Cadastre-se grátis

Day Trade é furada? Entenda se vale a pena operar trading

O assunto trading sempre levanta diversos questionamentos, já que é uma atividade que requer bastante conhecimento de Bolsa de Valores. De um lado, cresce o número de traders e de pessoas que desejam aprender sobre a modalidade. Do outro, há quem diga que o Day Trade é furada. 

Dessa forma, a pergunta que fica é: Day Trade é furada ou não? Se você conhece a Toro, sabe que aqui o nosso objetivo é fazer com que você entenda o mercado financeiro de um jeito simples. Por isso, ao longo deste artigo vamos apresentar informações e dados para que você consiga chegar a essa conclusão. 

Ao longo desse texto você vai descobrir:

  • Por que dizem que Day Trade é furada.
  • As vantagens e desvantagens do Day Trade.
  • Se vale a pena operar Day Trade.
  • Como evitar armadilhas nas operações de trading.

Por que dizem que Day Trade é furada?

Podemos dizer que boa parte das pessoas que falam que Day Trade é furada, na prática, não sabe o que é Day Trade e nem como realmente funciona essa modalidade.

Como não sabem exatamente como funciona o trading, há sempre a comparação com alguns tipos de investimentos. Dessa forma, o pensamento que Day Trade é furada surge a partir da falta de conhecimento, mas também há outros fatores envolvidos.

Assim, podemos dizer que esse mito de que Day Trade é uma furada foi criado segundo 2 grandes fatores:

  1. Comparação com investimentos.
  2. Promessas de ganho e facilidade para operar.

Vamos falar sobre eles na sequência.

1. Comparação entre Day Trade e outros investimentos

Em primeiro lugar, precisamos deixar bem claro por que não devemos comparar Day Trade com outros tipos de investimentos.

Day trade é a atividade especulativa realizada a partir das operações que começam e terminam no mesmo dia na Bolsa de Valores.

Com essa definição, conseguimos entender o motivo de acharem que Day Trade é furada. Na prática, algumas pessoas comparam essa atividade, que tem como objetivo ganhar dinheiro rápido, com os investimentos de longo prazo, modalidade na qual você monta uma carteira pensando na construção do patrimônio.

Inclusive, para você ver como são atividades distintas, podemos destacar que a base para análise é diferente também.

No Day Trade, uma das principais ferramentas para identificar oportunidades é a Análise Técnica. Para o longo prazo, recomenda-se a utilização da Análise Fundamentalista.

Em outras palavras, o Day Trade é uma modalidade de Renda Variável, ou seja, os preços dos ativos se alteram constantemente e as operações são realizadas no mesmo pregão. Por conta disso, comparar trading com os investimentos a longo prazo é incorreto. 

2. Promessas de facilidade e ganhos

Outro motivo responsável por fazer com que muitas pessoas acreditem que Day Trade é furada é o número de pessoas que perdem dinheiro por acreditarem em promessas de facilidade e simplicidade para obter ganhos rápidos.

Hoje em dia, é muito fácil acreditar nessas promessas e pensar que de um dia para o outro será possível enriquecer. Porém, o que muita gente não leva em conta é que para ser um bom trader é necessário tempo e conhecimento, sobretudo para deixar o amadorismo de lado e operar de forma mais profissional.

Por isso, destacamos a importância de sempre estudar e buscar conhecimento. Quanto mais você entender os termos, conceitos, as modalidades de trading, como funciona a Análise Gráfica etc, mais você poderá obter bons resultados e potencializar seus lucros. 

Se você ainda não sabe exatamente o que é Day Trade ou por onde começar, a sugestão é fazer o curso grátis Day Trade para iniciantes. Em aulas rápidas, você entenderá no detalhe como dar os primeiros passos no trading de uma forma mais segura.

Afinal, Day Trade é furada?

Agora que os principais motivos foram explicados, vamos oferecer mais elementos para que você consiga formular uma resposta para a pergunta inicial desse conteúdo: afinal, Day Trade é furada?

Na sequência, veja as principais características do Day Trade e por que existe o mito de que essa modalidade da Bolsa é furada.

Day Trade requer dedicação e estudo

O que faz muitas pessoas acreditarem que Day Trade é uma furada é o fato de entrarem em uma modalidade que não é condizente com o seu perfil de investidor, tampouco com o seu momento de vida e a sua rotina.

