Cadastre-se grátis

Vale a pena comprar ações da Suzano (SUZB3) para o longo prazo?

Para equipe de Análise da Toro, as ações da Suzano (SUZB3) têm sido uma alternativa atraente para investidores que buscam empresas do setor de papel e celulose. A empresa é líder global no setor e tem se destacado por sua estratégia de investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Além disso, a Suzano tem melhorado na apresentação de resultados trimestrais. No entanto, é importante estar atento aos riscos do setor e às flutuações do mercado internacional de commodities.


O Brasil é um país de commodities. Em algum momento da sua trajetória como investidor, já deve ter ouvido sobre a importância de materiais básicos como minério de ferro, petróleo, soja e celulose para a economia brasileira, além das empresas que os produzem e os vendem no mercado internacional. 

Hoje, a Suzano é a maior empresa produtora de celulose do mundo.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre as ações da Suzano, os produtos da empresa, seus diferenciais e o que precisa saber antes de se tornar acionista dessa relevante companhia brasileira de projeção internacional. Vamos lá?

O que a Suzano faz?

A Suzano é uma empresa brasileira de base florestal controlada pela Suzano Holding e que pertence ao chamado Grupo Suzano. Há mais de 90 anos, é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos fabricados a partir do plantio de eucalipto.

A empresa também é a maior produtora verticalmente integrada de papel e celulose de eucalipto e de mercado do mundo. 

Além dos escritórios administrativos no Brasil, possui fábricas instaladas no estado de São Paulo (Suzano, Limeira e Rio Verde), na Bahia (Mucuri) e no Maranhão (Imperatriz), bem como outras unidades.

Fora do Brasil, tem escritórios de representação na China e Inglaterra, além de controladas nos Estados Unidos, Suíça, Argentina e Áustria, sendo considerada uma das maiores empresas com capacidade estrutural para distribuição de papéis e produtos gráficos da América do Sul.

Fazem parte dos produtos e serviços da Suzano:

☑️ Produção de celulose de eucalipto e de mercado.

☑️ Fabricação de papéis gerais, fluff, papel para imprimir e escrever, papelcartão e papel tissue.

☑️ Soluções para a bioeconomia e reflorestamento.

O que preciso saber sobre as ações da Suzano (SUZB3)?

Para que vai se tornar acionista da Suzano, é essencial também conhecer a estruturação societária da empresa e outros detalhes importantes das ações, tais como:

  • Código de negociação: SUZB3.
  • Composição acionária: o capital da Suzano está dividido entre a Suzano Holding SA (27%), membros da família Feffer (14,2%), Fundo Alden, pessoas vinculadas, administradores e ações em tesouraria (6,6%), além de demais acionistas individuais e institucionais (52,1%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado – é de 52,1%. 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da Bolsa de Valores, a Suzano está no Novo Mercado, o mais alto nível entre os segmentos de listagem da B3.

Análise: vale a pena comprar ações da Suzano (SUZB3)?

De acordo com a Suzano, a companhia enaltece alguns fatores que maximizam a geração de valor para os sócios, tais como:

  • Gestão focada em maximização do ROIC (Retorno sobre o capital investido).
  • Manter a posição de liderança em todos os segmentos que atua na indústria.
  • Otimizar os baixos custos na produção para ganhar competitividade.
  • Alta produtividade florestal e padrões socioambientais.
  • Portfólio de produtos com menor volatilidade. 
  • Forte geração de caixa operacional.
  • Buscar valuation atrativo para as suas ações.

De acordo com o time de Analistas de Investimentos da Toro, a Suzano continua sendo uma referência no aspecto ESG. De fato, atualmente, 40% da sua dívida total está atrelada a instrumentos com ligação a fatores ESG.

Somado a isso, no processo de decisão de investimento, a Suzano também adota critérios ambientais. Neste sentido, a Companhia atribui cerca de 75% de peso ao possível retorno financeiro, ao passo que os 25% restantes são ponderados pelo impacto ambiental.

Na linha de geração de valor aos acionistas, a Suzano concluiu em julho de 2023 o seu programa de recompra de ações. Nele, foram adquiridas 20 milhões de ações, representando um total de R$880 milhões. Diante do apresentado, nossos especialistas ressaltam que a Suzano possui muito valor a ser destravado com os investimentos que vêm sendo realizados.

Os Analistas explicam que a companhia depende da evolução do preço da commodity no mercado internacional, com destaque para a celulose, que apresenta certa recuperação desde o fim do terceiro trimestre de 2023.

Além disso, se a economia chinesa voltar a ganhar tração, pode ser observado um aumento da demanda.

