Cadastre-se grátis

Pivôs de alta e baixa: como usar na Análise Técnica?

Pivôs de alta e de baixa são indicadores que mostram possíveis mudanças na tendência de um ativo na Bolsa de Valores. Pivôs de alta são formados quando o preço de um ativo cai para um nível e depois se recupera. Pivôs de baixa, por outro lado, são formados quando o preço sobe para um nível e depois cai.

Entender os principais termos da Análise Técnica é fundamental para obter sucesso nas operações de trading. Por isso, antes de começar a operar, é importante conhecer os padrões gráficos e conceitos como os pivô de alta e baixa.

Neste artigo, vamos mostrar como eles são utilizados na Análise Gráfica e de que forma você pode inseri-los em uma estratégia vencedora. 

Mas antes de entrarmos no detalhe sobre os pivôs de alta e baixa, vamos primeiro relembrar o que são pontos de pivô e a importância desse conceito para uma boa Análise Técnica.

O que são pontos de pivô?

Pontos de pivô, ou pivot points, são indicadores de Análise Técnica usados para determinar a tendência geral do mercado em diferentes períodos.

Um ponto de pivô é a média da alta e baixa intradiária e o preço de fechamento do dia de negociação anterior.

Os pontos de pivô são de rotação, isto é, os preços do ativo usados para o cálculo são a máxima, a mínima e o fechamento do período anterior. Esses preços, geralmente, são retirados dos gráficos diários, mas os pivôs também podem ser calculados pelos gráficos de 60 minutos. 

Muitos traders utilizam os pivot points para determinar suportes e resistências críticas. É uma ferramenta útil para identificar pontos de entrada em operações.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Ponto de pivô central (P) = (máxima + mínima + fechamento) / 3

Em resumo, os pontos de pivô são calculados para definir os níveis em que a tendência do mercado pode mudar de alta para baixa (de bullish para bearish) e vice-versa. Assim, day traders calculam os pontos de pivô para estabelecer os níveis de entrada e os stops das operações.

Como traders utilizam o ponto de pivô nas operações?

Os pontos de pivô são indicadores utilizados para negociar contratos futuros, commodities e ações. Ao contrário das médias móveis ou osciladores, eles são estáticos e permanecem nos mesmos preços ao longo do dia.

Por exemplo, traders sabem que, se o preço cair abaixo do ponto de pivô, eles provavelmente estarão fazendo uma venda a descoberto no início da sessão. Por outro lado, se o preço estiver acima do ponto de pivô, eles estarão comprando.

Além disso, combinar pontos de pivô com outros indicadores de tendência é uma prática comum.

Um ponto de pivô que também se sobrepõe ou converge com uma média móvel de 50 ou 200 períodos (MA), ou nível de extensão de Fibonacci, torna-se um nível de suporte e resistência mais forte, por exemplo.

O que são pivôs de alta e baixa?

Os pivôs de alta e baixa são derivados de uma simplificação das Ondas de Elliott, as quais utilizam os seguintes pontos:

  • Ponto 1 – Fundo.
  • Ponto 2 – Topo.
  • Ponto 3 – Fundo mais alto que o anterior.

No momento em que o mercado ultrapassar o ponto 2, produzindo, por consequência, um topo mais alto que o anterior, o pivô de alta estará formado. 

Da mesma forma, o pivô de baixa é feito com os três pontos a seguir:

  • Ponto 1 – Topo.
  • Ponto 2 – Fundo.
  • Ponto 3 – Topo mais baixo que o anterior.

No momento em que o mercado ultrapassar o ponto 2, produzindo um fundo mais baixo que o anterior, o pivô de baixa estará formado.

Veja como identificar pivôs de alta e baixa no gráfico:

Para deixar mais claro, veja como são os pivôs de alta e baixa, respectivamente, no Profit Toro Trader:

Pivô de alta:

Pivô de baixa:

Mas afinal, qual é a importância dos pivôs de alta e baixa para as suas análises? A resposta é simples: para determinar e antecipar possíveis mudanças no preço de mercado, bem como as reversões.

Logo, o pivô de alta é o início ou continuidade da tendência de alta, enquanto o pivô de baixa é a continuidade da tendência de baixa.

Ao analisar as mudanças e reversões de preços, você terá mais chances de determinar e prever padrões de preços e tendências gerais de preços.

SAIBA MAIS:
➡️ Teoria de Dow: saiba o que é e como usar na Análise Técnica
➡️ Veja como utilizar o indicador VWAP nas operações de trading
➡️ Índice de Força Relativa (IFR): o que é e como utilizar no Day Trade

Até aqui você viu como identificar os pivôs de alta e baixa e como utilizá-lo nas suas análises de trading. Agora, vamos responder uma dúvida recorrente entre traders: a diferença entre pullback e pivô. Confira no próximo tópico.

Qual é a diferença entre pullback e pivô?

Pullback e pivô, apesar de serem padrões diferentes, podem causar uma certa confusão. 

A tradução de pullback é “puxar” e corresponde ao movimento contrário de uma tendência.

Logo, pullback seria um movimento de correção inesperado, que vai contra a tendência do mercado. Além disso, a duração de um pullback geralmente é de apenas algumas sessões consecutivas. 

Por outro lado, os pivot points são utilizados para determinar e antecipar possíveis mudanças no preço de mercado e reversões, como explicamos no início do texto.

Veja a diferença entre os dois na imagem abaixo:

Agora que você já sabe o que são pivôs de alta e baixa, já pode começar a criar novas estratégias para potencializar seus resultados nas operações de trading. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!