No mercado financeiro, existem inúmeros termos utilizados por traders que parecem complicados, mas que são simples e podem ajudar bastante na análise gráfica. O indicador MACD é um deles.

Ferramenta comum na Análise Técnica, a MACD é fundamental para detectar, rapidamente, fortes tendências de curto prazo. Sua função principal é monitorar tendências e indicar possíveis sinais de mudança, confirmação ou reversão.

Então, se você quer saber como tirar o melhor proveito do indicador MACD nas suas análises de mercado, continue a leitura!

Nova call to action

Aprenda com quem realmente entende do assunto Veja aulas gratuitas do básico ao avançado

O que é a MACD?

MACD (Moving Average Convergence Divergence) é a sigla para Média Móvel Convergente e Divergente, um dos indicadores mais utilizados por traders.

Criada em 1960 por Gerald Appel, a principal finalidade é monitorar a aceleração ou a desaceleração das tendências de preços das ações.

A MACD, inclusive, também é utilizada em conjunto com outros indicadores de Análise Técnica, como:

A seguir, veja como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens desse indicador.

Seja um trader vencedor na Toro

Seja um trader e domine a Bolsa, todos os dias. Ver aulas grátis

Como a MACD funciona?

A MACD é calculada por meio da diferença entre a média móvel curta e a média móvel longa. Veja um exemplo no gráfico a seguir:

gráfico indicador MACD

Repare que a linha da MACD fica positiva quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de baixo para cima. Da mesma forma, o indicador fica negativo quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de cima para baixo.

Sobre a MACD, é calculada uma média móvel, conhecida como linha de sinal. Alguns traders usam o cruzamento da MACD com a linha de sinal, de baixo para cima, como um sinal de compra (semelhante a um cruzamento de média), buscando antecipar o cruzamento da média móvel curta e da média móvel longa. De forma semelhante, um sinal de venda pode ser dado quando o indicador cruza a linha de sinal de cima para baixo.

Por sua vez, o histograma é calculado através da diferença entre a MACD e a linha de sinal. Sua construção é semelhante ao cálculo do próprio indicador de Média Móvel Convergente e Divergente.

Então, repare que o histograma fica positivo quando a MACD cruza a linha de sinal de baixo para cima. Da mesma forma, o histograma fica negativo quando ela cruza a linha de sinal de cima para baixo.

Alguns traders utilizam esse histograma para detectar oportunidades de entrada. Por isso:

📈 Quando o histograma está negativo e começa a subir, pode ser um sinal de compra.

📉 Quando o histograma está positivo e começa a cair, pode ser um sinal de venda.


Vale esclarecer que os períodos utilizados para calcular a MACD podem ser facilmente personalizados para cada estratégia. Entretanto, investidores geralmente usam:

  • 12 dias para médias exponenciais rápidas.
  • 26 dias para médias exponenciais lentas.

Confira no gráfico abaixo:

gráfico MACD

Você pode observar que estamos falando de médias exponenciais, certo? E as médias aritméticas, por que não podem ser utilizadas nesse caso?

A resposta é simples: elas podem ser utilizadas, mas é preferível optar pela exponencial para dar um peso maior aos valores mais recentes. Assim, fica mais fácil identificar alterações nas tendências de preços.

Nova call to action

Observe o mercado em ótima companhia Participe da live gratuita e aproveite o  melhor da Bolsa ao lado de experts

Quais são as vantagens e desvantagens do indicador MACD?

Qualquer análise apresenta benefícios ou desvantagens, e com o indicador MACD não é diferente. Veja quais são elas a seguir:

Vantagens

Os vários sinais gerados por esse indicador são facilmente interpretados e podem ser incorporados a qualquer estratégia de trade de curto prazo. Essa grande vantagem o torna muito popular entre traders.

O timing é essencial no Day Trade. Quanto mais rápido você conseguir identificar o impulso do preço, maior será o seu potencial de lucro. 

Outra vantagem que vale destacar é a possibilidade de personalizar as linhas do tempo com o indicador MACD. Mesmo que o padrão utilizado seja de 12 e 26 dias, é possível alterar esses períodos para atender às suas necessidades.

Desvantagens

A maior desvantagem da utilização deste indicador é fazer traders ficarem comprando e vendendo diversas vezes antes de identificar uma forte mudança na tendência.

Afinal, o atraso deste indicador pode gerar vários sinais para realizar uma transação durante um movimento prolongado. Isso pode fazer com que o investidor realize diversos ganhos inexpressivos ou até mesmo pequenas perdas no mercado.

É importante estar ciente que os movimentos de sobe e desce dos preços podem ser críticos para determinar uma tendência de mercado, porque mesmo pequenas mudanças podem causar uma rápida alteração de direção do indicador.

O grande número de falsos sinais pode causar perdas para um trader quando as comissões são contabilizadas, e essa estratégia poderá ser muito cara.

Outra fraqueza da MACD é a sua incapacidade de efetuar comparações entre diferentes ativos. Como a MACD é o valor em dólar entre duas médias móveis, a leitura para diferentes preços de ações fornece pouca informação quando se compara um número de ativos com outro.

Na tentativa de corrigir esse problema, muitos analistas técnicos utilizaram o oscilador porcentagem/preço, calculado de modo semelhante ao indicador MACD, mas analisando a diferença percentual entre as médias móveis ao invés do valor em dólar.

Como vimos, o indicador MACD é a ferramenta mais popular da Análise Técnica, visto que fornece aos traders a capacidade de identificar, rápida e facilmente, a direção da tendência de curto prazo.

Poucos indicadores provaram ser mais confiáveis do que a MACD. Ela é relativamente simples e pode ser incorporada facilmente a qualquer estratégia de trade de curto prazo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Média Móvel Convergente e Divergente, que tal conhecer a melhor plataforma para Day Trade? Assista ao vídeo com o Analista de Investimentos da Toro, Victor Lima, e saiba como operar com a melhor plataforma profissional do mercado, sem pagar nada por ela:

Quer ter o Profit grátis para sempre?  Clique aqui e vença na Bolsa com a  melhor ferramenta do mercado