Cadastre-se grátis

ETFs do Ibovespa: quais são os melhores e com as menores taxas?

Em ordem de maior liquidez, os principais ETFs que acompanham a performance do índice Ibovespa são, com as respectivas taxas de administração: BOVA11 (0,10 a.a.), BOVV11 (0,10%), BOVX11 (0,00%), BOVB11 (0,20%), BBOV11 (0,02%), BOVS11 (0,25%), IBOB (0,03%), XBOV11 (0,50%) e SAET11 (0,25%).


Descobrir os melhores ETFs do Ibovespa com as menores taxas é como encontrar um tesouro escondido no mundo dos investimentos. Se você está procurando uma maneira eficiente e econômica de investir no mercado brasileiro, não procure mais.

Hoje, são vários os ETFs que replicam o principal índice da Bolsa brasileira disponíveis no mercado.

Neste guia abrangente, mergulharemos fundo nos corredores da Bolsa de Valores e revelaremos os ETFs que replicam o Ibovespa, o principal termômetro da B3. Deixe-nos ser o seu mapa nessa jornada, ajudando você a encontrar as joias escondidas que impulsionarão seus investimentos. Os melhores ETFs do Ibovespa com as menores taxas estão à sua espera, vamos começar a explorar!

 

Por que investir em ETFs do Ibovespa?

Antes de sabermos quais são os principais Exchange-traded funds (ETFs) que visam acompanhar o desempenho médio do índice das ações mais negociadas, é importante conhecer algumas vantagens desse produto e dessa estratégia.

Uma alocação passiva, por meio de ETFs é benéfica para todos os tipos de investidores, desde o iniciante até o mais experiente. 

Pense assim: ao invés de comprar ovo por ovo sem saber quais estão bons e quais estão podres, com um Fundo de índice, você pode comprar a cesta inteira.

Aqui estão alguns pontos que destacam as vantagens dos ETFs que replicam o Ibovespa hoje, o principal índice de referência do mercado de ações brasileiro:

  • Diversificação: a diversificação é a melhor forma de reduzir o risco. Ao investir em um ETF que replica o Ibovespa, os investidores obtêm exposição instantânea a uma ampla gama de ações de empresas. Isso permite diversificar o risco em diferentes setores da economia.
  • Exposição geral ao mercado: ao investir em um ETF que replica o Ibovespa, os investidores têm a oportunidade de participar do desempenho geral do mercado brasileiro.
  • Buy & hold: os ETFs podem ser uma opção adequada para investidores que desejam seguir uma estratégia de compra e retenção, devido à sua diversificação e custos relativamente baixos.
  • Liquidez: são negociados na Bolsa, o que significa que os investidores podem comprar e vender cotas dos ETFs com facilidade. Isso proporciona mais liquidez e flexibilidade.
  • Taxas baixas: caso não venda constantemente as cotas e pague impostos de ganho de capital, os ETFs geralmente possuem taxas de administração mais baixas em comparação com outros Fundos de Investimento tradicionais, o que reduz o custo de construção e administração do portfólio.
  • Transparência: ETFs geralmente divulgam suas posições constantemente, permitindo transparência e facilita o acompanhamento do desempenho.


Como vimos, separar uma parte da carteira de investimentos com alocação passiva por meio de ETFs é uma estratégia amplamente adotada devido a uma série de razões convincentes.

A estrutura de investimento passiva também elimina a necessidade de tomar decisões de compra e venda frequentes, o que torna os ETFs adequados para investidores de longo prazo que buscam crescimento consistente.

A alocação passiva oferece aos investidores exposição menos arriscada e diversificada a uma ampla gama de ativos subjacentes, como índices de mercado, setores específicos ou classes de ativos, com baixas taxas de administração.

Com uma abordagem de longo prazo, essa estratégia é uma maneira eficaz de construir uma carteira equilibrada e se beneficiar do crescimento a longo prazo das principais ações da Bolsa.


Vale a pena investir em ETFs que replicam o Ibovespa?

