Calculadora
[Grátis] Calculadora de Álcool ou Gasolina: economize agora

Como usar a Calculadora de Calculadora de Álcool ou Gasolina da Toro? A calculadora de álcool ou gasolina é uma ferramenta útil para ajudá-lo a decidir qual combustível oferece mais economia para o seu carro. Com ela, você pode comparar os preços e tomar uma decisão mais inteligente na hora de abastecer. Para usá-la, siga […]

Como usar a Calculadora de Calculadora de Álcool ou Gasolina da Toro?

A calculadora de álcool ou gasolina é uma ferramenta útil para ajudá-lo a decidir qual combustível oferece mais economia para o seu carro. Com ela, você pode comparar os preços e tomar uma decisão mais inteligente na hora de abastecer.

Para usá-la, siga estes passos simples:

  1. Insira o preço do álcool (etanol).
  2. 2. Em seguida, adicione o valor da gasolina
  3. Clique em “Calcular” e descubra qual combustível compensa mais para o seu veículo.

A regra básica é a seguinte: quando a proporção é igual ou inferior a 70%, o álcool é mais vantajoso. Se a proporção ultrapassar 70%, a gasolina costuma ser a escolha mais econômica.

No entanto, há algumas nuances e novidades nesse cálculo que você deve conhecer para abastecer melhor. Vamos a elas:

É melhor abastecer com álcool ou gasolina?

A escolha entre abastecer com álcool (etanol) ou gasolina depende de uma regra simples de proporção: quando o preço do álcool é até 70% do preço da gasolina, o álcool é considerado mais vantajoso, pois ele oferece um desempenho inferior, ou seja, o veículo consome mais álcool para percorrer a mesma distância que com a gasolina.

Atualmente, a regra ainda é válida, mas deve ser aplicada com atenção. O cenário pode variar dependendo da diferença de preços entre os combustíveis, da eficiência do veículo e das condições do mercado. 

Alguns especialistas indicam que a proporção entre o preço do álcool e da gasolina pode chegar até 75% em alguns casos, devido a melhorias na tecnologia dos motores e também nas características do etanol.

Isso significa que, com os avanços nos motores flexíveis, os carros conseguem aproveitar melhor o álcool, tornando-o uma opção mais vantajosa mesmo quando a diferença de preço entre os combustíveis é um pouco maior do que o padrão de 70%.

Lembre-se sempre de consultar o manual do fabricante do seu veículo para descobrir o que ele recomenda em relação aos combustíveis e à eficiência energética. 

SAIBA MAIS:
➡️ IPVA: o que é e como consultar?
➡️ Como pagar IPVA com cartão de crédito? Aprenda a fazer o pagamento!

Tem álcool misturado na gasolina?

Sim, a gasolina já contém etanol misturado. O projeto de lei 528/2020, conhecido como “combustíveis do futuro”, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente Lula, estabelecendo que a gasolina terá entre 22% e 27% de etanol, podendo chegar a 35%. 

Atualmente, a mistura é de 27,5%, com o mínimo permitido sendo 18%. A proposta inicial era de 30%, mas a Câmara aumentou o limite para até 35%.

O aumento da proporção de etanol pode afetar tanto carros flex quanto os movidos apenas a gasolina. 

Para os carros flex, o impacto será no consumo, já que o etanol tem menor poder calorífico. No caso de carros a gasolina, pode haver problemas mecânicos, especialmente em modelos mais antigos, como corrosão de materiais e falhas nos sensores. 

A mudança visa reduzir as emissões de carbono e promover o uso do etanol, que é uma alternativa mais sustentável. 

Assim sendo, tenha em mente que a nossa calculadora de álcool ou gasolina não está considerando essas variações no resultado.

Como fazer o cálculo da proporção de álcool x gasolina?

Basicamente, a regra é baseada na relação entre o poder calorífico dos combustíveis. O etanol tem cerca de 70% da eficiência energética da gasolina, o que significa que, para cada litro de gasolina, o carro consome cerca de 1,4 litros de etanol.

Para calcular a proporção de álcool (etanol) e gasolina, basta comparar o preço do álcool com o preço da gasolina e aplicar a seguinte regra:

Proporção = (Preço do álcool ÷ Preço da gasolina) × 100

A regra geral é: se a proporção for menor ou igual a 70%, o álcool é mais vantajoso. Se for maior que 70%, a gasolina tende a ser a melhor opção.

Exemplo numérico

Vamos supor que:

O preço do álcool seja R$ 3,00 por litro.

O preço da gasolina seja R$ 4,50 por litro.

Agora, aplicamos a fórmula:

Proporção = (3,00 ÷ 4,50) × 100 = 66,667%

Neste caso, como a proporção é de 66,67%, que é menor que 70%, o álcool é mais vantajoso para abastecer o carro. Se a proporção fosse maior que 70%, a gasolina seria a opção mais econômica.

Contudo, como aprendemos neste conteúdo, é preciso sempre considerar outros fatores além do “número mágico” de 70%, como:

  • Características do motor do seu veículo.
  • Idade do carro, manutenção em dia e histórico de consumo
  • Recomendações do fabricante sobre a autonomia do veículo. 
  • Proporção de etanol já misturado na gasolina pode mudar e não é fixa.

Então, faça testes e comparativos, use o computador de bordo e entenda mais como o seu veículo se sai com cada tipo de combustível e uma mistura entre eles em diferentes proporções.