Cadastre-se grátis

Como começar no Day Trade? Veja dicas essenciais

O Day Trade pode parecer complicado no começo, mas com as informações e as estratégias certas, é possível se tornar um trader de sucesso.

Neste artigo, vamos explorar as etapas básicas que você precisa seguir para começar no Day Trade, incluindo a escolha de cursos gratuitos, a criação de uma estratégia, os motivos para estudar Análise Técnica, como funciona o controle emocional e muito mais. Vamos lá?

Como começar no Day Trade?

Começar no Day Trade provavelmente é o passo mais difícil, porém o mais importante. E a primeira etapa é realizar o seu teste de suitability, isto é, o questionário para definir o seu perfil de investidor.

Se você tiver menos aversão ao risco e perfil arrojado, já pode começar a dar os primeiros passos para vencer no Day Trade.

Como estamos falando de Renda Variável e Bolsa de Valores, é fundamental entender que existem oscilações nos preços dos ativos e que os lucros virão no curtíssimo prazo, diferentemente dos investimentos em Renda Fixa.

Sabendo disso, existem algumas etapas para começar no Day Trade com sucesso. Explicamos cada uma delas a seguir.

1. Faça cursos gratuitos online

Aprendizado é fundamental para iniciar qualquer nova atividade, certo? E com Day Trade não é diferente. Para começar a realizar operações com segurança, o ideal é fazer cursos para se aprofundar no tema. Existe uma ampla gama de cursos gratuitos online para quem quer começar no Day Trade.

Inclusive, aqui na Toro você tem uma trilha de cursos 100% gratuitos, que vão do iniciante ao avançado. O nosso time de experts preparou dezenas de aulas com explicações teóricas e técnicas, para que você consiga dar os primeiros passos no trading sem medo. Veja mais detalhes na imagem abaixo:

Recomendamos especialmente o curso Day Trade para Iniciantes, que traz o básico do Day Trade, desde como funciona, quais são os riscos e como gerenciá-los. Além disso, você vai aprender a identificar as oportunidades de lucro e fazer sua primeira operação passo a passo.

2. Estude Análise Técnica

Essa etapa é consequência da primeira. Se você realizar cursos online, vai se deparar com os conceitos da Análise Técnica, também conhecida como Análise Gráfica.

A Análise Técnica utiliza um conjunto de indicadores para observar o movimento de preço de um determinado ativo na Bolsa de Valores. 

Em resumo, é uma metodologia para examinar o movimento do mercado a partir de diversas informações e, então, determinar o que tem mais chances de acontecer em breve com os preços de uma ação, por exemplo.

Sem entender o básico, será mais difícil tomar decisões acertadas e conseguir obter o melhor das operações de curtíssimo prazo.

Por isso, faça cursos, estude em casa, compartilhe informações com outras pessoas, consuma conteúdo online e faça o que for possível para entender de uma vez por todas como funcionam os principais indicadores técnicos.

Outro jeito interessante de começar no Day Trade é assistir a vídeos ao vivo com experts do mercado, que podem dar dicas fundamentais para quem está começando. Vamos abordar mais sobre isso no próximo tópico.

3. Acompanhe lives com especialistas

Você fez as aulas gratuitas, estudou os princípios da Análise Técnica, leu bastante, mas ainda tem dúvidas de como, de fato, iniciar suas operações. Uma dica é acompanhar lives no YouTube com especialistas, que fazem as operações em tempo real e ainda tiram dúvidas sobre Análise Técnica.

Aqui na Toro, nossos experts participam de segunda a sexta, das 9h às 17h, da live Day Trade & Mercado ao Vivo para acompanhar o mercado, comentar sobre as principais mudanças nesse cenário e ainda tirar suas dúvidas. Você pode participar da live Day Trade ao vivo da Toro sempre que quiser, já que o acesso é gratuito todos os dias. 

Clique abaixo para conferir:

4. Baixe plataformas gratuitas

Depois de estudar e tirar suas dúvidas com nossos experts, agora chegou a vez de baixar uma plataforma que traga máxima eficiência para suas operações: o Profit Toro Trader.

O Profit Toro Trader traz diversas vantagens para quem está começando, como:

✔️ Corretagem Zero e co-location DMA4 em todas as operações da Toro com ou sem RLP ativo.

✔️ Plataforma 100% grátis, isto é, não há cobranças para quem opera com o Profit Toro Trader, mesmo em caso de inatividade.