Agora, especificamente para o Ibovespa, o desempenho é bom no longo prazo? Ele ganha de outras aplicações?

Nos últimos anos, a rentabilidade premia quem visa o longo prazo. Olha só: a Bolsa saltou de 11,2 mil pontos no final de 2002 para 109,7 mil pontos em dezembro de 2022.

Em termos monetários, podemos pegar como exemplo o ETF BOVA11, que acompanha a trajetória do índice. Desde o seu lançamento em 2008, ele saltou de cerca de R$ 35 por cota para mais de R$ 105 em 2022, uma rentabilidade de aproximadamente 200%

Veja, no gráfico a seguir, o comparativo das cotas desse Fundo de índice contra uma aplicação na Poupança e outra em 100% do CDI:

Quais são os principais ETFs do Ibovespa na B3?

Agora, vamos falar dos principais Fundos de índices listados na B3 que tem como benchmarking, isto é, como referência o Ibovespa. 

Lembrando que os ETFs do Ibovespa são Fundos de Investimentos negociados em Bolsa que buscam replicar o desempenho do índice Ibovespa, composto pelas ações mais líquidas e representativas do mercado de ações brasileiro. 

Então, o patrimônio dos cotistas é alocado de forma a comprar as ações que fazem parte do índice nas devidas proporções.

Assim sendo, o valor da cota desse Fundo vai subir ou cair seguindo as movimentações do Ibov. Lembre-se que algumas empresas – como Vale, Petrobras e grandes bancos e instituições financeiras – detém um peso maior na composição do índice e, por isso, influenciam mais fortemente sua tendência do que outras. 

Os principais ETFs do Ibovespa, em ordem de maior liquidez, são:

CódigoGestoraTaxa de administração
BOVA11BlackRock0,10%
BOVV11Itaú Asset0,10%
BOVX11XP Asset0,00%
BBOV11Banco do Brasil0,02%
BOVB11Bradesco Asset0,20%
IBOB11BTG Pactual Asset0,03%
BOVS11Safra Asset0,25%
XBOV11Caixa0,50%

Fonte: B3

Portanto, os ETFs do Ibovespa com maior liquidez e maior número de cotistas são o BOVA11 e o BOVV11, enquanto os com as menores taxas são o BOVX e o BBOV11.

Lembrando que os Fundos de índice citados nesse artigo não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas e Assessores da Toro.

Os ETFs do Ibovespa pagam dividendos?

Não. Os ETFs do Ibovespa não pagam dividendos diretamente aos investidores. Em vez disso, eles seguem uma política de reinvestir os proventos recebidos das empresas nas próprias posições do Fundo na proporção do índice de referência que, no caso, é o Ibov.

Essa estratégia visa valorizar o preço das cotas negociadas na B3, proporcionando potencial crescimento de capital aos investidores.

A partir de 30 janeiro de 2023, a B3 passou a permitir a listagem de ETFs que pagam dividendos diretamente aos cotistas. Contudo, o pagamento dos proventos só valerá para os Fundos que forem listados a partir dessa data e não muda para os anteriores. 

Como investir em ETFs do Ibovespa?

Para comprar cotas de um ETF do Ibovespa, o procedimento é muito simples. Basta seguir o passo a passo que preparamos para você a seguir:

1. Abra uma conta: cadastre-se gratuitamente na Toro, seguindo os procedimentos necessários e fornecendo as informações solicitadas.

2. Transfira os recursos: transfira o valor do investimento da sua conta no banco para sua conta da Toro.

3. Configure o investimento: selecione quantidade de cotas do ETF que deseja adquirir, buscando-o pelo código de negociação, com base no valor disponível para investimento e nos seus objetivos financeiros. Confira os valores e clique em “Investir”.

4. Acompanhe a execução da ordem: após a confirmação da ordem de compra, acompanhe a execução da transação e aguarde a liquidação da compra.

Lembrando que, aqui na Toro, você não paga corretagem para adquirir cotas de ETFs.

Se ainda tiver alguma dúvida, se oriente também pelo tutorial em vídeo que preparamos abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!