Cadastre-se grátis

Tape Reading: o que é e como realmente funciona na prática?

Tape Reading é uma técnica em que traders acompanham o fluxo das negociações que acontecem na Bolsa de Valores. Ele é desenvolvido por meio da leitura dos negócios fechados na Bolsa (Times and Trades). Assim, o objetivo é identificar a tendência dos preços no mercado e seguir esse movimento.

Se você tem costume de realizar operações na Bolsa de Valores, provavelmente já sabe que existem algumas técnicas e estratégias que você pode utilizar para obter maiores possibilidades de ganhos.

Como essas estratégias são fundamentais para o sucesso das suas operações de trading, é importante que você as conheça e entenda como elas funcionam. 

Hoje vamos falar sobre Tape Reading. Talvez você já tenha ouvido falar deste termo, que é um método muito utilizado por traders, sendo fundamental para encontrar boas oportunidades no mercado. 

Mas como funciona e de que forma ele pode ser utilizado? Continue lendo para saber mais.

O que é Tape Reading?

O Tape Reading é uma técnica em que traders acompanham o fluxo das negociações que acontecem na Bolsa de Valores e utilizam esse acompanhamento para realizar suas operações de Day Trade ou Swing Trade.

É muito comum chamarmos o Tape Reading de Análise de Fluxo de Ordens.

Isso acontece porque é por meio da leitura dos negócios fechados na Bolsa (Times and Trades) que você monta estratégias e abre suas posições em diversas empresas listadas na Bolsa.

Dessa forma, o objetivo do Tape Reading é identificar a tendência dos preços no mercado e seguir esse movimento. Normalmente, é utilizada tendo como base os grandes players do mercado, que são responsáveis por movimentar altos volumes de capital na Bolsa.

Portanto, o Tape Reading é a técnica de operar na Bolsa seguindo o caminho utilizado pelos maiores players do mercado.

Como uma das grandes dificuldades de quem faz operações de trading é saber  qual ativo escolher, essa técnica é uma saída para que seja possível usar o conhecimento de quem já está no mercado para encontrar as melhores oportunidades.

Mas afinal, como o Tape Reading funciona na prática? É o que veremos no próximo tópico.

Como funciona o Tape Reading?

O Tape Reading é uma das técnicas mais antigas utilizadas por traders, ela existe desde que as ações eram negociadas pelo telefone.

Essa técnica existe muito antes da internet, e seu nome vem de uma máquina que conseguia ler as fitas em que eram registradas as negociações que aconteciam na Bolsa de Valores. Daí o nome Tape Reading, que em tradução livre para o português significa “leitura de fita”.

Com essa leitura, é possível identificar o fluxo de negociação e as ações mais negociadas durante um pregão.

Como atualmente essas fitas não existem mais, não é necessário ter uma máquina para analisar o fluxo de ordens do mercado.

Hoje você consegue acompanhar as negociações pela internet e em tempo real, identificando o desempenho das ações e o movimento dos principais traders.

Diferentemente do que acontecia décadas atrás, atualmente o Tape Reading é uma técnica mais utilizada para captar dados do que apenas fazer os mesmos movimentos dos outros players.

Com base nisso, podemos dizer que hoje o Tape Reading pode ser dividido em três tipos de análise de preços:

1. Histórico de operações

Esse histórico permite que você veja no detalhe todas as negociações que foram fechadas, isto é, a hora, quantidade, preço, instituições financeiras por onde foram realizados a compra e a venda etc. 

Além disso, é possível saber quem foi o agressor, que na linguagem do mercado é o trader que teve a intenção de fechar o negócio.

2. Book de ofertas

O Book de ofertas é o local onde encontramos as intenções de compra e de venda dos traders que atuam no mercado.

Dessa forma, você consegue ver as ordens que estão aguardando para serem negociadas. É possível visualizar a quantidade, bem como a instituição financeira de onde saiu a ordem e preço.

3. Volume de profile

Essa ferramenta fornece dados sobre a intenção de negócios dos traders de modo organizado.

