Cadastre-se grátis

Cartão de crédito digital: como funciona? Confira se vale a pena!

O cartão de crédito digital é um ótima alternativa para fazer compras online! Através dele, o titular consegue fazer pagamentos aproveitando muita praticidade e uma segurança ainda maior.

No entanto, nem todas as pessoas se sentem seguras para utilizá-lo por não saber como funciona. Portanto, descubra o que é este tipo de cartão e quais benefícios ele oferece para o titular! Vamos lá?

O que é o cartão de crédito digital?

O cartão de crédito digital é, simplesmente, uma versão no seu cartão físico no formato de cartão virtual. Ou seja, ao pedir um cartão de crédito físico, você consegue emitir a versão digital também.

Ele foi criado para o titular fazer compras e pagamentos online com mais segurança. Afinal, não compromete os dados do cartão físico e, quando quiser, pode excluir e solicitar um novo sem custo.

Dessa forma, você consegue ter um cartão virtual sem pagar nenhuma tarifa adicional. Assim, as únicas taxas são a do cartão físico original, como anuidade e valores dos serviços utilizados com ele.

Como os cartões de crédito digitais funcionam?

Atualmente, existem dois tipos de cartões de crédito digitais disponíveis, que são:

  • Recorrente: cartão digital que não expira.
  • Temporário: cartão que expira a cada uso.

O cartão recorrente é ideal para cadastrar em plataformas onde compra com frequência. Por exemplo, aplicativos de transporte, streaming com assinatura, serviços de delivery, entre outros.

Por outro lado, o cartão temporário é mais recomendado para compras pontuais, como em um site que raramente utiliza. Isso porque, nesse cartão, os dados expiram de 24 a 48 horas após ser gerado.

Além disso, pode usar o cartão de crédito digital em locais físicos também. Mas, para isso ele precisa ser de aproximação e ser compatível com outros dispositivos de pagamento, como Smartwatches.

Como pedir um cartão de crédito digital

Antes de pedir um cartão de crédito digital, você precisa ser titular de um cartão emitido por um banco que ofereça essa opção. Dessa maneira, poderá solicitá-lo quantas vezes achar necessário.

O procedimento varia de acordo com a instituição financeira emissora. Mas, de um modo geral, basta acessar o app da sua conta ou banco e, na aba “Cartões”, procurar por “Cartão virtual” e emitir.

No caso dos cartões Santander, por exemplo, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o app Santander (disponível para Android e iOS).
  2. Clique no menu, no canto direito inferior.
  3. Em seguida, toque em “Cartões”.
  4. Na sessão “Gerenciar”, clique em “Cartão Online”.

E pronto! Assim, já conseguir ver os dados do seu cartão de crédito para utilizar em suas compras online. Perceba que, nesse caso, o banco sempre altera o CVV para garantir uma proteção ainda melhor.

Entretanto, lembre-se que, antes disso, você já precisa ter um cartão físico do Santander. Se está procurando opções com limite alto e benefícios exclusivos, conheça os cartões Select:






Vale a pena ter um cartão de crédito digital?

O cartão de crédito digital oferece muita mais segurança ao fazer compras na internet. Afinal, ele deixa o trabalho dos famosos “cibercriminosos” ainda mais difícil, ao evitar golpes e transações fraudulentas.

Inclusive, se ainda não conseguiu desbloquear o cartão físico ou foi roubado, por exemplo, pode usar a versão virtual para fazer suas compras e pagamentos. Assim, o titular também conta com praticidade.

Tudo isso, sem pagar nenhuma tarifa a mais. Portanto, vale sim a pena! Se você ainda não é titular de nenhum cartão, conheça os melhores cartões de crédito black para, em seguida, pedir o digital gratuitamente!