Por isso, é muito importante ter o perfil arrojado e bastante tolerância ao risco. Afinal, os preços dos ativos mudam em poucos segundos e você terá que traçar uma estratégia para conseguir comprar e vender na hora certa.

Não é todo mundo que tem paciência ou tempo disponível para acompanhar as oscilações da Bolsa diariamente, por isso muitos acham que não é uma boa possibilidade de ganhar dinheiro. Mas tudo dependerá da sua vontade de aprender e de saber gerenciar corretamente os riscos.

Day Trade não é solução milagrosa para seus problemas financeiros

Há ainda quem acredite que o trading seja um bilhete premiado, isto é, que você vai começar a operar hoje e amanhã todos os problemas financeiros serão resolvidos.

Na prática, não é assim que funciona. A jornada de um trader é composta por aprendizado e experiência e que, normalmente, leva um certo tempo para entender o funcionamento do mercado e saber operar de forma mais profissional.

Portanto, entrar no trading com a ideia de que essa é a solução imediata para todos os problemas financeiros é uma forma de não conceder o tempo necessário para crescimento e para entendimento da atividade.

Você pode ganhar dinheiro em casa com trading, mas antes precisa fazer cursos, criar um planejamento, reservar um dinheiro específico para operar, acompanhar as notícias que movimentam o mercado, participar de lives no YouTube, entre outras atividades que vão aumentar seu conhecimento no assunto.

Agora que você viu essas verdades sobre o Day Trade, podemos dizer que essa é uma modalidade pautada no conhecimento e na experiência. Nada acontece de um dia para o outro e, claro, não é tão simples quanto muita gente acredita.

Então, podemos dizer que Day Trade não é furada. Porém, não é para todos os perfis, não é solução milagrosa e demanda aprendizado e dedicação.

O melhor caminho é procurar conhecimento e aprender com especialistas realmente competentes, sem cair em promessas de ganhos rápidos e fáceis. 

Quais são as vantagens e desvantagens do Day Trade?

Tudo certo até agora, não é mesmo? Já vimos os causadores do mito que Day Trade é furada e também já apresentamos algumas verdades sobre essa atividade.

Então, para ficar ainda mais simples e bem explicado, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens do Day Trade.

Vantagens do Day Trade

  • Agilidade: essa modalidade é composta das operações de curtíssimo prazo da Bolsa de Valores. Em muitos casos, o intervalo entre a compra e a venda do ativo pode durar apenas alguns poucos minutos. Logo, não há preocupação com vencimento, é tudo rápido e sem enrolação. 
  • Liquidez: a facilidade de resgatar ou vender um ativo no Day Trade é uma das suas grandes vantagens. Por isso, quando o pregão acaba, você já sabe quanto conseguiu ganhar ou quanto vai ter que pagar de prejuízo. 
  • Alavancagem: essa é uma vantagem importante para quem não dispõe de muito dinheiro para operar. Usando a alavancagem, você só precisa ter uma pequena parte do total de dinheiro movimentado para realizar suas negociações.

E já que estamos falando em alavancagem, aqui na Toro você tem o benefício da alavancagem 303x em ações.

Para obter o melhor dessas vantagens, é preciso conhecimento, dedicação e controle emocional, além de contar com as melhores plataformas para executar o Day Trade. Conheça no vídeo abaixo quais são as plataformas avançadas da Toro e descubra as melhores e mais adequadas ferramentas para você:

Desvantagens do Day Trade

  • Day Trade não é investimento: essa é uma desvantagem apenas para investidores que desejam construir uma carteira de longo prazo. Na prática, é bem simples: como falamos, trading não é um investimento e sim uma atividade especulativa, então, é preciso cuidado para não confundir as coisas. 
  • É uma atividade diária: é preciso dedicação diária para acompanhar o mercado, fazer análises e ainda operar. Por isso, se você não tem tempo ou se não deseja se dedicar dessa forma, certamente essa será uma desvantagem.
  • O aprendizado é constante: para quem acredita que vai aprender uma técnica hoje e vai dar certo pro resto da vida, é preciso dizer que as coisas não funcionam assim. É necessário procurar os melhores especialistas e sempre aprender técnicas novas para obter bons resultados.

Outro ponto importante quando o assunto é Day Trade é a necessidade de evitar as armadilhas que surgem durante a jornada de um day trader.

Geralmente, essas armadilhas são causadas por promessas de ganhos repentinos, falta de gerenciamento de risco adequado e pouco treinamento.

Por isso, a seguir vamos apresentar 3 dicas para não cair nessas armadilhas. Continue lendo para saber mais.

Como não cair nas armadilhas do Day Trade?

Ok, vamos considerar que você entendeu que Day Trade não é furada e agora deseja seguir o caminho oposto das pessoas que acumulam prejuízos nessa modalidade.

Como você viu, o caminho não é tão simples. Porém, há algumas formas de você buscar aprendizado, conhecer técnicas e operar de forma mais segura, ficando mais perto de bons resultados. 

Aprendendo sobre Day Trade

A primeira forma é dedicada às pessoas que estão chegando agora nesse mercado. E, claro, o caminho passa por entender tudo o que for possível sobre a modalidade. 

Como ressaltamos anteriormente, o Day Trade não é algo que você possa começar totalmente do zero hoje e amanhã já ganhar dinheiro rápido. Se você ainda não entende como funcionam as negociações diárias na Bolsa, é preciso saber o básico antes de tudo.

Nesse momento, o grande desafio é encontrar um conteúdo que realmente te ensine os primeiros passos.

Além disso, também é importante começar devagar, aos poucos, para não utilizar estratégias que demandam técnicas avançadas. 

Com essa etapa concluída, você evita ser mais uma pessoa que acredita que Day Trade é furada pelo motivo de não entender como funciona ou tentar fazer do jeito errado.

Se você está nessa etapa, é possível encontrar muitos conteúdos bons e gratuitos online. Aqui na Toro, temos uma trilha de cursos grátis que vão desde o iniciante ao avançado. São dezenas de aulas com nossos experts, que ensinam tudo o que você precisa saber para ser um trader vencedor. Clique na imagem abaixo para saber mais:

Operando Day Trade como profissional

A segunda forma de você não cair em armadilhas no Day Trade é deixando o amadorismo de lado e aprendendo técnicas que profissionais utilizam para analisar o mercado, operar e, sobretudo, para evitar riscos desnecessários. 

Alguns conhecimentos que você precisa saber para operar como profissional:

  • Compreender os conceitos de Análise Técnica.
  • Como analisar o mercado, sejam ações, minicontratos ou qualquer outro ativo.
  • Controlar a emoção e ter disciplina durante o pregão.
  • Saber montar um setup e uma estratégia eficaz para operar Day Trade.
  • Como utilizar ferramentas como Stop Loss e Stop Gain para gerenciar riscos e controlar perdas. 

Com esses conhecimentos você poderá dar um passo na direção de deixar o amadorismo para trás e operar como um profissional

Participando de salas de Day Trade ao vivo

Uma boa solução para evitar armadilhas é operar em conjunto com outros traders. E, para isso, o melhor caminho é participar de salas de Day Trade ao vivo

Aqui na Toro, temos uma live diária no YouTube durante os dias úteis. É uma ótima oportunidade para conhecer outros traders que acompanham o mercado ao vivo, junto com nossos Analistas. 

Nosso time de experts fica online acompanhando o mercado com você, de segunda a sexta-feira, das 9h até as 17h.

Para conferir e tiras suas dúvidas em tempo real, é só clicar na imagem abaixo:

Vale a pena operar Day Trade?

Para finalizar este artigo, vamos responder a uma outra pergunta comum para quem está começando: Day Trade vale a pena?

Como vimos, Day Trade não é furada. Porém, podemos dizer que vale a pena caso você possua perfil mais arrojado, entenda todos os riscos dessa modalidade, além, é claro, do interesse em aprender e do tempo para operar diariamente.

Você pode transformar o Day Trade na sua principal fonte de renda? Claro que sim. Porém, para alcançar esse patamar é preciso tempo, dedicação e muito estudo, além de planejamento para operar e gerenciar os riscos que normalmente impedem o sucesso das negociações.

Portanto, Day Trade não é furada. Se você se dedicar a essa atividade, aprender com quem realmente entende do assunto e tiver tempo disponível para acompanhar as oscilações da Bolsa, você pode sim aproveitar essas oportunidades e ser um trader vencedor. 

O que acha de começar agora mesmo a estudar e ficar por dentro do universo trader? Faça seu cadastro aqui na Toro e tenha acesso a diversos cursos 100% gratuitos.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!