Você pode ver o volume de negócios efetuados de modo acumulado, identificando regiões de concentração de compradores e vendedores.

Podemos dizer, então, que atualmente o Tape Reading funciona como uma técnica de coleta de informações sobre o mercado.

Apesar de atuar no mercado financeiro ser bem mais fácil hoje do que na época do pregão pelo telefone, esses dados continuam sendo importantes para você encontrar as melhores oportunidades para movimentar seu dinheiro.

A boa notícia é que aqui na Toro você consegue ver como está o mercado de uma forma bem fácil. Com as melhores plataformas de Day Trade, você consegue operar com poucos cliques em recomendações feitas por experts. 

Confira as principais funcionalidades das nossas plataformas avançadas:

Como é o Tape Reading na prática?

A seguir está um exemplo real do uso da técnica do Tape Reading. Esse caso aconteceu no dia 22/02/2019, em uma negociação de contratos de dólar futuro.

Tudo começa com a percepção de um fluxo vendedor mais intenso, isto é, vários traders vendendo suas posições.

Abaixo você consegue perceber os “agressores” em vermelho e, em amarelo, destacamos as ordens maiores. Essa intensidade de vendedores fez com que o preço caísse de 3.735,00 até 3.730,00 em menos de 1 minuto.

O gráfico abaixo ilustra esse movimento:

gráfico tape reading

Quais são as vantagens e desvantagens do Tape Reading?

No mercado de ações, quanto mais informações você tiver sobre as operações e sobre o mercado em si, maior serão suas chances de alcançar bons resultados.

Por isso, a grande vantagem do Tape Reading é oferecer dados relevantes sobre as negociações que estão sendo executadas pelos grandes players.

Por meio da Análise de Fluxo de Ordens você consegue ter uma base para observar o mercado e seguir na direção certa.

Sabemos que a Bolsa é caracterizada pela volatilidade, ou seja, os cenários podem mudar rapidamente. Porém, é sempre bom ter uma referência, não é mesmo?

Além disso, é uma boa estratégia para você perceber o melhor momento para negociar um papel, evitando prejuízos gerados pela perda do timing de venda e possibilitando que você realize bons negócios.

Por outro lado, a grande desvantagem do Tape Reading é que ele é uma técnica que necessita de prática e conhecimento para ser executada com eficiência.

Isso quer dizer que, se você está começando a operar na Bolsa de Valores agora e ainda não possui muito conhecimento, encontrará algumas dificuldades para realizar essa análise.

Se você ainda não entende muito bem como funcionam as negociações do mercado financeiro, provavelmente não vai conseguir interpretar os dados e nem encontrar boas oportunidades. Nesses casos, podemos dizer que o Tape Reading não traz tantos benefícios para quem é trader iniciante.

Por isso, o Tape Reading é indicado para traders experientes, que possuem mais tempo de prática.

Entretanto, se você está começando agora, não precisa se preocupar. Existem várias formas de você obter conhecimento sobre o mercado e aprender a operar cada vez mais com estratégia e eficiência.

Tape Reading e Análise Técnica: por que utilizá-las?

Essas técnicas devem ser utilizadas em conjunto para que você tenha em mãos o maior número possível de informações antes de fazer qualquer operação.

Os dados do Tape Reading e da Análise Técnica permitem que você perceba as tendências do mercado e veja as oportunidades que podem se transformar em bons negócios.

Diferentemente do acontecia antigamente, hoje em dia não é tão complicado fazer negociações na Bolsa de Valores.

Você não precisa mais acompanhar o mercado o tempo todo para conseguir bons resultados, é possível aproveitar as vantagens da tecnologia e utilizar o conhecimento de quem realmente entende do assunto.

Aqui na Toro um dos nossos maiores objetivos é unir essas duas frentes de trabalho: tecnologia e conhecimento. Nossos Analistas ficam de olho no mercado, conferindo as oportunidades e identificando as alternativas que podem trazer resultados positivos para você.

Por isso, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, você pode acompanhar a nossa live Day Trade e Mercado ao vivo. É só dar o play logo abaixo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!