Cadastre-se grátis

O que são FIIs de lajes corporativas? Entenda e invista nos melhores!

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de lajes corporativas são uma modalidade de investimento que tem ganhado destaque no mercado pela valorização e demanda por espaços empresariais. Esses FIIs são constituídos por imóveis comerciais, especialmente escritórios, que são alugados para diferentes empresas. A principal característica é a geração de renda por meio do aluguel, proporcionando uma forma de diversificar sua carteira e obter rendimentos consistentes. 


Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) tornaram-se uma escolha popular entre os investidores em busca de diversificação e retornos consistentes. Dentre as diversas categorias de FIIs, os de lajes corporativas são frequentemente procurados na composição de carteiras.

Neste guia, mergulharemos no mundo dos FIIs de lajes corporativas, desvendando seu funcionamento, vantagens e como você pode aproveitar esse mercado e impulsionar seus investimentos.

Vamos explorar o que torna esses Fundos únicos, os fatores a considerar ao investir neles, bem como exemplos de casos de sucesso.

Se você deseja diversificar se portfólio e compreender como esses ativos podem oferecer estabilidade e potencial de crescimento, continue lendo para descobrir como entender e investir nos melhores FIIs.

O que é uma laje corporativa?

Uma laje corporativa é um termo usado para se referir a espaços de escritórios em edifícios comerciais. Normalmente utilizados por empresas para suas operações ou administração. Essas lajes podem variar em tamanho, desde pequenas salas até andares e prédios inteiros.

Então, tudo vai depender da qualidade e localização do prédio para atrair e manter bons inquilinos.

Quando as lajes corporativas recebem uma avaliação altamente positiva, a taxa de vacância, ou seja, a porcentagem de espaço não ocupado, costuma ser bastante reduzida.

Esse cenário é altamente vantajoso para os proprietários dos imóveis. Em geral, agências de avaliação de risco especializadas empregam diversos critérios padrão do mercado para avaliar a qualidade de uma laje corporativa.

O que são os Fundos Imobiliários (FIIs) de lajes corporativas?

No universo dos FIIs de tijolo (imóveis físicos), os Fundos de lajes corporativas investem em imóveis dessa categoria, gerando renda por meio de aluguéis de escritórios a empresas, proporcionando aos investidores uma participação proporcional nesses aluguéis.

Normalmente, a área locável é disponibilizada para empresas de diferentes portes que necessitam de amplos espaços e escritórios administrativos ou operacionais.

Investir em FIIs de lajes corporativas pode oferecer diversificação, uma vez que o Fundo detém vários espaços em diferentes edifícios e regiões. Além disso, esses FIIs são negociados na Bolsa de Valores, proporcionando liquidez ao patrimônio dos investidores.

Como funcionam os FIIs de lajes corporativas?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de lajes corporativas são uma modalidade de FII que se concentra na aquisição e administração de espaços de escritórios localizados em edifícios comerciais, localizados em grandes cidades ou centros metropolitanos.

Eles são veículos de investimento coletivo em que vários investidores aplicam seu dinheiro em conjunto. Logo, têm como objetivo adquirir e gerir ativos imobiliários, como os edifícios comerciais e prédios de escritórios.

Eles funcionam assim: várias pessoas investem dinheiro em cotas do Fundo. Então, a gestora usa esse dinheiro para comprar escritórios e andares em edifícios comerciais ou até mesmo compra/constrói o prédio inteiro para aluguel.

A principal fonte de retorno para os investidores é a renda gerada pelos aluguéis pagos pelos inquilinos. Ao menos 95% do resultado líquido é distribuída periodicamente aos cotistas do Fundo.

Se mais empresas alugam os escritórios, os aluguéis aumentam, o que é bom para os investidores. Se menos inquilinos alugam, os aluguéis podem diminuir, pois os espaços ficam vagos.

Lembrando ainda que os preços dos contratos de aluguel são reajustados pela inflação, o que tende a gerar certa proteção contra a perda do poder de compra no longo prazo. 

Quais são as vantagens dos Fundos de lajes corporativas?

Investir em FIIs de lajes corporativas é uma maneira de ter exposição ao mercado imobiliário comercial sem precisar comprar um prédio inteiro.

É como investir em um pedaço de muitos escritórios diferentes.

Com a valorização dos imóveis e a demanda por espaços comerciais, os FIIs de lajes corporativas têm se mostrado uma opção atrativa para quem busca investir no setor imobiliário e obter rendimentos estáveis. 

