Cadastre-se grátis

Previdência Privada para médicos: como funciona? Vale a pena? Descubra!

Com o aumento da incerteza em relação à estabilidade dos sistemas de previdência social, muitos médicos têm buscado alternativas para garantir uma aposentadoria mais tranquila e manter seu padrão de vida após o fim da carreira profissional.

Assim, a Previdência Privada para médicos é uma opção cada vez mais atrativa, oferecendo aos profissionais da medicina a oportunidade de complementar sua renda na aposentadoria, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios fiscais, flexibilidade de contribuição e diversificação de investimentos.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a Previdência Privada, como ela funciona e as principais vantagens para médicos. Vamos lá?

Como funciona a aposentadoria para médicos?

Médicos têm direito à aposentadoria especial, que consiste em um benefício previdenciário oferecido ao profissional que trabalha em exposição constante a agentes nocivos (de natureza química, física ou biológica) ou que expõem sua vida a algum risco.

Dessa forma, a aposentadoria para médicos é um pouco diferente daquela comum entre os trabalhadores.

Porém, para desfrutar do benefício, é necessário comprovar essa exposição aos riscos e seguir alguns pré-requisitos para entrar com o pedido.

É possível fazer a solicitação de aposentadoria especial após 25 anos de atividade profissional, por exemplo.

Contudo, após a reforma da previdência de 2019, houve algumas mudanças na aposentadoria dos profissionais da medicina. Veja a seguir o que foi alterado.

O que mudou na aposentadoria para médicos após a reforma da previdência?

A reforma da previdência de 2019 estabeleceu uma idade mínima para aposentadoria.

Agora, a aposentadoria especial para médicos requer tanto a idade quanto o tempo de contribuição cumpridos em conjunto, ou seja, não basta mais a comprovação do tempo de exposição a risco ou aos agentes nocivos.

Antes de 13 de novembro de 2019, não havia exigência de idade mínima e a aposentadoria era calculada integralmente com base na média salarial do trabalhador.

Agora, para solicitar o benefício, os médicos devem ter no mínimo 60 anos e comprovar pelo menos 25 anos de contribuição em ambiente insalubre, sem direito a receber 100% da média salarial como aposentadoria.

Aqueles que se aposentarem pelo regime especial pós-Reforma receberão apenas 60% do valor total de suas contribuições, mais 2% adicionais por cada ano além de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.

Nesse contexto de incertezas e mudanças, depender somente do INSS não é uma alternativa tão benéfica. Por outro lado, a Previdência Privada é uma possibilidade interessante para garantir uma aposentadoria mais confortável.

O que é Previdência Privada?

A Previdência Privada é um sistema de proteção social complementar ao sistema público de previdência.

Funciona por meio de contribuições feitas por indivíduos ou por seus empregadores para um fundo de investimento gerido por uma entidade financeira, como bancos ou seguradoras.

Essas contribuições são aplicadas em diferentes tipos de investimentos, como Renda Fixa e Renda Variável, com o objetivo de acumular um patrimônio que será utilizado para garantir uma renda complementar no futuro, seja na aposentadoria ou em situações de invalidez ou morte.

A Previdência Privada pode ser contratada de forma individual ou coletiva, e oferece duas modalidades, a PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), cada uma com características específicas de tributação e benefícios.

Esmiuçando, esses são os principais pontos que diferenciam o PGBL do VGBL, cada um com características específicas que atendem a diferentes necessidades e perfis de investidores:

CaracterísticaPGBLVGBL
ObjetivoVoltado para pessoas que declaram o Imposto de Renda pelo formulário completo. O principal objetivo é acumular recursos para complementar a aposentadoria.Indicado para quem faz a declaração simplificada do IR ou é isento. Destina-se a formação de reserva financeira, proteção familiar ou realização de objetivos de curto e médio prazo.
Benefícios fiscaisPermite deduzir as contribuições feitas ao plano da base de cálculo do IR, desde que o limite de 12% da renda bruta tributável seja respeitado.Não oferece dedução fiscal na fase de acumulação.
Tributação no resgateNo momento do resgate, o montante total acumulado, incluindo as contribuições e os rendimentos, é tributado de acordo com a tabela progressiva do Imposto de Renda.Na hora do resgate, apenas os rendimentos são tributados, e a alíquota é definida de acordo com o tempo de acumulação do investimento, seguindo a tabela regressiva do Imposto de Renda.
FlexibilidadePode ser mais restritivo em termos de alternativas de investimento, pois muitas vezes está vinculado a planos de previdência privada oferecidos por instituições financeiras.Geralmente oferece mais flexibilidade de investimento, permitindo ao investidor escolher entre diferentes fundos de investimento, Renda Fixa, Bolsa, entre outros.
Sucessão e herançaOs recursos acumulados no plano são considerados parte do patrimônio do investidor e, portanto, são incluídos na partilha de herança em caso de falecimento, sujeitos à tributação.Pode ser uma opção mais vantajosa para quem deseja deixar recursos para herdeiros, pois a transferência para os beneficiários é feita por meio de um beneficiário indicado no contrato, evitando inventário e possíveis custos adicionais.

