Cadastre-se grátis

Conheça as principais criptomoedas do mercado

As 10 principais criptomoedas com maior valor de mercado são: Bitcoin, Ethereum, Binance coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin e USD Coin.

As criptomoedas estão sempre entre os assuntos mais comentados do mercado financeiro dos últimos anos. Tanto a volatilidade dos preços quanto as rápidas e expressivas valorizações se tornam objeto de discussões entre investidores mundo afora, além de despertar o interesse de quem não investe ainda.

Uma pesquisa mundial da Fidelity Digital Assets revelou que 90% dos investidores iniciantes consideram os ativos digitais como atrativos e 80% deles disseram que tais ativos devem fazer parte de um portfólio. 

Neste conteúdo, você conhecerá quais são as principais criptomoedas do mercado, o ranking delas em relação ao valor de mercado e como investir em criptomoedas por meio de ETFs na Bolsa de Valores.

Estar bem informado é um passo primordial para aplicar dinheiro em qualquer tipo de investimento. Então, leia até o final!

O que pode ser considerado uma criptomoeda?

Antes de conhecermos quais são as principais criptomoedas negociadas no mercado, é importante entender o que pode ser considerado uma moeda digital.

Criptomoedas são ativos digitais sem lastro físico gerados por uma tecnologia chamada blockchain, que registra transações e rastreamento de ativos tangíveis ou intangíveis.

Por meio do blockchain (um livro-registro processado em milhões de computadores em que cada um detém uma cópia das transações, impossibilitando a adulteração), a criptografia é utilizada para emitir unidades de criptomoedas – sem a regulação de unidades centrais como governos ou bancos – como forma de assegurar a validade, dados e detalhes das transações realizadas.

Características fundamentais de uma criptomoeda:
  1. Digitais: diferente do dinheiro tradicional, as criptomoedas não existem fisicamente. Elas são digitais e protegidas por criptografia.
  2. Descentralizadas: não são emitidas por governos ou instituições bancárias.
  3. Coletivas: novas unidades são produzidas coletivamente por registros de transações pelos mineradores, aqueles que disponibilizam seus processadores para realizar e conferir transações, sendo remunerados por isso.
  4. Segurança: cabe aos mineradores garantir a integridade e o balanço dos registros.

Portanto, é quase impossível que as criptomoedas sejam clonadas ou falsificadas. Além disso, algumas criptomoedas como o Bitcoin não são inflacionárias, isto é, não passam pela mesma  desvalorização do dinheiro tradicional, pois há um número finito de criptomoedas que não pode ser ultrapassado.

Em outras palavras, quando todos os 21 milhões de Bitcoins forem minerados, o que se estima que ocorra no ano de 2140, não será possível criar mais nenhum. Por isso, pela lei da oferta e da demanda, quanto mais procurados, mais valiosos eles se tornam.

Os criptoativos são mais voláteis do que alocações tradicionais e aumentam substancialmente o perfil de risco da carteira.

Agora que você sabe o que são as criptomoedas e as principais características desse tipo de investimento, veja no próximo tópico quais são os principais criptoativos do mercado.

Quais são as principais criptomoedas do mercado?

Atualmente, existem milhares de criptomoedas em circulação no mercado, cada uma com um propósito diferente. Hoje, em termos de valor de mercado, as principais criptomoedas são:

NomeCapitalização (US$  bilhões)
Bitcoin321,75 
Ethereum148,85 
Tether66,25 
USD Coin44,67
BNB39,46
XRP17,36
Binance USD16,5
Dogecoin9,54
Cardano8,74
Polygon6,80
Dai5,76
Litecoin5,4
Polkadot5,1
TRON5,08
Shiba Inu4,50
Solana4,09
Uniswap4,06
Avalanche3,47
UNUS SED LEO3,32
Wrapped Bitcoin3,06

*Dados de janeiro de 2023 – Fonte: Investing

Um levantamento da Coingecko, uma plataforma que compila dados sobre criptoativos, constatou que o mercado de criptomoedas atingiu, em novembro de 2021, US$ 3 trilhões em capitalização de mercado, quase 3 vezes mais do que o valor de mercado todas as empresas da Bolsa do Brasil somadas. 

Quer entender mais sobre o Bitcoin e sobre a tecnologia por trás das criptomoedas? Leia os artigos a seguir e fique por dentro do que é realmente importante sobre o assunto:

Dada a sua valorização, duas das principais criptomoedas do mercado tem as seguintes características:

1. Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda desenvolvida como um movimento de resposta à crise de 2008 que levou à falência grandes instituições financeiras. A proposta era desenvolver um ativo digital como alternativa para o sistema bancário livre. Atualmente, é a principal criptomoeda em circulação e em valor de mercado, com vimos acima. 

2. Ethereum

O Ethereum também tem a característica de ser descentralizada e é uma plataforma de execução de contratos inteligentes e demais aplicações sem centralização por meio do blockchain.

Ao contrário do Bitcoin, as moedas de Ethereum tinham o intuito de remunerar os desenvolvedores que usavam tal plataforma e não o objetivo de ser uma criptomoeda de circulação livre. 

Antes de passar ao próximo tópico, confira o comparativo da valorização das duas principais criptomoedas do mercado: Bitcoin e Ethereum. 

Como investir em criptomoedas?

Para terminar, uma das melhores alternativas para investir em criptomoedas se dá por meio do ETFs, Fundos negociados em Bolsa que facilitam o acesso do investidor a esse tipo de ativo.

Atualmente, são 5 os ETFs desse tipo disponíveis na B3. De fácil entendimento, eles possuem  gestão profissional na alocação dos recursos dos cotistas, são eles:

ETFGestoraÍndice de referência
BITH11HashdexNasdaq Bitcoin Reference Price
ETHE11HashdexNasdaq Ethereum Reference Price
HASH11HashdexNasdaq Crypto Index
QBTC11QR AssetCME CF Bitcoin Reference Rate
QETH11QR AssetCME CF Ether Reference Rate

Fonte: B3

Assista ao vídeo a seguir em que o nosso sócio-diretor, André Barbosa, chamou para a conversa a maior gestora de criptoativos da América Latina, a Hashdex. A profissional de Relações com Investidores da Hashdex, Precyla Eller, contou um pouco sobre a gestora e as formas de investir em criptomoedas com mais segurança através dos ETFs e Fundos de Investimentos.

Agora, para investir nesses ETFs, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Determine seus objetivos: a aplicação deve atender às suas metas de curto e longo prazos.
  2. Defina seu perfil de investidor: somente invista em Renda Variável de modo coerente com seu perfil de investidor e tolerância ao risco. 
  3. Abra conta em uma corretora: tenha conta ativa em uma corretora de valores.
  4. Selecione o ETF: procure o ETF selecionado pelo código de negociação.
  5. Configure o investimento: defina a quantidade de cotas, cheque o valor da ordem de compra e confirme a aplicação.

Importante: as criptomoedas mostrados neste artigo não são recomendações de compra e não necessariamente expressam a opinião dos Analistas da Toro Investimentos, assim como a valorização passada não é garantia de retornos futuros.

Por fim, a Toro também disponibiliza um vídeo tutorial com os procedimentos a serem seguidos para investir em ETFs (ver abaixo). Caso tenha alguma dificuldade no processo, basta seguir os mesmos passos mostrados no vídeo.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!