Cadastre-se grátis

Veja como escolher as melhores debêntures do mercado

Para escolher as melhores debêntures do mercado, é importante considerar fatores como a saúde financeira do emissor, o prazo de vencimento das debêntures e a taxa de remuneração oferecida. Além disso, é recomendável avaliar a classificação de risco da debênture e a liquidez do mercado secundário.

A alta da inflação e a guinada da taxa Selic potencializaram os rendimentos dos ativos de Renda Fixa. E as debêntures, que estão na categoria de Renda Fixa, mas que são emitidas por empresas privadas para financiar obras no país, atualmente oferecem um retorno maior do que os títulos públicos indexados ao IPCA, segundo dados do Valor Investe.

Nesse contexto, preparamos um artigo com algumas dicas valiosas para te ajudar a identificar as debêntures mais rentáveis e seguras, levando em conta fatores como o perfil da empresa emissora, o prazo de vencimento, a rentabilidade oferecida e os riscos envolvidos. Acompanhe!

O que são debêntures?

Antes de falarmos sobre as melhores debêntures do mercado, antes é necessário explicar o que são e como funcionam.

As debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas de capital aberto ou fechado, com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades.

Esses títulos representam uma dívida da empresa que os emite, sendo que o investidor que adquire uma debênture se torna credor da empresa e tem direito a receber juros e o valor investido de volta na data de vencimento.

As debêntures são investimentos de Renda Fixa, mas com um perfil de risco um pouco maior do que os investimentos mais conservadores, como os títulos públicos.

Isso porque, em caso de falência da empresa emissora, o investidor pode sofrer prejuízos e perder parte ou todo o seu investimento, já que as debêntures não são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No caso, as garantias são dadas pela própria empresa emitente.

No entanto, as debêntures costumam oferecer uma rentabilidade maior do que outras opções de Renda Fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo. Isso acontece porque a empresa emissora precisa oferecer uma remuneração mais atrativa para atrair investidores e captar recursos.

Para investir em debêntures, é necessário comprar os títulos por meio de uma corretora de valores. É importante avaliar as características de cada debênture antes de investir, como a remuneração oferecida, o prazo de vencimento e o perfil de risco da empresa emissora. Também é importante considerar a diversificação da carteira de investimentos, distribuindo o capital entre diferentes ativos.

Agora que você já sabe o que são, vamos entender melhor como elas funcionam. 

Como funcionam as debêntures?

Na prática, as debêntures funcionam da seguinte maneira:

Uma empresa precisa de uma quantidade de dinheiro para fazer algum investimento de expansão dos negócios ou, até mesmo, pagar dívidas. Mas, em vez de procurar um empréstimo no banco (com custos mais altos), ela lança debêntures no mercado para captar recursos.

Dessa forma, uma pessoa que estiver interessada, pode comprar uma debênture e, em contrapartida, receber os juros sobre o dinheiro que investiu na empresa. Portanto, é como se a pessoa que investisse se tornasse um credor da empresa, ou seja, ela teria uma dívida com ele.

Ficou mais claro? Agora, na sequência, veja quais são os principais tipos de debêntures.

Tipos de debêntures

Existem diferentes tipos de debêntures, com características específicas. Algumas delas são:

  • Debêntures simples ou não conversíveis: são as mais comuns, e oferecem juros fixos ou variáveis, com prazo de vencimento determinado.
  • Debêntures conversíveis em ações: permitem que o investidor converta o valor investido em ações da empresa emissora, de acordo com as condições estabelecidas.
  • Debêntures permutáveis: permitem que o investidor troque os títulos por ações de outra empresa, de acordo com as condições estabelecidas.
  • Debêntures incentivadas: as debêntures incentivadas são aquelas em que a empresa que lança os títulos utiliza o dinheiro para a execução de alguma obra de infraestrutura. Elas são muito utilizadas por empresas que prestam serviços para o governo ou por empresas estatais listadas na Bolsa.

Como escolher as melhores debêntures do mercado?

Escolher as melhores debêntures do mercado pode parecer uma tarefa complexa, mas existem algumas etapas que podem ajudar a tomar uma decisão mais informada. Veja por onde começar:

✔️ Defina seus objetivos financeiros: antes de escolher uma debênture, é importante definir seus objetivos financeiros, como o prazo de investimento e o valor disponível para investir. Isso ajuda a escolher uma debênture com características compatíveis com suas necessidades.

