O Boletim da Temporada de Balanços do 4T21 da Toro Investimentos traz para você, semanalmente, quem se destacou no último trimestre contábil e quais são as perspectivas para o longo prazo destas companhias, segundo nosso time de experts.
▶️Palavra do especialista |
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Quer entender com mais detalhes os resultados dessas empresas no 4º trimestre de 2021, o fechamento do ano passado e as perspectivas delas para o futuro?
Os experts da Toro, Lucas Carvalho e João Freitas, comentaram os destaques desta semana da temporada de balanços.
Confira, no vídeo acima, o papo em que os especialistas destacam os principais pontos dos números apresentados por cada empresa:
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Torocast especial: Podcast dos resultados
Agora, se você quiser acompanhar as opiniões dos nosso especialistas sobre os resultados em áudio, o nosso podcast também já está no ar no Spotify:
⭐Destaques da temporada de balanços |
Todas as semanas, os Analistas da Toro Investimentos comentam os resultados das principais empresas da Bolsa de Valores. Desta vez, as empresas com balanços do 4T21 analisados são: B3, brMalls, Cyrela, Iguatemi, Lojas Renner, Magazine Luiza, MRV, Petz e Yduqs.
1. B3 (B3SA3)
A B3 reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido recorrente de R$ 1,229 bilhão | Lucro líquido recorrente de R$ 1,159 bilhão | +6% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- Mesmo em um cenário de alta incerteza com inflação, juros, pandemia e mercados globais, a B3 continuou apresentando altos volumes negociados nas suas plataformas.
- A receita total chegou a R$2,431 bilhões, queda de 4,2% em relação ao mesmo trimestre de 2020.
- No operacional, o Ebitda recorrente, chegou a R$1,654 vilhão, queda de 4,3% contra o 4T20.
Por fim, no ano de 2021 inteiro, a empresa lucrou recorrentemente R$5,087 bilhões, alta de 13,8% em comparação com 2020. Além disso, o aumento da volatilidade ainda prejudica a entrada de novas empresas na Bolsa, sendo que apenas 1 IPO e 2 follow-ons foram realizados no período.
2. brMalls (BRML3)
A brMalls reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 186,27 milhões | Lucro líquido de R$ 199,46 milhões | -6,6% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No consolidado de 2021, a empresa teve lucro de R$186,9 milhões, o que reverteu o prejuízo de R$293,8 milhões em 2020.
- A receita líquida do trimestre avançou 39,9%, chegando a R$373,2 milhões ante o 4T20. No ano, a receita cresceu 23,7%, totalizando R$1,18 bilhão.
- A brMalls destacou que o volume de receita do trimestre veio principalmente em função do faturamento com locação e melhora do fluxo de consumidores, além do retorno dos cinemas.
A mensagem da administração destaca que a empresa apresenta indicadores de recuperação operacional após os efeitos da 2ª onda da Covid. “Os resultados de NOI (crscimento de 12,7% vs 4T19), aluguéis mesmas lojas SSR (+24%; recorde histórico), inadimplência líquida (-1,8%; recorde histórico), taxa de ocupação (97,9%; recorde histórico dos últimos 8 anos) e vendas superando o 4T19”.
3. Cyrela (CYRE3)
A Cyrela reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 218 milhões | Lucro líquido de R$ 261 milhões | -16,7% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No acumulado do ano, a Cyrela teve lucro líquido de R$914 milhões, queda de 48% ante 2020, quando lucrou R$1,76 bilhão.
- As vendas foram 15% menores que o 4T20, chegando a R$1,575 bilhão, mas 12% acima de 2020 quando olhamos o ano inteiro, totalizando R$5,53 bilhão.
- Os lançamentos cresceram 22% na base anual (R$7,105 bilhões) em um total de 54 empreendimentos.
Por fim, a receita líquida do ano somou R$ 4,791 bilhões, número 44% maior que 2020. A Cyrela destacou que, em um cenário desafiador de altas taxas de juros, inflação e pandemia, se manteve operacionalmente forte e que, em 2022, os riscos geopolíticos, variáveis macroeconômicas menos favoráveis e eventos locais podem afetar o nível de vendas.
