Cadastre-se grátis

O que fazer com o 13º salário? Veja como investir nas melhores opções!

Entre as melhores opções para o que fazer com o 13º salário, estão: quitar as dívidas, colocar as contas em dia, criar uma reserva de emergência ou começar a investir.

Basta chegar os últimos meses do ano que a dúvida sobre que fazer com o 13° salário começa a tomar conta de trabalhadores, aposentados ou pensionistas que recebem esse pagamento.

Essa dúvida parte, muitas vezes, do desejo de não gastar a quantia recebida apenas para quitação de dívidas e pagamento de contas que chegam em janeiro. Além disso, há a vontade de destinar uma parte do dinheiro para que ele possa render mais.

O fim de ano é uma época que favorece o consumo e o uso desregulado do dinheiro, não é mesmo? Dessa forma, saber o que fazer com o 13° salário é essencial para a construção de um bom planejamento financeiro, não só para este período, mas para todo restante do ano.

Neste artigo, vamos te mostrar algumas opções de o que você pode fazer com o seu décimo terceiro salário. Vamos lá?

Calculadora: quanto vou receber de 13º salário?

Quer saber o valor do seu 13º hoje? Então faça os cálculos de maneira rápida e fácil com a calculadora de 13º salário da Mobills. Basta informar os valores (salário bruto, dependentes e meses trabalhados) nos campos abaixo: 

Você também pode calcular o valor das parcelas (1ª e 2ª) ou simular o recebimento de uma parcela única. O resultado também informa os descontos do INSS e do IRPF. 

O que fazer com o 13° salário?

A remuneração extra é esperada o ano todo pelo trabalhador, já que este direito está garantido pelas leis que regulamentam as relações entre empregado e empregador.

O pagamento desse benefício é realizado, na maioria dos casos, em duas parcelas: a 1° deve acontecer até o último dia do mês de novembro e a 2° até o dia 20 de dezembro.

Realizar um planejamento para esse recebimento é fundamental para começar o ano com as finanças em dia.

Se você tem interesse em adotar novos hábitos e cuidar melhor do seu dinheiro, este é um bom momento para dar o pontapé inicial.

De forma geral, existem alguns cenários mais comuns para uso do 13° salário pela população, que são:

  1. Usar para quitar dívidas atrasadas.
  2. Colocar na Poupança.
  3. Começar a investir.
  4. Fazer operações de trading na Bolsa de Valores.

Entenda cada um dos cenários que acabamos de mostrar:

1. Colocar suas contas em dia e fazer uma reserva de emergência

Se a sua preocupação é manter uma situação financeira equilibrada, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é ficar livre das dívidas. Usar o 13° salário para quitar contas que estão atrasadas é sempre uma boa opção.

Outro fator que você precisa levar em consideração são as contas que chegam em janeiro. Geralmente, parcelas de IPTU e IPVA começam a ser cobradas logo do começo do ano. Além disso, há material escolar, matrículas em faculdades, seguro de carro e imóveis, entre outros compromissos que chegam nesta época.

É necessário que você antecipe esse gargalo e reserve uma boa parte do 13° salário para não começar o ano já criando dívidas.

Mesmo quando sua prioridade for o pagamento de dívidas, é preciso levar em conta a possibilidade de separar uma parte do 13° para a construção de um fundo de emergência.

Investir uma pequena parte deste recebimento é a porta de entrada para muitas pessoas que se tornam grandes investidoras e, com isso, conseguem conquistar seus objetivos, como a comprar uma casa própria, fazer a viagem dos sonhos ou adquirir um automóvel.

Dessa forma, mesmo se você já esteja contando com o dinheiro para pagar todas suas contas, analise a possibilidade de começar um investimento com uma parte dessa quantia.

Por fim, você também pode aplicar o seu 13º salário para engordar a reserva de emergência, ou seja, aquele valor entre 6 e 18 meses de gastos regulares que você deve ter guardado para o caso de necessidades imprevistas. 

Saiba mais sobre reserva de emergência com o vídeo a seguir:

2. Poupança não é uma boa ideia

Os principais motivos que levam as pessoas a investirem na Poupança são a segurança e a facilidade para abrir uma conta em um banco.

Essas vantagens não são diferenciais, afinal há outros investimentos que também são seguros e simples de serem realizados.

O retorno de um investimento realizado na Poupança é de cerca de 6,17% ao ano. Esse valor está muito abaixo de outros investimentos, seja na Renda Fixa ou na Renda Variável.

A caderneta possui um rendimento inferior ao da inflação, ou seja, ao deixar o seu dinheiro ali por um tempo, no momento de retirar você terá perdido poder de compra, pois ele não acompanhou o mesmo ritmo dos preços do mercado.

