Cadastre-se grátis

Trend Following: o que é e como funciona essa estratégia?

Trend Following é uma estratégia utilizada por traders que consiste em identificar e aproveitar as tendências do mercado. Em outras palavras, acompanhar e detectar o melhor momento de compra ou venda de um ativo, tendo como base o seu histórico de preços.

Você já ouviu falar no Trend Following? Muitos traders optam por essa estratégia por ser mais fácil de compreender e de utilizar nas operações diárias.

Neste artigo, vamos mostrar o que é Trend Following, como funciona, as vantagens e desvantagens, os principais riscos e muito mais. Vamos lá?

O que é Trend Following?

O Trend Following é uma estratégia de trading que busca identificar e aproveitar a direção predominante de um ativo financeiro, seja ela ascendente (bullish) ou descendente (bearish).

Em tradução livre, pode ser entendido como “seguir tendência”. 

A premissa é simples: se um ativo está em uma tendência de alta, há uma probabilidade maior de que ele continue subindo, e, portanto, é uma oportunidade de compra.

Se o ativo está em uma tendência de baixa, há uma probabilidade maior de que ele continue caindo, tornando-se uma oportunidade de venda a descoberto (também chamado de short selling).

Assim, em primeiro lugar, os traders devem identificar um mercado de tendência existente e, em seguida, procurar oportunidades de negociação que lucrem quando a tendência continuar.

O primeiro desafio, portanto, é identificar um mercado de tendência. Para isso, você pode utilizar diferentes ferramentas e indicadores técnicos, amplamente utilizados na Análise Gráfica. Vamos saber mais sobre eles na sequência.

Como funciona o Trend Following?

O Trend Following envolve o uso de indicadores técnicos para identificar tendências e pontos de entrada ou saída.

Nessa estratégia, o trader avalia se é o momento para realizar a compra ou venda dela com base no histórico recente de uma ação. 

Suponha que você vai comprar ações da Petrobras (PETR4), que está em uma tendência de alta na Bolsa há algum tempo. Você então adquire o papel e espera mudar a tendência para vender.

Para fazer isso, é comum utilizar indicadores de Análise Técnica. Veja quais são os mais utilizados para conferir as tendências:

1. Médias móveis

As médias móveis são um ponto de partida comum na estratégia de Trend Following. Elas representam o preço médio de um ativo durante um período específico.

O cruzamento de médias móveis de curto prazo (por exemplo, 50 dias) e longo prazo (por exemplo, 200 dias) pode sinalizar oportunidades de compra ou venda.

Quando a média móvel de curto prazo cruza acima da de longo prazo, é considerado um sinal de compra, e vice-versa.

2. MACD 

O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador versátil que ajuda a identificar mudanças na força e na direção de uma tendência.

Quando a linha MACD cruza acima da linha de sinal, é um sinal de compra, e quando cruza abaixo, é um sinal de venda.

3. Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger são um indicador útil para avaliar a volatilidade do mercado. Quando as bandas se contraem, pode indicar que o mercado está prestes a experimentar uma alta volatilidade, e isso pode ser um sinal para se preparar para movimentos de preços significativos.

4. Índice de Força Relativa (IFR)

O Índice de Força Relativa (IFR) mede a força e velocidade das mudanças nos preços dos ativos financeiros. 

As divergências entre o IFR e o preço do ativo podem sinalizar uma perda de força na tendência, fornecendo um possível momento para considerar ações como vendas ou compras. Além disso, os níveis tradicionais do IFR (acima de 70 para sobrecompra e abaixo de 30 para sobrevenda) podem ser usados para indicar a força da tendência no contexto do Trend Following.

No entanto, esse indicador pode gerar sinais falsos, portanto, é aconselhável usá-lo em conjunto com outros indicadores e realizar análises mais abrangentes do mercado.

Em resumo, o Trend Following pode ser usado em diferentes classes de ativos, incluindo ações, moedas e commodities.

O importante é utilizar diversos indicadores, acompanhar as notícias do mercado e saber que qualquer operação de trading envolve riscos, já que facilmente o preço dos ativos pode subir rapidamente ou despencar.

Para ficar ainda mais inteirado com as movimentações da Bolsa, você pode acompanhar grátis a nossa live de Day Trade ao Vivo no YouTube. Participe, tire dúvidas com nossos Analistas, converse com outros traders e veja as principais notícias que movimentam o mercado:

Quais são as vantagens e desvantagens dessa estratégia?

Usar o Trend Follow pode ser uma estratégia eficaz para alguns traders, mas é importante avaliar suas vantagens e desvantagens antes de começar a utilizá-la. 

Vantagens

✅ Simplicidade: o Trend following é uma estratégia fácil de entender e começar a utilizar. Se você é trader iniciante, por exemplo, já consegue acompanhar as tendências e utilizar indicadores técnicos. 

✅ Adaptação às tendências: funciona bem em mercados com tendências claras, permitindo que você lucre com movimentos significativos de preços.

✅ Potencial de lucro: não há limite para o quanto um ativo pode subir, o que significa que é possível obter bons ganhos ao seguir tendências de alta.

✅ Período de planejamento: essa estratégia pode ser utilizada no curto, médio e longo prazo. Além disso, mesmo com o mercado parado, você consegue planejar suas operações, então não é preciso acompanhar as oscilações o tempo inteiro.

Desvantagens

❌ Períodos de consolidação: em mercados cuja tendência não é muito clara, o Trend Following pode resultar em perdas, pois os sinais de compra e venda podem ser falsos.

❌ Atraso: indicadores técnicos baseados em preços passados podem atrasar a identificação de tendências emergentes, levando a entradas e saídas atrasadas.

❌ Riscos de volatilidade: em mercados voláteis, as oscilações de preço podem resultar em perdas consideráveis se não for feito um gerenciamento de riscos adequado.

Inclusive, você pode utilizar uma planilha de gerenciamento de riscos para deixar suas operações mais organizadas e conseguir visualizar quais serão os seus lucros e prejuízos. Clique abaixo para baixar gratuitamente:

Quais são os riscos do Trend Following?

Como qualquer estratégia de trading, o Trend Following não está isento de riscos. Os principais incluem:

  • Imprevisibilidade de mercado: a Bolsa de Valores é imprevisível, então uma tendência que parece sólida hoje pode se reverter rapidamente graças a eventos inesperados.
  • Risco de sinais falsos: indicadores técnicos nem sempre são precisos e podem gerar sinais falsos, levando a perdas.
  • Perda de capital: se uma tendência se estender além do esperado, as perdas podem se acumular rapidamente, especialmente quando não há um Stop Loss definido.

Por fim, essa estratégia de seguir tendências apresenta vantagens interessantes, como simplicidade e potencial de lucro ilimitado, mas também apresenta alguns riscos.

Traders que desejam seguir essa abordagem devem ter cautela e sempre lembrar de fazer análises detalhadas, gerenciar riscos de forma adequada e ter consciência dos desafios associados à previsão de movimentos de mercado.

Lembre-se de que nenhuma estratégia é infalível, mas você pode montar um setup vencedor para potencializar seus lucros nas operações. Veja abaixo a configuração mais usadas pelos experts da Toro:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!