Cadastre-se grátis

Bolsa de Valores no Brasil: o que é e como funciona a B3?

A B3 é a empresa da Bolsa de Valores do Brasil, resultado da fusão entre a BM&FBOVESPA e a Cetip. Ela é responsável por intermediar negociações de ações, títulos públicos, Fundos Imobiliários, derivativos, entre outros, além de oferecer serviços de custódia, registro, compensação e liquidação de operações financeiras. A B3 é uma importante peça do mercado financeiro, fornecendo transparência, segurança e liquidez para investidores e meio para as empresas se capitalizarem.

Uma atividade que vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros é investir na Bolsa de Valores. A cada dia, mais pessoas investem e conquistam bons resultados nesse mercado.

Isso acontece, principalmente, pelo fato de as pessoas estarem mais interessadas em aprender sobre investimentos. Mas nem todo mundo sabe direito o que é e nem como funciona a Bolsa de Valores no Brasil.

A Bolsa de Valores funciona como um lugar seguro em que pessoas e empresas podem fazer negociações online. As empresas vendem parte de seu negócio (na forma de ações) e as pessoas interessadas podem comprá-las e vendê-las entre si para obter lucro.

Entenda a seguir como tudo isso acontece e como você pode investir sem precisar sair casa.

A Bolsa de Valores é online?

A tecnologia já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Dificilmente, você encontrará uma pessoa que não tem acesso às novidades tecnológicas que existem atualmente. Portanto, o mercado financeiro e a Bolsa de Valores precisaram seguir essa onda de mudanças e inovações para continuar atraindo interessados.

Atualmente, é possível fazer o acompanhamento dos seus investimentos por meio de um computador, ou do próprio celular.

Afinal, gerenciar o seu dinheiro investido na Bolsa de Valores do Brasil é crucial para ter sucesso nesse mercado.

Hoje em dia, existem ferramentas digitais que contribuem para que esse acompanhamento seja feito diariamente, mostrando a quem investe o histórico das cotações por meio de gráficos, valores atualizados do ativo, oscilações de preço e demais informações, tudo em tempo real.

Ferramentas digitais podem ajudar investidores a encontrar boas oportunidades de investimento.

Com tantos dados a poucos cliques, fica mais fácil encontrar o melhor momento para negociar um ativo.

Saber o momento mais apropriado para investir é o que diferencia os bons investidores do restante do mercado, e o que influencia diretamente na sua rentabilidade. Por isso, é importante buscar soluções tecnológicas eficientes, que facilitem a tarefa de investir na Bolsa, já que dessa forma você pode tomar uma decisão mais precisa e embasada em dados corretos.

Mas, existem investidores que mesmo com todos os dados em mãos, ainda têm dúvidas sobre o momento para realizar uma operação de compra ou de venda do ativo, ou até mesmo se a aplicação escolhida se encaixa ao seu objetivo e perfil de investidor.

No entanto, as pessoas que escolhem investir na Toro não precisam se preocupar com isso. A plataforma facilitou todo o processo, fazendo com que toda a complexidade se torne algo muito simples. Além disso, oferecemos conteúdo para te ajudar, seja um curso de Bolsa de Valores ou mesmo acesso às novidades do mercado financeiro. 

Portanto, aproveite para conhecer as ações em alta e comece a investir agora. No conteúdo do link a seguir, listamos os melhores investimentos na Bolsa de Valores para este ano, além de diversas outras aplicações. 

Qual é a história da Bolsa de Valores no Brasil?

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é o nome atual da Bolsa de Valores no Brasil. Para chegar a essa organização, que está entre as maiores empresas de capital financeiro do mundo, foi percorrido um longo caminho.

Em 1895, foi criada a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que décadas depois seria conhecida como Bovespa. Por volta dos anos 2000, essa instituição e a Bolsa do Rio de Janeiro comandavam quase todo o Mercado de Ações brasileiro. Nesse mesmo período, a Bovespa passou a concentrar toda a negociação do Mercado de Ações no Brasil.

Paralelamente à Bovespa, outra bolsa de comércio brasileira atuava negociando contratos de mercadorias, principalmente, commodities e derivativos à vista para pagamento futuro e, até então era a maior empresa de valores do Brasil, chamada de Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

Em 2008, ela se uniu à Bovespa, formando a BM&F Bovespa e criando uma das empresas mais valiosas da América Latina.