Como a Previdência Privada funciona?

Na Previdência Privada, o indivíduo faz contribuições periódicas, que são investidas em diferentes tipos de ativos, como citamos anteriormente.

Ao longo do tempo, essas contribuições e os rendimentos gerados pelos investimentos formam uma reserva, que pode ser resgatada de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

Geralmente, a previdência privada é utilizada para garantir uma renda complementar na aposentadoria, mas também pode ser utilizada em casos de invalidez ou morte, dependendo das cláusulas do contrato.

Quando chega o momento de receber os benefícios, o indivíduo pode escolher entre receber uma renda mensal vitalícia ou por um período determinado, ou ainda optar pelo resgate do valor acumulado de uma só vez.

O valor final recebido dependerá do montante acumulado ao longo do tempo e do desempenho dos investimentos realizados.

Quais as vantagens da Previdência Privada para médicos?

Médicos que buscam uma aposentaria confortável, sem se preocupar em apenas receber os valores do INSS, têm vários benefícios ao contratar uma Previdência Privada. Veja a seguir quais são eles.

1. Complemento de aposentadoria

Como profissionais que geralmente têm alta renda, médicos podem querer aumentar seu patrimônio na aposentadoria.

A Previdência Privada permite acumular uma reserva financeira adicional para garantir bons rendimentos no futuro.

2. Flexibilidade de contribuição

Com a Previdência Privada, médicos podem fazer contribuições flexíveis, de acordo com suas possibilidades financeiras em cada período.

3. Tributação diferenciada

Planos de Previdência Privada, como PGBL e VGBL, oferecem benefícios fiscais que podem reduzir a carga tributária dos médicos.

As contribuições podem ser deduzidas do Imposto de Renda até um limite de 12% da renda bruta anual tributável.

Inclusive, a alíquota de IR pode chegar a 10%, a menor dentre os investimentos que são sujeitos à tributação.

O Imposto de Renda é cobrado apenas sobre a rentabilidade final da aplicação, e funciona de acordo com uma tabela que pode ser regressiva ou progressiva.

Na tabela regressiva, à medida que o dinheiro for permanecendo mais tempo aplicado, as alíquotas serão menores. Já na tabela progressiva, terá suas alíquotas aumentando e não estará ligada ao prazo, mas sim ao montante anual investido.

Portanto, cabe a você optar pela mais adequada aos seus objetivos.

4. Proteção financeira

Além de garantir uma renda na aposentadoria, alguns planos de Previdência Privada oferecem cobertura em casos de invalidez ou morte, proporcionando proteção financeira tanto para o médico quanto para sua família.

5. Diversificação de investimento

Investir em Previdência Privada, bem como aplicar em outros produtos de Renda Fixa e Variável, é uma forma de diversificar os investimentos, sendo essencial para proteger e multiplicar o patrimônio.

Em resumo, a Previdência Privada pode ser eficaz para médicos garantirem uma aposentadoria confortável, aproveitando os benefícios fiscais, a flexibilidade de contribuição e a diversificação de investimentos que esse tipo de plano oferece.

Toro e Santander: mais benefícios para médicos

Agora que você sabe como funciona a Previdência Privada para médicos, vamos mostrar como a parceria da Toro com o Grupo Santander pode ser vantajosa para você.

Com essa parceria, os clientes da Toro agora podem desfrutar dos privilégios exclusivos oferecidos pelo Santander Select, como:

  • Acesso a mais de 850 salas VIP Mastercard e mais de 1.000 salas VIP Visa.
  • Atendimento personalizado e assessoria com especialistas.
  • Chat exclusivo disponível 24h por dia.
  • Isenção de tarifas em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas.
  • Pontuação no programa Esfera ou Membership Rewards (dependendo do cartão).
  • Mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
  • 50% de redução na anuidade dos cartões de crédito elegíveis.
  • Condições especiais para crédito imobiliário.
  • Incentivo para o seu crescimento profissional.

Dessa forma, como parte dessa parceria, os clientes têm acesso a uma vasta variedade de informações e oportunidades exclusivas, além de produtos financeiros diferenciados, principalmente médicos que buscam uma aposentadoria mais tranquila.

Então, para usufruir dos benefícios exclusivos para médicos, basta abrir uma conta Santander Select e começar a desfrutar de todas as vantagens mencionadas.

Clique abaixo para saber mais: