Uma atividade que vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros é investir na Bolsa de Valores. A cada dia, mais pessoas investem e conquistam bons resultados nesse mercado.

Isso está acontecendo, principalmente, pelo fato de as pessoas estarem mais interessadas em aprender sobre investimentos. Mas nem todo mundo sabe direito o que é e nem como funciona a Bolsa de Valores no Brasil.

Aqui você encontrará as principais informações para entender de uma vez por todas como funciona a Bolsa de Valores brasileira. Que tal assistir ao vídeo abaixo e entender nosso ponto de partida?

 Viu só? A Bolsa de Valores funciona como um lugar seguro em que pessoas e empresas podem fazer negócios pela internet. As empresas vendem parte de seu negócio (na forma de ações) e as pessoas interessadas podem comprá-las e vendê-las entre si para obter lucro. Entenda a seguir como tudo isso acontece e como você pode investir sem precisar sair casa.


Bolsa de Valores online

A tecnologia já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Dificilmente, você encontrará uma pessoa que não tem acesso às novidades tecnológicas que existem atualmente. Portanto, o mercado financeiro e a Bolsa de Valores precisaram seguir essa onda de mudanças e inovações para continuar atraindo interessados.

Atualmente, é possível fazer o acompanhamento dos seus investimentos por meio de um computador, ou até mesmo, do próprio celular. Afinal, gerenciar o seu dinheiro investido na Bolsa de Valores do Brasil é crucial para ter sucesso nesse mercado.

Hoje em dia, existem ferramentas digitais que contribuem para que esse acompanhamento seja feito diariamente, mostrando a quem investe o histórico das cotações por meio de gráficos, valores atualizados do ativo, oscilações de preço e demais informações, tudo em tempo real.

Ferramentas digitais podem ajudar
os investidores a encontrar boas oportunidades de investimento.

Com tantos dados a poucos cliques, fica mais fácil encontrar o melhor momento para negociar um ativo.

Saber o momento mais apropriado para investir, é o que diferencia os investidores inteligentes do restante do mercado, e o que influencia diretamente na sua rentabilidade. Por isso, é importante buscar soluções tecnológicas eficientes, que facilitem a tarefa de investir na Bolsa, já que dessa forma você pode tomar uma decisão mais precisa e embasada em dados corretos.

Mas, existem investidores que mesmo com todos os dados em mãos, ainda possuem dúvida sobre o momento para realizar uma operação de compra ou de venda do ativo, ou até mesmo se a aplicação escolhida se encaixa ao seu objetivo e perfil de investidor.

No entanto, as pessoas que escolhem investir na Toro não precisam se preocupar com isso. A plataforma facilitou todo o processo, fazendo com que toda a complexidade se torne algo muito simples para o investidor.

Portanto, aproveite para conhecer as ações que podem estar em alta e comece a investir agora.

Veja as ações que podem subir nos próximos minutos. Veja agora

História da Bolsa de Valores no Brasil

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é o nome atual da Bolsa de Valores no Brasil. Para chegar a essa organização, que está entre as maiores empresas de capital financeiro do mundo, foi percorrido um longo caminho.

Em 1895, foi criada a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que décadas depois seria conhecida como Bovespa. Por volta dos anos 2000, essa instituição e a Bolsa do Rio de Janeiro comandavam quase todo o Mercado de Ações brasileiro. Nesse mesmo período, a Bovespa passou a concentrar toda a negociação do Mercado de Ações no Brasil.

Paralelamente à Bovespa, outra bolsa de comércio brasileira atuava negociando contratos de mercadorias, principalmente, commodities e derivativos à vista para pagamento futuro e, até então era a maior empresa de valores do Brasil, chamada de Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

Em 2008, ela se uniu à Bovespa, formando a BM&F Bovespa e criando uma das empresas mais valiosas da América Latina.

A reunião de forças não parou por aí. Em 2017, uma nova empresa se fundiu à Bolsa de Valores do Brasil. A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) foi incorporada à BM&F Bovespa, tornando-se a 5ª maior empresa de comercialização de ativos financeiros do mundo, com patrimônio estimado em 13 bilhões de dólares.


Como funciona a Bolsa de Valores no Brasil

Uma empresa que deseja comercializar suas ações na Bolsa de Valores deve abrir seu capital e vender suas ações para captar recursos para o seu negócio. O primeiro passo é chamado de abertura de capital ou IPO, a sigla em inglês utilizada para designar o termo Oferta Pública Inicial.

O IPO ocorre na primeira vez em
que uma empresa lança suas
ações no mercado.

Isso significa que ela cresceu e precisa de obter recursos de terceiros para continuar o seu desenvolvimento no mercado em que atua.

A etapa seguinte, após o IPO, é comercializar as ações no mercado primário, isto é, que elas sejam vendidas pela empresa e compradas pela primeira vez por investidores. A partir daí, elas passam a serem negociadas entre investidores, formando o mercado secundário.

Para investir na Bolsa de Valores do Brasil, uma pessoa precisa contar com a intermediação de uma corretora de valores, já que ninguém consegue investir diretamente na B3. Atualmente, em nosso país, existem dezenas de empresas que oferecem benefícios variados e algumas particularidades.

Portanto, quem quer investir na Bolsa tem diversas opções à mão, podendo escolher uma corretora que ofereça as melhores vantagens e, principalmente, custos operacionais acessíveis.