✔️ Permite a aplicação de estratégias avançadas de Análise Técnica, utilizando gráficos de periodicidades clássicas para o intraday e dezenas de indicadores e estudos gráficos.

✔️Acompanhamento de dados em tempo real, seguindo cada movimento do mercado com precisão.

✔️ O melhor lugar para operar com alavancagem de até 303x em ações no Day Trade.

✔️Assessoria especializada para ajudar via whatsapp, chat e telefone, e atendimento exclusivo para os melhores traders.

5. Utilize o simulador antes de começar

O simulador de Day Trade está incluído na plataforma Profit Toro Trader e pode ser uma alternativa interessante para quem tem receio de começar.

Se você ainda sente insegurança e acha que é melhor treinar antes de entrar no mercado de verdade, o simulador é uma ótima alternativa. Entretanto, é sempre bom lembrar que o ambiente de simulação é bem diferente da realidade.

Muitos traders acabam usando demais o simulador e se frustram na hora de operar no mercado, cujas oscilações são constantes. Por conta disso, o controle emocional é de extrema importância para quem vai começar no Day Trade. No próximo item vamos falar um pouco mais sobre isso. Continue lendo!

6. Acompanhe o cenário econômico nacional e internacional

A Bolsa de Valores é influenciada diretamente pelas mudanças no cenário econômico nacional e internacional. Por isso, é fundamental acompanhar as notícias e seguir especialistas que comentam sobre tais mudanças.

Diversos fatores podem fazer com que os ativos oscilem na Bolsa: a falência de uma empresa, o pronunciamento de algum político, mudanças na presidência de instituições financeiras, conflitos entre países, entre vários outros. 

Para te ajudar a ficar por dentro de todas as movimentações do mercado financeiro, acompanhe o Morning Call da Toro.

Logo no começo do dia, você confere as principais notícias que vão mexer com os mercados e serão úteis para investidores e traders.

Saiba como foi o dia anterior na Bolsa de Valores, a agenda econômica do dia e o que está na pauta nas cenas local, financeira, corporativa e internacional. 

7. Entenda a importância do controle emocional

A psicologia do trader é o estudo da influência das emoções, comportamentos e processos mentais na tomada de decisões de traders que operam na Bolsa de Valores. 

Em outras palavras, é uma área de estudo que se concentra no desenvolvimento da inteligência emocional, controle mental, gerenciamento de risco, disciplina e consistência no processo de negociação na Bolsa.

As negociações diárias podem aflorar diversos sentimentos, mas os mais comuns são a euforia e a ganância. Por conta disso, o controle emocional deve ser uma prática constante, bem como o manejo de riscos, para que você não saia no prejuízo ou desanime com os resultados.

8. Não caia no efeito de manada

O efeito de manada é uma expressão que se refere à tendência de pessoas seguirem a opinião ou ação de um grupo irracionalmente e sem analisar os fatos ou fundamentos. Isso acontece devido à influência da opinião de grupos na tomada de decisão individual, resultando em comportamentos impulsivos.

Isso acontece mais do que você imagina na Bolsa de Valores. Se você está começando no Day Trade,  provavelmente ainda vai se deparar com o efeito de manada, em que várias pessoas começam a comprar ou vender ativos sem pensar nas consequências.

Quando há uma tendência de alta, o efeito manada é responsável pelo sentimento de FOMO (Fear of Missing Out), que pode ser traduzido como “medo de perder a oportunidade”. Há então uma corrida desesperada para comprar sem considerar diversos fatores que fazem parte de uma boa estratégia de trading.

Por isso, é fundamental confiar em você, nos seus estudos, análises e estratégias antes de seguir a opinião de outros traders.

9. Leia livros sobre traders de sucesso

Lembra quando falamos que você precisa consumir bastante conteúdo, fazer aulas e se dedicar para começar no Day Trade? Os livros também são boas alternativas para iniciantes, intermediários e avançados.

Mas afinal, qual livro escolher? Nós fizemos uma lista com 10 livros para traders que fazem sucesso no mundo e no Brasil afora, para você iniciar hoje mesmo seus estudos.

Como você pode perceber, são diversos passos até ser um trader vencedor. Mas essas etapas são necessárias e podem se tornar o início de uma nova profissão ou uma forma de ganhar uma renda extra, tudo dependerá dos seus objetivos e da sua vontade de aprender.

Por fim, antes de ir embora, veja só as vantagens de operar Day Trade aqui na Toro: 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!