Assim sendo, as principais vantagens dos FIIs de escritórios são: 

  • Renda passiva: os aluguéis pagos pelas empresas que usam os espaços são distribuídos aos investidores do FII como renda.
  • Isenção de IR: isenção de Imposto de Renda sobre os aluguéis distribuídos.
  • Diversificação: investir em diferentes escritórios em vez de um único imóvel.
  • Acessibilidade: possibilidade de aplicar em bons prédios com menos capital.
  • Gestão profissional: administração do Fundo por especialistas.
  • Liquidez: facilidade de comprar e vender cotas em Bolsa de Valores.
  • Baixa oscilação de preços: menos volatilidade em comparação com ações.
  • Valorização: potencial para valorização das cotas e dos aluguéis.
  • Proteção inflacionária: contratos de aluguel são reajustados pelo IPCA ou IGP-M.

Exemplos: quais são os melhores FIIs de lajes corporativas?

Os FIIs de lajes corporativas estão entre os mais populares da Bolsa, dadas as suas características e fácil entendimento sobre como funcionam na prática. Alguns que se destacam entre os mais procurados são: 

FIICódigo de negociação
OportunityFTCE11B
BTG Pactual Corporate Office FundBRCR11
JS Real Estate MultigestãoJSRE11
CSGH Real EstateHGRE11
BRPR Coporate OfficesBROF11
VBI Prime PropertiesPVBI11
Green TowersGTWR11
Vinci OfficesVINO11
REC Renda ImobiliáriaRECT11
Rio Bravo Renda CorporativaRCRB11
CSGH Prime OfficesHGPO11
XP PropertiesXPPR11

Lembrando que os FIIs citados nesse artigo são apenas exemplos e não representam recomendação de compra/venda ou expressam a opinião do nosso time de Analistas. 

Existem riscos de investir em FIIs de lajes corporativas?

Como todo ativo de Renda Variável, os FIIs de lajes corporativas também detém seus pontos de risco e atenção, mas nada que inviabilize o investimento. 

Dentre as principais questões a ter atenção com esse produto são: 

  • Aumento da vacância: o mercado ainda mensura se a adoção do home office pelas empresas no pós-pandemia ainda será um problema grave para FIIs desse tipo.
  • Dependência de grandes inquilinos: FIIs que tem a maior parte da área bruta locável para um único inquilino podem ter problemas, caso eles deixem os espaços. 
  • Flutuação econômica: riscos associados às condições econômicas.
  • Taxa Selic: taxas de juros altas ou baixas podem afetar a atratividade do ativo.
  • Manutenção e custos: custos e manutenção podem pesar nos resultados do Fundo.
  • Localização e qualidade: valor dos imóveis e aluguéis depende da localização e instalações dos prédios.
  • Desvalorização: os imóveis podem depreciar ao longo do tempo.
  • Inadimplência: risco de os inquilinos deixarem de pagar os aluguéis em determinados momentos.
  • Governança: riscos de a administração do Fundo não adotar boas práticas de governança corporativa. 

Além disso, é preciso estar sempre atento às mudanças na legislação e regulação do produto, assim como no surgimento de FIIs concorrentes, bem como no cenário do mercado imobiliário para filtrar as melhores oportunidades. 

Ainda assim, a aplicação imobiliária via FIIs ainda é a mais vantajosa entre as alternativas do mercado.

Observe no infográfico a seguir:

Como investir em FIIs?

Para investir em FIIs, o procedimento é muito simples. Primeiro, faça um bom estudo e selecione os ativos mais adequados, conforme os seus objetivos e perfil de investidor. Então, siga os passos abaixo:

  • Escolha uma corretora de valores confiável. Abra conta na Toro agora mesmo.
  • Deposite o valor que deseja investir.
  • Pesquise e selecione os FIIs de seu interesse.
  • Compre cotas dos FIIs desejados pela plataforma da Toro, buscando-os pelo código de negociação.
  • Acompanhe o desempenho dos FIIs e, se desejar, venda suas cotas quando apropriado ou conforme recomendações nos nossos Analistas. 

Conte sempre com os nossos Assessores e Analistas de Investimentos para tomar as melhores decisões e estar sempre preparado e atualizado sobre os rumos econômicos e quais os melhores ativos e Fundos para comprar em cada momento.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!