Mas vale lembrar que o preço não deve ser o único fator utilizado para fazer essa escolha, ok? Coloque na balança todos os prós e contras de cada corretora que te interessa e escolha aquela que oferece o melhor custo-benefício de acordo com a suas necessidades.

Invista nas melhores oportunidades da Bolsa com um clique. Veja agora

Pregão online da Bovespa

Como mencionamos lá no início deste artigo, toda movimentação que ocorre na Bolsa de Valores é realizada de forma online. Esse processo mais tecnológico contribuiu bastante para aumentar a agilidade na compra e venda de ações, e também garantir que um número maior de pessoas tivesse acesso a esse mercado.

A movimentação de compra e venda de ações pode ser realizada por meio da plataforma da própria corretora. Ou seja, tudo pode ser feito do conforto e tranquilidade do seu próprio lar, bem diferente dos antigos filmes mostrando pessoas falando alto ao telefone.

Entretanto, apesar de ser online, as negociações devem ocorrer durante o horário do pregão online da Bovespa. Veja como funciona a Bolsa de Valores do Brasil:

  • Horário de cancelamento: de 09:30 às 09:45.
  • Pré abertura: de 09:45 às 10:00.
  • Negociações: de 10:00 às 16:55.
  • Call de fechamento: de 16:55 até as 17:00 ou 17:15, dependendo do mercado.
  • After market: de 17:30 às 18:00.

Nesses horários, os investidores podem comprar e vender ativos, como ações, contratos futuros e derivativos. Entre as ações mais negociadas na Bolsa do Brasil estão:

Ação Empresa Setor
PETR4 Petrobras Petróleo
ITUB4 Itaú Unibanco Banco
VALE3 Vale Mineração

BBDC4

 Bradesco  Banco

ABEV3

Ambev Bebidas

B3SA3

B3 Financeiro

BBAS3

Banco do Brasil Banco

LREN3

Lojas Renner  Vestuário

CIEL3

Cielo Financeiro
GGBR4 Gerdau Siderurgia
LAME4 Lojas Americanas Varejo
MGLU3 Magazine Luiza Varejo

Essas ações estão ligadas a grandes empresas e fazem parte do Ibovespa, o principal índice da nossa Bolsa. Acompanhar as oscilações do Ibov é muito importante, pois ele funciona como um termômetro para o mercado brasileiro.

É por isso que, quando acontece algo, como um escândalo de corrupção, por exemplo, muitas vezes ouvimos as notícias dizendo que isso contribuiu para que a Bolsa brasileira sofresse uma queda. E é o Ibovespa que indica esse movimento.

Mas não precisa se preocupar. O mercado se movimenta bastante e, mesmo em momentos desafiadores, é possível investir e ter bons resultados. Então, aprenda a seguir como investir na Bolsa em poucos passos.

Como investir na Bolsa de Valores no Brasil

Muitas pessoas acreditam que investir na Bolsa é muito complicado. Só que essa realidade ficou no passado. Hoje em dia é muito fácil e prático fazer investimentos na Bolsa de Valores no Brasil.

Quer ver só? Assista o vídeo abaixo e entenda mais:


Confira também o passo a passo a seguir de como investir na Bolsa no Brasil:

1)  Conheça seu perfil


Antes de começar a investir na Bolsa, um detalhe que muitas pessoas ainda esquecem é definir onde quer chegar com seus investimentos. Esse passo, junto com a definição do seu perfil de investidor, é essencial para determinar sua estratégia na Bolsa.

Então, primeiro pense em quais metas deseja alcançar ao aplicar seu dinheiro. E, em seguida, descubra qual é seu perfil de investidor. Na Toro, te ajudamos nessa tarefa e não cobramos nada por isso. Você só precisa responder algumas perguntas como “qual sua tolerância ao risco” e “por quanto tempo você deseja manter seu investimento”.

Além disso, te ajudamos a construir um plano personalizado, de acordo com as suas preferências e expectativas. Dessa forma, você estará mais perto de conquistar o sucesso e alcançar seus maiores sonhos.

Monte grátis sua carteira de investimentos. Teste grátis

2)   Abra uma conta na Toro


Com seu plano personalizado em mãos, você já pode começar a tomar a moldar o seu futuro. Para começar a investir, você precisa contar com parceiros que te ajudem a chegar lá, certo?

Então conte com a gente para ser a ponte entre você e os seus investimentos na Bolsa. É só abrir uma conta na Toro. O processo é simples e totalmente gratuito. Você não paga nada nem para abrir e nem para manter sua conta.

3)   Decida onde investir


Sua conta está aberta? Então chegou a hora de por a mão na massa e começar a investir na Bolsa. Se você não sabe muito bem por onde começar e quais ativos escolher, não tem problema. Nós estamos aqui para te ajudar.

Na nossa plataforma, você tem acesso às melhores oportunidades do momento. E o melhor: nossas recomendações são feitas por experts do mercado e te permitem investir na Bolsa com poucos cliques.

A parte mais legal disso tudo é que, se a nossa recomendação não for bem sucedida, você não paga taxa de corretagem. Aqui, a gente só ganha se você ganhar também.

Que tal conferir agora mesmo quais oportunidades o mercado oferece neste momento? Descubra como a Toro pode te ajudar a aprender como funciona a Bolsa de Valores e a investir com praticidade e segurança.

Invista nas melhores oportunidades da Bolsa com um clique. Veja agora