O Índice Preço/Lucro (P/L) é uma das métricas mais populares e amplamente utilizadas no mundo dos investimentos. Se você é um investidor ou está pensando em investir em ações, provavelmente já ouviu falar sobre o P/L. Mas você sabe exatamente o que significa e como usá-lo para tomar decisões usando-o?
O Preço/Lucro é um dos indicadores mais usados para descobrir ações baratas e com alto potencial de crescimento.Neste artigo, vamos explorar o que é o Índice Preço/Lucro (P/L), como ele é calculado e como interpretar seus resultados. Além disso, discutiremos se existe um nível de P/L ideal para uma empresa e como usá-lo para avaliar o potencial de crescimento e rentabilidade de uma ação. Vamos lá?
Navegação Rápida
O que é o índice Preço/Lucro (P/L) de uma empresa?
Como dissemos na introdução, o P/L ou P/E (da sigla em inglês Price/Earnings) é um dos múltiplos fundamentalistas mais importantes e utilizados por Analistas e investidores no mercado de ações, BDRs e Fundos Imobiliários (FIIs), principalmente.O índice Preço/Lucro (P/L) é uma medida que compara a cotação de uma empresa com o seu lucro por ação (LPA).Via de regra, ele serve para indicar por quantas vezes o lucro anual dividido por todas as ações que uma empresa tem listada está sendo negociado no mercado.Portanto, ele é um indicador importante para avaliar a atratividade de uma empresa como investimento e retorno aos acionistas, uma vez que pode indicar se a ação está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação ao seu lucro.
Como calcular o Preço/Lucro (P/L) de ações?
Agora, que você já conhece o conceito, como deve ter imaginado, o cálculo é bastante simples, uma vez que você precisa de apenas duas informações básicas: cotação e lucro por ação. Então, na fórmula, basta dividir o primeiro pelo segundo.Fórmula para calcular o Preço sobre o Lucro (P/L):
Índice Preço/Lucro (P/L) = Preço da Ação / Lucro por Ação (LPA)
Lembrando que, para calcular o Lucro por Ação (LPA), basta dividir o lucro líquido da companhia em um período por todas as ações emitidas.Muitos portais especializados e até mesmo os sites de Relações com Investidores ou da B3 fornecem esse dado. Já o preço da ação pode ser facilmente encontrado no mercado de ações, no site da Bolsa ou no app da Toro.Como concluímos, o resultado, que será um número cardinal e não uma porcentagem, vai representar quantas vezes o mercado está disposto a pagar pelo lucro gerado pela empresa.
Quando o P/L fica negativo?
Em determinadas situações, você pode se deparar com um índice Preço/Lucro negativo. Para esse resultado, na fórmula que vimos, apenas o LPA pode ser negativo, uma vez que as cotações não chegam a ficar abaixo de zero. O que isso vai significar na prática?Isso pode acontecer quando a empresa está registra prejuízo líquido e, dessa forma, seu LPA é negativo.
Nesse caso, o P/L negativo indica que a empresa está operando com prejuízo e que os investidores estão pagando mais pelo preço da ação do que o lucro gerado por ela.
É importante ressaltar que o P/L negativo não é comum e geralmente é considerado um sinal de alerta para os investidores e outros indicadores precisam ser analisados.Como analisar se o indicador Preço/Lucro (P/L) é bom?
Uma vez que sabemos o que é e como ele é calculado, podemos partir para a sua interpretação. Apesar da sua grande utilização, é necessário ter alguns cuidados na sua utilização e análise.Uma primeira conclusão é de que os P/Ls mais altos indicam que o investidor paga “mais caro” pela empresas e os mais baixos significariam que os papéis estão descontados no mercado. Isso também embute uma medida de risco, uma vez que, se o P/L é elevado, a incerteza gira sobre a lucratividade.O P/L também pode indicar o otimismo ou o pessimismo do ponto de vista dos investidores.Contudo, alguns cuidados e características devem ser considerados na Análise, tais como:
- Depende do setor: o P/L pode mudar de acordo com o setor, isto é, alguns setores podem, naturalmente, ter Preços/Lucros mais altos ou baixos que outros.
- Histórico e concorrência: é preciso estudar o P/L atual com o P/L histórico da empresa e do setor em que ela atua, bem como contra os concorrentes.
- Modelo de negócios: o índice P/L pode se manter alto ou baixo por mais tempo a depender do modelo de negócios da empresa.
- Recorrência dos lucros: lucros não recorrentes (ganho não regular ou que não tem origem nas operações da empresa) podem distorcer momentaneamente o P/L. É preciso estudar também a consistência histórica dos resultados, as margens e o fluxo de caixa.
- Comportamento de manada: efeitos de manada (grandes compras ou vendas) ou oscilações de curto prazo podem alterar significativamente as cotações, modificando o resultado do P/L.
- Potencial de crescimento: levando em conta fatores como inovação, perspectivas de mercado e estratégias de expansão.
- Solidez da empresa: análise da solidez financeira da empresa, levando em conta fatores como endividamento, capacidade de geração de caixa e estrutura de capital.
- Perspectivas econômicas e políticas do país: em mercados mais sólidos e menos arriscados, as métricas de P/L podem ser mais elevadas do que nos países em desenvolvimento.
Lembrando que nenhum indicador fundamentalista deve ser estudado de forma isolada para tomar decisões.Esteja atento que o tempo para que o investidor veja o retorno do seu investimento depende de vários fatores, como a rentabilidade da empresa, a evolução do mercado e o desempenho da economia em geral.Além disso, a decisão de investir em uma empresa não deve se basear apenas no P/L, mas em uma análise mais completa que leve em conta outros dados e fatores relevantes para cada companhia.
Índice P/L: quanto maior melhor ou quanto menor melhor?
Para responder essa pergunta, entenda que não há uma regra que determine um número mágico para o P/L. Como dissemos, isso vai depender do cenário e da disposição do mercado em pagar pelas ações da empresa.Um P/L de 10 significa que o preço atual da ação está sendo negociado a 10 vezes o lucro por ação (LPA) da empresa. Em outras palavras, o mercado está disposto a pagar 10 vezes o lucro anual gerado por cada ação da empresa.Um P/L de 10, por exemplo, pode ser considerado um valor razoável em algumas situações, mas é importante levar em conta que o P/L varia de acordo com o setor da empresa e com as condições do mercado.Em alguns setores, um P/L abaixo de 10 pode ser considerado baixo, enquanto em outros setores um P/L acima de 20 pode ser considerado normal. É importante analisar o P/L em conjunto com outros indicadores e fatores antes de tomar decisões de investimento.
- Preço/Lucro (P/L) baixo: pode indicar que o mercado tem baixa confiança no negócio ou que os investidores ainda não perceberam o potencial de investimento da ação, além de distorções momentâneas.
- Preço/Lucro (P/L) alto: no value investing, pode representar um indicativo de que a ação de uma companhia é negociada acima de seu “preço justo” ou refletir as boas expectativas do mercado sobre ela.
Além disso, é importante considerar o estágio de maturidade da empresa, isto é, se é uma marca com produtos, serviços e resultados já consolidados ou ainda está em crescimento e expansão.Nesse caso, o autor do clássico livro sobre investimentos “Um passeio aleatório por Wall Street”, Burton Malkiel, traz algumas conclusões para observar o Preço/Lucro de empresas em crescimento:
“Procure situações de crescimento com índices Preço/Lucro baixos. Se o crescimento ocorre, geralmente existe um duplo bônus: tanto o lucro quanto o índice P/L aumentam, produzindo grandes ganhos. Cuidado com ações com índice P/L muito alto cujo crescimento futuro já está descontado. Se o crescimento não se materializa, as perdas são duplamente pesadas: tanto o lucro quanto o índice P/L caem”.
Burton Malkiel – Um passeio aleatório por Wall Street.
Qual é o índice Preço/Lucro (P/L) do Ibovespa histórico?
O índice Preço/Lucro (P/L) histórico do Ibovespa é um indicador que mostra o comportamento do P/L médio das empresas que compõem a carteira do índice ao longo do tempo.Ele representa uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado de ações brasileiro em relação a outros mercados e a sua própria evolução ao longo do tempo.Ao longo dos anos, o P/L médio do Ibovespa tem variado bastante, refletindo a dinâmica do mercado e as expectativas dos investidores em relação às empresas.
Por exemplo, em períodos de otimismo e crescimento econômico, é comum que o P/L médio seja mais elevado, enquanto em períodos de recessão e incerteza, ele tende a ser mais baixo.A análise do P/L histórico do Ibovespa pode fornecer informações valiosas para investidores que buscam identificar oportunidades de investimento e tomar decisões de forma mais informada. Observe: Note que ele acompanha de perto a linha de pontuação do Ibovespa no nosso gráfico que traça um histórico desde 1999.
Em momentos de descolamento, o P/L pode representar que a Bolsa está “mais cara” ou “mais barata” para investir, indicando os momentos de boas oportunidades ou de mais cautela.Antes de passar ao próximo tópico, veja alguns exemplos de índice Preço/Lucro de diferentes empresas que fazem parte do Ibovespa:
Empresa | Índice P/L |
Petrobras | 3,38 |
Vale | 7,10 |
Gerdau | 4,48 |
Bradesco | 10,95 |
Itaú | 8,26 |
Equatorial | 20,95 |
Ambev | 14,69 |
Multiplan | 17,30 |
Cosan | -71,42 |
Weg | 29,26 |
Raia Drogasil | 44,62 |
3R Petroleum | -189,02 |
Petz | 61,36 |
Rumo | 43,50 |
Locaweb | -409,69 |
Fonte: Status Invest – dados de Dezembro de 2023
Existe P/L justo e ideal para uma empresa na Bolsa?
Com o que aprendemos até aqui, é fundamental destacar que não existe preço sobre o lucro (P/L) ideal, uma vez que inúmeros fatores e situações podem distorcê-lo.Isso porque o valor justo do P/L depende de diversos fatores, como o setor de atuação da empresa, a sua estratégia de crescimento, a qualidade dos lucros e a situação econômica do país e do mundo, além das oscilações de curto prazo e resultados não-recorrentes.O investidor deve analisar o P/L e seu histórico em conjunto com outras informações relevantes sobre a empresa, para avaliar se o seu preço de mercado está condizente com o seu potencial de geração de lucros e se a ação representa uma oportunidade de investimento atraente.Quais são as limitações do P/L?
Para terminar, entenda que, assim como todo múltiplo fundamentalista, o P/L também possui limitações, embora seja uma seja uma métrica popular para avaliar a atratividade de uma empresa na Bolsa de Valores.Primeiramente, o P/L é uma medida de valor relativo, ou seja, é útil para comparar empresas dentro de um mesmo setor, mas não permite comparar empresas de setores diferentes.Além disso, o P/L não leva em conta o crescimento futuro dos lucros da empresa e a sua estratégia de negócios.
Outras limitações do P/L incluem a não consideração de fatores qualitativos, como a qualidade dos lucros e a gestão da empresa, e a sua sensibilidade a variações nos resultados trimestrais, o que pode gerar oscilações bruscas no preço da ação.
Portanto, além de estudar outros aspectos, também conte com a ajuda dos Analistas e Assessores de Investimentos da Toro para lhe auxiliar a entender essas métricas e descobrir as melhores oportunidades para investir na Bolsa.