Investidores mais experientes já se depararam em algum momento com os termos mercado primário e mercado secundário. E você, sabe o que eles significam?
Apesar de parecerem contraditórios, esses dois mercados se complementam e os investidores podem aproveitar as boas oportunidades e as vantagens que cada um deles oferece.
Conhecer esses dois mercados faz com que o investidor aumente a sua caixa de ferramentas e permite encontrar oportunidades que podem passar despercebidas por outros investidores.
Por isso, continue a leitura para entender melhor a diferença e a relação entre o mercado primário e o mercado secundário quando o assunto é investimento.
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Mercado primário e secundário: entenda as diferenças
O conceito de mercado primário e mercado secundário está relacionado com o ambiente onde os investimentos são feitos.
No caso do mercado primário, a negociação dos títulos é realizada com a participação da empresa ou governo que fez a sua emissão. Já no mercado secundário, a negociação acontece sem a presença do emissor do título.
Além das partes na negociação, outra diferença entre esses dois ambientes de negociação é o objetivo delas.
O mercado primário tem como função o financiamento do emissor do título, ou seja, o dinheiro da negociação do ativo vai direto para o emissor. Já no mercado secundário a negociação acontece entre investidores e o lucro ou prejuízo da negociação fica com quem está vendendo o ativo.
Vale ressaltar que esses dois mercados não são antagônicos, mas sim complementares, realizando funções diferentes e permitindo ao investidor negociar ativos de diversas formas.
Porém, para entender melhor como cada um desses mercados funcionam e quais as outras diferenças entre eles, vamos analisar cada um deles de maneira separada.
O que é mercado primário
Como o próprio nome indica, esse é o ambiente onde ocorre a primeira negociação do ativo, que pode ser de renda variável (ações, por exemplo) ou de renda fixa (CDB, por exemplo).
Ao negociar esses ativos, o emissor recebe o valor e isso é fundamental para que ele se financie e levante fundos para crescer. Normalmente, essa emissão de ativos é realizada por meio de IPOs ou Follow-on.
- IPO (Oferta Pública Inicial): um IPO acontece quando uma empresa faz a sua primeira emissão de ações no mercado de capitais, para financiar suas atividades.
- Follow-on: o follow-on ocorre quando uma empresa já realizou um IPO, mas que retornar ao mercado de capitais para captar mais recursos.
Para o investidor, o mercado primário permite investir e ser sócio em empresas com potencial de crescimento.
Esse mercado é regulado por órgãos governamentais, sendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um dos mais conhecidos. O objetivo é garantir a proteção dos investidores e a honestidade e transparência das empresas.
Quais as vantagens do mercado primário
O investidor pode aproveitar algumas vantagens do mercado primário para potencializar o retorno sobre o seu investimento.
É claro que sempre é necessário realizar uma pesquisa sobre os ativos que serão negociados, a empresa que está fazendo a oferta e se, de fato, ela preenche os requisitos da sua estratégia de investimentos e se está alinhada com seu perfil de investidor.
Lembre-se: IPO não é sinônimo de rentabilidade.
Porém, para aqueles que souberem fazer a escolha de ativos no mercado primário poderão aproveitar os seguintes benefícios:
Investir em empresas que estão crescendo
As empresas que estão fazendo sua primeira oferta pública de ações podem apresentar um grande potencial de expansão, e muito provavelmente usarão os recursos captados para financiar esse crescimento.
Comprar títulos mais baratos.
No mercado primário, as empresas que emitem títulos precisam fazer isso a um preço atraente para os investidores, sendo possível encontrar boas oportunidades por um preço baixo.
Participar do crescimento da empresa
Ao investir em uma empresa no mercado primário, o investidor poderá aproveitar todo o ciclo de crescimento da companhia, valorizando a sua participação acionária e obtendo uma boa rentabilidade sobre seu investimento.
Como investir no mercado primário
O investidor que quer investir no mercado primário poderá comprar os títulos antes mesmo de eles serem listados na Bolsa de Valores. Para isso, será necessária a intermediação de uma corretora de valores ou de um banco de investimento.
Antes de adquirir o ativo em si, é preciso fazer uma subscrição para receber mais informações sobre os papéis e descobrir se ele está de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.
O que é mercado secundário
O mercado secundário é aquele onde os ativos já foram lançados no mercado primário e agora são negociados sem a participação do emissor inicial deste ativo.
Imagine que você, como investidor, aproveitou o IPO de uma empresa e realizou a compra de 100 ações. Após algum tempo, você quer realizar o lucro desse investimento ou vender para evitar maiores prejuízos. Essa negociação do ativo acontecerá no mercado secundário.
Nesse ambiente de negociação, o dinheiro não passa pela empresa que emitiu o título.
Ou seja, nesse caso o valor pago pelo título é destinado ao proprietário dele. Além disso, a instituição emissora não possui qualquer influência na negociação.
Aqui, além das ações, também são negociados outros tipos de ativos, como os de renda fixa, por exemplo.
Quais as vantagens do mercado secundário
O mercado secundário possui algumas vantagens e benefícios para os investidores que não são encontrados no mercado primário. Conheça quais são:
Liquidez dos ativos
O mercado secundário oferece liquidez ao investidor, que poderá comprar ou vendar seus ativos com facilidade, adequando sua carteira de investimentos ao momento econômico vivido ou às mudanças na estratégia.
Transparência
Com mais acesso às informações da empresa e de seus títulos negociados e um histórico de seu desempenho na Bolsa, o mercado secundário permite ao investidor tomar decisões amparadas em mais dados e informações.
Oportunidades de investimentos
Com os títulos no mercado secundário o investidor tem mais oportunidades para investir em ativos que poderão gerar bons retornos.
Diversificação de empresas
Para o investidor que está procurando diversidade de ativos para sua carteira, o mercado secundário é o lugar mais indicado para isso, uma vez que lá o investidor encontrará ativos de todas as empresas que já realizaram seu IPO.
Como investir no mercado secundário?
Investir no mercado secundário é muito mais fácil que no mercado primário. Para isso, basta que o investidor tenha uma conta em uma corretora de valores para começar a comprar e vender seus ativos.
Diferenças entre mercado primário e secundário
Agora que já analisamos o mercado primário e o mercado secundário de maneira isolada, preparamos uma tabela para que você possa compará-los de maneira mais direta. Confira:
Mercado primário | Mercado secundário | |
Tempo do ativo sendo negociado | Primeira vez que o ativo é negociado. | Ativos que já existem no mercado. |
Partes envolvidas | Investidor e emissora do título. | Apenas investidores. |
Destino dos recursos | Caixa do emissor. | Proprietário do ativo. |
Precificação do ativo | Leilão ou bookbuilding. | Movimentação do mercado. |
Intermediários envolvidos | Bancos de investimentos e corretoras e outros. | Corretoras, Bolsa de valores e outros. |
Objetivo | Captação de recursos. | Dar liquidez para a negociação entre investidores. |
Mercado primário ou mercado secundário: qual investir?
Agora que você já conhece as características e as diferenças entre esses dois mercados, uma dúvida ainda pode persistir: qual desses mercados vale mais a pena? Em qual investir?
Porém, essa dúvida não faz muito sentido, uma vez que ao escolher investir no mercado primário, por exemplo, você não precisa deixar de investir no mercado secundário, eles não se excluem, mas se complementam.
Um ponto de atenção, apenas, é que o mercado primário nem sempre tem ofertas de ativos para serem negociados, fazendo com que o investidor fique dependente das ofertas em IPO ou follow-on.
Por exemplo, o último IPO que aconteceu na Bolsa de Valores do Brasil foi em setembro de 2021. Ou seja, não há porque focar apenas no mercado primário para investir.
O que muitos investidores fazem é investir no mercado secundário na maior parte do tempo e, quando há o anúncio de algum IPO ou follow-on de alguma empresa, eles analisam se vale ou não participar dessa primeira oferta pública de ações.
Assim, o mais indicado para todo investidor é não focar em apenas um mercado e estar atento para descobrir as melhores oportunidades que se enquadram na sua estratégia e perfil de investidor.