Cadastre-se grátis

Como comprar ações da Weg (WEGE3) hoje? Confira!

As ações da Weg (WEGE3) têm se destacado no mercado devido ao desempenho sólido da empresa, que tem crescido constantemente e investido em novas tecnologias, como a energia renovável. Além disso, a WEG é uma das empresas brasileiras mais bem avaliadas no mercado internacional. Mas lembre-se: é importante avaliar a situação atual da companhia e analisar as perspectivas futuras antes de investir.


Entre as empresas com maior peso na Bolsa de Valores, temos as grandes marcas do setor financeiro e commodities. Além delas, outros nomes também se destacam por serem companhias com relevante fatia de mercado e/ou projeção internacional.

Lembrando que a diversificação é o principal mecanismo de redução de risco nas aplicações de Renda Variável.

No artigo de hoje, você vai conhecer uma das empresas mais comentadas da Bolsa e com grande peso no Ibovespa: a Weg. Falaremos sobre os diferenciais dessa companhia, porque ela chama tanta atenção e o que saber antes de comprar essas ações. Vamos lá?

O que a Weg faz?

A Weg é uma companhia fundada em 1961, em Santa Catarina. Hoje, é uma empresa multinacional que vende soluções industriais e bens de capital para clientes em variados países e continentes.

Entre os produtos e serviços da Weg destacam-se: 

☑️ Equipamentos eletroeletrônicos industriais, como motores elétricos, compressores, bombas, drives, sistemas de automação e manutenção. 

☑️ Produção de geradores para usinas hidráulicas e térmicas, turbinas hidráulicas, transformadores, e outras soluções para geração, transmissão e distribuição de energia.

☑️ Motores para bens de consumo duráveis, tais como lavadoras, ar condicionado, bombas de água etc.

☑️ Fabricação de tintas e vernizes com aplicações industriais. 

Atualmente, a empresa conta com um portfólio com mais de 1.500 produtos vendidos em 135 países e 5 continentes. A Weg também possui fábricas em 12 nações diferentes.

Os produtos e a marca da Weg em soluções industriais são reconhecidos internacionalmente, sendo que ao menos metade do seu faturamento líquido vem de operações fora do Brasil.

O que preciso saber sobre as ações da Weg (WEGE3)?

Para quem vai se tornar acionista da Weg, é essencial também conhecer a estrutura societária da empresa e detalhes importantes da companhia, tais como:

  • Código de negociação: WEGE3.
  • Composição acionária: o capital da Weg está dividido entre a WPA Participações (50,09%), família dos fundadores (14,42%), diretoria (0,07%), ações em tesouraria (0,03%), conselho fiscal (0,08%) e demais acionistas individuais e institucionais (35,29%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado – é de 35,30%. 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da Bolsa de Valores, a Weg está no Novo Mercado, o mais alto nível entre os segmentos de listagem da B3.

SAIBA MAIS:
➡️ Ações de seguradoras: já pensou em investir no setor de seguros?
➡️ Vale a pena comprar ações da Taesa para ganhar dividendos?
➡️ Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa?

Análise: é hora de comprar ações da Weg (WEGE3)?

Na visão dos Analistas da Toro, a Weg apresenta uma gestão operacional robusta, em que apresenta significativos ganhos de eficiência e de lucros crescentes ao longo dos últimos anos.

A WEGE3 ainda conta com excelente diversificação nas suas fontes de receita,  especialmente quando proveniente de suas instalações em outros continentes.  Nesse sentido, também absorve ganhos de produtividade e logística decorrentes da integração das cadeias globais de produção.

Além disso, as vendas fora do Brasil correspondem a mais de 50% da receita da Weg. Esse fator permite que ela se beneficie em momentos de cotação elevada do dólar.

Porém, em momentos de maior resiliência do real frente à moeda norte-americana, como no segundo trimestre de 2023, os resultados podem ser negativamente afetados. A diversificação das receitas também contribui para o bom desempenho da WEG e para a diluição dos riscos setoriais.

Os Analistas da Toro destacam também a inserção da WEG no segmento de energias renováveis, com ênfase para a produção de equipamentos que atendem à geração de energia solar e eólica, setores com alto potencial de investimento, tendo em vista as práticas ESG.

A longo prazo, os negócios da vertical possuem perspectivas positivas, porém, nos próximos trimestres tendem a trazer menos receitas no mercado interno devido ao impacto do marco regulatório da geração solar distribuída de energia no setor.

Por fim, os experts da Toro ainda chamam a atenção para os produtos de alta qualidade e um histórico de retornos constantemente altos. Esses diferenciais e a capacidade de manter a sua qualidade de resultados, mesmo frente aos cenários desafiadores e voláteis, fazem com que os Analistas sugiram a compra dos papéis WEGE3 com foco no longo prazo.

Ademais, a Weg continua entregando resultados sólidos, com perspectivas de expansão inorgânica, incremento de receitas e alocação de capital com retornos expressivos.

Em resumo, veja os pontos positivos e negativos da empresa:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Forte presença no exterior e em setores estratégicos, principalmente na América do Norte e Europa.Mudanças regulatórias podem afetar o desempenho da Weg.
Diversificação de receitas em diversas linhas de produtos.Quebras na cadeia de suprimentos podem afetar resultados com entregas, afetando recebimentos e custos.
ROIC elevado e expansão inorgânica com alta sinergia.Cenário de desaceleração global pode impactar negativamente as vendas da Empresa.
Estratégia de verticalização possibilita a flexibilidade de produção em conjunto com eficiência de custos.Dólar mais fraco frente ao real pressionou as receitas da Companhia no mercado externo.

Qual é o valor dos dividendos da Weg (WEGE3)?

Sobre a política de dividendos da Weg, nos últimos anos, o dividend yield e o payout da empresa foram os seguintes:

AnoDividend yieldPayout
20231,67%53,72%
20221,34%55,17%
20211,86%57,37%
20200,57%55,20%
20190,98%55,25%
20181,98%52,58%
20171,48%53,12%
Fonte: Status Invest

Lembrando que o payout é a porcentagem do lucro líquido que foi distribuída entre os acionistas em um determinado período e o dividend yield é o valor dos proventos dividido pela cotação do papel.

Portanto, observamos que a Weg, há pelo menos uma década segue a política de distribuir cerca da metade do seu lucro líquido entre os acionistas e, com a outra metade, realiza planos de expansão da companhia e manter a sua posição de caixa confortável, o que é favorável para o controle do endividamento e para o capital de giro das operações.

Gráfico: qual é o valor das ações da Weg (WEGE3) hoje?

Além do ganho em dividendos, o sócio também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Weg hoje. Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Confira, no gráfico a seguir, como ações da Weg se valorizaram desde 2011. As barras em cor de rosa representam o lucro líquido da empresa no final de cada ano.

Como comprar ações da Weg (WEGE3)?

Para terminar, chegou a hora de adquirir os papéis. Se for do seu interesse se tornar acionista da Weg, o procedimento para comprar as ações é extremamente fácil.

Basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na Toro, buscar a empresa pelo código de negociação WEGE3, configurar a quantidade de ações desejada, conferir o valor da ordem de compra e confirmar o investimento.

Resumindo:

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!