A diversificação de investimentos é uma das principais estratégias disponíveis para você proteger sua carteira e aumentar as chances de ganhos. Ela consiste em montar uma carteira composta por ativos de diferentes tipos e de diferentes setores para que, quando um desses ativos se desvalorize, a perda seja compensada com a valorização de um outro.

Acompanhe este artigo e veja:

  • O que é diversificação de investimentos e qual sua importância.
  • Quais as vantagens de diversificar seus investimentos.
  • Como fazer a diversificação de investimentos do jeito certo.
  • Como diversificar seus investimentos com ajuda de especialistas do mercado e um plano personalizado para você.
Relatório de alocação de investimentos Que tal receber dicas gratuitas de diversificação de investimentos? Clique aqui  e invista com ajuda de experts

O que é diversificação de investimentos?

Diversificar seus investimentos, de forma simples, é aplicar seu dinheiro em diferentes ativos, de classes distintas. E não deixar todo o recurso aplicado em lugar só.

Para entender mais sobre isso, confira este vídeo e aprenda como funciona a diversificação de investimentos:


Fazer esta diversificação de investimentos da forma correta é uma das melhores estratégias para aumentar a segurança dos seus investimentos e também suas possibilidades de lucro.

Imagine que um investidor aplicou todo o seu capital, no total de R$10.000, em apenas um ativo da Bolsa de Valores acreditando que aquele ativo iria se valorizar em algumas semanas. No entanto, como o mercado é bastante dinâmico, esta expectativa não se concretizou e o ativo acabou caindo ao invés de subir. Então, este investidor que não diversificou seu investimentos, acabou tendo uma perda.

Agora veja o exemplo de um investidor que decidiu diversificar seus R$10.000: ele selecionou 5 ações de diferentes setores da Bolsa para aplicar este dinheiro de forma equilibrada. Desta forma, se uma destas ações se desvalorizar, ele pode ter as perdas suavizadas porque outras ações podem subir durante o mesmo período.

Então, no total, mesmo com uma das ações registrando queda, este investidor pode ter um saldo positivo na sua carteira graças à diversificação de investimentos.

Viu só como diversificar é essencial para a sua carteira render de verdade? Então, continue com a gente por aqui para saber todos os detalhes de como você pode fazer a diversificação da sua carteira com ajuda dos experts aqui da Toro.

Veja como diversificar sua carteira para atingir grandes objetivos Baixas  relatório grátis

Quais as vantagens de fazer uma boa diversificação de investimentos?

Como falamos agora pouco, o mercado financeiro é muito dinâmico. Mesmo quem tem muita experiência e utiliza as melhores ferramentas para observar os movimentos do mercado, não consegue prever com 100% de certeza o que vai ocorrer no futuro.

É possível sim investir com maiores chances de ótimos resultados, mas nem sempre as perspectivas acontecem de acordo com o esperado. Por isso que diversificar seus investimentos é um pilar essencial para ter uma carteira vencedora.

Confira agora as principais vantagens da diversificação de investimentos:

Mais segurança


Já conversamos sobre isso, mas vale sempre repetir: uma das maiores vantagens da diversificação é o aumento da segurança e diminuição dos riscos. Ao não colocar todo o seu capital em um ativo só, você tem menos riscos de ter perdas que impactam todo o montante da sua carteira de investimentos de uma só vez.

Mais chances de sucesso


Além de poder suavizar os riscos nos seus investimentos, ao diversificar você também aumenta suas chances de ter excelentes ganhos. Isso porque você poderá aproveitar diversas oportunidades promissoras do mercado ao mesmo tempo, fazendo as possibilidades de ter resultados positivos serem bem maiores do que se investisse em apenas um ativo.

Mais equilíbrio


Com a diversificação dos seus investimentos, você também foca em algo muito importante: equilíbrio. Mesmo quem foca na atividade de Day Trade, pode ter uma carteira de investimentos de olho no longo prazo, considerando ativos para além das ações, e assim aproveitar modalidades diferentes da Bolsa de Valores. Desta forma, não é preciso olhar apenas para um caminho e sim buscar um equilíbrio entre várias possibilidades interessantes que o mercado oferece.

Mais facilidade


Outra vantagem bem legal da diversificação é poder acessar seus investimentos conforme suas necessidade. Isso porque ao investir em apenas um título ou ativo, todo o seu dinheiro fica "preso" em apenas um lugar, aguardando o vencimento ou alcance da meta definida.

No entanto, ao diversificar, você pode ter títulos com liquidez diária, que permitem resgatar o valor quando quiser, e também ativos de longo prazo, que costumam oferecer retornos melhores, mas exigem mais tempo de aplicação.

Mais oportunidades

Mais um ponto positivo de diversificar seus investimentos é poder aproveitar excelentes oportunidades e construir uma carteira com ótimo potencial de lucro.

É possível ter parte da sua carteira em ativos mais conservadores, como títulos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos com menor risco, e também alocar outra parte do capital da carteira em ativos promissores mas que exigem maior exposição a riscos.

Um pequeno percentual da carteira pode ser utilizado, por exemplo, para investir em small caps, ações de empresas com menor capitalização mas que podem oferecer crescimento exponencial. Um bom exemplo disso são as ações Magazine Luiza, que já foram considerada small caps e desde então surpreenderam o mercado com uma valorização de mais de 18.000% em apenas 3 anos. 

