As empresas que estão com as ações em alta são Embraer, Braskem, JBS, Marfrig, PetroRio, Méliuz, Petrobras, Gerdau e Metalúrgica Gerdau. Essas companhias estiveram entre as que mais subiram em 2021. Nas Small Caps, o top 3 é composto por Ferbasa, Unipar e Positivo.

O ano de 2022 apresenta um horizonte de expectativa de recuperação e otimismo para as empresas na Bolsa de Valores. Após dois anos de pandemia, o mercado volta a sonhar com o avanço da vacinação e com a reabertura econômica mais forte. Na esteira dessas expectativas, as ações começaram a dar sinais de retomada.

As 4 ações que mais subiram alcançaram alta de mais de 70% em 2021.

A Bolsa apresentou movimentos distintos no ano de 2021, com alta no primeiro semestre e uma tendência de baixa no segundo, o que aumentou a volatilidade dos papéis. Apesar do Bear Market, algumas ações tiveram desempenho considerável no ano. 

No decorrer desse texto, você vai descobrir:

  • Como está a Bolsa de Valores hoje.
  • As ações em alta hoje: as principais subidas do primeiro semestre.
  • As ações ESG em alta.
  • As ações Small Caps em alta.
  • As ações de commodities em alta.

Acesse agora os melhores investimentos de 2022


Como está a Bolsa de Valores hoje?

O Ibovespa começou o ano  subindo quase 7% no primeiro mês, trazendo ventos de otimismo para a Bolsa de Valores este ano, mas ainda acompanhando os receitos globais, especialmente com as tensões eleitorais no Brasil, o combate a inflação nacional, nos EUA e na Europa, bem como o desenvolvimento da retomada econômica graças à vacinação.

Já em fevereiro, o cenário foi marcado pelas reações dos investidores à invasão da Rússia à Ucrânia e o movimento das commodities. Além disso, houve também o início de mais uma temporada de balanços trimestrais, com resultados do 4T21 das empresas listadas em Bolsa.

Com isso, os investidores seguem observando se, em 2022, o Ibovespa será capaz de reverter o desempenho negativo do ano passado.

No 1º trimestre de 2022, o Ibovespa acumulou alta de 14,48%.

Contudo, no mês de abril, índice terminou com queda de 10,1%, a pior retração desde março de 2020, início da pandemia. Neste mês, predominou a aversão aos ativos de risco com os temores com novos lockdowns na China por conta da Covid-19, o tom e atitudes mais duras dos Bancos Centrais pelo mundo, sobretudo do Fed, na elevação de juros para conter a inflação global e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia na economia internacional.

Como dissemos, na oscilação mensal, a variação do Ibovespa se comportou da seguinte forma no mês a mês:

Mês de 2021 Variação em 2021 Variação em 2022
Janeiro −3,32% +6,98%
Fevereiro −4,21% +0,89%
Março +5,90% +6,06%
Abril +1,94% −10,10%
Maio +6,16% +3,22%
Junho +0,46% -
Julho −3,94% -
Agosto −2,48% -
Setembro −6,57% -
Outubro −6,74% -
Novembro −1,53% -
Dezembro +2,85% -

Veja as melhores ações para investir no curto prazo hoje Acesse grátis agora
As notícias e os acontecimentos que estiveram no radar dos investidores e que mais cercaram as movimentações do principal termômetro da bolsa brasileira foram:

  • O conflito Rússia x Ucrânia, o impacto nas commodities e as sançõe econômicas.
  • O avanço da vacinação e reabertura econômica.
  • A alta da inflação tanto no Brasil quanto nos EUA e os aumentos da taxa Selic.
  • Os números do PIB e do desemprego no Brasil e no exterior.
  • O apetite por risco do investidor frente à política monetária.
  • Os aumentos nos Índices de Confiança do Consumidor e Empresarial.
  • Os dados da dívida pública e a atração do investimento externo.
  • O início da elaboração da Reforma Tributária.
  • A crise hídrica-energética e o temor do racionamento de água e energia.
  • O ciclo de altas e baixas das commodities, sobretudo petróleo e minério de ferro.
  • A tentativa chinesa de conter a alta das commodities.
  • O cenário externo e política monetária no exterior.
  • O movimento de valorização do real frente ao dólar.
  • As novas variantes e as ameaças à retomada econômica.

