Cadastre-se grátis

Como investir no metaverso? Descubra os melhores BDRs e ETFs!

O metaverso é um termo que, por meio da realidade aumentada e através de dispositivos digitais, desenvolve um mundo virtual coletivo e compartilhado. Algumas das formas de se expor a ele por meio de investimentos se dá por BDRs (Meta-Facebook, Nvidia, Roblox, por exemplo) ou de ETFs e Fundos de Investimentos (META11, JOGO11 e NFTS11, por exemplo). 


Quando o assunto é tecnologia, inovação e conectividade, um dos temas mais recorrentes é o metaverso e o seu desenvolvimento. Além de todas as novidades que esse termo carrega, ele também traz grande potencial de investimento e adesão de usuários. 

Uma pesquisa recente da Gartner estimou que, até 2026, 2 bilhões de pessoas estarão no metaverso. 

Neste artigo, vamos falar sobre as principais alternativas para investir no metaverso por meio de ativos negociados no Brasil, isto é, sem que você precise transferir o seu dinheiro ou abrir contas no exterior. Vamos lá?

O que é o metaverso?

Mas, afinal, o que é o metaverso? Muito tem se falado sobre o desenvolvimento desse conceito e até mesmo o Facebook mudou de nome para Meta, em clara associação com este projeto. 

O metaverso é um termo que, por meio da realidade aumentada e através de dispositivos digitais, desenvolve um mundo virtual coletivo e compartilhado. 

A ideia é que, através da realidade virtual, aumentada e da internet, as pessoas interajam nesse “espaço” como fazem na vida real e também nas redes sociais, só que de maneira muito mais intensa e cheia de possibilidades. 

Espera-se que, no futuro, as pessoas possam fazer diversas atividades no metaverso, tais como: trabalhar, reunir-se com os amigos e familiares, fazer compras, jogar videogame, construir patrimônio, adquirir bens, fechar negócios, consumir produtos de entretenimento (jogos, vídeos, conteúdos, etc), entre outras.

Para entrar no metaverso, é necessário o uso de dispositivos digitais específicos, tais como: óculos de realidade aumentada, joysticks e outros. 

Por que investir em ativos relacionados ao metaverso?

Desde que o Facebook anunciou, em 2021, a troca de nome para Meta como forma de fazer clara referência à adoção do metaverso nas suas plataformas, muito se fala no mercado sobre o crescimento desse conceito e as possibilidades de investimento que ele vai oferecer. 

Algumas das formas de investir no metaverso já estão clara, como veremos ao decorrer do artigo, mas inúmeras outras ainda podem surgir, pois é algo que está apenas no começo. 

Mas vale a pena investir em ativos com alguma relação com o metaverso?

No mercado financeiro, os principais argumentos a favor de que os investidores tenham uma parcela da sua carteira exposta a essa inovação são: 

Futuro das redes sociais: especula-se que o metaverso vai proporcionar mais possibilidades de interação entre as pessoas, incluindo experiências “mais naturais” para quem está fisicamente distante. 
Mercado em potencial: diversas marcas ao redor do mundo já estão explorando as possibilidades de explorar comercialmente o espaço do metaverso para aumentar suas receitas, além de estabelecer mais um ponto de contato com a empresa, além do mundo real.

Novos serviços digitais: as companhias também podem explorar o metaverso para criar e desenvolver novas soluções digitais para seus clientes, que seja mais sofisticadas e com menos falhas.

Nova jornada do cliente: o metaverso tem ainda o potencial de moldar uma nova jornada do cliente, isto é, as pequenas decisões que levam um consumidor a optar ou não por um produto ou serviço.

Portanto, com o crescimento do metaverso, espera-se uma integração muito maior entre o mundo físico e o digital, além das relações entre pessoas e entre pessoas e marcas, que têm inúmeras implicações econômicas.

Estar posicionado desde o início em empresas e Fundos relacionados ao desenvolvimento do metaverso pode representar enorme potencial de ganho.

Assim sendo, é uma nova maneira de encarar a internet e quem usa a tecnologia para inovar e gerar receitas. Todo investimento, independentemente do setor, deve estar atento às mudanças tecnológicas e o metaverso desponta como o próximo passo da evolução do uso da internet.

Como investir no metaverso?

Como investir no metaverso hoje? Quais são as alternativas e os ativos disponíveis para começar, principalmente estando no Brasil e negociando em reais? É isso que vamos tratar neste tópico. Continue a leitura para descobrir!

BDRs

Agora, você pode investir diretamente em empresas que estão participando do processo de desenvolvimento do Metaverso e as principais possibilidades são:

1. Meta-Facebook (M1TA34)

A Meta, antiga Facebook, é dona de alguns dos maiores aplicativos de mídia social do mundo: WhatsApp, Instagram e Messenger.

Tem vasta amplitude geográfica, com uma base de mais de 3 bilhões de usuários ativos e mais de 50% do faturamento vindo de fora dos EUA.

Além disso, a Meta conta com subsidiárias como a Oculus, que é responsável pelo desenvolvimento de headsets de realidade aumentada.

Também estão nos planos investimentos superiores a US$ 13 bilhões no desenvolvimento do metaverso até 2023, além de contratar mais de 10 mil novos colaboradores na Europa para desenvolver a estrutura na qual os novos meios de interação deverão ocorrer.

