Como manter uma empresa com centenas de funcionários das mais diversas áreas, e em pleno crescimento, sempre em sintonia e em busca dos mesmos objetivos? Ao invés de criar regras, a Toro criou uma cultura.
Os dois anos anteriores ao lançamento da corretora da Toro Investimentos foram muito intensos. Estávamos deixando de ser apenas uma empresa de análise e educação financeira, com o Toro Radar, para sermos também a primeira fintech de investimentos do Brasil a abrir a sua própria instituição financeira.
Em pouco tempo começaram a surgir novas áreas de trabalho, diversas contratações, várias de outros estados, com especializações que eram novidade: Risco, Produto, Compliance, UX Designer, Desenvolvedores e muitas outras.
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O desafio de manter aceso o espírito inovador da Toro
Para superar o desafio de ter os mais de 200 funcionários focados nos mesmos objetivos, mesmo com todas as diferenças pessoais e de função, o caminho mais comum seria criarmos uma cartilha de regras. Burocratizar o trabalho é a forma mais usada nas grandes corporações para garantir o controle total da empresa sobre todos os processos.
O problema é que trabalhar com tantas regras limita o potencial dos colaboradores.
Por isso, escolhemos deixar as regras e burocracias de lado e criamos uma cultura interna, que está pública com o nosso Culture Code.
O que é um Culture Code?
De certa forma, o Culture Code é a “alma” da nossa empresa. São um conjunto de valores definidos que, dentre outras coisas, servem para guiar o comportamento dos funcionários no dia a dia de trabalho, para ajudar a encontrarmos novos profissionais compatíveis com a nossa forma de pensar e para que todos os Toros tenham sempre claro a melhor forma de agir diante de uma situação.
Por exemplo, ao invés de criar regras como “só é permitido 15 minutos de pausa para o café”, temos o valor “Acreditamos na autonomia com alinhamento”. Na Toro temos flexibilidade de horário, um fliperama sempre à disposição, portas abertas para entrar e sair a qualquer momento. Mas também temos claro o que é esperado de nós e estamos sempre cientes das nossas responsabilidades com a nossa equipe e squads.
Como encontramos os valores da nossa empresa
Não se cria uma cultura de empresa da noite pro dia. Definir os valores que representam a forma da Toro pensar e trabalhar foi uma tarefa longa e trabalhosa. E depois, fazer valer essa nova forma de gestão no nosso dia a dia foi, e ainda é, um outro grande desafio.
Para chegarmos no conjunto de ideias e crenças que praticamos, acreditamos e valorizamos, fizemos o caminho inverso. Começamos pelo final, o nosso propósito de “ser a ponte que aproxima as pessoas dos seus sonhos”.
Para nos guiar ao nosso propósito, definimos a nossa visão de “tornar a vida financeira das pessoas mais simples, próspera e prazerosa”. E para que a nossa visão ficasse mais palpável e mais fácil de alcançar no nosso dia a dia, criamos a nossa missão que buscamos cumprir a todo momento que é:
Oferecer a melhor experiência digital de investimentos do mundo, para todos.
E foi para vencermos essa missão em equipe que encontramos os nossos 10 valores, que são a base do nosso Culture Code.
Em busca do “A Team”
E por que divulgar um documento tão importante e estratégico quanto o Culture Code?
Ter o melhor time possível é uma prioridade para a Toro. E isso não significa correr todas as empresas do mundo para contratar o profissional nº1 de todas as X áreas e colocá-los juntos em uma sala.
Uma equipe com profissionais incríveis é tão importante quanto ter uma equipe que se dá bem, se complementa e está em sintonia. Os grandes problemas que enfrentamos aqui nunca são resolvidos por uma pessoa só.
Por isso, queremos que cada vez mais pessoas conheçam e entendam como trabalhamos. Para que possamos continuar crescendo como empresa de forma sustentável, melhorando nosso time a cada nova contratação.
Se interessou? Conheça o Culture Code da Toro: