em momentos de descolamento, o P/L pode representar que a Bolsa está “mais cara” ou “mais barata” para investir, indicando os momentos de boas oportunidades ou de mais cautela.
Antes de passar ao próximo tópico, veja alguns exemplos de índice Preço/Lucro de diferentes empresas que fazem parte do Ibovespa:
Empresa | Índice P/L |
---|---|
Petrobras | 6,40 |
Vale | 2,06 |
Gerdau | 7,43 |
Bradesco | 12,59 |
Itaú | 9,75 |
Equatorial | 18,39 |
Ambev | 14,03 |
Multiplan | 13,81 |
Cosan | 9,40 |
Weg | 38,13 |
Raia Drogasil | 45,14 |
3R Petroleum | -41,62 |
Petz | -463,83 |
Rumo | -44,62 |
Locaweb | 4.112,69 |
Existe P/L justo e ideal para uma empresa na Bolsa?
Com o que aprendemos até aqui, é fundamental destacar que não existe preço sobre o lucro (P/L) ideal, uma vez que inúmeros fatores e situações podem distorcê-lo.
Isso porque o valor justo do P/L depende de diversos fatores, como o setor de atuação da empresa, a sua estratégia de crescimento, a qualidade dos lucros e a situação econômica do país e do mundo, além das oscilações de curto prazo e resultados não-recorrentes.
O investidor deve analisar o P/L e seu histórico em conjunto com outras informações relevantes sobre a empresa, para avaliar se o seu preço de mercado está condizente com o seu potencial de geração de lucros e se a ação representa uma oportunidade de investimento atraente.
Quais são as limitações do P/L?
Para terminar, entenda que, assim como todo múltiplo fundamentalista, o P/L também possui limitações, embora seja uma seja uma métrica popular para avaliar a atratividade de uma empresa na Bolsa de Valores.
Primeiramente, o P/L é uma medida de valor relativo, ou seja, é útil para comparar empresas dentro de um mesmo setor, mas não permite comparar empresas de setores diferentes.
Além disso, o P/L não leva em conta o crescimento futuro dos lucros da empresa e a sua estratégia de negócios.
Outras limitações do P/L incluem a não consideração de fatores qualitativos, como a qualidade dos lucros e a gestão da empresa, e a sua sensibilidade a variações nos resultados trimestrais, o que pode gerar oscilações bruscas no preço da ação.
Portanto, além de estudar outros aspectos, também conte com a ajuda dos Analistas e Assessores de Investimentos da Toro para lhe auxiliar a entender essas métricas e descobrir as melhores oportunidades para investir na Bolsa.