Por fim, para o longo prazo, o preço da celulose pode ser beneficiado pelos fundamentos em torno da oferta e demanda por esta commodity. Dessa maneira, as perspectivas para o futuro são positivas para o segmento de celulose e papel, assim como para a Suzano. 

Resumindo, alguns pontos positivos e negativos que cercam esse investimento:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Destaque internacional, sendo considerada uma das maiores empresas do segmento de celulose, sendo forte exportadora. Os resultados da companhia estão fortemente vinculados ao preço das commodities (energéticas e material básico).
Novo padrão de embalagens mais sustentáveis e avanço do e-commerce tendem a aumentar a demanda por papel no médio prazo.Presença em um setor competitivo e possíveis riscos de execução no projeto Cerrado.
Autossuficiência energética das unidades produtivas em decorrência do aproveitamento da energia gerada no processo de produção da celulose.Alta exposição ao dólar, podendo enfraquecer os resultados em caso de fortalecimento do real.
Avanços na adoção de pautas de ESG, sendo carbono negativa hoje em dia.Um possível arrefecimento da economia chinesa poderá exercer significativa pressão na demanda e preço da celulose.

Suzano ou Klabin: qual ação escolher?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a Suzano e seus diferenciais, uma das perguntas que mais surgem no mercado é sobre qual ação do setor de celulose escolher: Suzano (SUZB3) ou Klabin (KLBN11).

Como vimos, o ponto forte da Suzano é ser a líder mundial na produção de celulose. No caso da Klabin, observa-se um portfólio de produtos mais diversificado, especialmente no ramo de embalagens. 

O foco da Klabin é se manter como a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.

Ambas estão expostas às oscilações e ciclos econômicos dos mesmos mercados, isto é, papel e celulose. Portanto, o investidor deve estar atento se decidir ter as duas ações no seu portfólio.

Logo, além da diversidade de produtos, outros itens devem entrar na análise, sempre lembrando de fazer a diversificação da carteira com outras ações.

Para quem investe no longo prazo ou com a metodologia do buy & hold, é preciso levar alguns fatores, especialmente em um checklist completo de Análise Fundamentalista, tais como:

  • Governança corporativa (segmento de listagem, critérios ESG, remuneração dos executivos e acionistas etc.).
  • Balanços patrimoniais e demonstrações de resultados (lucros, receitas, eficiência operacional, posição de caixa e controle do endividamento).
  • Múltiplos fundamentalistas (P/L, ROE, ROIC, margens, liquidez etc.).
  • Desempenho da empresa em períodos passados e perspectivas futuras etc.

Caso tenha alguma dificuldade, conte sempre com os Analistas e Assessores de Investimentos da Toro para lhe auxiliar a encontrar o melhor investimento. 

Qual é o valor dos dividendos pagos pela Suzano?

Sobre a política de distribuição de proventos, a Suzano apresentou o seguinte histórico de pagamento de dividendos desde 2017:

AnoDividend yieldPayout
2023
20226,49%10,05%
202120,87%
20200,00%
20191,12%0,00%
20180,50%188,4%
20172,68%22,69%
Fonte: Status Invest

Lembrando que o payout é a porcentagem do lucro líquido que foi distribuída entre os acionistas em um determinado período e o dividend yield é o valor dos proventos dividido pela cotação do papel.

Notamos, por meio da tabela acima, que a empresa não manteve regularidade na distribuição de proventos, sobretudo por alguns prejuízos registrados em anos recentes.

Contudo, a partir de 2021, a Suzano voltou a apresentar lucros fortes, realizando novos pagamentos de dividendos. De acordo com o RI da empresa, o “Estatuto Social, em linha com os princípios da legislação vigente, fixa um dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido ajustado do exercício ou 10% da geração de caixa operacional do respectivo ano fiscal”.

Gráfico: qual é o valor das ações da Suzano (SUZB3) hoje?

Além do ganho em dividendos, o sócio da empresa também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Suzano hoje

Clique no link a seguir e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Veja, no gráfico abaixo, como ações da Suzano se valorizaram desde 2017, quando a empresa passou a integrar o Novo Mercado. No gráfico, também temos a representação do ROIC da empresa, uma importante medida de geração de valor com base nos ativos presentes no patrimônio da Suzano.

Como comprar ações da Suzano (SUZB3)?

Para finalizar, chegou a hora de fato de comprar os papéis. Caso seja do seu interesse se tornar acionista da Suzano, o procedimento para comprar as ações é extremamente simples e rápido.

Para isso, basta transferir o dinheiro do seu banco para a sua conta na Toro, buscar a empresa pelo código de negociação SUZB3, configurar a quantidade de ações desejada, conferir o valor da ordem de compra e confirmar o investimento.

Resumindo:

Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial que preparamos para você no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!