A reunião de forças não parou por aí. Em 2017, uma nova empresa se fundiu à Bolsa de Valores do Brasil. A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) foi incorporada à BM&F Bovespa, tornando-se a 5ª maior empresa de comercialização de ativos financeiros do mundo, com patrimônio estimado em 13 bilhões de dólares.

Agora que você já conhece um pouco do histórico da B3, vamos entender melhor como ela funciona. Continue lendo!

Como funciona a Bolsa de Valores no Brasil?

Uma empresa que deseja comercializar suas ações na Bolsa de Valores deve abrir seu capital e vender suas ações para captar recursos para o seu negócio. O primeiro passo é chamado de abertura de capital ou IPO, a sigla em inglês utilizada para designar o termo Oferta Pública Inicial.

O IPO ocorre quando uma empresa lança suas ações no mercado pela primeira vez.

Isso significa que ela cresceu e precisa de obter recursos de terceiros para continuar o seu desenvolvimento no mercado em que atua.

A etapa seguinte, após o IPO, é comercializar as ações no mercado primário, isto é, que elas sejam vendidas pela empresa e compradas pela primeira vez por investidores. A partir daí, elas passam a serem negociadas entre investidores, formando o mercado secundário.

Para investir na Bolsa de Valores do Brasil, uma pessoa precisa contar com a intermediação de uma corretora de valores, já que ninguém consegue investir diretamente na B3.

Atualmente, em nosso país, existem dezenas de empresas que oferecem benefícios variados e algumas particularidades.

Portanto, quem quer investir na Bolsa tem diversas opções à mão, podendo escolher uma corretora de valores que ofereça as melhores vantagens e, principalmente, custos operacionais acessíveis.

Mas vale lembrar que o preço não deve ser o único fator utilizado para fazer essa escolha, ok? Coloque na balança todos os prós e contras de cada corretora que te interessa e escolha aquela que oferece o melhor custo-benefício de acordo com a suas necessidades.

Como é o pregão online da B3?

Como mencionamos no início deste artigo, toda movimentação que ocorre na Bolsa de Valores é realizada de forma online. Esse processo mais tecnológico contribuiu bastante para aumentar a agilidade na compra e venda de ações, e também garantir que um número maior de pessoas tivesse acesso a esse mercado.

A movimentação de compra e venda de ações pode ser realizada por meio da plataforma da própria corretora. Ou seja, tudo pode ser feito do conforto e tranquilidade do seu próprio lar.

Entretanto, apesar de ser online, as negociações devem ocorrer durante o horário do pregão online da Bovespa. Veja como funciona a Bolsa de Valores do Brasil:

  • Horário de cancelamento de ofertas: de 9:30h às 9:45h.
  • Pré-abertura: de 9:45h às 10h.
  • Negociações: de 10h às 17:55h.
  • Call de fechamento: de 17:55h até as 18h ou 18:15h, dependendo do mercado.
  • After market: de 17:30h às 18h.

Nesses horários, os investidores podem comprar e vender ativos, como ações, contratos futuros e derivativos. Entre as ações mais negociadas na Bolsa do Brasil estão:

Essas ações estão ligadas a grandes empresas e fazem parte do Ibovespa, o principal índice da nossa Bolsa. Acompanhar as oscilações do Ibov é muito importante, pois ele funciona como um termômetro para o mercado brasileiro.

É por isso que, quando acontece algo, como um escândalo de corrupção, por exemplo, muitas vezes ouvimos as notícias dizendo que isso contribuiu para que a Bolsa brasileira sofresse uma queda. E é o Ibovespa que indica esse movimento.

Como investir na Bolsa de Valores no Brasil?

Investir na Bolsa de Valores é uma possibilidade de gerar ganhos tanto em curto quanto no longo prazo. Você pode criar estratégias para fazer aportes mensais e enriquecer ao longo de muitos anos ou operações de curto prazo, baseadas em análises gráficas. 

Confira, no infográfico a seguir, o tutorial de como é investir na Bolsa de de Valores com passos simples e bem explicados. 