Veja no gráfico abaixo como o ganho real da Poupança se torna pior a cada ano:

3. Investir o 13° em alternativas rentáveis

Como dissemos, a Poupança não é uma forma de investimento, está mais caracterizada como uma maneira de poupar dinheiro. Se você deseja ver seu dinheiro rendendo, é preciso pensar em possibilidades mais vantajosas, ou seja, que apresentam melhores rendimentos que a Poupança.

Se você está procurando o que fazer com o 13° salário, o conselho é considerar alguns investimentos, pois podem fazer seu pagamento render de forma considerável.

Veja exemplos de investimentos melhores que a Poupança para aplicar seu 13° e garantir melhores resultados:

Tesouro Direto

Funciona como se fosse um empréstimo para o Governo Federal, que utiliza o recurso para melhorar a infraestrutura do país.

O Tesouro Direto faz parte dos investimentos de Renda Fixa, isso quer dizer que ao aplicar seu dinheiro nessa opção, você consegue saber antecipadamente quanto vai receber de volta quando acabar o investimento.

Se você está pensando sobre o que fazer com o 13° salário e procura uma forma de começar uma carteira de investimentos, de maneira segura e simples, o Tesouro Direto é uma ótima possibilidade.

CDB: investindo em bancos

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário funciona de uma forma parecida ao Tesouro Direto, entretanto os responsáveis por estes títulos de Renda Fixa são instituições bancárias.

Além de ser mais rentável que a Poupança, o seu investimento em CDB é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos, o FGC.

Bolsa de Valores

Muitas pessoas acreditam que, para realizar investimentos na Bolsa de Valores, é necessário percorrer um caminho complicado e cheio de riscos.

Porém, é possível acabar com este mito e investir em ações de uma forma simples e sem abrir mão totalmente da segurança.

Investir em ações na Bolsa de Valores, ultimamente, se tornou uma opção interessante para quem deseja alcançar sonhos maiores e conseguir melhores rendimentos.

Acompanhando o movimento do mercado, é possível comprar ou vender ações de empresas presentes na Bolsa e colher o fruto dessas transações.

E nem só de ações vive a Renda Variável: na Bolsa você também pode investir em outros ativos como Fundos Imobiliários (FIIs), Opções, ETFs e muito mais.

Com tantas oportunidades, você pode construir uma carteira diversificada aumentando suas chances de sucesso e suavizando os riscos.

Day Trade

E já que estamos falando de Renda Variável, existe também a possibilidade de aplicar seu 13º salário em operações de curtíssimo prazo na Bolsa de Valores: o Day Trade.

Se o seu objetivo for ganhar dinheiro rápido, é uma alternativa vantajosa, especialmente se o seu perfil de investidor for arrojado.

As operações nesta modalidade começam e encerram no mesmo pregão, sendo que muitas delas chegam a durar apenas alguns minutos. Em outras palavras, o Day Trade acontece quando você compra e vende um ativo no mesmo dia.

Se você não sabe como usar o 13º salário, mas quer potencializar seus lucros, as operações de trading são maneiras rápidas de obter ganhos consideráveis em pouquíssimo tempo. Entretanto, é necessário estudar bastante para não sair no prejuízo.

Aqui na Toro, você pode fazer o curso gratuito Day Trade para Iniciantes para entender tudo sobre essa modalidade da Bolsa, do zero ao avançado. Que tal começar hoje mesmo?

Por fim, independentemente da sua escolha, aqui na Toro você consegue investir o 13° de forma simples e rápida. Além disso, é possível projetar o risco, evitando que você tenha surpresas. Veja um vídeo especial sobre a montagem de uma boa carteira de investimentos:

Por que não demorar a agir?

Você já parou para pensar no quanto teria rendido a remuneração extra do ano passado se você tivesse investido em alternativas mais rentáveis? Esse é um bom ponto de partida para guiar sua escolha sobre o que fazer com o 13° salário.

Para a construção de um futuro mais tranquilo financeiramente, é necessário começar a pensar agora.

Investimentos que antes eram considerados inacessíveis, hoje estão disponíveis a um clique. Aqui na Toro, você tem acesso a estes investimentos de uma forma simples e clara, é possível entender a margem de ganho, realizar uma simulação e controlar os riscos, no caso do investimento na Bolsa de Valores.

Nossa plataforma gratuita permite que você invista tanto em títulos de Renda Fixa, como em ações na Bolsa de Valores. E o melhor: tudo isso de forma bem simples, sem complicações. Abra sua conta grátis e comece hoje mesmo a multiplicar o seu 13º salário.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!