Você já ouviu alguém falando que Day Trade é furada? Nesse conteúdo você encontra informações para entender de uma vez por todas se essa modalidade é ou não é uma prática. 

O assunto trading anda gerando alvoroço. De um lado, cresce o número de traders e de pessoas que desejam aprender sobre a modalidade. Do outro, há aquelas pessoas que dizem que o Day Trade é furada. 

Dessa forma, a pergunta que fica é: Day Trade é furada ou não? Se você conhece a Toro, sabe que aqui o nosso objetivo é fazer com que você entenda o mercado financeiro de um jeito simples. Por isso, ao longo desse conteúdo vamos apresentar informações e dados para que você consiga chegar a essa conclusão. 

Ao longo desse texto você vai descobrir:

  • Por que dizem que Day Trade é furada; 
  • As vantagens e desvantagens do Day Trade;
  • Vale a pena operar Day Trade
  • Como evitar armadilhas ao operar Day Trade.

Por que dizem que Day Trade é furada?

Antes de qualquer coisa, podemos dizer que boa parte das pessoas que falam que Day Trade é furada, na prática, não sabe o que é Day Trade e nem como realmente funciona essa modalidade.

Como não sabem exatamente como funciona o trading, há sempre a comparação com alguns tipos de investimentos. Dessa forma, o pensamento que Day Trade é furada surge a partir da falta de conhecimento, mas também tem outro fator envolvido.

Assim, podemos dizer que esse mito que Day Trade é uma furada foi criado de acordo com 2 grandes fatores:

  1. Comparação com investimentos;
  2. Promessas de ganho e facilidade para operar.

1. Comparação entre Day Trade e outros investimentos

Mesmo que você entenda o que é Day Trade, precisamos deixar bem claro para que você veja o porquê desse motivo não ter nenhum embasamento.

Day trade é a atividade especulativa realizada a partir das operações que começam e terminam no mesmo dia na Bolsa de Valores.

Com essa definição, conseguimos entender o motivo de acharem que Day Trade é furada. Na prática, algumas pessoas comparam essa atividade, que tem como objetivo gerar uma renda extra, com os investimentos de longo prazo, modalidade que você monta uma carteira pensando na construção do patrimônio.

Inclusive, para você ver como são atividades distintas, podemos destacar que a base para análise é diferente também. No Day Trade, uma das principais ferramentas para identificar oportunidades é a Análise Técnica, já para o longo prazo, recomenda-se a utilização da Análise Fundamentalista.

Seu objetivo é montar uma carteira de investimentos pensando no longo prazo? Tudo bem, antes de continuarmos a leitura sobre Day Trade vale dizer que aqui na Toro você entende exatamente como realizar esse processo e pensar no longo prazo. 

Aprenda a investir e construir seu futuro de sucesso  Veja aulas gratuitas

2. Promessas de facilidade e ganhos

O outro motivo responsável por fazer com que muita gente acredite que Day Trade é furada é o número de pessoas que perdem dinheiro por acreditarem em promessas de facilidade e simplicidade para obter ganhos rápidos.

Hoje em dia, é muito fácil acreditar nessas promessas e pensar que de um dia para o outro será possível enriquecer. Porém, o que muita gente não leva em conta é que para ser um bom trader é necessário tempo e conhecimento, sobretudo, para deixar o amadorismo de lado e operar de forma mais profissional.

Day trade é a atividade especulativa realizada a partir das operações que começam e terminam no mesmo dia na Bolsa de Valores.

Por isso, destacamos a importância do conhecimento. Principalmente quando o assunto é Day Trade, entender exatamente essa modalidade é fundamental para que você aprenda a não deixar dinheiro no mercado todos os dias.

Se você ainda não sabe exatamente o que é Day Trade, a sugestão é fazer o curso de Day Trade grátis para iniciantes. Em aulas rápidas, você entenderá todos os detalhes para dar os primeiros passos no trading de uma forma mais segura.
Veja como dar o primeiro passo no curto prazo da Bolsa Faça gratuitamente o curso Day Trade para Iniciantes 

Day Trade é furada?

Agora que os principais motivos foram explicados. Vamos oferecer mais elementos para que você consiga formular uma resposta para a pergunta inicial desse conteúdo: afinal, Day Trade é furada?

Para isso, separamos algumas verdades que você precisa saber quando o assunto é Day Trade. Mas, antes disso, você pode assistir o vídeo e ver o que o Analista-Chefe, do nosso time de Análise, Rafael Panonko, pensa sobre o assunto:


Com isso, vamos às verdades sobre o Day Trade. Entender essas afirmações é muito importante para desmistificar os conceitos por trás do trading.

1. Day Trade não é para todo mundo

É isso mesmo, ao contrário do que é muito falado, não é todo mundo que está preparado para operar Day Trade e transformar essa atividade em uma fonte de renda.

O que faz muitas pessoas acreditarem que Day Trade é uma furada é o fato de entrarem em uma modalidade que não é condizente com o seu perfil de investidor, nem tão pouco com o seu momento de vida e a sua rotina.

