Cadastre-se grátis

Aprenda o que é e como operar com Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) no gráfico

Ombro Cabeça Ombro (OCO) é um padrão gráfico utilizado na Análise Técnica para identificar possíveis reversões de tendência de alta para baixa. O padrão é formado por três picos no preço do ativo, sendo o central mais alto que os dois ombros.

Conhecer padrões gráficos é uma das habilidades mais úteis para os traders na Bolsa de Valores, independentemente do tipo de ativo, volatilidade e duração da operação que realizam. Eles fornecem valiosas informações sobre quando e como entrar e sair das operações.

As formações gráficas, assim como os padrões de candlesticks, estão no cerne do conhecimento completo em Análise Técnica.

Neste artigo, falaremos sobre um dos padrões mais comuns e utilizados por traders no mercado: o Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) e seu variação invertida. Além disso, falaremos de como se dá a sua confirmação e que tipos de operações são realizados quando ele acontece. Vamos lá?

O que é Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) na Análise Gráfica?

Inicialmente, vamos conhecer como se dá a formação desse padrão gráfico. Como você sabe, a oscilação dos preços no mercado acontece em formas de ondas, com topos e fundos ascendentes, descendentes ou lateralizados.

O Ombro-Cabeça-Ombro é um padrão gráfico de reversão de mercado que ocorre quando há uma sequência de 3 topos em que o 2º deles é maior que os 2 laterais.

Além disso, a altura dos ombros pode variar, mas nunca é maior que o patamar da cabeça, o que, na prática, quer dizer que o preço tentou estabelecer uma nova alta, mas não conseguiu, fornecendo assim um indício de que a tendência está enfraquecendo.

Quando ele ocorre, também é possível distinguir uma linha de suporte, também chamada “linha de pescoço”, que vai servir como um sinal para o ponto de reversão.

Normalmente, o OCO pode ser um indicativo da reversão de uma tendência de alta, sendo um dos mais confiáveis da Análise Técnica.

Observe, na figura a seguir, como é a formação do Ombro-Cabeça-Ombro. A ideia de observar o seu surgimento é antecipar a reversão da tendência abaixo da linha do pescoço. Os dados de volume de negociação e outros indicadores técnicos podem ser usados para confirmar o rompimento.

Gráfico de ombro cabeça ombro (OCO) no day trade

Inclusive, ele leva esse nome porque lembra os ombros e cabeça de uma pessoa. Veja a seguir um exemplo de gráfico com OCO.

Exemplo de gráfico com Ombro-Cabeça-Ombro

Agora que você entendeu como o formato se estabelece, vamos a um exemplo prático. Veja, na imagem abaixo, um exemplo de Ombro-Cabeça-Ombro na oscilação de preços das ações da Via Varejo no gráfico diário:

Ombro Cabeça Ombro no gráfico de trade

Aqui, utilizamos o tempo gráfico de um dia, mas esse padrão pode ocorrer em qualquer período e não há uma configuração de tempo em que ele mais ocorre. 

Como operar o Ombro-Cabeça-Ombro?

Como vimos, o OCO se completa quando há o rompimento da linha de pescoço. Nesse caso, os traders podem adotar algumas estratégias no momento de operar esse padrão, tais como: 

Operações com Ombro-Cabeça-Ombro

  • Vender no rompimento: a estratégia mais utilizada é realizar uma venda do ativo quando há o rompimento da linha pescoço. A definição do alvo da operação é feita de acordo com o nível de risco de cada trader, mas geralmente costuma-se projetar para baixo a altura do pescoço até a cabeça. O stop loss, então, pode ser colocado acima da linha de pescoço ou acima do último ombro.
  • Aguardar a confirmação: já os traders mais conservadores podem optar por não negociar no rompimento e aguardar uma confirmação de que a tendência foi realmente revertida após alguns candles ou o reteste da linha de pescoço para, então, pensar em uma estratégia vendida.
  • Analisar o volume: a análise do volume acima da média também e o candle neste rompimento pode ajudar na confirmação da reversão.
  • Encerrar uma posição comprada: caso você tenha uma posição comprada no ativo, pode encerrá-la no patamar da linha de pescoço do 2º ombro. 

Por falar em formações de candles, assista a um vídeo especial em que nosso Analista certificado em trading, Helder Wakabayashi, fala mais detalhadamente sobre o assunto: 

 

 

O que significa Ombro-Cabeça-Ombro invertido (OCOI)?

Se o OCO é uma reversão da tendência de alta, temos também a sua representação invertida, um padrão gráfico que indicará a quebra e uma tendência de baixa.

Portanto, o Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCOI) é uma figura gráfica da Análise Técnica usada para antecipar uma mudança de tendência do mercado de baixa para alta.

Então, você vai notar que a formação dos ombros e da cabeça é semelhante, apenas com o diferencial de estarem como fundos triplos.

Gráfico de Ombro Cabeça Ombro Invertido no Day Trade

Neste caso, o rompimento ocorre quando a linha de pescoço é superada para cima, revertendo uma tendência de baixa. 

Como operar no padrão gráfico Ombro-Cabeça-Ombro invertido?

Logo, se essa figura gráfica é o oposto da primeira, as estratégias também serão semelhantes, mas pensadas na direção contrária do mercado, ou seja, ganhar com a alta das cotações. Veja o que fazer quando um OCOI se forma no gráfico de um ativo: 

Operações com Ombro-Cabeça-Ombro Invertido

  • Comprar no rompimento: a estratégia mais comum é se posicionar comprado no rompimento da linha de pescoço, projetando os stops e alvos de acordo com o tamanho dos ombros, da cabeça ou conforme o seu gerenciamento de risco.
  • Esperar a confirmação: aguardar o reteste, sinais mais claros do mercado e candles subsequentes para validar a reversão. 
  • Conferir o volume: estudar se o volume, formato do candle de rompimento e outros indicadores fornecem mais dados adicionais sobre a confirmação da reversão.
  • Encerrar uma posição vendida: se você estiver vendido no ativo, pode pensar em encerrar essa posição no nível da linha de pescoço após o 2º ombro. 

Lembre-se de que, para fazer essas análises é muito importante contar com a melhor plataforma para traders do mercado. Dessa forma, você conta com todas as ferramentas e indicadores para ser mais assertivo e veloz nas operações. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!