Para quem investe no longo prazo, o crescimento da Bolsa de Valores se mostrou muito lucrativo nas últimas décadas.

Veja, no gráfico abaixo, o desempenho dos principais índices da Bolsa de Valores desde o ano 2000. São eles:

  • Ibovespa: carteira teórica que reúne as empresas mais negociadas da Bolsa.
  • IBr-X 50: índice que representa as 50 empresas mais negociadas diariamente. 
  • IBr-X 100: indicador que acompanha o desempenho médio das cotações das 100 empresas mais negociadas.
  • Índice de Small Caps (SMLL): índice das empresas de menor capitalização de mercado com potencial de crescimento, também chamadas de Small Caps

Muitas pessoas acreditam que investir na Bolsa é muito complicado. Só que essa realidade ficou no passado. Hoje em dia é muito fácil e prático fazer investimentos na Bolsa de Valores no Brasil. Veja alguns passos para começar hoje mesmo:

1. Conheça seu perfil

Antes de começar a investir na Bolsa, um detalhe que muitas pessoas ainda esquecem é definir onde quer chegar com seus investimentos. Esse passo, junto com a definição do seu perfil de investidor, é essencial para determinar sua estratégia na Bolsa.

Então, primeiro pense em quais metas deseja alcançar ao aplicar seu dinheiro. E, em seguida, descubra qual é seu perfil de investidor. Na Toro, te ajudamos nessa tarefa e não cobramos nada por isso. Você só precisa responder algumas perguntas como “qual sua tolerância ao risco” e “por quanto tempo você deseja manter seu investimento”.

2. Abra uma conta na Toro

Sabendo seu perfil, você já pode começar a tomar a moldar o seu futuro. Para começar a investir, você precisa contar com parceiros que te ajudem a chegar lá, certo?

Então conte com a gente para ser a ponte entre você e os seus investimentos na Bolsa. É só abrir uma conta na Toro. O processo é simples e totalmente gratuito. Você não paga nada nem para abrir, nem para manter sua conta e muito menos para investir. 

É isso mesmo, aqui você investe com Corretagem Zero de verdade. 

3. Decida onde investir

Sua conta está aberta? Então chegou a hora de por a mão na massa e começar a investir na Bolsa. Se você não sabe muito bem por onde começar e quais ativos escolher, não tem problema. Nós estamos aqui para te ajudar.

Aqui na Toro, você não está só. Te ajudamos a saber quais são as melhores ações para comprar hoje e ainda entender qual modalidade é mais compatível com seu perfil. 

Além disso, a gente quer te ajudar a entender seus investimentos e ter conhecimento para saber onde investir seu dinheiro de forma a ficar mais perto dos objetivos que deseja alcançar. Por isso, você conta com matérias, cursos e conteúdos para deixar o amadorismo e investir como um profissional. 

De forma resumida, basta seguir os passos do infográfico abaixo: 

Passo-a-passo-como-investir-1

Vale a pena investir na Bolsa?

Investir na Bolsa de Valores pode ser uma estratégia bem lucrativa, mas é fundamental compreender os riscos associados.

Em primeiro lugar, o mercado de ações é volátil e sujeito a oscilações imprevisíveis, o que pode resultar em ótimos ganhos, mas também em perdas inesperadas. Assim, a decisão de investir na Bolsa deve ser baseada no seu perfil de investidor, tolerância ao risco e objetivos financeiros, como comentamos anteriormente.

Além disso, a diversificação é uma prática recomendada ao investir em ações. Distribuir os investimentos em diferentes setores e empresas pode ajudar a reduzir a exposição a riscos específicos e aumentar a estabilidade da carteira.

A pesquisa também desempenha um papel fundamental: entender as empresas em que se investe, analisar seus fundamentos e acompanhar as tendências do mercado são aspectos essenciais para tomar decisões melhores.

Por fim, é aconselhável buscar a orientação de especialistas ao começar a investir na B3. Um Assessor de Investimentos pode ajudar a criar uma estratégia personalizada, alinhada com seus objetivos e metas a longo ou curto prazo.

Antes de ir embora, agora que você sabe como funciona a B3, confira um vídeo especial sobre como comprar ações na plataforma da Toro e ainda ter Corretagem Zero neste processo:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!