Se você investe na Bolsa de Valores, provavelmente já sabe que existem algumas técnicas e estratégias que você pode utilizar para fazer investimentos de uma maneira mais segura e com maiores possibilidades de ganhos.

Como essas estratégias são fundamentais para o sucesso dos seus investimentos, é importante que você as conheça e entenda como elas funcionam. Aqui no nosso blog, já falamos sobre hedge e sobre especulação financeira, duas técnicas importantes que existem no mercado financeiro.

Hoje vamos falar sobre Tape Reading. Talvez você já tenha ouvido falar deste termo, que é um método muito utilizado por investidores, sendo fundamental para encontrar boas oportunidades no mercado.

O que é Tape Reading?

De uma forma bem simples, podemos dizer que o Tape Reading é uma técnica em que os investidores acompanham o fluxo das negociações que acontecem na Bolsa de Valores e utilizam esse acompanhamento para realizar seus negócios.

Para ficar ainda mais fácil de entender: é muito comum chamarmos o Tape Reading de Análise de Fluxo de Ordens. Isso acontece porque é por meio da leitura dos negócios fechados na Bolsa (Times and Trades) que você monta estratégias abre suas posições em diversas empresas listadas na Bolsa.

Dessa forma, o objetivo do Tape Reading é identificar a tendência dos preços no mercado e seguir esse movimento. Normalmente, é utilizada tendo como base os grandes investidores, que são responsáveis por movimentar grandes volumes de capital na Bolsa.

Portanto, o Tape Reading é a técnica de investir seguindo o caminho utilizado pelos maiores investidores do mercado. Como uma das grandes dificuldades de quem está investindo é saber em qual ativo investir, essa técnica é uma saída para que seja possível usar o conhecimento de quem já está no mercado para encontrar as melhores oportunidades.

Descubra as ações mais interessantes do momento
Explore o mercado

Como funciona o Tape Reading

O Tape Reading é uma das técnicas mais antigas utilizadas por investidores, ele existe desde que as ações eram negociadas pelo telefone. Essa técnica surgiu muito antes de existir a internet, e seu nome vem de uma máquina que conseguia ler as fitas em que eram registradas as negociações que aconteciam na Bolsa de Valores.

Daí o nome Tape Reading, que em tradução livre para o português significa leitura de fita.

Com essa leitura, os investidores conseguiam identificar o fluxo de negociação e as ações mais negociadas durante um pregão.

Como atualmente essas fitas não existem mais, não é necessário ter uma máquina para analisar o fluxo de ordens do mercado. Hoje você consegue acompanhar as negociações pela internet e em tempo real, identificando o desempenho das ações e o movimento dos principais investidores.

Diferentemente do que acontecia décadas atrás, atualmente o Tape Reading é uma técnica mais utilizada para captar dados do que propriamente para apenas fazer os mesmos movimentos dos outros investidores.

Com base nisso, podemos dizer que hoje em dia o Tape Reading pode ser dividido em três tipos de análise de preços:

  • Histórico de operações:
    esse histórico permite que você veja todas as negociações que foram fechadas no detalhe. A hora, quantidade, preço , instituições financeiras por onde foram realizados a compra e a venda e quem foi o agressor, na linguagem do mercado é o investidor que teve a intenção de fechar o negócio.
  • Book de ofertas:
    É o local onde encontramos as intenções de compra e de venda dos investidores que atuam no mercado. Desse jeito, você consegue ver as ordens que estão aguardando para serem negociadas. Consegue visualizar a quantidade, instituição financeira de onde saiu a ordem e preço.
  • Volume de profile:
    essa ferramenta fornece dados sobre a intenção de negócios dos investidores de modo organizado. Você pode ver o volume de negócios efetuados de modo acumulado, identificando regiões de concentração de compradores e vendedores.

Podemos dizer, então, que atualmente o Tape Reading funciona como uma técnica de coleta de informações sobre o mercado. Apesar de atuar no mercado financeiro ser bem mais fácil hoje do que na época do pregão pelo telefone, esses dados continuam sendo importantes para você encontrar as melhores oportunidades para investir seu dinheiro.

