O investimento em títulos do Tesouro Direto é muito procurado por investidores brasileiros que querem encontrar uma rentabilidade maior que poupança em uma aplicação mais segura que a renda variável.
O que poucos desses investidores sabem é que existe um horário de funcionamento do Tesouro Direto. Isso mesmo. Apesar de você poder acessar a sua corretora de valores e enviar ordens durante todo o dia, existem horários de funcionamento do Tesouro Direto.
Se você não sabia disso e quer ficar por dentro desse assunto para programar seus aportes e resgates, continue a leitura deste artigo.
Aqui, explicaremos tudo sobre o horário de funcionamento do Tesouro Direto.
Navegação Rápida
Qual o horário de funcionamento do Tesouro Direto
Antes de saber o horário de funcionamento do Tesouro Direto, é necessário saber qual será a ação realizada na plataforma. Isso porque existem três possibilidades de ação:
- Consultas: descobrir quais títulos estão disponíveis, o valor que possui investido e outras informações, seu extrato, etc.
- Operações (compras e vendas): realização das ordens enviadas pelos investidores.
- Manutenção do sistema: ajustes no desenvolvimento do sistema (não disponível aos usuários comuns).
Assim, agora que você já sabe as atividades podem ser realizadas, confira quais os horários de funcionamento do Tesouro Direto.
- Consultas: Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Operações (investimentos e resgates): Dias úteis, das 9h30 às 18h.
- Manutenção do sistema: Dias úteis, das 5h às 9h30.
Importante saber que das 18h às 5h os valores e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência
Existem situações em que há uma suspensão temporária no funcionamento das operações do Tesouro Direto. Normalmente, isso acontece para garantir a consistência dos preços e taxas.
Mesmo com essas suspensões, você pode ficar tranquilo. Isso não acontece frequentemente e o sistema que gerencia as ordens e os investimentos é muito seguro.
E se eu enviar uma ordem fora do horário?
Os aplicativos de corretora de valores ficam disponíveis 24 horas por dia e é possível enviar suas ordens a qualquer tempo.
Por isso, a pergunta sobre o envio de uma ordem em um horário que o Tesouro Direto não está funcionando, é válida.
A primeira coisa a se saber é que isso não é um problema. Enviar uma ordem em um horário diferente do de funcionamento não ocasionará prejuízo para o investidor.
O que acontece é que a ordem é recebida pela corretora e ela fica em um status de “aguardando”. Assim, ao chegar o horário de abertura do Tesouro Direto, ela é enviada para o sistema e executada.
Por isso, caso você tenha enviado uma ordem fora do horário, pode ficar tranquilo. Ela será efetivada quando o Tesouro Direto abrir e receber as ordens.
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que foi desenvolvido junto com a B3 para realizar a negociação de títulos públicos federais de maneira 100% online.
Ele foi criado em 2002 e democratizou o acesso aos títulos públicos, uma vez que o valor mínimo para realizar o investimento é acessível. Atualmente, o mínimo para investir em um título público é o valor correspondente à fração de 1% do título.
Existem diversos títulos públicos disponíveis ao investidor, com diferentes rentabilidades (prefixada, atrelada à inflação ou taxa de juros)
Quer saber como investir nesses títulos, veja a imagem abaixo para conhecer o passo a passo.
