Cadastre-se grátis

Vale a pena investir nas ações da Telefônica/Vivo (VIVT3) hoje?

A Telefônica (VIVT3) pode ser uma boa opção para investidores que buscam ações sólidas, pagadoras de dividendos e focando no longo prazo. Com atuação global, a empresa apresenta números consistentes e investe em novas tecnologias, como o 5G. Porém, como em qualquer investimento, é preciso analisar os riscos e fazer uma análise cuidadosa antes de decidir.


Um dos melhores benefícios de ser sócio de empresas listadas na Bolsa é participar dos lucros gerados por elas, não é mesmo? Em alguns setores da economia, a lucratividade é tão alta e previsível que o seu dinheiro literalmente trabalha por você.

Algumas empresas da Bolsa distribuem quase a totalidade dos seus lucros entre os sócios, como é o caso da Telefônica.

No artigo de hoje, vamos abordar uma das principais companhias da Bolsa quando o assunto é receber renda passiva. A dona da Vivo tem uma política de distribuição de proventos tão alta e perene que, muitas vezes, é comparada com Fundos Imobiliários (FIIs). Vamos lá?

O que a Telefônica (Vivo) faz?

Alguns setores da economia comercializam produtos e serviços essenciais para a sociedade moderna, tais como: energia elétrica, telecomunicações, saneamento básico e outros.

Por essa característica, suas receitas se tornam mais previsíveis e, por consequência, podem adotar uma mais generosa política de remuneração dos acionistas.

A Telefônica Brasil SA é a dona da marca de telecomunicações Vivo, que é a maior empresa deste setor no Brasil, sendo também a líder no segmento móvel.

A companhia possui milhões de linhas em operação que representam mais de um terço do market share do setor no Brasil e cobertura em todo o território nacional.

Atualmente, o acionista controlador é o Grupo Telefónica, da Espanha, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo.

No portfólio da Telefônica (Vivo), destacam-se os seguintes produtos e serviços:

  • Telefonia fixa e móvel. 
  • Dados móveis.
  • Banda larga e fibra ótica.
  • TV por assinatura.
  • Serviços de tecnologia da informação e digitais.

Na Bolsa de Valores, é conhecida por ter uma das políticas de dividendos mais robustas do mercado. Por falar em proventos, confira, no link a seguir, a sugestão de ativos selecionados pelos especialistas da Toro para receber maiores dividendos

O que preciso saber sobre as ações da Vivo (VIVT3)?

Para quem vai se tornar acionista da Vivo, é essencial também conhecer a estrutura societária da empresa e detalhes importantes da companhia, tais como:

  • Código de negociação: VIVT3. Há pouco tempo, a Telefônica deixou de ter ações preferenciais, isto é, com o final 4. Então, as ações VIVT4 não são mais negociadas. Por que a VIVT4 virou VIVT3? Isso ocorreu pois a empresa deu mais um passo para melhorar sua governança. 
  • Composição acionária: o capital da Telefônica Brasil está dividido entre a  Telefónica SA (30,01%),Telefónica Latinoamérica Holding (24,29%), SP Telecomunicações Participações (19,84%), Telefónica Chile (0,06%), ações em tesouraria (0,37%) e demais acionistas minoritários individuais e institucionais (25,43%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado – é de 25,43%. 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da Bolsa de Valores, a Telefônica está no Novo Mercado, o mais alto nível entre os segmentos de listagem da B3.

Qual é a diferença da Telefônica para a Telefônica Brasil?

Telefónica é uma empresa multinacional de telecomunicações com sede na Espanha, que atua em diversos países ao redor do mundo, incluindo Europa e América Latina. A Telefónica Brasil, por sua vez, é a filial brasileira da empresa, responsável por fornecer serviços de telecomunicações no Brasil.

Embora ambas as companhias compartilhem o mesmo nome e atuem no setor de telecomunicações, elas operam em mercados diferentes e têm estruturas organizacionais distintas. A Telefónica é responsável por fornecer serviços em vários países, enquanto a Telefónica Brasil se concentra exclusivamente no mercado brasileiro.

SAIBA MAIS:
➡️ Quanto rende 100 mil reais em Fundos Imobiliários (FIIs)?
➡️ Ações da BB Seguridade: veja a análise da empresa
➡️ Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa?

Análise: vale a pena comprar ações da Telefônica (VIVT3)?

Mas, afinal, vale a pena comprar ações da Vivo (VIVT3) hoje? Quais são os diferenciais dessa empresa? E as perspectivas para o futuro? É isso que vamos tratar nesse tópico.

Inicialmente, entre as razões para investir que o próprio departamento de Relações com Investidores da companhia destaca, podemos ressaltar:

  • Expansão das vendas de banda larga e início do 5G no Brasil.
  • Maior base de acessos e liderança de market share do setor de telefonia móvel, além de liderança em ultrabanda larga de fibra.
  • Base de receitas resilientes e forte geração de caixa, bem como o investimento focado em tecnologias de crescimento.

Na visão dos Analistas da Toro, a Telefônica Brasil segue consolidando a liderança em terminais de inovações do segmento móvel, com investimentos focados na expansão da fibra óptica e do 4G e 4.5G. Ambos os setores são estratégicos, porque representam um ticket mais alto por cliente em comparação com os serviços tradicionais de telefonia móvel.

Em 2020, a partir dos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo manteve sua posição de liderança no mercado em telefonia móvel e aumentou o número de acessos. Além disso, possuía, em abril de 2022, 38,1% do market share do mercado de telefonia, contra 33% de 2 anos antes.

Ainda de acordo com os especialistas, ao analisar fatores macroeconômicos, o setor de telecomunicações se mostra resiliente independente de momentos de recessão.

Os serviços ofertados pela Vivo se tornaram extremamente essenciais no cotidiano das pessoas e negócios.

Para o time de Analistas da Toro, vale destacar o crescimento das receitas advindas dos negócios digitais B2B da empresa. A Vivo oferece serviços digitais como cibersegurança, cloud, big data e até aluguel de equipamentos de TI.

As receitas B2B apresentaram crescimento de 32% ao ano, representando 6,4% das receitas totais da empresa no ano de 2023. O desenvolvimento dos ecossistemas B2C seguem avançando, escalando serviços financeiros e parcerias de conteúdo para melhorar o lifetime value dos clientes.

A ponta de serviços financeiros, representada pelas linhas de seguros de Smartphone, Tablets e Notebooks e a carteira de crédito para empréstimo pessoal, Vivo Money, apresentou crescimento de 55% a/a, totalizando uma receita em 2023 de R$94 milhões.

Na ponta de OTTs de vídeos e músicas, o crescimento de receita foi semelhante em 53% ao ano, totalizando R$101 milhões, demonstrando a boa capacidade da empresa em promover o upsell com os clientes.

Enfim, a Vivo continua apresentando crescimentos consistentes nas linhas móveis com taxas de cancelamentos abaixo dos níveis históricos, boas evoluções na parte de banda larga fixa e se mantendo como líder de market share no setor.

Assim, o time de Análise da Toro recomenda a compra das ações de VIVT3 com o foco no longo prazo, sobretudo, para o recebimento de dividendos.

Em resumo, para quem se interessa por essas ações, os principais pontos são:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Estabilidade nas receitas.Risco regulatório.
Líder no mercado móvel e fibra.Tarifas mais altas que seus concorrentes.
Boa pagadora de dividendos.Deterioração das condições macroeconômicas.

Qual é o valor dos dividendos da Telefônica/Vivo (VIVT3)?

Como dissemos, as ações da Telefônica/Vivo são prioritariamente procuradas pela alta distribuição de proventos

Segundo o RI da Vivo, nos últimos 10 anos, a empresa distribuiu em média 100% do lucro líquido anual aos acionistas, correspondendo a um dividend yield médio de 7,4%.

Ao olhar no detalhe, ano a ano, o dividend yield e o payout da empresa foram os seguintes:

AnoDividend yieldPayout
20233,85%107,54%
20227,97%91,08%
20217,19%106,69%
20207,34%80,28%
20196,86%115,65%
20189,07%76,34%
20175,84%95,16%
Fonte: Status Invest

Lembrando que o payout é a porcentagem do lucro líquido que foi distribuída entre os acionistas em um determinado período e o dividend yield é o valor dos proventos dividido pela cotação do papel.

Portanto, observamos que a Vivo, há pelo menos uma década, segue a política de distribuir praticamente todo o seu lucro líquido entre os sócios.

Como trata-se de uma marca consolidada no mercado, seu espaço de crescimento é menor e, portanto, pode ser mais generosa na distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio, uma vez que não precisa reter grande parte do lucro para crescer. 

Gráfico: qual é o valor das ações da Telefônica/Vivo (VIVT3) hoje?

Além do ganho vultuoso em proventos, o acionista da Telefônica também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação das ações da Vivo (VIVT3) hoje. Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Confira, no gráfico abaixo, como os papéis da Telefônica se valorizaram desde 2011. As barras em cor de rosa representam o lucro líquido (aquele que sobra após pagar todas as despesas e obrigações) no final de cada ano.

Perceba como a cotação de mercado acompanhou a evolução do lucro, um fundamento importantíssimo para quem investe para o longo prazo ou seguindo o buy and hold.

Como comprar ações da Telefônica (VIVT3)?

Para terminar, chegou a hora de adquirir os papéis. Se for do seu interesse se tornar acionista da Telefônica/Vivo, o procedimento para comprar as ações é extremamente fácil.

Basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na Toro, buscar a empresa pelo código de negociação VIVT3, configurar a quantidade de ações desejada, conferir o valor da ordem de compra e confirmar o investimento.

Resumindo:

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!