Cadastre-se grátis

Ações de bancos: quais são as possibilidades para comprar na B3?

As ações de bancos mais procuradas da Bolsa são: Santander (SANB11), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4). Além dessas, bancos menores e emergentes também se destacam nas negociações, tais como: Banco ABC, Banco Inter, BTG, Banrisul e Banco Pan.


“Para os grandes bancos, não há crise”. Você provavelmente já ouviu essa frase ou alguma variação dela, não é mesmo? O setor bancário e financeiro é um dos maiores, mais resilientes e mais lucrativos da economia, mesmo quando o país passa por dificuldades. Além disso, seu patrimônio cresce a cada ano.

Os 5 maiores bancos brasileiros (Santander, Bradesco, Caixa, Itaú e Banco do Brasil) possuíam, em 2020, ativos que somavam R$7,4 trilhões, cifra maior que o PIB nacional de 2019 (R$7,3 trilhões).   

Com empresas tão gigantescas e lucrativas disponíveis, por que não se tornar sócio delas por meio das ações de bancos na Bolsa de Valores (B3), certo? No artigo de hoje, vamos conhecer quais são os principais bancos listados na B3 e que estão ao seu alcance para ser acionista com facilidade. Vamos lá?

Como é o setor bancário no Brasil?

Antes de falarmos sobre as instituições bancárias, vamos conhecer um pouco mais sobre o setor bancário brasileiro como um todo. Para início de conversa, é essencial que o investidor esteja por dentro do nível de concentração bancária, ou seja, qual parcela do mercado é dominada pelos grandes bancos.

Dados do último levantamento do Banco Central sobre a concentração bancária constataram que Santander, Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil detém o maior market share dos serviços bancários.

Os 5 maiores bancos são donos de 77,5% da participação de mercado no estoque de crédito de pessoas físicas; 48,6% do estoque para PJs e 98,3% do estoque de crédito imobiliário.

Apesar de a concorrência estar aumentando gradativamente com a presença das fintechs e bancos digitais, os grandes bancos continuam extremamente relevantes e lucrativos no cenário atual. Veja, no gráfico a seguir, o lucro dos quatro maiores bancos do Brasil somados ano a ano.

efq4v-lucro-anual-dos-4-maiores-bancos-Fonte: G1 e Economática

Portanto, por estes e outros motivos, as ações de bancos são tão disputadas na Bolsa de Valores e têm participação importante nos principais índices da B3, como o Ibovespa.

Quais são as melhores ações de bancos?

Nesta seção, vamos conhecer quais são as ações de bancos mais procuradas e negociadas na Bolsa de Valores do Brasil. Hoje, são mais de 20 instituições financeiras listadas, sendo as principais entre elas:

EmpresaCódigo Destaque e/ou perfil corporativo*
Banco do BrasilBBAS31ª empresa listada na Bolsa e um dos maiores do país, cujo principal acionista é a União Federal (50% das ações).
BradescoBBDC4Um dos líderes em market share, no mercado de crédito e no mercado de seguros do Brasil.
Itaú UnibancoITUB4Uma das empresas de maior valor de mercado do Brasil com serviços amplos no setor financeiro.
SantanderSANB11O 3º maior banco privado do país e o único banco internacional com escala no Brasil.
Banco ABCABCB4Banco especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte.
BTG PactualBPAC11Banco de investimentos, gestor de ativos e fortunas com presença significativa na América Latina.
BanrisulBRSR6Agente financeiro responsável por promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Banco ModalMODL11Banco com mais de 25 anos de fundação focado em investimentos e coordenação de grandes operações.
Banco PanBPAN4Banco pertencente ao BTG que oferece crédito consignado, financiamentos, cartões, consórcios e seguros.

Fontes: B3 e Relações Com Investidores das companhias
*Dados dos RIs das empresas em 2023

Além destes, há ainda outros bancos de menor valor de mercado e liquidez nas negociações que também estão listados, tais como:

  • Banco da Amazônia (BAZA3)
  • Banco de Brasília (BSLI3)
  • Banco do Nordeste (BNBR3)
  • Banco BMG (BMGB3)
  • Banco Mercantil (BMEB3)
  • Banco Pine (PINE4)
  • BR Partners (BRBI11)

Como estas são ações com menor liquidez, isto é, com reduzido número de negócios diários, é preciso ter atenção extra ao analisá-las sob esse aspecto, além dos demais dados fundamentalistas.

Por outro lado, as ações de bancos que detém o maior market share do mercado financeiro possuem liquidez bastante alta e estão entre as Blue Chips da Bolsa. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

1. Ações do Bradesco (BBDC4)

Dados do Relações com Investidores apontam que o Bradesco tem mais de 70 milhões de clientes em toda a organização e também possui o Next, seu banco digital que já passa dos 5 milhões de clientes. Além dos serviços bancários, possui também relevante presença no segmento de seguros de vários tipos (auto, saúde, residencial etc).

2. Ações do Banco do Brasil (BBAS3)

O banco existe desde 1808 e foi a primeira empresa a ser listada quando surgiu a Bolsa de Valores nacional. Possui quase 21 milhões de clientes ativos nas plataformas digitais e as transações realizadas pela internet e mobile já representam 90% do total.

Atualmente, sua composição acionária, conforme dados da empresa, é dividida em 50% das ações pertencentes à União Federal, 21,5% de capital estrangeiro e 28,1% de capital interno. No total, possui mais de 830 mil investidores, sendo 822 mil pessoas-físicas. 

3. Ações da Itaú Unibanco (ITUB4)

As ações do Itaú são as que têm maior participação na carteira do Ibovespa no ramo bancário. O banco possui mais de 471 mil acionistas diretos, quase 100 mil funcionários e está presente em 18 países, informa o setor de Relações com Investidores da companhia. Por fim, sua base possui mais de 50 milhões de clientes.

4. Ações do Santander (SANB11)

O banco espanhol é o 3º maior do Brasil e o único estrangeiro a conseguir se firmar e ganhar escala no país. Isso é bem relevante, pois diversos outros bancos internacionais já tentaram operar e ter sucesso no mercado financeiro e não conseguiram.

Segundo o departamento de Relações com Investidores da companhia, o Santander tem mais de 50 milhões de clientes e processa mais de 300 milhões de transações por dia.

Além disso, se destaca por outros reconhecimentos, como, por exemplo: maior banco de câmbio dos últimos 8 anos, maior banco internacional em ofertas de ações no Brasil e liderança de financiamentos com Selo Verde.

Para encerrar este tópico, veja um conteúdo em vídeo que ressalta a importância de construir uma carteira de investimentos completa e que vai trazer retornos no longo prazo:

Como escolher ações de bancos para investir?

Diante destas opções, como escolher as melhores ações de bancos para investir na Bolsa? Quando falamos de aplicações para o longo prazo, ou seja, quando você se torna sócio das empresas por mais tempo, os fatores que devem ser considerados são, principalmente:

  • Market de share e serviços do banco. 
  • Índice de Basileia. 
  • Índice de eficiência operacional.
  • Níveis de rentabilidade e margens (operacional, líquida, etc).
  • Crescimento dos lucros e da carteira de crédito.
  • Pagamento de dividendos.
  • Satisfação dos clientes.
  • Provisão para Devedores Duvidosos (PDD).
  • Aspectos de governança e ESG.
  • Ameaça de concorrentes.
  • Adaptação aos serviços digitais.
  • Mudanças na legislação bancária. 

Por fim, é importante compreender que não é indicado ter somente um único banco na carteira. Basta que o investidor, ao montar o seu portfólio, avalie as concentrações setoriais e o peso de cada ativo em relação ao total da sua carteira. 

Ações de bancos digitais valem a pena?

O investimento em ações de bancos digitais, como Banco Inter e Nubank que possuem ações listadas nos EUA e BDRs na B3, geralmente envolve mais risco em comparação aos grandes bancos tradicionais por diversos motivos.

Primeiramente, os bancos digitais são relativamente novos no mercado e podem ter menos histórico de desempenho e estabilidade financeira.

Além disso, eles operam em um ambiente altamente competitivo, enfrentando a concorrência de outras fintechs e grandes instituições financeiras, que também já estão se movimentando para criar bancos digitais, como o Next, do Bradesco, e o iti, do Itaú.

A tecnologia é um elemento central para os bancos digitais, o que os torna suscetíveis a riscos cibernéticos, ataques virtuais e constante modernização tecnológica sem se tornarem obsoletos.

Além disso, essas instituições podem depender fortemente do crescimento de sua base de clientes e do aumento de sua participação de mercado, o que pode ser mais incerto e volátil.

Portanto, é importante que os investidores considerem esses fatores ao avaliar o risco envolvido ao investir em ações de bancos digitais e faça uma correta diversificação e ponderação da carteira com os papéis de outros grandes bancos, recomendam os especialistas. 

Ações de bancos pagam bons dividendos?

As ações de bancos frequentemente são consideradas como algumas das melhores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores. Isso se deve principalmente ao modelo de negócio dessas instituições, que geram lucros consistentes ao longo do tempo.

Grandes bancos, como Itaú e Bradesco, têm histórico de distribuição regular de proventos aos acionistas, muitas vezes de forma mensal.

Essas instituições financeiras possuem uma ampla base de clientes, oferecem uma variedade de produtos financeiros e serviços bancários, e conseguem gerar resultados sólidos mesmo em períodos de instabilidade econômica.

Além disso, a solidez e a estabilidade do setor bancário tornam essas ações atrativas para investidores que buscam renda estável e previsível por meio de proventos. Preencha o formulário a seguir e receba uma carteira recomendada com as melhores pagadoras de dividendos:

fundo-carteira-dividendos-updt-blog

Existem BDRs de bancos estrangeiros?

Além dos bancões brasileiros, você também pode investir em alguns bancos e empresas de intermediação financeira estrangeiras por meio dos BDRs. Essa é uma excelente oportunidade de aplicar em empresas do exterior através da Bolsa de Valores do Brasil.

Entre os principais BDRs de empresas financeiras mundo afora, podemos destacar as da tabela abaixo. Perceba que a maior parte delas está nos EUA, uma vez que este é o maior mercado do planeta.

EmpresaCódigoPaís de origem
Bank of AmericaBOAC34Estados Unidos
BarclaysB1CS34Reino Unido
Banco SantanderBCSA34Espanha
Capital OneCAON34Estados Unidos
CitigroupCTGP34Estados Unidos
Deutsche BankDBAG34Alemanha
Goldman SachsGSGI34Estados Unidos
ING GroupINGG34Holanda
JPMorgan Chase & COJPMC34Estados Unidos
UBS GroupUBSG34Suíça
Wells FargoWFCO34Estados Unidos

Fonte: B3

Desse modo, com ações de bancos e de outras empresas, BDRs, Fundos Imobiliários e ETFs, é possível construir um portfólio bem diversificado em Renda Variável, aumentando a segurança e gerenciando os riscos relativos dos investimentos.

É importante dizer que as ações e BDRs apresentados não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos especialistas da Toro.

Caso queira investir seguindo as recomendações de Analistas e especialistas de mercado, acesse o link abaixo e descubra quais são as melhores oportunidades da Bolsa no momento atual.

Como comprar ações e BDRs de bancos?

Por fim, vamos agora para a parte prática, ou seja, como comprar ações de bancos e BDRs, apresentando os passos necessários para isso.

O primeiro passo é abrir e ativar sua conta em uma corretora de valores. Desse modo, priorize as mais modernas, digitais e ofereçam Corretagem Zero, como a Toro Investimentos.

O segundo passo se dá quando você movimenta o dinheiro da sua conta no banco para a sua conta da corretora. Ao escolher a ação do banco desejado, determine a quantidade e o valor conforme a cotação do dia. 

Para terminar, o terceiro passo ocorre ao buscar na plataforma da Toro a ação que você vai comprar por meio do código de negociação., também chamados de ticker. Os códigos são os que apresentamos acima: SANB11, BBDC4, ITUB4, por exemplo. Daí, basta ajustar a quantidade desejada, conferir o valor final e fazer a confirmação.

Percebeu como é fácil investir em ações de bancos pela Toro Investimentos? Para deixar a sua vida ainda mais fácil, também disponibilizamos esse conteúdo em vídeo para ser um guia no processo de compra: 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!