Cadastre-se grátis

Descubra se comprar ações da Embraer (EMBR3) vale a pena

Encontrar boas empresas para investir na Bolsa de Valores, apesar de não ser uma tarefa fácil, pode revelar excelentes oportunidades. Geralmente, se busca companhias com produtos diferenciados, boas perspectivas para o futuro e múltiplos descontados.  

A Embraer se destaca por estar entre as ações mais baratas da Bolsa de Valores, considerando seus fundamentos.

No artigo de hoje, falaremos sobre as ações da Embraer (EMBR3), os diferenciais e perspectivas para esta companhia listada na Bolsa de Valores, de acordo com a visão dos Analistas do time da Toro. Vamos lá?

O que a Embraer faz?

A Embraer é uma empresa de mais de 50 anos de história, sendo a 3º maior fabricante de jatos comerciais do mundo, líder absoluto no segmento de até 130 assentos e tendo entregue mais de 8 mil aeronaves. A companhia foi criada com o apoio do governo brasileiro e foi privatizada nos anos 1990.

✈️ A empresa atua nas áreas de projeto, desenvolvimento, fabricação, comercialização e suporte para aeronaves dos segmentos comercial, executivo, agrícola e defesa & segurança.

Além disso, a empresa opera em praticamente todos os continentes, com destaque para a América do Norte, Europa Ásia e Pacífico. Além dos aviões comerciais, executivos, também possui importantes parcerias com governos e departamentos de defesas nacionais em vários países. 

Por fim, a Embraer também opera em outros segmentos do mercado aéreo por meio de suas subsidiárias, como a Eve Air Mobility, Ogma Indústria Aeronáutica, EZ Air, entre outras. 

O que preciso saber sobre as ações EMBR3?

Se você se interessa pelas ações da Embraer, precisa saber quer seu capital está dividido com ações negociadas na Bolsa brasileira (49%) e na Bolsa de Nova Iorque (51%).

O governo ainda detém a golden share da Embraer, uma ação especial que dá à União poder de veto em algumas decisões da companhia, como a transferência do controle acionário. 

Além disso, antes de se tornar sócio, o ponto de partida é conhecer algumas informações relevantes sobre o papel. São elas:

  • Código de negociação: EMBR3.
  • Composição acionária: o capital da empresa está dividido entre a Brandes (15,1%), BNDESPar (5,4%), BlackRock (5,0%) e demais acionistas individuais e institucionais (74,5%). 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da B3, a Embraer ocupa o Novo Mercado, o mais alto segmento de listagem da Bolsa brasileira. 

SAIBA MAIS:
➡️ Dividendos da Petrobras: veja o histórico e se vale a pena investir
➡️ Queridinha da Bolsa: veja como comprar ações da Weg
➡️ Vale a pena comprar ações da Eletrobras após a privatização?

Análise: investir na Embraer vale a pena?

Mas, afinal, vale a pena investir nas ações da Embraer (EMBR3)? De acordo com o time de Análise da Toro, a fabricante de aviões vem buscando potenciais parcerias estratégicas para o desenvolvimento de produtos e inserção em novos mercados.

O segmento de Aviação Comercial é o principal negócio da Companhia, representando 34% da receita em 2022. Em seguida, a unidade de Serviços e Suporte representou 27,9%, Aviação Executiva (27,4%), Defesa e Segurança (9,9%) e outros negócios, com 0,8% da receita.

O mais recente negócio fechado, com a Porter Airlines, prevê a entrega de mais 25 jatos da família E195-E2 em um montante que soma US$2,1 bilhões.

Ao final de 2022, 88,9% dos pedidos de jatos EMBRAER 170/190 eram da Republic Airlines e Horizon Air / Alaska, ao passo que 83,1% dos pedidos da linha E-Jets E2 estavam concentrados apenas nas empresas Azul, AerCap, AirCastle, AirPeace, Porter e Azorra.

Além das linhas principais de atuação, a fabricante de aviões vem buscando potenciais parcerias estratégicas para o desenvolvimento de produtos e inserção em novos mercados. Um exemplo deste movimento está no lançamento da EVE, o primeiro spin-off da Embraer X, que é considerada a divisão de inovação da companhia. 

É evidente, portanto, que a perda de relacionamento com um cliente importante para a empresa pode afetar brutalmente seus resultados.

Ainda nesse sentido de mobilidade urbana, a empresa já realiza estudos em várias cidades do mundo como Miami, Londres e São Paulo. O risco, porém, se encontra, principalmente, em concorrentes no mercado internacional e na regulamentação do setor, que ainda não possui regras definidas.

Por fim, nossos Analistas entendem que a Embraer poderá apresentar evolução no longo prazo com maior número de vendas e novas linhas de negócio.

Em resumo, quem deseja se tornar sócio, deve estar atento aos seguintes pontos:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Presença nos segmentos de aviação comercial, executiva e na área de equipamentos militares promove a diversificação da companhia dentro da indústria aeroespacial.Acidentes aéreos possuem alto potencial de risco de imagem para a empresa.
Posição de destaque mundial no segmento de aviões de pequeno e médio porte.Ambiente de competição global representa uma ameaça, pois permite a concorrência entre empresas de todos os continentes.
A presença internacional favorece a diluição de riscos geográficos.A demanda por novas aeronaves, especialmente na unidade de Aviação Executiva, é volátil, tendo grande associação ao nível de atividade econômica internacional.
O papel relacionado à segurança nacional é relevante e cria uma espécie de mercado cativo, em função de aspectos políticos e de interesses nacionais relacionados à aquisição de equipamento bélico.Há número limitado de fornecedores, o que pode causar atrasos na cadeia de fornecimento.

Qual é o valor dos dividendos da Embraer?

A Embraer se destaca por ser uma empresa de crescimento e não uma companhia de dividendos. De 2018 a 2022, a empresa registrou prejuízos consecutivos, o que comprometeu em muito a sua capacidade de remunerar os acionistas.

Confira, na tabela abaixo, o histórico recente de pagamento de dividendos pela Embraer, considerando o dividend yield e o payout:

AnoDividend yieldPayout
20230%
20220%
20210%
20200%
20190%
20180,61%6,83%
20171,56%24,34%
20160,63%25,36%
Fonte: Status Invest

Por falar em proventos, acesse o link abaixo e veja as ações recomendadas pelos especialistas da Toro para uma carteira de dividendos.

Qual é a cotação das ações da Embraer (EMBR3) hoje?

Além do ganho em dividendos, o sócio também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Embraer (EMBR3) hoje. Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Confira, no gráfico a seguir: 

Como comprar ações da Embraer?

Para terminar, basta colocar esses conhecimentos na prática. Se for do seu interesse se tornar acionista da Embraer, o procedimento para comprar as ações é bastante simples.

Basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na corretora, buscar a empresa pelo código de negociação, configurar a quantidade, conferir o valor da ordem e confirmar o investimento.

Resumindo:

Como investir passo a passo

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!