A boa notícia é que aqui na Toro você consegue ver como está o mercado de uma forma bem fácil, pode usar até mesmo seu celular e ainda consegue investir com poucos cliques em recomendações feitas por profissionais do mercado.

Conheça as melhores oportunidades da Bolsa agora
Explore o mercado

Tape Reading na prática

A seguir está um exemplo real do uso da técnica do tape reading. Esse caso aconteceu no dia 22/02/2019, em uma negociação de contratos de dólar futuro.

Tudo começa com a percepção de um fluxo vendedor mais intenso, isto é, vários investidores vendendo suas posições. Abaixo você identifica os “agressores” em vermelho e, em amarelo , destacamos as ordens maiores. Essa intensidade de vendedores fez com que o preço caísse de 3735,00 até 3730,00 em menos de 1 minuto.

Gráfico ilustra esse movimento:

tape-reading-1

Tape Reading: vantagens e desvantagens

No mercado de ações, quanto mais informações você tiver sobre as operações e sobre o mercado em si, maior serão suas chances de alcançar bons resultados. Por isso, a grande vantagem do Tape Reading é o fato de oferecer dados relevantes sobre as negociações que estão sendo executadas pelos grandes investidores.

Por meio da Análise de Fluxo de Ordens você consegue ter uma base para observar o mercado e seguir na direção certa. Sabemos que a Bolsa é caracterizada pela volatilidade, ou seja, os cenários podem mudar rapidamente. Porém, é sempre bom ter uma referência, não é mesmo?

Além disso, é uma boa estratégia para você perceber o melhor momento para negociar um papel, evitando prejuízos gerados pela perda do timing de venda e possibilitando que você realize bons negócios.

Por outro lado, a grande desvantagem do Tape Reading é que ele é uma técnica que necessita de prática e conhecimento para ser executada com eficiência. Isso quer dizer que, se você está começando a investir na Bolsa de Valores agora e ainda não possui muito conhecimento, encontrará algumas dificuldades para realizar essa análise.

Se você ainda não entende muito bem sobre o mercado e suas operações, provavelmente não vai conseguir interpretar os dados e nem encontrar boas oportunidades. Nesses casos, podemos dizer que o Tape Reading não traz tantos benefícios para quem é iniciante.

Por isso, o Tape Reading é indicado para investidores mais experientes, que possuem mais tempo de prática.

Entretanto, se você está começando agora, não precisa se preocupar. Existem várias formas de você obter conhecimento sobre o mercado e aprender a investir cada vez mais com estratégia e eficiência.

Faça o curso completo de como ganhar dinheiro na Bolsa
Descubra o segredo dos traders de sucesso

Tape Reading X Análise Técnica - entenda a diferença

Essas técnicas devem ser utilizadas em conjunto para que você tenha em mãos o maior número possível de informações antes de fazer um investimento. Os dados dessas técnicas permitem que você perceba as tendências do mercado e veja as oportunidades que podem se transformar em bons negócios.

Diferentemente do acontecia antigamente, hoje em dia investir na Bolsa de Valores não é um processo complicado. Você não precisa mais acompanhar o mercado o tempo todo para conseguir bons resultados, é possível aproveitar as vantagens da tecnologia e utilizar o conhecimento de quem realmente entende do assunto.

A Toro Investimentos tem como objetivo unir essas duas frentes de trabalho: tecnologia e conhecimento. Nossos especialistas ficam de olho no mercado, analisado as oportunidades e identificando as alternativas que podem trazer resultados positivos para você.

Enquanto isso, nossa plataforma permite que você tenha acesso a esses dados de uma forma muito simples, sem utilizar planilhas e fórmulas complicadas demais. Tudo é mostrado de um jeito que você realmente consegue aproveitar as melhores oportunidades do mercado, com poucos cliques mesmo se você ainda estiver aprendendo a investir.

Nova call to action

Conheça as melhores oportunidades da Bolsa agora
Explore o mercado