Os especialistas do mercado também estimam que há uma demanda reprimida que será valiosa para a reabertura econômica. As ações que refletem a expectativa com a retomada econômica e do ciclo de alta das commodities foram as principais beneficiadas nestes primeiros seis meses. Ademais, cresceram no mercado as conversas e a valorização sobre a pauta ESG e como isso vai afetar o futuro das empresas listadas.

Por fim, caso você ainda se sinta inseguro para realizar investimentos na Bolsa de Valores, confira um vídeo especial que pode te ajudar:

Em 2022, invista como um especialista de mercado Veja os ativos selecionados  para vencer este ano

Ações em alta hoje: o fechamento de 2021

Agora que conhecemos os assuntos que influenciaram o dia a dia de negociações na Bolsa de Valores, vamos examinar quais ações fecharam em alta no ano passado e mais atraíram os investidores. Como antecipamos, algumas delas superaram os 70% de valorização no ano.

Antes de tudo, sempre vale lembrar que a rentabilidade passada não é garantia de retornos futuros.

As 10 ações que mais se valorizaram em 2021

De acordo com levantamento da Toro e do Valor Investe, as 10 maiores altas de 2021 foram:

Empresa Código Valorização (%)
Embraer EMBR3 180,45%
Braskem BRKM5 176,29%
JBS JBSS3 75,75%
Marfrig MRFG3 73,75%
PetroRio PRIO3 47,24%
Méliuz CASH3 29,66%
Petrobras ON PETR3 29,58%
Gerdau GGBR4 24,79%
Metalúrgica Gerdau GOAU4 23,18%
Petrobras PN PETR4 22,70%

Fonte: Toro Investimentos e Valor Investe

Como você pode perceber, muitas empresas da lista estão ligadas ao ciclo de alta das commodities (petróleo, minério, carne bovina etc) e empresas em momentos específicos de crescimento.

Olhando mais de perto, no noticiário corporativo e no dia a dia das empresas, os fatos relacionados às maiores altas da Bolsa de Valores foram:

1. Embraer

A empresa voltou a registrar pedidos de compras de aeronaves na esteira da recuperação global. Soma-se ao cenário da companhia os acordos firmados por suas subsidiárias, especialmente o da Eve.

2. Braskem

A petroquímica foi beneficiada pela alta do dólar e pela demanda em alta de seus produtos, gerando um resultados operacionais fortes. Também esteve no noticiário corporativo da Braskem a venda das ações em posse da Petrobras no mercado. Em dezembro, a petroleira aprovou o modelo para vender sua participação na Braskem.

3. JBS

A JBS se destacou por seus resultados de vendas, especialmente no exterior. A companhia se mostrou resiliente frente à crise e surfou o aumento da demanda internacional por proteínas. Como é uma empresa bem diversificada geograficamente e com uma grande linha de produtos, está batendo recordes de receitas e lucro, trazendo também bons dividendos aos acionistas. A empresa está entre as sugestões de nossos Analistas para os melhores investimentos de 2022.

4. Marfrig

A Marfrig é outra companhia que se beneficia do bom momento das proteínas no mercado internacional e pelo câmbio em elevação. Também pesou em sua alta a aquisição de posição acionária relevante na BRF. O papel também está entre as sugestões das melhores ações para 2022.

5. PetroRio

A PetroRio se beneficiou também da alta do petróleo no ano e, assim como a Petrobras, fez emissões no mercado internacional. As companhias do setor também foram valorizadas pelo dólar em alta e, no caso da PetroRio, os investidores olham animados a busca ativa da empresa por novos poços para explorar e continuar se valorizando.

6. Méliuz

Empresa estreante na Bolsa de Valores em 2021. Apesar de sofrer bastante com a volatilidade, fechou entre as principais altas do ano na esteira do ânimo dos investidores com novas empresas de tecnologia que vem surgindo e listando suas ações no mercado acionário.

7. Petrobras

Assim como a PetroRio, a estatal petroleira também surfou a alta das cotações do petróleo no mercado internacional associada à alta do dólar. Também anunciou lucros crescentes e acima das expectativas do mercado durante as temporadas de balanços do ano e o pagamento de vultosos dividendos, o que contribuiu para atrair investidores e colocar ações ON e PN entre as 10 maiores altas do ano. 