Aprenda a investir e construir seu futuro de sucesso  Veja aulas gratuitas

Como fazer a diversificação de investimentos do jeito certo? 

Antes de falar sobre como diversificar seus investimentos passo a passo, vale a pena conferir o vídeo abaixo caso você esteja começando agora, do zero. Dê o play e aprenda os primeiros passos para começar a investir do jeito certo aqui na Toro:

 

A diversificação tem algumas etapas importantes que, independentemente do seu perfil de investidor, são necessárias para construir uma carteira de investimentos inteligente. Confira a seguir:

    • Defina seus objetivos: nada de querer começar a investir sem saber quais objetivos quer alcançar. Já ouviu falar de alguém que sai de casa sem saber para onde vai? Por isso, antes mesmo de construir sua carteira de investimentos, você precisa saber o que pretende alcançar com ela. São planos para daqui a quanto tempo? Qual valor será sua meta? Responda a estas perguntas antes de dar o próximo passo.
    • Conheça seu perfil de investidor: após definir seus objetivos, a etapa seguinte é entender quais é seu perfil de investidor. Além de te ajudar a alcançar os objetivos traçados, seu perfil também facilita bastante na hora de saber quais ativos selecionar para diversificar sua carteira, já que essa escolha depende do seu apetite ao risco, o valor total a ser investido e o tempo que pretende investir.

      Descubra seu perfil de investidor e invista com corretagem Zero Comece grátis agora na Toro
    • Selecione os melhores ativos: muitas pessoas travam nesta etapa sem saber muito bem quais ativos escolher. Você também fica em dúvida sobre quantas ações ter na carteira ou quais ativos selecionar? Sem problemas.

Aqui na Toro, nosso time de especialistas te ajuda do início ao fim da sua jornada rumo ao sucesso que você merece.

Além de recomendações gratuitas de várias classes de ativos feitas pelos nossos Analistas certificados, você também conta com uma equipe de Assessores de Investimentos para estar ao seu lado sempre que tiver dúvidas. E é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

  • Tenha ajuda especializada: mesmo os investidores mais experientes podem se beneficiar de ter ajuda especializada, sabia? Se você está começando agora ou já tem anos de estrada, investir ao lado de um especialista em investimentos pode ser algo decisivo para o seu sucesso.

    É pensando no melhor para você que aqui na Toro temos um time completo de experts para te mostrar qual o melhor caminho seguir, de acordo com seu perfil e objetivos, e também construir para você um plano de investimentos personalizado. Para ter o seu agora mesmo, sem pagar nada por isso, acesse o link abaixo:

    Que tal receber dicas gratuitas de diversificação de investimentos? Clique aqui  e invista com ajuda de experts
  • Acompanhe sua carteira de perto: pensou que era só fazer as aplicações uma vez e pronto? Nada disso, depois de construída sua carteira de investimentos diversificada, é preciso acompanhar de perto sua evolução.

    Isso não significa ficar de vigília 24 horas por dia, mas sim estar de olho no movimento do mercado e considerar os momentos de encerrar investimentos, colocar o lucro no bolso e buscar novas oportunidades. Isso é o chamado rebalanceamento da carteira e que deve ser feito de tempos em tempos para manter o equilíbrio da sua diversificação e o potencial de ganhos dos seus investimentos.

Como ter ajuda de experts para diversificar meus investimentos? 

Como você viu neste artigo, fazer a diversificação dos seus investimentos da forma correta é um dos pilares mais importantes para ter melhores resultados. Mas entendemos que, na prática, diversificar pode ser uma tarefa mais complexa do que parece para muitos investidores, especialmente os iniciantes.

Afinal, selecionar os melhores ativos de cada classe de investimento, exige uma expertise para encontrar as melhores oportunidades e aproveitá-las na hora certa.

Por isso, a nossa equipe de Análise aqui na Toro estuda o mercado financeiro diariamente para recomendar carteiras de investimento sempre atualizadas e com ótimas perspectivas de ganho. E o melhor: durante todo o processo de investir e balancear seus investimentos você pode contar com um Assessor da Toro para estar ao seu lado.

Para deixar tudo ainda mais fácil para você, temos à sua disposição um plano de investimentos personalizado para seu perfil e objetivos. Olha só tudo que você terá acesso de forma gratuita:

  • Carteira de investimentos diversificada
Aproveite as oportunidades que cada classe de ativo oferece e proteja seu patrimônio ao mesmo tempo em que aumenta suas chances de sucesso.
 
  • Recomendações feitas por experts certificados
Ações, FIIs, ETFs, Fundos de Investimento e Renda Fixa. Todos os melhores ativos do momento escolhidos a dedo pelos nossos Analistas de Investimentos para entregar um plano ideal para você.
 
  • Assessoria Premiada e atendimento por WhatsApp
Investindo acima de R$5.000,00 você já tem acesso à nossa equipe de Assessores qualificados para te ajudar a personalizar seus investimentos de acordo com seus objetivos. Que tal começar agora mesmo?
Relatório de alocação de investimentosTenha ajuda de experts para investir com uma carteira diversificada Acesse  grátis e baixe o relatório