Quer entender qual é o seu perfil de investidor? Clique no botão abaixo, entenda qual o seu perfil e encontre qual a melhor modalidade para você alcançar seus objetivos. 

Descubra seu perfil de investidor e invista com corretagem Zero Comece agora na Toro

2. Para operar Day Trade é preciso conhecimento e dedicação

Essa é uma das maiores verdades sobre o Day Trade. Diferentemente dos investimentos de longo prazo, modalidades que você cria uma carteira e realiza alguns ajustes periódicos, o Day Trade é uma atividade que demanda tempo, esforço e dedicação.

Por isso, é preciso dedicação para aprender técnicas, estratégias, formas de gerenciar riscos e também é preciso tempo, para testar esses conhecimentos e simular operações que você realiza no dia a dia.

Não entender essa verdade e entrar no trading de qualquer jeito é dar um passo bem grande na direção de riscos altos, que, consequentemente, geram prejuízos e a ideia de que Day Trade é furada.

3. Day Trade não é a solução para seus problemas financeiros

Há ainda quem acredite que o trading seja um bilhete premiado. Que você vai começar a operar hoje e amanhã todos os problemas financeiros serão resolvidos.

Na prática, não é assim que funciona. A jornada de um trader é composta por aprendizado e experiência e que, normalmente, leva um certo tempo para entender o funcionamento do mercado e saber operar de forma mais profissional.

Portanto, entrar no trading com a ideia de que essa é a solução imediata para todos os problemas financeiros é uma forma de não conceder o tempo necessário para crescimento e para entendimento da atividade.

Agora que você viu essas verdades sobre o Day Trade, podemos dizer que o trading é uma modalidade pautada no conhecimento e na experiência. Por isso, nada acontece de um dia pro outro e, claro, não é tão simples quanto muita gente acredita.

Então, podemos dizer que Day Trade não é furada. Mas, que não é para todo mundo, não é a solução para problemas financeiros e demanda muito aprendizado e dedicação.

O melhor caminho é procurar conhecimento e aprender com especialistas realmente competentes, sem cair em promessas de ganhos rápidos e fáceis e sempre buscando operar Day Trade de forma mais segura.

Descubra os 3 pilares de um trader de sucesso Aprenda grátis agora

Quais as vantagens e desvantagens do Day Trade?

Tudo certo até agora, não é mesmo? Já vimos os causadores do mito que Day Trade é furada e também já apresentamos algumas verdades sobre essa atividade.

Então, para ficar ainda mais simples e bem explicado, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens do Day Trade.

Quais as vantagens do Day Trade?

  • Agilidade: essa modalidade é composta das operações de curtíssimo prazo da Bolsa de Valores. Em muitos casos, o intervalo entre a compra e a venda do ativo pode durar apenas alguns poucos minutos. Logo, não há preocupação com vencimento, é tudo rápido e sem enrolação. 
  • Liquidez: a facilidade de resgatar ou vender um ativo no Day Trade é uma das grandes vantagens. Por isso, quando o pregão acaba, você já sabe quanto conseguiu ganhar ou quanto vai ter que pagar de prejuízo.
  • Alavancagem: essa é uma vantagem importante para quem não dispõe de muito dinheiro para operar. Usando a alavancagem, você só precisa ter uma pequena parte do total de dinheiro movimentado para realizar seus tradings.

Para obter o melhor dessas vantagens, é preciso conhecimento, dedicação e controle emocional, além de contar com as melhores plataformas para executar o Day Trade. Conheça a área de plataformas avançadas da Toro e descubra as melhores e mais adequadas ferramentas para você:

Entre para o time dos traders vencedores Inscrições abertas

Quais as desvantagens do Day Trade?

  • Day Trade não é um investimento: essa é uma desvantagem apenas para investidores que desejam construir uma carteira de longo prazo. Na prática, é bem simples: como falamos, trading não é um investimento e sim uma atividade especulativa, então, é preciso cuidado para não confundir as coisas. 
  • É uma atividade diária: é preciso dedicação diária para acompanhar o mercado, fazer análises e ainda operar. Por isso, se você não tem tempo ou se não deseja se dedicar dessa forma, certamente essa será uma desvantagem.
  • O aprendizado é constante: para quem acredita que vai aprender uma técnica hoje e vai dar certo pro resto da vida, é preciso dizer que as coisas não funcionam assim. É necessário procurar os melhores especialistas e sempre aprender técnicas novas para obter bons resultados.

Outro ponto importante quando o assunto é Day Trade é a necessidade de evitar as armadilhas que surgem durante a jornada de um Day Trader. Geralmente, essas armadilhas são causadas por promessas de ganhos repentinos, falta de gerenciamento de risco adequado e falta de treinamento.

Por isso, a seguir vamos apresentar 3 dicas para não cair nessas armadilhas. No entanto, se você já sabe que deseja aproveitar essas oportunidades,  faça o melhor curso de trader do mercado e aprenda as principais técnicas e deixe o amadorismo de lado.

Quer aproveitar o melhor da Bolsa todos os dias como um profissional? Faça o treinamento completo: Trader de 0 a 100

Como não cair nas armadilhas do Day Trade?