8. Gerdau

A Gerdau também se viu favorecida pela alta do minério de ferro, uma vez que é uma das maiores fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O mercado enxerga como favorável para a Gerdau a retomada econômica e dos investimentos que demandam seus produtos, incluindo o pacote trilionário de infraestrutura dos EUA. Também está entre as recomendações para 2022 da Toro

9. Metalúrgica Gerdau

Por fim, a Metalúrgica Gerdau também aproveitou o momento em que tanto o minério e o dólar estiveram em alta no no passado para aumentar suas receitas e lucros. Desse modo, o mercado ainda presta bastante atenção na movimentação das ações na Bolsa. 

Antes de passar ao próximo tópico, confira um conteúdo em vídeo especial que trata dos investimentos de curto prazo e como aproveitá-los:


Ações ESG em alta: quais são as empresas mais valorizadas?

Provavelmente você, em algum momento desse último ano, deve ter ouvido falar da sigla ESG relacionada ao mundo dos investimentos, não é mesmo? Esse assunto está cada vez mais entre as conversas do mercado financeiro e os investidores individuais e institucionais passaram a valorizar mais as ações das empresas neste sentido.

Em resumo, trata-se do que as companhias estão fazendo para serem mais responsáveis do ponto de vista social, ambiental e de governança corporativa. Se ainda não conhece muito bem os detalhes desse tema, confira o artigo especial que traz tudo de mais importante que você precisa saber:


Assim sendo, não poderíamos de mencionar quais ações estão em alta quando o assunto é o ESG, certo? O Bank of America elaborou um ranking das ações ESG com base na pontuação de três métodos diferentes: MSCI, Sustainalytics e Refinitiv.

A lista foi publicada no portal Money Times e relacionou as empresas com a melhor pontuação de ESG. São elas:

Empresa Código Setor
Lojas Renner LREN3 Vestuário
MRV MRVE3 Construção civil
Pão de Açúcar PCAR3 Varejo
Bradesco BBDC4 Bancário
Santander SANB11 Bancário
B3 B3SA3 Financeiro
Fleury FLRY3 Saúde
Localiza RENT3 Transporte
CCR CCRO3 Infraestrutura
EcoRodovias ECOR3 Infraestrutura
Totvs TOTS3 Tecnologia
Cielo CIEL3 Tecnologia
Dexco DXCO3 Industrial
Engie EGIE3 Energia elétrica

Fonte: Money Times e Bank of America

Invista no melhor do mercado com taxa zero de verdade  Começar agora

Ações Small Caps em alta: quais empresas estão subindo?

Outro grupo de empresas que atrai bastante a atenção dos investidores são as chamadas Small Caps. O objetivo da estratégia ao comprar ações desse tipo de empresa é potencializar o rendimento da carteira, conforme as companhias crescem e se valorizam no mercado.

O índice de Small Caps terminou 2021 com queda de 16,20%.

Entre as empresas que compõem a carteira do Índice Small Caps, destacaram-se entre as principais altas do ano, segundo levantamento do UOL

Empresa Código Valorização (%)
Ferbasa FESA4 160,04%
Unipar UNIP6 137,88%
Positivo POSI3 120,42%
Technos TECN3 78,46%
Marfrig MRFG3 73,75%
SLC Agrícola SLCE3 67,51%
Ambipar AMBP3 60,17%
Taurus TASA4 59,10%
Portobello PTBL3 57,18%
Mahle Metal Leve LEVE3 52,83%

Fonte: UOL Economia

Antes de passar ao próximo assunto, não deixe de assistir a um vídeo especial para entender melhor as Small Caps e por que elas são atrativas:

Quais são as melhores ações para investir hoje? Acesse grátis e descubra
É importante destacar que as ações citadas no artigo não são recomendações de compra nem necessariamente expressam a opinião dos especialistas da Toro Investimentos.

Antes de terminar, caso queira conhecer as recomendações dos especialistas da Toro para o longo prazo, acesse o link abaixo ou confira também a nossa carteira mensal recomendada.

Quais ações comprar em 2022?

Quer saber em quais ações investir neste ano? Então confira, no link abaixo, um conteúdo especial que nosso time de Analistas preparou para você com as recomendações de BDRs, ações, Fundos de Investimentos, Renda Fixa e outros ativos para investir nos próximos 365 dias em diante.

Com a ajuda dos nossos experts, você pode investir nas melhores empresas do mercado, contar com análises aprofundadas e fazer tudo com corretagem zero. Se você ainda não tem conta na Toro, aproveite e faça o seu cadastro agora mesmo.

Veja quais são os melhores investimentos de 2022

Em 2022, invista como um especialista de mercado Veja os ativos selecionados  para vencer este ano