2. Nvidia (NVDC34)

A Nidia é uma empresa de computação visual que opera em 2 segmentos: processadores para jogos e soluções para profissionais que trabalham em design assistido por computador, como: edição de vídeo, efeitos especiais e aplicativos criativos.

Além disso, desenvolve uma plataforma para streaming de games baseada em nuvem (uma espécie de “Netflix” de games).

Os produtos da Nvidia são usados ​​nos mercados de jogos, design, datacenter e na indústria automotiva.

A empresa já conta com o Omniverse, um software criado para auxiliar desenvolvedores na criação de ambientes de simulação, deixando claro sua intenção de ser uma das empresas protagonistas no desenvolvimento do Metaverso.

3. Roblox (R2BL34)

Criada em 2004, a Roblox é uma empresa norte-americana de jogos, que conta com uma plataforma de entretenimento online, onde os usuários podem interagir uns com os outros para explorar e desenvolver experiências imersivas, geradas pelo usuário e em 3D.

A plataforma oferece uma ampla gama de jogos online para crianças, adolescentes e adultos, possuindo um alto nível de engajamento em que mais de 40 milhões de usuários ativos passam, em média, 2,5 horas por dia na sua plataforma.

Estas características posicionam a empresa como uma das poucas que já contam com um “universo artificial” criado, com novas experiências e usuários sendo adicionados todos os dias.

4. Unity (U2ST34)

A Unity é provedora de uma das mais poderosas plataformas de criação de universos 2D e 3D, fornecendo soluções de software para criar e monetizar conteúdos interativos em tempo real para celulares, tablets, PCs, consoles e dispositivos de realidade aumentada e virtual.

Seus produtos são utilizados na indústria de jogos, no setor de arquitetura e construção, na indústria de animação e no setor de design.

Vários jogos de sucesso foram produzidos com base em seu aplicativo, como Assassin’s Creed, Hearthstone e Temple Run.

5. Microsoft (MSFT34)

A Microsoft é uma empresa de tecnologia emblemática com um histórico de crescimento invejável. Apesar de já ser uma gigante, a Microsoft segue crescendo rapidamente e investindo em inovação e aquisições.

Em 2022, a Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard por mais de U$68 bilhões, avançando de maneira significativa no setor de games e com o pensamento já no Metaverso.

Segundo o próprio CEO à época, Satya Nadella, os “games serão a base para o desenvolvimento do metaverso”.

ETFs e Fundos de Investimentos

Além das empresas com projetos já visando o crescimento no mundo virtual, o investidor também pode se expor de maneira passiva por meio de Fundos de Investimentos, em especial os ETFs. 

Entre os quais, podemos destacar:

1. META11

O META11 é um Fundo de Índice (ETF) da gestora Hashdex que tem por objetivo a “exposição diversificada aos setores de metaverso e entretenimento digital em blockchain”.

Esse ETF replica o índice CF Digital Culture Composite – Modified Market Cap Weight – BRT que reflete o desempenho médio de tokens nativos do ecossistema digital, que incluem o metaverso, os NFTs, jogos e o setor de entretenimento. 

Na composição desse índice, você encontrará ativos como: Ethereum (plataforma de contratos inteligentes), Axie Infinity (games), Chiliz (social tokens) e Decentraland (metaverso).

2. NFTS11

O NFTS11 é um ETF da gestora Investo cujo objetivo é seguir de perto o desempenho do índice de mercado de criptos do metaverso, o MVIS® CryptoCompare Media & Entertainment Leaders Brazil. 

Esse indicador acompanha a performance média de criptomoedas como Decentraland, ApeCoin, STPN, Axie Infinity e The Sandbox.

A estratégia da Investo é, por meio de seus ETFs, mirar os NFTs do universo digital, sobretudo com as principais criptomoedas ligadas ao setor de mídia e entretenimento das plataformas do metaverso.

3. JOGO11

Por fim, o JOGO11 é também gerido pela Investo e tem por intuito replicar o ETF ESPO (VanEck Video Gaming & E-sports Index) da gestora VanEck,  listado na Bolsa de Nasdaq.

Em outras palavras, visa acompanhar as principais empresas de gaming & e-sports do mundo inteiro, tais como: Capcom, Nintendo, Konami, Ubisoft, entre outras.

Como vimos durante o artigo, os games são uma parte fundamental do desenvolvimento do metaverso.

⚠️ Importante: os ativos citados neste artigo não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro.

Caso seja do seu interesse e perfil de investidor adquirir algum desses ativos, eles estão disponíveis na Bolsa de Valores do Brasil. Na plataforma da Toro, basta buscá-los pelo código de negociação.

Outras formas de investir no metaverso

Para terminar, como dissemos, o desenvolvimento do metaverso ainda está crescendo bastante e novas possibilidades de investimento surgem com o tempo. 

Além dos ativos que citamos acima, também destacam-se: 

  • Terrenos virtuais
  • Criptoativos e criptomoedas
  • NFTs

Além disso, lembre-se que é preciso estudar o tema a fundo para conhecer bem o investimento e não correr riscos desnecessários ou incoerentes com o seu perfil.

Em caso de dúvidas, consulte sempre especialistas de mercado, como os Assessores e Analistas de Investimentos. 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!