O mercado de tecnologia está em constante evolução e, atualmente, com o desenvolvimento da inteligência artificial, existem empresas que se beneficiam de maneira direta. Esse é o caso da Taiwan Semiconductor Manufacturing, que tem um BDR negociado no Brasil com o código TSMC34.
Estar posicionado em empresas que sofrem influência com essa nova perspectiva tecnológica pode trazer uma boa rentabilidade para sua carteira.
Se você quer saber mais do BDR da TSMC, continue a leitura deste artigo.
Importante: esse conteúdo tem objetivo educacional, e não reflete a opinião dos analistas da Toro Investimentos. Além disso, todo investimento em renda variável apresenta riscos e deve ser feito com base no seu perfil de investidor.
Navegação Rápida
BDR da TSMC: conheça a empresa
A TSMC é uma empresa tailandesa que fabrica e elabora o design de semicondutores por contrato. Ou seja, empresas contratam a TSMC para elaborar e fabricar seus semicondutores. Ela tem como seus clientes grandes empresas, como: AMD, Apple, ARM, Broadcom, Marvell, MediaTek, Qualcomm e Nvidia.
Ela foi fundada em 1987 por Morris Chang e foi a primeira fundição focada em semicondutores, tendo se tornado a empresa de semicondutores mais valiosa do mundo e a maior empresa do país em que está sediada.
A companhia nasceu por meio de uma iniciativa do governo de Taiwan para expandir a fabricação de semicondutores no país. Atualmente, o governo é o maior acionista individual da empresa.
A TSMC também foi a primeira empresa tailandesa a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York.
Em 2024, os maiores acionistas da empresa eram:
- Fundo Nacional de Desenvolvimento, Yuan Executivo (6,38%)
- BlackRock (5,09%)
- Empresa de Pesquisa e Gestão de Capital (3,61%)
- Corporação de Investimento do Governo de Cingapura (3,32%)
- Norges Bank (1,59%)
- Investimentos Fidelity (1,37%)
- Novo Regime de Pensões Trabalhistas (1,28%)
- O Grupo Vanguard (1,26%)
- Investimento em Valores Mobiliários Yuanta (1,02%)
- JPMorgan Chase (0,83%)
- Fidelidade Internacional (0,8%)
- Baillie Gifford (0,76%)
- Fubon Seguro de Vida (0,75%)
- Invesco (0,63%)
O que é o BDR TSMC34
O BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um certificado de depósito negociado na Bolsa de Valores brasileira que representa ações de empresas listadas em bolsas estrangeiras.
É a maneira mais prática de investir em ações fora do Brasil sem precisar abrir uma conta em uma corretora internacional.
Porém, é importante ficar atento a um fator. O BDR acompanha a variação de uma empresa estrangeira, não sendo um investimento no exterior. Por isso, quem compra BDR não se torna sócio da empresa como seria se ele comprasse uma ação brasileira.
Assim, o BDR da TSMC replica a variação da TSM, ação da empresa listada na bolsa de Nova York.
Por isso, apesar de o investidor não se tornar sócio da empresa, ele pode aproveitar da valorização que seu papel terá.
Como investir em TSMC34?
Para investir no BDR da TSMC, o processo é muito parecido com o de investir em ações. Isso porque os BDRs, normalmente, ficam na área de renda variável da corretora de valores.
Assim, se você quiser investir na Taiwan Semiconductor Manufacturing Company por meio dos BDRs, siga o passo a passo abaixo:
Abra uma conta em uma corretora
Para investir em renda variável é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A Tor investimento é a plataforma de investimentos do Grupo Santander e oferece diversos benefícios aos seus clientes, como corretagem zero para BDRs, conteúdos educacionais e apoio de especialistas no mercado.
Para abrir conta na Toro Investimentos, clique no botão abaixo.
Transfira o valor que será investido
Com a conta aberta você terá as informações para realizar a transferência do valor a ser investido para sua conta da corretora. Assim, o segundo passo para investir é realizar essa transferência e quando o dinheiro cair na sua conta da corretora, poderá seguir para o próximo passo.
Envie a ordem de compra do BDR TSMC34
Agora, na área de renda variável da sua corretora de valores, basta procurar pelo BDR da TSMC, que é negociado pelo código TSMC34, e enviar a sua ordem de compra para o ativo. Após a realização da ordem, a compra é concluída e os papeis passam a ser sua propriedade.
Pronto, seguindo esse simples passo a passo, você irá adicionar o BDR TSMC34 em sua carteira. Lembre de fazer isso de maneira a respeitar o balanceamento dos seus investimentos e o seu perfil de investidor.
Importante: Este é apenas um conteúdo educacional, não é uma recomendação de compra ou venda de ativos e não representa a opinião da Toro e de seus Analistas de Investimentos.