O termo suitability refere-se à análise feita pelas corretoras e instituições financeiras para determinação do grau de tolerância ao risco de cada tipo de investidor, a fim de verificar quais são os produtos financeiros mais adequados a ele e seus objetivos, situação financeira e conhecimento sobre os produtos de investimentos. Essa análise é realizada com a aplicação de um questionário.

Tão importante quanto saber onde investir é conhecer o seu grau de aversão ao risco. Esse é um conceito fundamental no mercado financeiro para alcançar a rentabilidade desejada sem que você perca o sono por causa da preocupação se fez a aplicação correta. 

Um dos erros mais comuns nos investimentos é a escolha por produtos financeiros incoerentes com o nível de tolerância ao risco.  

Neste artigo, falaremos sobre o que é o conceito de suitability, por que ele é importante ao investir e ao determinar o seu perfil, além de explicar como funcionam os questionários e testes. Vamos lá?

Evaristo costa na toro investimentosAproveite os melhores investimentos com corretagem Zero Comece grátis agora na Toro

O que é a política de suitability?

Inicialmente, vamos entender o que é suitability (termo em inglês que significa "adequação") e para o que ele serve no mundo dos investimentos.

O termo suitability refere-se à análise feita pelas corretoras ou instituições financeiras com um questionário para a determinação do grau de tolerância ao risco de cada tipo de investidor.

Logo, uma política de suitability tem como intuito estabelecer as diretrizes para as corretoras para a verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente,  considerando seus objetivos, sua situação financeira, e seu grau de conhecimento e experiência necessários para compreender os riscos relacionados aos investimentos.


O suitability é obrigatório e está de acordo com a Resolução CVM nº30 e alterações posteriores, com as diretrizes estabelecidas pela ANBIMA e com o Roteiro Básico do Programa de Qualificação Operacional da B3.

Qual é a importância do suitability?

A realização correta da análise suitability será fundamental para guiar os investidores aos produtos do mercado mais coerentes e adequados ao seus objetivos. Em resumo, os principais ganhos são:

  • Nível de aversão ao risco: evitar com que o investidor aplique seu dinheiro em produtos incompatíveis com sua tolerância.
  • Melhores alternativas de investimento: com base no perfil, melhor diversificar a carteira entre as várias possibilidades do mercado.
  • Gestão de expectativas: fazer com que o investidor não crie expectativas irreais sobre o potencial de rentabilidade da sua carteira.
  • Conhecer pontos de melhoria: o questionário também vai revelar quais são os pontos em que o cliente precisa aprender mais sobre investimentos ou proteção do seu patrimônio. 

Quais são os principais perfis de investidor?

Por falar em perfis de investidor, vamos conhecer os principais do mercado, lembrando que você pode estar entre uma categoria e outra. Além disso, seu perfil não necessariamente será o mesmo durante toda a sua vida.

Os principais perfis de investidor são:

🔥 Conservador: objetiva a preservação do capital e possuem baixa tolerância a riscos. Este perfil pode também ser representado por investidores que, apesar de estarem dispostos a correr mais riscos na busca de retornos diferenciados, tenham necessidade de resgatar a maior parte de seus investimentos em curto período de tempo.

🔥🔥 Moderado: estão dispostos a correr algum risco em seus investimentos,  buscando um retorno diferenciado no médio prazo. Com baixa necessidade de liquidez no curto prazo, há disponibilidade para diversificar suas aplicações em alternativas mais arrojadas, porém com risco baixo de perda além do principal investido.

🔥🔥🔥 Arrojado: possuem alta tolerância a riscos, baixa ou nenhuma necessidade de liquidez no curto/médio prazo e que estejam dispostos a aceitar as oscilações características dos mercados de risco (e possíveis perdas além do capital investido) na busca por retornos diferenciados no longo prazo.


Para cada um desses perfis, há uma cesta de produtos recomendados para melhor alcançar os objetivos. Essa diversificação deve considerar os riscos dos investimentos e seus emissores, a existência de garantias e o prazo de aplicação.

Aqui na Toro, você também encontra sugestões de diversificação no nosso Relatório de Alocação, em que nossos Analistas indicam, mensalmente, as melhores formas de equilibrar os seus investimentos. Acesse o link abaixo para saber mais:

onde-investir-dinheiro-hojeTenha ajuda de experts para investir com uma carteira diversificada Acesse  grátis e ganhe um plano personalizado

Como é o questionário do teste de suitability?

Antes de iniciar seus investimentos com a corretora, o investidor é submetido ao processo de Análise de Perfil do Investidor (API), realizada por meio de um questionário de suitability. Esse teste tem por objetivo:

  • Aferir se o produto, serviço ou operação é adequado aos objetivos de investimento do cliente.
  • Se é compatível com a sua situação financeira.
  • Se o cliente possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação.

Haverá a dispensa de responder esse questionário se o cliente for investidor qualificado, for pessoa jurídica de direito público ou tiver sua carteira gerenciada por um administrador de carteira autorizado pela CVM.

Como fazer o teste de suitability?

Para fazer o teste, basta abrir a sua conta aqui na Toro e responder o formulário que se encontra no menu Minha Conta > Perfil de Investidor.

Em um questionário de suitability, você responderá perguntas como: 

✅ Idade: sua faixa etária é fundamental para estimar os melhores produtos.

✅ Objetivos: por qual motivo você vai investir.

✅ Prazo de investimento imaginado: por quanto tempo gostaria de investir seu dinheiro.

✅ Risco: estimar a relação risco x retorno mais adequada para você.

✅ Renda mensal: informar as suas fontes de renda atuais.

✅ Onde já investe: se você já possui algum patrimônio aplicado, em quais produtos financeiros e qual a faixa de patrimônio em cada um deles.

✅ Uso dos recursos no futuro: responder se pretende utilizar uma parte de seus recursos futuramente (nos próximos 6 meses, 12 meses ou se não tem planos de retirada).

✅ Conhecimento: informar o quanto você conhece sobre o investimentos, bem como se sua formação acadêmica ou experiência profissional lhe trazem algum grau de conhecimento sobre o mercado financeiro.


Com essas respostas, a plataforma da Toro lhe informará qual é o seu perfil de investidor e que tipos de investimentos fazem mais sentido para você. Veja um exemplo abaixo: 

perfil-arrojado (1)

Lembrando ainda que o seu perfil pode não ser o mesmo durante toda a sua jornada de investimento de longo prazo. Isso significa que você pode alterar sua tolerância ao risco de acordo com o seu momento de vida, profissional ou conforme a conjuntura econômica.

Desse modo, pode refazer o questionário de suitability sempre que deseja na plataforma da Toro, além de contar com nossos Assessores de Investimentos para lhe auxiliar a  determinar a correta diversificação para o seu perfil. 

Onde investir dinheiro hoje

Diversifique sua carteira com as recomendações gratuitas de especialistas Acesse grátis agora