4. Iguatemi (IGTI11)
A Iguatemi reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 82,888 milhões | Lucro líquido de R$ 82 milhões | +1,1% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No acumulado de 2021, a Iguatemi informou lucro líquido de R$ 82,8 milhões, cifra 25,9% menor quando comparado com 2020.
- A empresa bateu recorde de vendas trimestrais em sua história ao chegar em R$12,7 bilhões, o que significa também uma alta de 46,1% ante 2020.
- A administradora também ressalta o aumento do fluxo dos shoppings com os cinemas, ocupação de restaurantes e fluxo de estacionamentos.
A Iguatemi terminou 2021 com taxa de ocupação média de 90,8% e, se considerar o fim do mês de dezembro a ocupação foi de 92,2%. O endividamento da companhia foi reduzido em 4,2% quando comparado com 2020 e apresenta uma relação dívida líquida/Ebitda de 2,76x. No cenário de shoppings, as empresas ainda se preocupam com a inflação e maior endividamento das famílias para 2022.
5. Lojas Renner (LREN3)
A Lojas Renner, reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 415,8 milhões | Lucro líquido de R$ 354 milhões | +17,5% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- A tendência de recuperação apresentou alta de 22% e 24% na receita líquida de varejo contra o 4T20 2 4T19, respectivamente. Em 2021, a receita líquida de varejo foi de R$9,555 bilhões
- Houve ganho consistente de share, com vendas 24 p.p. acima do mercado em 2021.
- A Renner apresentou crescimento robusto de 50% no GMV digital (Gross merchandise volume -Volume bruto de mercadoria).
A gestão destacou que a vacinação possibilitou a maior circulação de pessoas que voltaram a comprar, apresentando maior conversão e aumento de ticket e itens por sacola. Os números do 4º trimestre também foram favorecidos pelas vendas de natal. Contudo. no ano, o lucro foi de R$633,1 milhões, uma queda de 42,2% ante 2020 (R$1,096 bilhão).
6. Magazine Luiza (MGLU3)
A Magazine Luiza reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Prejuízo líquido ajustado de R$ 79 milhões | Lucro líquido ajustado de R$ 232,1 milhões | Reversão de lucro |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No acumulado de 2021, o lucro líquido foi de R$114,2 milhões, queda de 69,8% contra os R$377,8 milhões de 2020.
- A empresa ressaltou a crescimento de 30% nas vendas de 2021 (R$ 56 bilhões) contra 2020, o e-commerce triplicando e batendo R$40 bi e as vendas do marketplace quadruplicando em 2 anos, totalizando R$13 bi.
- Na abertura de novas lojas, foram 182 novas em 2021, sendo 51 no estado do Rio de Janeiro.
- A Magalu também terminou 2021 com a maior posição de caixa total da sua história: R$12,3 bilhões.
A empresa segue em seu projeto de transformação digital do ciclo estratégico voltado ao multicanal. Considerando os ganhos líquidos não recorrentes, o lucro líquido total foi de R$590,7 milhões em 2021. A diminuição da margem bruta e o aumento das despesas em relação à receita líquida influenciaram a margem EBITDA ajustada, que passou de 5,2% em 2020 para 4,2% em 2021
7. MRV (MRVE3)
A MRV reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 336,21 milhões | Lucro líquido de R$ 218,39 milhões | +54% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No acumulado de 2021, a empresa teve o maior lucro líquido da sua história, totalizando R$914 milhões, excluindo efeitos do swap da recompra das ações da MRV e dos swaps de dívidas para CDI.
- O resultado foi fortemente influenciado pelas suas vendas nos Estados Unidos, que acabaram por compensar a pressão da inflação sobre os empreendimentos do Casa Verde Amarela das operações no Brasil.
- A empresa também apresentou recorde histórico de Vendas Líquidas (em VGV), somando R$2,4 bilhões no 4T21 e R$8,1 bilhões em 2021.
No operacional, a MRV viu seu Ebitda crescer 60,3% no 4T21 contra o 4T20, totalizando R$524 milhões, e o ROE ajustado do ano foi de 21,2%, alta de 7,3 p.p. Por fim, a companhia também apresentou receita operacional líquida recorde de R$7,12 bilhões em 2021, sendo R$ 1,9 bilhão no último trimestre.