✔️ Analise a classificação de risco da empresa emissora: as agências de classificação de risco avaliam a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros e emitem uma nota de crédito. É importante escolher debêntures de empresas bem avaliadas pelas agências de classificação de risco para reduzir o risco de inadimplência.

✔️ Avalie a rentabilidade oferecida: compare as taxas de juros e outros benefícios oferecidos por diferentes debêntures para escolher a mais rentável. É importante considerar que debêntures com maior rentabilidade geralmente apresentam um risco maior, então é importante avaliar isso também.

✔️ Verifique as condições de resgate antecipado: algumas debêntures permitem o resgate antecipado, enquanto outras têm prazos mais rígidos. Verifique as condições de resgate antecipado antes de investir para evitar surpresas no futuro.

✔️ Consulte ajuda profissional: caso  tenha dúvidas sobre como escolher as melhores debêntures do mercado, é recomendado buscar a ajuda de um profissional de investimentos. Aqui na Toro, temos um time de Analistas comprometidos que podem ajudar você a avaliar as diferentes possibilidades de investimento e escolher aquela que melhor atende aos seus objetivos financeiros e perfil de investidor.


Quais são as debêntures mais rentáveis?

Para saber quais são as debêntures mais rentáveis, é necessário avaliar alguns fatores que influenciam a rentabilidade do investimento, como:

  • Taxa de juros: as debêntures costumam oferecer uma taxa de juros mais elevada do que outros investimentos de Renda Fixa, como os títulos públicos. É importante comparar as taxas oferecidas pelas diferentes debêntures disponíveis no mercado para escolher a mais rentável.
  • Prazo de vencimento: quanto maior o prazo de vencimento da debênture, geralmente maior é a rentabilidade oferecida. No entanto, é importante avaliar se o prazo é compatível com seus objetivos e sua capacidade de investimento a longo prazo.
  • Risco de crédito: o risco de crédito é o risco de a empresa emissora não honrar com seus compromissos financeiros. Debêntures de empresas mais arriscadas costumam oferecer uma rentabilidade maior, mas também apresentam um risco mais elevado. É importante avaliar o risco de crédito da empresa emissora antes de investir, como já mencionamos anteriormente.
  • Modalidade da debênture: existem diferentes tipos de debêntures, como as simples, conversíveis e permutáveis. Cada uma dessas modalidades apresenta características específicas que podem influenciar a rentabilidade do investimento.

Um exemplo de debênture rentável, segundo os Analistas da Toro, é a empresa ISA CTEEP

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) é uma das principais empresas privadas do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil, tendo ativos próprios e participações em subsidiárias em 17 estados do país.

Como parte de um grupo econômico, a ISA CTEEP controla diretamente 14 empresas e detém o controle compartilhado de outras cinco, juntas responsáveis por 30% de toda a energia elétrica transmitida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

A empresa possui uma vantagem competitiva sobre outras no setor elétrico, já que atua apenas no segmento de transmissão, que é menos impactado pelos riscos hidrológicos e pelas variações de preço da energia elétrica.

Além disso, as empresas do setor são remuneradas de acordo com a Receita Anual Permitida (RAP), o que significa que a receita depende da disponibilidade do serviço e não da quantidade de energia elétrica transmitida. Esse modelo de remuneração também contribui para a resiliência das empresas do setor.

Você pode saber mais detalhes sobre as melhores debêntures do mercado com a carteira de crédito privado da Toro. Veja mais no próximo tópico.

Carteira de crédito privado da Toro

Para ganhar mais com debêntures, recomendamos que você siga as recomendações selecionadas pelos nossos Analistas na Carteira de Crédito Privado da Toro

Aproveite agora a janela de oportunidade que nossos Analistas identificaram para você e receba pagamentos recorrentes investindo a partir de R$100 mil em Crédito Privado.

Nossos Analistas elaboraram uma carteira exclusiva com taxas especiais negociadas pela Toro. Essas sugestões incluem ativos de Crédito Privado cuidadosamente selecionados para tornar sua alocação em Renda Fixa ainda mais diversificada e lucrativa.

Clique no link a seguir e confira as melhores debêntures do mercado, entre outros ativos indicados para ganhar mais na Renda Fixa:

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!