Ok, vamos considerar que você entendeu que Day Trade não é furada e agora deseja seguir o caminho oposto do que as pessoas que acumulam prejuízos nessa modalidade. 

Como você viu, o caminho não é tão simples. Porém, há algumas formas de você buscar aprendizado, conhecer técnicas e operar de forma mais segura, ficando mais perto de bons resultados constantes. 

Aprendendo sobre Day Trade

A primeira forma é dedicada às pessoas que estão chegando agora nesse mercado. E, claro, o caminho passa por entender exatamente a modalidade. 

Novamente, diferentemente do que é muito falado, não é algo que você possa começar, totalmente do zero hoje, e amanhã já ganhar dinheiro rápido. Se você ainda não entende como funciona o Day Trade é preciso entender o básico antes de qualquer coisa. 

Nesse momento, o grande desafio é encontrar um conteúdo que realmente te ensine os primeiros passos.

Começando pelos conceitos mais básicos, como por exemplo o que é Day Trade, quais as vantagens e os riscos. Esse aprendizado é fundamental para que você não comece a colocar seu dinheiro nessas operações, sem saber exatamente o que é.

Além disso, também são importantes para você não utilizar estratégias avançadas demais, que demandam técnicas avançadas que, pela sua inexperiência, tendem a não funcionar nesse momento.

Com essa etapa concluída, você evita ser mais uma pessoa que acredita que Day Trade é furada pelo motivo de não entender como funciona ou tentar fazer do jeito errado.

Para ficar bom, se você está nessa etapa, é possível encontrar muitos conteúdos bons e gratuitos. Aqui na Toro mesmo, temos um curso completamente gratuito em que apresentamos o básico sobre Day Trade, te mostramos tudo que você precisa saber para dar os primeiros passos, claro, sem abrir mão da segurança.

Entenda como funciona o Day Trade na Bolsa de Valores Faça gratuitamente o curso Day Trade para Iniciantes 

Operando Day Trade como profissional

Bom, a segunda forma de você não cair em armadilhas no Day Trade é deixando o amadorismo de lado e aprendendo técnicas que profissionais utilizam para analisar o mercado, operar e, sobretudo, para evitar riscos desnecessários. 

Alguns conhecimentos que você precisa saber para operar como profissional:

  • Como fazer análise técnica;
  • Como analisar o mercado, seja ações, minicontratos ou qualquer outro ativo;
  • Como controlar a emoção e ter disciplina durante o pregão;
  • Como montar uma estratégia para operar Day Trade; 
  • Como utilizar ferramentas como Stop Loss e Stop Gain para gerenciar riscos e controlar perdas. 

Com, pelo menos, esses conhecimento você certamente conseguirá dar um passo em direção de deixar esse amadorismo e operar de uma forma mais profissional. É claro que para isso você precisa aprender com quem realmente está comprometido em passar conhecimento eficiente e não replicar técnicas que não funcionam direito. 

Por falar em conhecimentos e ferrramentas, conheça como utilizar o Profit com Corretagem Zero na Toro Investimentos assistindo ao vídeo abaixo:

 

Você já opera Day Trade e cansou de perdas e do amadorismo? Conheça o treinamento que te proporciona conhecimentos para que você entenda as técnicas utilizadas por quem consegue realmente dominar a Bolsa de Valores

Nova call to action

Seja um trader e domine a Bolsa, todos os dias. Ver aulas grátis

Participando de salas de Day Trade ao vivo

Uma solução para evitar essas armadilhas é operar em conjunto com outros traders. E, para isso, o melhor caminho é participar de salas de Day Trade ao vivo

Aqui na Toro, temos uma live diária no Youtube durante os dias úteis, é a possibilidade que você tem de se reunir com outros traders que acompanham o mercado ao vivo, junto com nossos especialistas. 

Nosso time de experts fica online acompanhando o mercado com você, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h até as 17h.

 

Vale a pena operar Day Trade?

Para finalizar esse conteúdo, vamos responder a uma outra pergunta que sempre acompanha "Day Trade é furada:". Trata-se da questão: Day Trade vale a pena?

Como vimos, Day Trade não é furada. Porém, podemos dizer que vale a pena caso você possua perfil de investidor mais arrojado, entenda todos os riscos dessa modalidade, além, é claro, do interesse em aprender e do tempo para operar diariamente.

Além disso, essa atividade é indicada para situações em que ele é uma fonte de renda extra e não a principal renda de uma pessoa.

Você pode transformar o Day Trade na sua principal fonte de renda? Claro que sim. Porém, para alcançar esse patamar é preciso tempo, dedicação e muito estudo, além de planejamento para operar e gerenciar os riscos que normalmente impedem o sucesso dos trades. 

Portanto, Day Trade não é furada. Se você se dedicar a essa atividade, aprender com quem realmente entende do assunto e não deixar seu planejamento de lado, você pode sim aproveitar essas oportunidades diárias e viver de trader. 

O que acha de começar agora mesmo esse treinamento para deixar essa ideia de que Day Trade é furada e passar a entender essa atividade como profissional?

Entre para o time dos traders vencedores Inscrições abertas