8. Petz (PETZ3)
A Petz reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Lucro líquido de R$ 31,863 milhões | Lucro líquido de R$ 27,417 milhões | +16,2% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No consolidado do ano, o lucro da Petz foi de R$ 91,613 milhões, alta de 23,5% contra 2020. A empresa teve bastante a ajuda das vendas online para atingir tal resultado.
- A administração ressalta que os números resultam do desempenho operacional bem como dos créditos de IRPJ e CSLL sobre JCP e da Lei do Bem.
- O operacional apresentou alta de 39,4% no Ebitda ajustado em relação ao 4T20 ao chegar a R$65,552 milhões.
- A receita líquida totalizou R$ 592,2 milhões em 2021, avanço de 34% contra o último trimestre de 2020. Se considerar 2021 como um todo, a Petz teve R$ 2 bilhões em receita.
A receita bruta total apresentou crescimento acima de 30% a/a pelo 8º trimestre consecutivo. Em novembro, a companhia realizou o seu primeiro follow-on, captando cerca de R$780 milhões para reforçar a posição de caixa. A empresa ainda segue em seu propósito de se tornar uma plataforma omnichannel para os cuidadores e donos de pets.
9. Yduqs (YDUQ3)
A Yduqs reportou o seguinte resultado na divulgação do balanço do 4º trimestre de 2021:
Resultado 4T21 | Resultado 4T20 | Variação (%) |
Prejuízo líquido de R$ 74,3 milhões | Prejuízo líquido de R$ 102,6 milhões | -27,6% |
Pontos-chave para entender o resultado:
- No total de 2021, o lucro líquido foi de 158,2 milhões, alta de 61,1% ante o 2020, sendo que a margem líquida foi de 3,6%.
- Nos dados opracionais, o Ebtida chegou a R$ 202,3 milhões no trimestre (+77%) e R$ 1,225 bilhão no ano (+36,9%).
- A receita líquida totalizou R$ 1,050 bilhão no 4T21 (+9,1%) e R$ 4,391 bilhões em 2021 (+14%).
A Yduqs informou que o resultado refletiu os efeitos não recorrentes e não caixa que totalizaram R$ 76,6 milhões no trimestre. A companhia viu sua base total de alunos cresce 63% do 4T20 para o 4T21, somando 1,244 milhão de estudantes, sendo um crescimendo de 120% no ensino digital e queda de 13% no ensino presencial.
Agenda de balanços do 4T21 |
Empresa | Data |
Unidas | 21/03 |
JBS | 21/03 |
Eneva | 21/03 |
Track & Field | 22/03 |
Vibra Energia | 22/03 |
Positivo | 22/03 |
Even | 22/03 |
Melnick | 22/03 |
Brasil Brokers | 22/03 |
Westwing | 22/03 |
Copel | 22/03 |
Mater Dei | 23/03 |
Hidrovias do Brasil | 23/03 |
Locaweb | 23/03 |
Hapvida | 23/03 |
Dotz | 23/03 |
Equatorial | 23/03 |
Dexxos | 23/03 |
Lopes Brasil | 23/03 |
Por que acompanhar os resultados trimestrais? |
Independentemente se você investe para o curto ou para o longo prazo, os resultados trimestrais das empresas listadas na Bolsa fornecem valiosos indicadores sobre o momento atual das companhias e sua expectativa de crescimento no futuro.
Se você é acionista/ de uma empresa de capital aberto e investe para o longo prazo, é o momento de avaliar o desempenho apresentado, fazer a leitura da atualização dos múltiplos na Análise Fundamentalista, estudar o crescimento da companhia e observar como ela performa frente às suas concorrentes.
Já se você opera no curto prazo, estar por dentro dos balanços trimestrais é fundamental para compreender como o mercado vai interpretar os resultados reportados, seja eles acima, em linha ou abaixo das expectativas dos investidores.
Quem são os especialistas da Toro? |
Conheça os Analistas de Investimentos da Toro que comentam os balanços das empresas nesta temporada: