Cadastre-se grátis

Resolução CVM 179: mais transparência e confiança no mercado de investimentos

A partir de 1º de novembro de 2024, a Resolução CVM 179 representa um novo marco para o mercado de investimentos nacional, trazendo mais transparência e confiabilidade para todos os investidores.

A partir dessa medida, Agentes Autônomos, corretoras e instituições financeiras deverão informar de forma clara a remuneração que recebem pela intermediação de produtos financeiros, incluindo comissões e incentivos. 

Além disso, essa mudança visa proteger o investidor, garantindo que ele tome decisões mais conscientes e informadas sobre seus investimentos. 

Com a obrigatoriedade de adequação, espera-se que o mercado se torne mais ético e confiável, fortalecendo o relacionamento entre você e as instituições financeiras.

O que muda no mercado com a Resolução CVM 179?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Resolução CVM 179, em vigor a partir de 1º de novembro de 2024, a fim de aumentar a transparência na prestação de contas no mercado financeiro.

Agora, bancos, corretoras e Agentes Autônomos de Investimento (AAIs) deverão informar de forma clara as comissões e incentivos associados a cada produto oferecido

Essa medida beneficia o investidor, permitindo uma compreensão mais detalhada dos valores envolvidos em remuneração e incentivos ganhos pela instituição ou AAI.

Além disso, possibilitará a identificação mais precisa de possíveis conflitos de interesse, fortalecendo a confiança nas escolhas e decisões de investimentos.

➡️ Clique aqui para ler a Resolução CVM 179 na íntegra

Como haverá mais transparência no mercado?

Como dito anteriormente, com a nova resolução, as corretoras, bancos e Agentes Autônomos deverão detalhar aos clientes como são remunerados, incluindo comissões diretas e valores em incentivos adicionais.

Dessa forma, o investidor passa a conhecer exatamente quanto sua corretora e os AAIs recebem em cada operação que envolva oferta ou venda de produtos de investimento.

Portanto, um dos principais objetivos da nova medida é garantir essa transparência na relação entre investidores e intermediários. 

Veja também: O que é CMN – Conselho Monetário Nacional

Quais são os benefícios para o investidor?

A Resolução CVM 179 oferece três vantagens principais para os clientes:

  1. Controle e clareza: os investidores passam a conhecer detalhadamente as remunerações que corretoras, bancos e Agentes recebem por cada produto, aumentando a transparência.
  2. Decisões mais informadas: com maior clareza sobre as comissões, o cliente pode avaliar os produtos financeiros de forma mais segura e escolher aqueles que realmente atendem aos seus interesses.
  3. Redução de conflitos de interesse: tal transparência nas comissões diminui o risco de decisões influenciadas apenas por ganhos elevados dos intermediários, ajudando o investidor a priorizar produtos de fato alinhados aos seus objetivos financeiros.

Assim sendo, você passa a ter mais visibilidade sobre as comissões e incentivos envolvidos na venda de produtos financeiros.

A partir disso, certifica-se que as nossas sugestões e recomendações de investimentos realmente fazem sentido para o seu portfólio e não são ofertadas de modo a favorecer os ganhos da corretora ou o atingimento de metas do profissional que lhe atende.

Compromisso Toro

Portanto, com a Resolução CVM 179, a Toro reafirma seu compromisso com a transparência e a confiança de seus clientes, adotando as novas normas para proporcionar uma experiência de investimento mais completa, segura e alinhada às melhores práticas de mercado. 

A Resolução CVM 179 chega para fortalecer o poder do investidor e essa atualização traz benefícios tanto para investidores experientes quanto para iniciantes.

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades e entender como a Toro se adapta para oferecer sempre a melhor experiência de investimento.